Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Cesar Brod no Dicas-L: Eric Raymond, Armas, Linux e Microsoft

“A mais recente coluna do Cesar Brod no site Dicas-L está especialmente interessante. Selecionei um trecho, mas recomendo que todos leiam a íntegra no link.

“Não concordo em tudo com o Eric Raymond. Especialmente não concordo com sua posição com relação a armas. No que diz respeito a Open Source, porém, o Eric mata a pau! Eu sempre recomendo um ensaio do Eric escrito em 1997, 'A Catedral e o Bazar', no qual ele explica a lógica existente na suposta anarquia do desenvolvimento do Linux. Este ensaio de Eric foi tão importante que influenciou a Netscape a abrir o código de seu navegador em 1998, dando início ao projeto Mozilla. No mesmo ano, Eric e mais uma turma de ativistas pelo software livre criaram a OSI, Open Source Initiative com o intuito de, entre outras coisas, acabar com a confusão da dualidade do significado da palavra 'Free' em inglês, que ao mesmo tempo significa 'livre' e 'grátis' e forçava aos defensores do software livre a sempre explicar que, neste caso, estavam falando de 'Free as in Freedom' (livre como liberdade) e não de 'Free as in Free Beer' (livre como cerveja de graça). Estranhamente, mes mo tendo na língua portuguesa uma palavra para 'grátis' e outra para 'livre', importamos a confusão. Vai entender.

Mas o Eric é assim: pragmático. Ao acabar com a confusão semântica, o software de código aberto passou a ser mais aceito pelas corporações. Quem imaginaria lá em 1998 que a Microsoft teria hoje licenças que seguem as propostas da OSI? Mais adiante, diz Eric em sua entrevista ao InfomediaTV, sobre as iniciativas da Microsoft com código aberto: 'Eu digo que nós devemos aproveitar todas as oportunidades, mas nunca, nunca confie nas promessas deles.'

Concordo com a primeira parte desta declaração: devemos aproveitar todas as oportunidades. Sobre confiar em promessas ou não, acho que não é o caso. Uso com freqüência o exemplo das receitas ao falar sobre software livre. Podemos fazer um chá ou uma limonada em casa, ensinar a qualquer um como se faz isto e permitir que cada um aprimore seu chá ou limonada adicionando baunilha, cravo, canela, o que for. Podemos também beber uma Coca-Cola, que tem uma receita que jamais vamos conhecer. Quando bebemos a Coca-Cola estamos, conscientes disto ou não, confiando na empresa fornecedora.”


A nota foi enviada por André Cruz, que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de iamah
Eric daria um bom: Eric daria um bom brasileiro: muita conversa e pouco código...
Acho que essa tira captou melhor a essência de Mr. Raymond:
http://geekz.co.uk/lovesraymond/archive/show-them-the-code
Comentário de bogus
Palavras:
Estranhamente, mesmo tendo na língua portuguesa uma palavra para 'grátis' e outra para 'livre', importamos a confusão. Vai entender.


A verdade é que não faz muita diferença a palavra usada. A confusão não se dá pelos significados que ela possa assumir, mas pela percepção prática e quase que imediata de que a maioria do software livre pode ser adquirido gratuitamente. Não por acaso, mesmo quando a preferência é pelo termo software aberto, persiste a dificuldade na compreensão de conceitos a principio simples. Isso quando a coisa não descamba de vez e aparece alguém dizendo que software aberto é aquele que você pode ver os fontes mas não tem a liberdade para modificar.

Outra constatação, algumas posturas são tão mais simples de se assumir que muitas vezes você vai ver defensores do software livre/aberto destacando a gratuidade como principal vantagem e relegando a liberdade a uma questão de menor importância. A mim definitivamente a situação não causa estranheza alguma.

Comentário de CWagner
Eu que o diga.: Eu que o diga.

Certa vez tive que fazer uma ressalva no discurso de um organizador de evento sobre SL, que insistia em declarar em meio a risos que a principal vantagem de se usar Linux em programas de Inclusão Digital é a não obrigatoriedade de se pagar licença.

Tive que esperar a fala da pessoa para gentilmente inserir umas vírgulas no discurso. Falei sobre as 4 liberdades, e pedi que notassem que em nenhum momento a palavra grátis se faz presente e ainda falei na empregabilidade que o SL pode proporcionar, dando oportunidade a pessoas de qualquer classe de ter acesso à ferramentas de aprendizado e desenvolvimento de alta qualidade: GCC, Eclipse, KDeveloper, Quanta Plus, PHP, Python, Linux, etc. todos com o fonte aberto e LIVRE para estudo, modificação e redistribuição.

O que impressiona, nesse caso, não é o fato do erro ainda ser cometido, mas que ainda trás confusão em membros da própria comunidade.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

Assista e divulge: documentário sobre os poderes da Rede Globo, produzido pela Channel 4, de Londres (Obrigado,jm)
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/08/260618.shtml
Comentário de vmedina
Normal, quando poucos querem entender a filosfia da coisa.: Isso é por quê todo mundo quer parecer "sério e empresarial" e oferecem software livre como software "bom e barato".

A tristeza disso tudo é que muito pouca gente dá ouvidos a filosofia da coisa, de como o software livre, e o código aberto, tem como objetivo práticas justas, comunidade e solidariedade.

O pior é quando chovem os "anti-filósofos", com a pose de sabe tudo, dizendo que tem que esquecer "essa parada de filosofar". Ao que parece, o mais certo é esquecer "essa parada de liberdade" e usar DRM (Digital Restrictions Management), pois o que vale é enfiar a mão no maior bolo de grana possível.

Viva essa "admirável nova comunidade"!

Saudade dos tempos de boicotar um fabricante por quê ele não ajuda o SL.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Minhas preferidas do Everybody loves ESR: Leiam o comentário tb
http://geekz.co.uk/lovesraymond/archive/un-world-summit
http://geekz.co.uk/lovesraymond/archive/microsoft-censorship
http://geekz.co.uk/lovesraymond/archive/linux-doomsday
http://geekz.co.uk/lovesraymond/archive/sandals-not-flip-flops

:)

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de bebeto_maya
Bom, barato, útil e...: __O Software Livre deve ser bom, barato e útil...A comuniade e suas causas fazem parte, mas uma coisa não exlcui a outra: Se não funciona, boicote, você não vai ficar con tranqueira em casa...
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de popolony2k
Bom, barato & util.....: Apenas para quem usa, para quem faz custa...e caro.

Veja o GAIM por exemplo

http://www.ohloh.net/opensource/software/gaim


Leidson Campos A. Ferreira
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de vmedina
Eu pensava que ele deveria ser LIVRE!!!: Devo estar enganado.

Claro que ele tem que suprir uma necessidade e ser bem feito, mas o que importa mesmo é poder prover um produto para pessoas de forma livre.

Aí sím é que fica bom.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004