Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

A história se repete: CEO da Xandros diz que Linux não infringe patentes da Microsoft

O CEO da Xandros, Andreas Typaldos, discute seu recentemente anunciado pacto com a Microsoft em um artigo na LinuxWorld. Trecho selecionado pelo LWN: "Nós não discutimos patentes com a Microsoft, nós não achamos que o Linux viola quaisquer patentes e nós não fomos questionados sobre isto. Não é uma questão para nós".

Vale lembrar que o anúncio do pacto entre as duas empresas inclui a questão das patentes. Segundo a cobertura da imprensa nacional, "a Microsoft também garante a Xandros e seus clientes que, com a parceria, não haverá conflitos de patentes com ela no futuro".

Mas esta questão de acordos sobre patentes cuja existência é negada pelo próprio CEO que assinou o documento no dia anterior não é inédita: em novembro do ano passado, dias após assinar pacto similar, o CEO da Novell também declarou: "Nosso acordo com a Microsoft não se trata, de forma alguma, de um reconhecimento de que o Linux infringe a propriedade intelectual da Microsoft".

Saiba mais (lwn.net).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Avelino de Almeida Bego
Não?: Os advogados e propagandistas da M$ estão fazendo uso desta idéia.
Será também que, esses distros não estão se aprovetando desta onda para poder dizer "olha, estamos dentro da 'lei' e somos amiguinhos da MS"?
A MS vai ganhar dinheiro em cima do trabalho alheio, LITERALMENTE! Sem ter contribuído com 1/10 de código ao SL.

Abraços.
--
Avelino de Almeida Bego
Comentário de marcon
concordo: concordo, já havia colocado antes, os caras estão ganhando dinheiro sem trabalhar, só na base da ameaça.

Parece a máfia vendendo "proteção" aos comerciantes.

Esses caras estão descendo muito o nível.
Comentário de popolony2k
M$/Novell/Xandro$.....: ...No Thanks !!!

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de cvieira_br
Software Livre + Negócios = Coisa Séria: A comunidade software livre precisa crescer quando o assunto é negócios. A Microsoft domina o mercado de sistemas operacionais e de aplicativos para escritório. Estar antenado com ela significa possibilidade de crescer. Estar contra ela significa um grande problema. No mundo dos negócios não há ideologia, muito menos movimento anti-microsoft. Nos negócios você se junta com quem está ganhando para poder ganhar também. Garantir a interoperabilidade entre Microsoft e Linux é um passo estratégico para que o software livre possa crescer de forma mais significante. Ou vocês acham que alguém vai adotar uma solução que é incompatível com a tecnologia de seus clientes e fornecedores? É preciso analisar as vantagens que podem ser conseguidas com a Microsoft adotando uma postura de levar o Linux em consideração. Algo no Linux interessa a Gigante de Redmond. Com certeza algo na Microsoft interessa ao software livre... Resta saber o que podemos tirar da Microsoft. ;)
Comentário de popolony2k
É verdade amigo.....: ...só que vc precisa explicar tudo isso que vc escreveu para a M$.

"Nos negócios você se junta com quem está ganhando para poder ganhar também."

Conhecemos a M$ e não é de hoje e quando alguém está crescendo muito, a M$ vem e utiliza de práticas inescrupulosas para "podar" seu crescimento, relembre a história da Netscape, RealNetworks, Mirabilis ICQ, dentre outras "histórias de sucesso" das táticas microsoftianas.

Estar antenado com ela significa possibilidade de estar sob seu comando apenas.

Alguns membros da comunidade precisam perder a ingenuidade !!!

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de marcon
não é bem assim: "Garantir a interoperabilidade entre Microsoft e Linux é um passo estratégico para que o software livre possa crescer de forma mais significante."

se a M$ estivesse interessada nisso, não precisava ficar ameaçando, era só fazer essa tal de "interoperabilidade"... se eles quisessem isso ,poderiam liberar as especificações dos arquivos office para qualquer editor de texto ler sem problemas.

O que eles qierem é justamente o contrario, encher o Linux de "travas" tecnológicas e juridicas.
Comentário de yamane
Mas que diabo de acordo é esse?: Alguém poderia me explicar que diabo de acordo é esse?
Até agora eu nem entendi o tal acordo com a Novell e já surgiu mais um novo acordo (agora com a Xandros).

No post referente ao anúncio do acordo com a Xandros, eu li:

...As duas empresas se comprometem a criar soluções para troca de arquivos e dados armazenados em servidores com os diferentes sistemas operacional, Linux e Windows...

Isso é muito vago para mim e se vocês estão se referindo a interoperabilidade, então a coisa piora, pois chega a ser ridículo um acordo para TROCA de informações relevantes ao Linux, pois tudo está a disposição livremente (OpenSource!)

Já o item referente às patentes eu entendi perfeitamente:

{acordo_de_português}
O Linux não infringe nenhuma patente do Windows, mas mesmo assim vamos assinar um acordo no qual nós (Microsoft) não processaremos a Xandros/Novell pelas patentes que o Linux NÃO infringe
{/acordo_de_português}

Att,
Renato
Comentário de CWagner
Acho que a M$ é o exemplo: Acho que a M$ é o exemplo máximo de uma produtora de softwares e tecnologia.

O que podemos extrair dela? Coisas como práticas, no mínimo duvidosas de conseguir o domínio do mercado, através de sufocamento de empresas e tecnologias concorrentes.

Talvez a forma de produzir código, dando aos seus analistas e programadores a vantagem econômica de não terem que se preocupar com nada além de produzir software, enquanto boa parte dos HACKERS do Software Livre lidam com seus projetos pessoais antes de qualquer linha de código GPL, BSD, Apache ou qualquer outra licença livre.

O Software Livre já está aí, há um bom tempo na verdade, mas agora com nomes de porte como IBM, Red Hat, Mandriva, Canonical, entre outras, veremos mais esforços desesperados como esse de ameaçar processar quem use Linux e outros SL.

Prática semelhante, ocorre todos os dias nos morros, favelas e outros lugares do país, onde criminosos se aproveitam da impunidade e da ausência de uma autoridade para oferecer segurança em troca de pagamento.

Como costumo dizer: "Todo mundo é livre para fazer o que melhor for da sua cabeça". A M$ acha que o tal "acordo" é um bom negócio enquanto algumas empresas que não sabem quais patentes são objeto da ameaça acham um bom negócio pagar por ela.

Outras empresas não acreditam nessa estória e dão de ombros. Usuários, numa medida drástica e por alguns considerada ridícula, convidam a "maior" empresa de Software do mundo a processá-los por usarem Linux, numa tentativa de forçar a M$ a explicar o que querem com as declarações de quebra de patentes por parte do Linux e outros SL.

Todos sabemos como surgiu o SL e não foi motivado pelas boas práticas de uma empresa, muito pelo contrário.

Afinal de contas, acho que ainda podemos contar com a M$ para nos mostrar suas "inovações".
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Manoel Pinho
Pacto com o Diabo: A Microsoft nunca beneficiou ninguém em acordos. Ela sempre destruiu a concorrência com dumping, uso ilegal de seu monopólio no desktop e suites Office ou simplesmente comprou os concorrentes. Por esse motivo você vê diversas empresas de software e hardware apoiando o linux e outros softwares livres, abertamente ou indiretamente.

A única interoperabilidade que ela quer é fazer os produtos que hoje rodam no linux e o fazem ameaçar a Microsoft rodar no windows. A interoperabilidade dela é no sentido único. Para atrapalhar mais o sentido contrário ela agora está usando esse papo fiado de patentes e com isso está querendo convencer que usar linux tem um custo alto e que clientes grandes (aqueles que usam distribuições comerciais de linux e fazem questão de pagar por suporte e consultorias) só têm o caminho "seguro" de usar as distribuições apadrinhadas pela M$, as quais provavelmente devem estar pagando royalties em troca de "proteção".

É um autêntico pacto com o Diabo e que será cobrado de forma bem cara e no final matará a empresa que fez o pacto. Alguém já viu um rato fazendo pacto com o gato ?
Comentário de tenchi
Chuck Norris e os patinhos: Mais um que caiu na gaiola da Microsoft: LG, e os celulares da marca.

Fonte da notícia: MS faz acordo com LG sobre Linux

Só Chuck Norris pode fazer pacto com o Diabo, pois este nunca terá coragem de cobrar a dívida ;-)

Alguém aí fala pro Augusto colocar a notícia no site.

--
"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de brain
Alguém aí :-): Alguém aí fala pro Tenchi ler as notícias de ontem no site ;-)
Comentário de tenchi
... Nem Chuck Norris...): Oops, acho que eu é que tenho que ler mais.


--
"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de Dm7
Como vc coloca... não se: Como vc coloca... não se aprende apenas pelos exemplos positivos, mas pelos negativos tbm. O fato de a Microsoft ter sido pioneira em certos aspectos, não a isenta da má fama que detém por ter feito tantas práticas comerciais questionáveis.
Comentário de Dm7
Acredito que a sua frase: Acredito que a sua frase ainda vai aumentar! A menos que a GplV3 breque essa tendência!
Comentário de Dm7
"Distribuições: "Distribuições apadrinhadas"... é mesmo isso q vc diz!
Se eu fizesse parte de algumas dessas organizações apadrinhadas, teria q pedir as contas! Dizer que a ideologia não faz parte é besteira! Não significa o todo, mas faz parte sim! E é uma parte fundamental, por sinal.
Comentário de Ycamim Teca
Fácil, não consumam!: Segundo as regras de mercado, a sustentabilidade de alguns fornecedores são baseadas no consumo de seus produtos. Assim temos o seguinte raciocínio. Se este fornecedor(es), produtor(es), infringe(m) normas éticas que lhes agridem, então é fácil, fácil, fácil, fácil, não consumam os produtos dos mesmos ou da cadeia de produção dos mesmos. Este mundo é cheio de alternativas, não precisamos infringir leis, patentes, etc, para consumir. Temos alternativas saudáveis, Raciocinem deixem estes caras M$, Novell, Xandros, os cabal se danarem!
Comentário de Ycamim Teca
Fácil, não consumam!: Segundo as regras de mercado, a sustentabilidade de alguns fornecedores são baseadas no consumo de seus produtos. Assim temos o seguinte raciocínio. Se este fornecedor(es), produtor(es), infringe(m) normas éticas que lhes agridem, então é fácil, fácil, fácil, fácil, não consumam os produtos dos mesmos ou da cadeia de produção dos mesmos. Este mundo é cheio de alternativas, não precisamos infringir leis, patentes, etc, para consumir. Temos alternativas saudáveis, Raciocinem deixem estes caras M$, Novell, Xandros, os cambal se danarem!
Comentário de popolony2k
O meu desejo é que aumente.....: ....e assim condene distros obscuras como a Xandro$ e $u$e ao esquecimento !!!

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de cvieira_br
...: popolony,

Eu não defendendo a forma como a Microsoft leva seus negócios, mas também não sou contra. As empresas devem seguir o caminho que melhor julgam para atingir seus objetivos. Se ela julga que é interessante fazer esse tipo de "práticas inescrupulosas para "podar""(?) o crescimento de seus concorrentes, isso é uma estratégia e, se estiver dentro da legalidade, é absolutamente válida.

O que defendo é o direito da Xandros e Novell de estabelecerem acordos que elas julguem válidos. É muito fácil pensar que só por a Microsoft ter dito "boca-de-forno" as empresas de Linux responderam "forno" ;). Se há acordos, há vantagens para os dois lados.

Condenar empresas que têm compromissos legais com seus clientes e fornecedores, além de seus funcionários, por terem estabelecidos acordos com a líder no mercado de software é bobagem. A Microsoft é referência em software e estar sintonizado com ela significa ter um aliado de peso.

A Microsoft não é líder a toa. Ela deu aos seus clientes os produtos que precisam, e dá até hoje. Isso o software livre precisa aprender. Não é só lançar programas. Há muito mais coisas por trás de um simples software e a Microsoft aprendeu isso muito bem.

Não estou querendo avaliar a "validade moral" dos acordos. O que quero explicar é: Os clientes da Xandros e Novell querem produtos compatíveis com Windows e essas empresas estão trabalhando para isso. A Microsoft quer produtos que "interajam" com o sistema livre e está trabalhando para isso também.

O mundo não é um jogo onde um perde e outro ganha. Nos negócios ambos podem ganhar, mesmo que em proporções diferentes.

Quem quiser conversar e conhecer a minha visão do assunto: cvieira.br@gmail.com -

Candido Vieira
Comentário de cvieira_br
Certo: Você está absolutamente certo, Ycamim. A demanda é quem vai decidir quais fornecedores sobrevivem ou não no mercado. Talvez seja exatamente esse motivo que tenha levado Xandros e Novell a esse tipo de acordo: sua demanda exigindo produtos e serviços que não encontravam no mercado. ;)

[]'s

Candido Vieira
Comentário de popolony2k
A M$ é referência em software ....: ...de qualidade contestável, basta ver o nível de segurança de seu pacote Office e sistema operacional Window$.

"Se ela julga que é interessante fazer esse tipo de "práticas inescrupulosas para "podar""(?) o crescimento de seus concorrentes, isso é uma estratégia e, se estiver dentro da legalidade, é absolutamente válida."

Pelo visto vc deve ser novo no mundo de TI, pois é conhecido que a M$ usa de práticas "ILEGAIS" para semanter no topo, basta ver os processos que ela tem perdido nos últimos anos, todos com base em tecnologias escondidas em seu sistema operacional e que ela se utiliza dessas tecnologias "escondidas" para depreciar seus concorrentes e melhorar a performance de seus produtos.

"A Microsoft não é líder a toa."

Não é mesmo, ela derrubou muitos concorrentes com tais práticas !!!

"A Microsoft quer produtos que "interajam" com o sistema livre e está trabalhando para isso também."

Sim, principalmente interagindo de modo que ela possa controlar seus concorrentes.


--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de Manoel Pinho
Ideologia: Me desculpe mas a ideologia é parte integral e fundamental do software livre. Sem ela ele nunca teria crescido tanto. Afinal, quem não liga para ideologia mesmo acaba, como a maioria, usando cópias piratas de programas proprietários ou pagando por eles. É mais fácil, cômodo.

Não existe esse negócio de laissez-faire, livre inicialiva e capitalismo idealista onde predomina monopólio, patentes de software absurdas e práticas ilegais anti-concorrência. É guerra mesmo.

A Microsft obviamente tem vários méritos, mas a grande maioria deles na parte de tátics de marketing e comerciais. Ninguém como ela soube explorar tão bem uma situaçãomonopolista favorável para crescer tanto. Nenhuma empresa é tão "antenada" e atenta em relação a concorrência e isso temos que admitir.

Esses acordos nefastos infelizmente são permitidos pela GPLv2 e a M$ está usando e abusando disso, mas os "ideologistas" do software livre estão se mobilizando para dar um troco nisso.
Comentário de deysonthome
Precisa-se de ideologia sim...: Se a M$ usa ideologia em sua estratégia...se não tivermos ideologia como nortearemos nossas ações ?
A M$ não garante crescimento ao Linux....nenhum...o Linux veio até hoje crescendo por esforço comunitário de desenvolvivento, com uma forte base ideológica " compartilhamento e modelo livre "...issso não é ideológico..?..e não foi isso que trouxe o Linux até a posição que ocupa hoje ?
O Linux conquistou servidores que a M$ perdeu...entrou em Governos e empresas de onde saiu a M$....então eu pergunto...Quem precisa dessa tal interoperabilidade...? Não é o Linux...o Linux poderia requerer um jogo limpo...sem terrorismo nos bastidores de empresas de software e tecnologia, não aceitaremos ameaças...
Não podemos confiar numa empresa que diz que nós usuários do Linux estamos usando códigos roubados dela.....
Não podemos confiar numa empresa que vende uma licença ridícula, se vc reinstala o windows hoje por duas vezes não consegue ativar mais.....
Quanto as distros citadas...neste ponto a M$ está ajudando está mostrando ao mercado e à comunidade, quais distros possuem a importante base ideológica...ou seja ...distros que sabem respeitar a própria origem e que podem nos mostrar que são confiáveis....
Xandros ..? Suse ?......Ainda irão se arrepender....

Linux User #417.437
machine #325.147
http://estudiolinux.no-ip.info

Comentário de nemesis
grande Manoel Pinho!: "Afinal, quem não liga para ideologia mesmo acaba, como a maioria, usando cópias piratas de programas proprietários ou pagando por eles. É mais fácil, cômodo."

eu ia responder pro sujeito com uma missiva de 1000 linhas, mas sua excelente colocação em meras 2 frases já vale por 1000000... acho que preciso largar o java e voltar pro python... :)

--
;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de cvieira_br
Ideologia no lugar certo: Caro Manoel Pinho,

Em nenhum momento eu disse que o software livre se desenvolveu sem ideologias. De fato, ele só começou por uma ideologia. O que quero esclarecer é que quando se trata de mercado e negócios, se você tiver uma ideologia que é incompatível com o modo como o mercado opera, você vai quebrar! As empresas buscam oportunidades e negócios que são interessantes em sua visão, talvez não moralmente ou socialmente nobres, mas economicamente necessários.

Sobre o trecho "afinal, quem não liga para ideologia mesmo acaba, como a maioria, usando cópias piratas de programas proprietários ou pagando por eles. É mais fácil, cômodo.", posso citar meu exemplo: eu não uso nem cópias piratas, nem pago por softwares proprietários. Eu uso Ubuntu. Mas uso porque é interessante pra mim, não por ideologia. Uso porque a situação é mais vantajosa para uso do Ubuntu que Windows. Não posso pagar para licenciar o Windows e Office, mas também não uso o Ubuntu porque ele é livre. Uso porque não preciso arcar com licenças e também porque respeito a lei e não quero usar softwares piratas. Se houvesse um sistema proprietário, grátis ou de baixo custo e que funcionasse melhor que o Ubuntu, eu o usaria sem problemas. Ou seja, não há uma relação direta entre não se ter ideologia e usar softwares proprietários. ;)

E a Microsoft tem mérito sim, e muito. Não só com campanhas publicitárias ou com exploração monopolista do mercado. Devemos compreender que a Microsoft forneceu aos seus clientes o que eles queriam e no momento que eles queriam. E temos muito a aprender com ela.

É como o Mark Shuttleworth falou em uma notícia no BR-Linux "chegará o momento em que as pessoas na Microsoft que têm uma visão clara da companhia como participante nesta comunidade, ao invés de um antagonista hostil, vencerão. Neste ponto, eu gostaria muito de trabalhar com a Microsoft. Ela não é um império do mal, é apenas uma companhia com os pés firmemente plantados nos anos 80. Novas lideranças e novos pensamentos podem fazer dela um parceiro mais efetivo para nós."

Minha intenção não é ser defensor da Microsoft e anti-liberdade. Muito pelo contrário. Eu defendo que os sistemas livres devem se aproximar o máximo que podem de qualquer parceiro que possa trazer alguma vantagem. Seja esse parceiro a Microsoft ou qualquer outro. E vantagem não significa apenas "liberar códigos ou padrões do formato office."
Comentário de popolony2k
Como primeiro passo.....: ...é necessário e vantajoso sim, pois como teremos uma concorrência leal se não soubermos se a M$ está podando seus concorrentes "das entranhas de seu sistema operacional" !!

"E vantagem não significa apenas "liberar códigos ou padrões do formato office.""

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de Critico
Os mesmos de sempre: Fui eu mesmo que disse aqui que apenas aqueles que nao estão no mundo real de software rejeitariam um acordo com a Microsoft. Somente o facto de vc ter a Microsoft como referenciador, é um ganho de inigualavel peso (repito, que digo isto é para quem 'realmente' conhece o mercado).

Uma distro como a Xandros, ganhará acesso a mercados antes fechados, tendo a Microsoft como seu referenciador, coisa que nao seria possivel contando apenas com uma maralha de nerds comentadores de blogs, esse pessoal nao tem embasamento para garantir sucesso duma distro. Tenho ao longo destes anos acompanhando muitas delas morrendo, a maioria se arrastando para sobreviver, contando com a 'boa vontade' de empresas que nada a ver com software têem.

Quando estudamos, nao era isso que esperavamos desse mercado, ninguem quer, REPITO APENAS AQUELES FRACASSADOS, que nunca conseguiram sucesso vendendo software proprietario, hoje podem vir com palavreados marxistas leninistas de liberdade em software livre.

como é possivel que alguem que programa software proprietario, venha a socapa, neste blog defender software livre? conheço-os aos montões, andam aqui armados em anjos quando sao os DIABOES da vida.

http://www.criticalinux.blogspot.com
Comentário de Critico
E os velhotes de mente voltaram.: Manoel Pinho disse:

=A Microsoft nunca beneficiou ninguém em acordos. Ela sempre destruiu a concorrência com dumping, uso ilegal de seu monopólio no desktop e suites Office ou simplesmente comprou os concorrentes. Por esse motivo você vê diversas empresas de software e hardware apoiando o linux e outros softwares livres, abertamente ou indiretamente.=


- É mentira!!! vc nem sequer tem acesso a quantidade de acordos que a Microsoft assinou, se calhar nem deve conhecer 5 deles e vem falar como se fosse advogado de acusação do ministerio publico do 'condado' de Redmond (haha). Esqueceu dos acordos com fabricantes de hardware? vc nao acha quem o hardware evoluiu muito devido em parte as exigencias de hardware 'consoanizadas' mediante acordos de produção entre as gigantes de hardware e a empresa de redmond? (olhe o caso do vista).

Por outro lado vc tentar enganar as pessoas dizendo, que empresas apoiam o Linux, por causa da Microsoft. Tenho pena dos seus alunos Manoel Pinho, essa sua visao, É TAO CURTA. No mercado existe concorrencia, quem nao aguenta cai, quem joga melhor sai ganhando, a Microsoft saiu ganhando, assim como o software livre um dia pode ganhar, mas nem por isso vou dizer um dia que IBM ou HP sao os diabos (embora uma tenha apoiado o nazismo), porque luta é luta, e em mercado se software (se é que vc o conhece), quem tem mais estrategia ganha, pode ter a certeza.


=A única interoperabilidade que ela quer é fazer os produtos que hoje rodam no linux e o fazem ameaçar a Microsoft rodar no windows.=

- Mais uma vez vc demonstra ter uma visao curta, se eu nao te conhecesse diria ser um adolescente, e nem responderia esse comentario, mas sendo vc, apenas te respondo dizendo que se ela realmente quisesse isso faria a vontade sem dar bola a ninguem, afinal é livre, seu codigo, pode ser modificado por quem quiser, alem de permitir forks. Programadores 'livres' disponiveis, para colaborar com a Microsoft é que nao faltariam (olha o caso do Tom), vc mesmo se fosse convidado aceitaria.
, o Morimoto idem o Augusto Campos tambem (embora a profissao de administrador de T.I a muito esteja abolida das grandes multinacionais), e todos que aqui estao aceitariam (sempre vai aparecer um mentiroso p/ dizer q nao).


= A interoperabilidade dela é no sentido único. Para atrapalhar mais o sentido contrário ela agora está usando esse papo fiado de patentes e com isso está querendo convencer que usar linux tem um custo alto e que clientes grandes (aqueles que usam distribuições comerciais de linux e fazem questão de pagar por suporte e consultorias) só têm o caminho "seguro" de usar as distribuições apadrinhadas pela M$, as quais provavelmente devem estar pagando royalties em troca de "proteção".=

- te aconselhava a ir no dicionario verificar bem o que significa 'interoperabilidade'. Apadrinhadas ou não, nao deixam de ser distros com licença GPL, nao é papo fiado, sao acordos, e vc de longe é mais inteligente que aqueles que assinaram o contrato, que contribuição real, vc deu a uma distro que teve algum sucesso comercial. NENHUMA? ponto paragrafo.

=É um autêntico pacto com o Diabo e que será cobrado de forma bem cara e no final matará a empresa que fez o pacto. Alguém já viu um rato fazendo pacto com o gato ?=

- Depende da raça do gato.

http://www.criticalinux.blogspot.com
Comentário de Critico
Ideologia??: =Se a M$ usa ideologia em sua estratégia...se não tivermos ideologia como nortearemos nossas ações ?=


Parece que vc nao sabe o que significa ideologia. vc adora coisas como Linux, linus torvalds, e aquele louco do stallman. o que noto é que a maior parte dos windowzers, e bsd users preocupa-se mais com o sistema do q com essas besteiras. porque se preocupar em defender algo e gastar suas energias sem quem está ficando rico a valer sao os lideres? Foi isso que me afastou, nao queria ser identificado com uma comunidade de cegos, estremistas, capazes até de manifestações, por causa dum finlandês milionario, e dum yankee hippie. Uso apenas, condeno esse comportamente infantil de extremismo, bombista radical.


=A M$ não garante crescimento ao Linux....nenhum...o Linux veio até hoje crescendo por esforço comunitário de desenvolvivento, com uma forte base ideológica " compartilhamento e modelo livre "...issso não é ideológico..?..e não foi isso que trouxe o Linux até a posição que ocupa hoje ?=

- Deixe de tretas. Todos aqueles que 'realmente' gastam seu tempo programando em software livre, hoje em dia na realidade estao sendo pagos (eles é que nao dizem). vc acha que o tossati, continuaria sendo sustentado pelo seu irmao, apenas se baseando na ideologia? se fosse assim, entao o Linus torvalds, estaria na finlandia, programando na universidade em vez de se mudar para os eua. o unico que eu conheço que continua desse jeito é um tal de RMS, mas este sei porque razao, é de familia rica (algum pé de chinelo, estudaria no M.I.T?), mesmo sendo hoje deve estar arrependido tamanha o seu estado de senilidade demonstrado nas suas afirmaçoes comicas e reacções esquizofrenicamente estranhas ao mais comum dos humanos.


=O Linux conquistou servidores que a M$ perdeu...entrou em Governos e empresas de onde saiu a M$....então eu pergunto...Quem precisa dessa tal interoperabilidade...? Não é o Linux...o Linux poderia requerer um jogo limpo...sem terrorismo nos bastidores de empresas de software e tecnologia, não aceitaremos ameaças...=

- Até parece que vc divide o dinheiro com o Linus Torvalds, hahaha.

=Não podemos confiar numa empresa que diz que nós usuários do Linux estamos usando códigos roubados dela.....
Não podemos confiar numa empresa que vende uma licença ridícula, se vc reinstala o windows hoje por duas vezes não consegue ativar mais.....=

- Até parece que a sua confiança, retira alguma coisa do que ela é hoje. sinceramente porque será que todo usuario de software livre acha que com seu comportamento mudará o mundo, ou destruirá a Microsoft? Parece doença, isso. SAMI(sindrome de anti microsoftice imbutida).


=Quanto as distros citadas...neste ponto a M$ está ajudando está mostrando ao mercado e à comunidade, quais distros possuem a importante base ideológica...ou seja ...distros que sabem respeitar a própria origem e que podem nos mostrar que são confiáveis....=

- vc nao trabalha lá (numa dessas distros). se trabalhasse torceria para que essas distros se mantivessem de pê. Tipico do frustrado com sucesso dos outros, essas distros sao das mais adotadas do mundo, eu mesmo 'compro' dvds do Novell/SuSe, primeiro por terem pago 11 milhoes a Ximiam, para obter sua tecnologia Ximian Desktop, quando poderiam muito bem fazer um fork dos produtos dela, segundo, porque ela oferece um dos melhores suportes e documentação organizada de encher o olho que quase nenhuma outra distribuição mais oferece (nao sao aqueles horriveis Howtos, que deixei de ler faz anos), portanto sua explanação apenas se baseia na pura ideologia mesmo, ideologia cega.


=Xandros ..? Suse ?......Ainda irão se arrepender....=

- Puro comentario dum extremmista ideologico, candidato a milicia de 'Moktad al Stallmadr', lá em Falluja.

http://www.criticalinux.blogspot.com
Comentário de profano
(OFF TOPIC )- O máscarado de TROLL: Visitando o BR-Linux há mais de três anos, tenho buscado nos comentários postados afirmações e contradições do que fora noticiado e comentado.

Parto sempre da premissa de que toda estória tem duas versões, e a verdade, o real, costuma ser encontrado no equilíbrio desse antagonismo, que é a residência da razão.

Muitas vezes deparei-me com postagens de verdadeiros TROLLs, pessoas que se pronunciavam de forma a "esquentar" um assunto, tornando o debate, por vezes até hilário.

Recentemente surgiu este personagem, que se autodenomina "crítico" e que agora ofereceu o endereço do seu Blog.

Fui lá... no Blog perquirir em busca de algo útil.

Encontrei 26 títulos, editados em 18 dias (22/05 a 08/06), e um total de 17 comentários postados em alguns desses títulos. Desses 17 comentários, 06 foram postados por uma única pessoa (anônimo) e pareceu-me "cópia colada" em 06 títulos diferentes.
Dos 17 comentários, excluindo 05 (06 - 01 = 05) representam a frequência de 12 pessoas que se dignaram tecer comentários. Esses 12 comentários TODOS (Unanimidade absoluta) foram NEGATIVOS ao "Blogueiro Crítico" - NENHUM de apoio ou incentivo.

CONCLUO: Esse "Crítico" NÃO É UM "TROLL" - É um doente.

Salvo ledo engano, estamos diante de um solitário, de mal com a vida, de mal com o mundo, de mal consigo mesmo, alguém profundamente infeliz. Parece-me que lhe restam 03 opções para amenizar sua solidão:

01)- Procurar um Psicólogo (ou Psiquiatra);
02)- Arranjar uma namorada (ou namorado, se for o caso); e,
03)- Diariamente - Encher os cornos com "CAXAÇA" (como ele escreve), ficar em permanente estado etílico e, aí sim, talvez possa "raciocinar mais profundamente e dissipar o ódio que lhe corroi as entranhas".

Coisa triste...

Comentário de popolony2k
E como eu disse ....: ...em um post anterior, BEM VINDO CRITICO, pois estar sozinho é dureza !!!

Ainda mais pelo fato de na comunidade linux vc ser mais reconhecido que na Window$, e que se dependesse dessa, vc seria um fracassado completo !!!

E Critico, apareça mais vezes para animar a festa da vitória do Linux !!!

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de Critico
Buzzwords a corja palerma:
=Recentemente surgiu este personagem, que se autodenomina "crítico" e que agora ofereceu o endereço do seu Blog.=

- Hmm, me parece que vc está senil, porque se visitasse o br-linux a mais de 3 anos como diz (e nao acredito), havia de notar que de 'recente' so mesmo a sua ingenuidade, nao a minha presença aqui vao quase 4 anos.


=Fui lá... no Blog perquirir em busca de algo útil.=

- Estranho, parece que ja ouvi isso de alguem da comunidade.

=Encontrei 26 títulos, editados em 18 dias (22/05 a 08/06), e um total de 17 comentários postados em alguns desses títulos. Desses 17 comentários, 06 foram postados por uma única pessoa (anônimo) e pareceu-me "cópia colada" em 06 títulos diferentes.
Dos 17 comentários, excluindo 05 (06 - 01 = 05) representam a frequência de 12 pessoas que se dignaram tecer comentários. Esses 12 comentários TODOS (Unanimidade absoluta) foram NEGATIVOS ao "Blogueiro Crítico" - NENHUM de apoio ou incentivo.=


- Aconselho-te a consultar um oftamologista, e um estatistico. Fugiu das aulas de matematica basica, é?


=CONCLUO: Esse "Crítico" NÃO É UM "TROLL" - É um doente.=

-hahaha, e vc um bicha. desculpa, mas foi vc quem 'inventou' 'analise comportamental' a distancia. qualquer categoria serve agora.

=Salvo ledo engano, estamos diante de um solitário, de mal com a vida, de mal com o mundo, de mal consigo mesmo, alguém profundamente infeliz.=


- Ledo? Isso foi um CRASSO, erro apenas cometido por pessoas com mentalidade de macaco, e hormonas trocadas.

=Parece-me que lhe restam 03 opções para amenizar sua solidão:

01)- Procurar um Psicólogo (ou Psiquiatra);=

- Me recomendaram vc, eu disse... AQUELE ??? Antes louco do que travar um papo com esquizofrenicos deturpados, hormonalmente

=02)- Arranjar uma namorada (ou namorado, se for o caso); e,=

- Desculpa, mas eu nao sou bicha, vá tentar em outro (tava mesmo desconfiando).

=03)- Diariamente - Encher os cornos com "CAXAÇA" (como ele escreve), ficar em permanente estado etílico=

- Prefiro o sumo natural. Rejeito seu convite.

= e, aí sim, talvez possa "raciocinar mais profundamente e dissipar o ódio que lhe corroi as entranhas".=

- Se odio matasse, existiria apenas um comentario nesta pagina, O MEU, todos aqui estariam a muito enterrados.

=Coisa triste...=

- O seu?? Sai fora bicha, o meu ta bom p/ minha esposa, hahaha.

http://criticalinux.blogspot.com
Comentário de Critico
Que comunidade?: =Ainda mais pelo fato de na comunidade linux vc ser mais reconhecido que na Window$, e que se dependesse dessa, vc seria um fracassado completo !!!=

- Estranho, nao foi vc que vi escrever aqui mesmo que Windows nao tem comunidade?

=E Critico, apareça mais vezes para animar a festa da vitória do Linux !!!=

- vc parece o ballmer no tempo que dizia nunca ter ouvido falar de Linux. A vitoria do windows é clara e evidente, contra um sistema gratuito e que dizem ser melhor, mas que nao prova isso pelos numeros de adoção. AINDA estamos ganhando, em todos segmentos em que SEMPRE fomos lideres.

http://criticalinux.blogspot.com
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004