Com seu bom humor habitual, Cesar Brod publicou suas previsões para 2007
na coluna dele no Dicas-L. Recomendo a leitura, e reproduzo abaixo um trecho:
"Se no desktop os percentuais entre um sistema operacional e outro não devem se alterar muito, oportunidades para o desenvolvimento de aplicações corporativas em código aberto crescerão. Mas como legados devem ser preservados, antes de migrações dramáticas de um ambiente para outro o que veremos será um crescimento dessas aplicações respeitando a convivência e investimentos já feitos. Nada mais natural que seguirmos vendo grandes empresas investindo em soluções e parcerias com empresas de código aberto. Cada vez mais ouviremos falar de JBoss em 2007. E de Ruby on Rails também! Ao menos uma empresa lançará uma aplicação para a Web 2.0 usando o Ruby on Rails - esta empresa será comprada pelo Google ou pela Microsoft e seus fundadores tornar-se-ão milionários instantâneos!
Uma coisa engraçada é que minhas bolas de cristal divergem em algumas previsões, mas como o rsync vai demorar, ao menos a principal delas eu arrisco aqui, já dizendo que tem 50% de chance de acontecer e 50% de chance de não acontecer: a RedHat vai lançar uma distribuição parruda de seu Linux, com o PostgreSQL customizado e plenamente suportado pela própria empresa e uma framework para o desenvolvimento de aplicações corporativas baseado no JBoss. Esta distribuição será chamada "RedHat Unbreakable Database".
No final do ano conferimos se preciso mandar as bolas de cristal para a manutenção ou se dá pra esperar mais um ano. Eu não assinei a garantia estendida e cada chamado técnico custa os olhos da cara!"