Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Cezar Taurion fala sobre estatísticas de uso do OpenOffice


“O manda-chuva de Linux na IBM Brasil publicou em seu blog alguns comentários sobre uma (relativamente) recente pesquisa internacional sobre o uso do OOo. Ele comentou especialmente a correlação entre uso do OOo e sistema operacional, e a maior adoção em ambientes domésticos. Um trecho fala sobre o papel que a pirataria tem neste contexto:

"O OpenOffice ainda tem muito espaço a percorrer...Vemos seu uso muito incentivado em governo e em empresas públicas.Nas privadas seu uso está mais concentrado nas empresas de pequeno a médio porte, com raras exceções de empresas de grande porte...Acredito também que seu uso irá aumentar à medida que a padrão ODF se dissemine. O OpenOffice é um dos diversos softwares que suportam o ODF.

Para usuários domésticos é claramente um atrativo, pois não demanda compra de licenças.Entretanto, devido à alta incidência de pirataria no Brasil, as diferenças de custo acabam ficando pequenas...Compara-se um custo zero contra cinqüenta ou sessenta reais de um Office pirata. Aliás, pirataria é uma sombra que paira sobre a indústria de software é a pirataria, prática ilícita, que é simplesmente o uso, ou a cópia e distribuição de produtos comerciais sem autorização. É uma atitude ilegal, mas infelizmente muito popular, ocorrendo com freqüência na indústria de computadores “cinza”, montados por empresas de “fundo de quintal”.

De maneira geral algumas estimativas apontam que a pirataria no Brasil prejudica fortemente a indústria de softwares de consumo, que deixaria de faturar algumas centenas de milhões de dólares. A diferença entre os softwares instalados (demanda) e o software legal (fornecimento) é igual à estimativa de softwares pirateados. A pirataria é medida como a quantidade de softwares instalados sem licença oficial."”


Enviado por André Cruz - referência (ibm.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de marcosalex
-- 50 a 60 reais? A maioria: -- 50 a 60 reais? A maioria dos usuários do brasil que pirateiam, quando não pedem pro vendedor instalar, pegam um cd emprestado. No máximo compram no camelô por 5 reais (bom, é o preço aqui em Uberlândia).

Por isso, acredito que o marketing em cima do custo não é a melhor alternativa quando direcionado a usuários domésticos.

Haskell developer
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004