Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Chamada de Traballhos: que tal ajudar a traduzir o Ubuntu?


“Calma, não é nenhum fórum, evento, congresso ou coisa do tipo, apenas convidar a quem se interessar a ajudar na tradução do Ubuntu com sugestões nas strings restantes e não sabe como fazer, segue uma dica legal. Afinal, quem foi que disse que para contribuir precisa ser programador?”


Enviado por André Gondim (contatoΘandregondim·eti·br) - referência (andregondim.eti.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de tenchi
Porque não ....: ... traduzir o GNU/Linux? ;-)

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de marcossss
Pagam bem? Para onde mando o: Pagam bem? Para onde mando o currículo?
Comentário de Bortolotto
KDE/Kubuntu: Gostaria de aproveitar a "chamada" do André e lembrar, para aqueles que preferem o KDE ao Gnome, que a equipe de tradução (localização) do KDE para o Português do Brasil também aceita voluntários. :-)

Mais info:
Página sobre tradução/localização do KDE (inglês): http://l10n.kde.org
Página do Projeto (pt_BR): http://kde-i18n-ptbr.codigolivre.org.br/index.php
Lista de Discussão: https://mail.kde.org/mailman/listinfo/kde-i18n-pt_br

Diniz Bortolotto
Analista de Informática
KDE Localization - Brazilian Portuguese Team Admin

Comentário de corvolino
o link do projeto pt_BR do: o link do projeto pt_BR do kde não entra ;/
Comentário de wagnerluis1982
Tradução na fonte.: Acredito que traduzir diretamente na fonte é melhor, já vi alguns programas que no Ubuntu está traduzido de uma forma e no Gnome diferente.

Se a tradução do Ubuntu fosse interligada diretamente com a dos projetos originais (Gnome, KDE, XFCE) seria o melhor para todos.
Comentário de tenchi
É..: Foi o que eu disse no primeiro comentário...
Muitas vezes o pessoal do Ubuntu joga as traduções no launchpad, empacote a distro, mas não avisa o desenvolvedor da tradução.
Ou seja, as outras distros ficam sem esta tradução.
Um exemplo é o programa fontforge, que é traduzido no Ubuntu desde o Edgy, mas se você procurar nos repositórios do site oficial (fontforge.sf.net) não há tradução alguma para pt_BR...
Acho que o Linux avançou muito com o Ubuntu (em poucos anos o que levaria uma década), mas essa de "Venha traduzir o Ubuntu" (e deixe o resto no Limbo) meio "egoísta".

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de Wallacy
Opá, vejo que não sou só: Opá, vejo que não sou só eu que penso assim, não tenho nada contra o ubuntu (Diferente do Leandro Santiago, do blog linkado), porem acho que as vezes alguns users o tratam como se ele fosse o "representante da comunidade", pessoalmente o que eu mais me incomodo é com "migrem para o ubuntu", pocha, qual o problema de falar "migrem para o Linux", dai quando ela perguntar "qual?", você pode dizer, "pessoalmente gosto do ubuntu, tente ele"... como era feito a anos.... Já soaria um pouco mais imparcial!!

-----
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de tenchi
Missa em Latim: hauahu..
Não, não tenho nada contra o Ubuntu - eu, o cara do blog ;-). Pelo contrário.
Sempre que "catequizo" um novo usuário, a distro que apresento para eles é o Ubuntu, por saber que é uma boa distro para iniciantes. Mas não apresento como "O sistema operacional Ubuntu", como ele vem sendo apresentado em revistas, sites "leigos", etc., mas como Linux. Aí falo que o Ubuntu é uma distro e tal, mas que existem outras, etc.
Mas parece que alguns usuários do Ubuntu proclamaram esta a distro representativa do Linux, como você mesmo disse. "Se você não usa Ubuntu, só pode estar louco!"...

Falar mal do Ubuntu é só um contra-tempo.
Me lembro uma vez que falei isso no meiobit e lá veio um cara: "Lá vem o xiita do Slackware".. hauah

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de Ubuntu
Esse Ubuntu tá enchendo o saco!: Tudo agora é o Ubuntu! O que aconteceu com as outras distros?! GNU/linux não é só Ubuntu não!!! "Traduzam o Ubuntu", "Canonical não-sei-o-quê", "Aprenda a instalar o Ubuntu num pendrive", "Review do Ubuntu", "Ubuntu é a melhor distro dentre X outras distros", "Reportagem sobre Mark Shuttleworth na Revista Trip"... Caramba! Será que a comunidade do "sistema operacional Linux" se resumiu apenas ao tal do Ubuntu?!
Sei que vai ter muita gente moderando esse comentário como troll/flame, mas pensem bem em tudo que postei acima: é justo todo esse "hype" em cima do Ubuntu e em detrimento das outras distros???
Comentário de brain
mande as suas!: Mande mais notícias interessantes sobre as distribuições que você considera relevante falar a respeito, terei prazer em analisá-las para publicação.
Comentário de tiaggs
marketing: Eu uso o Ubuntu afinal sou iniciante linux, mas o mais beneficia ele e o marketing,
cada vez que eh lançada uma nova versão (6 meses) ele aparece em sites, blogs, revistas, jornais...... Isso eh muito bom, ja que a comunidade aumenta,
gerando maior desenvolvimento, e assim o ciclo se repete cada vez mais forte.
Comentário de Bortolotto
Servidor/Site em manutenção?!?: Ooops.
O site http://www.codigolivre.org.br, que hospeda gratuitamente a página do projeto, eventualmente pode sair do ar para manutenção ou por algum problema.
Desculpem o inconveniente. :-(

PS.: De qualquer forma dê uma olhada no site em inglês. É um ótimo ponto de partida! :-)

Diniz Bortolotto
Analista de Informática
KDE Localization - Brazilian Portuguese Team Admin
Comentário de andretomasi
Detrimento?: Não vejo detrimento nenhum para as outras distros.. Se acha que o Ubuntu não merece estar recebendo toda essa atenção, ajude a divulgar a sua opção de distro então..

"É justo todo esse hype em cima do Ubuntu?"
Justo? Falando desse jeito, parece que está com ciúme porque tua distro não recebe o mesmo destaque que o Ubuntu está recebendo. Pense pelo outro lado, porque seria "injusto" o Ubuntu ter todo esse Hype?
O Ubuntu está sendo tão lembrado pelos seus méritos; além das facilidades para o usuário que migra para o GNU/Linux, tem uma ótima campanha de divulgação. Não existe nenhum objetivo "oculto" de tomar os usuários de outras distros ou algum plano macabro de tomar conta do Linux em geral.

É como uma banda nova que é lançada e faz o maior sucesso no momento.. Pode ser que venha a se "apagar" entre todas as outras bandas no futuro, ou pode ser que com o tempo firme-se como um grande "representante" entre os demais; assim como várias distros já se firmaram, não é pelo lançamento do Ubuntu que vão ser enfraquecidas. O Ubuntu é procurado porque está agradando, se as outras distros querem atender ao mesmo público do Ubuntu, devem tentar suprir as mesmas necessidades..

Assim como nas bandas, sempre aparecem tietes tendo chiliques quando seus "ídolos" não estão mais no topo da Billboard :D

IMHO, qualquer movimento que evidencie e ajude a divulgar o software livre, seja na forma do Ubuntu, outras distros ou qualquer outro software, é válido.

André Tomasi

..::Ubuntu - WinXP - OSx86
Comentário de Wallacy
Creio que ele se referiu ao: Creio que ele se referiu ao ubuntu não ser o unico nesse perfil, seja as facilidades, sejam as versões semestrais...

Porem é verdade, o marketing em cima do ubuntu é muito bem feito! E fico feliz por isso, ajuda a trazer mais o Linux para as massas!!!

Não vejo problema em noticiar coisas do ubuntu, o augusto sempre posta coisas em relação a outras distribuições, acho que o problema está na maneira que alguns usuarios tratam o ubuntu, "desktop perfeito", "migrem para o ubuntu", coisas assim.. acho que o questionamento maior é esse...

Agora, pessoalmente, não acho o ubuntu tão fácil.. mais isso é meu gosto, acho o opensuse melhor nesse quesito, e o mandriva logo atrás, claro, esse é meu gosto pessoal. Dai eu penso, quantos usuários do ubuntu talvez não se sentiriam mais confortaveis em outras distribuições, (como eu), bem, provavelmente trazendo os usuários para o "universo" das distribuições Linux com mais imparcialidade, acredito que talvez redusiremos o numero de desistencias, conheço muita gente, que diz, "já usei linux e não gostei", dai pergunto qual distribuição, é quase sempre, ou ubuntu ou kurumin (um ou outra), e voltaram para o windows, (quando isso é lá na faculdade), eu levo para o laboratório (de um projeto), e mostro algumas outras distribuições (sempre deixo varias instaladas lá), e reparo que em alguns casos vejo que tem uma ou outra que a pessoa acaba se sentindo mais confortavel, as vezes por coisas simples, como um painel de controle diferente, até mesmo pelo esquema de cores padrão, acho que por isso que existem muitas distribuições, para atender vários gostos!

Agora também não é necessário se estressar igual o cara lá em cima não, hehe, isso é normal, mostra que o ubuntu está satisfazendo as necessidades de muitos!

-----
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de edempoa
Eu concordo com o que vocês: Eu concordo com o que vocês diz sobre o SuSE estar mais fácil que o Ubuntu, está mesmo. Putz, não existe como precisar pensar para fazer alguma coisa no OpenSuse 10.3.
Comentário de eu ^^
é isso aí: Cara, falou e disse!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004