Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Chamada para participação no projeto do laptop de US$100 em SC

Acredito que todos estamos acompanhando o projeto global chamado One Laptop Per Child (OLPC - um laptop por criança), capitaneado pelo MIT, com objetivo de criação de uma solução de hardware+software que permita oferecer laptops como ferramenta de apoio à educação de crianças a preços acessíveis para países pobres (100 dólares a unidade). Recentemente houve uma chamada para participação, em que haveria a cessão de kits-protótipos para entidades interessadas. Aqui na UFSC um aluno do curso de Sistemas de Informação (Helber) registrou-se e recebeu um kit-protótipo deste equipamento e está em busca de outras pessoas que desejem participar da atividade.

Nesta quinta-feira (dia 20/julho), promoveremos uma apresentação sobre o projeto OLPC, as características de hardware e software (livre), as estratégias e as preocupações no desenvolvimento do mesmo. Há uma série de desafios tecnológicos que deverão ser superados para que este equipamento seja efetivamente viável, e isso envolve questões de hardware, design, software, logística, pedagogia, etc.

Quem tiver interesse em ver o negócio funcionar, conhecer as características do kit, debater o projeto e contribuir (ou não) com o projeto, a apresentação (informal) será na QUINTA-FEIRA, a partir das 18:30hs, na sala Software Livre do GeNESS - Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina - Floripa.

O GeNESS (laboratório do depto de Informática da UFSC) apóia esta atividade voluntária compartilhando espaço físico e equipamentos complementares. Se houver interesse de mais pessoas podemos solicitar mais kits para trabalharmos aqui (e torcer para que nos mandem!)

Resumo: APRESENTAÇÃO e debate informal sobre a iniciativa e sobre o kit-protótipo disponível no GeNESS, por iniciativa do acadêmico Helber Maciel Guerra.

QUINTA-FEIRA - dia 20/julho GeNESS - Sala Software Livre Centro Tecnológico - UFSC Florianópolis
” A nota foi enviada por José Eduardo De Lucca (deluccaΘinf·ufsc·br), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Cristiano Rodrigo Quarantani
Como participar e me informar?: Sou estudante de Engenharia de Produção da Unesp-Bauru
e gostaria de obter maiores informações sobre esta empreitada
e se poossível auxiliar de alguma maneira.

Desde já obrigado.

Comentário de José Eduardo De Lucca
Participação remota: Cristiano, recebi diversas mensagens de gente de longe (de longe de Floripa, claro) querendo participar.
Evidente que participação local é inviável para quem é de outro estado, então uma idéia seria a participação em uma comunidade, debatendo, apresentando idéias, sugestões, críticas, ajudando a manter a própria comunidade (listas, fórum, etc).

Vamos abrir um wiki (provavelmente em http://laptop.geness.ufsc.br) em breve. Todos os que se manisfestaram receberão informação quando efetivamente entrar no ar sobre o endereço definitivo. Mande msg para meu endereço (veja na nota original) para que eu tenha o teu, falou?
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004