“
Em 2003, 2004 e 2005, centenas de pessoas em cada ano compareceram ao Encontro Nacional Linuxchix Brasil. O Encontro é formado por dois dias de palestras e seminários, apresentados por membros da comunidade de software livre do Brasil. As palestras apresentadas são inéditas e sobre temas técnicos, visando capacitação de profissionais em Open Source em geral. Também buscamos incentivar a participação de mulheres tanto como congressistas quanto como palestrantes e instrutoras, o que vem aumentando gradativamente. Com este incentivo, tentamos diminuir a evasão de mulheres na área e dos cursos superiores de computação.
Após dois anos em São Paulo, no último ano tornou-se um evento itinerante e foi a Belo Horizonte, onde o evento motivou a realização de outros eventos menores e a participação de estudantes em projetos open source.
O evento deste ano, será dias 8 e 9 de setembro, em Florianópolis/SC, minha terra. O evento vai ocorrer nas dependências do Colégio e Faculdades Barddal, mas conta com apoio de pessoas de outras instituições, como a UFSC, berço de muitos projetos e voluntários da comunidade FOSS no país. Foi na Universidade Federal de Santa Catarina que tive o primeiro contato com o Linux, bem como a comunidade. Foi lá que aconteceu o primeiro Install Fest e evento que organizei, em 2002, junto ao SBC. Alias, todos os anos o evento foi hospedado em universidades: FIAP, UNA e agora Barddal, cuja estrutura e laboratórios estão inteiramente em Linux. Obviamente, o melhor lugar para criar profissionais e preencher a lacuna de desenvolvedores nacionais perante a grande massa usuária.
Estão sendo programadas as tradicionais palestras, mini cursos e várias outras novidades. As propostas podem ser submetidas em http://www.linuxchix.org.br/?q=chamada , onde também existem mais informações. A chamada vai até dia 10 de agosto, e a grade deve ter sua primeira versão liberada dia 15.” A nota foi enviada por Sulamita Garcia (sulamitaΘlinuxchix·org·br), que acrescentou este
link da fonte para maiores detalhes.
PS: podemos também criar o tricôbois* para competir no besteirol e politicagem. :D
* Sim, boi no sentido GNU/boi :)