“O CEO da Novell, Ron Hovsepian, se diz frustrado por não saber comunicar de forma clara a comunidade Linux em acordo com Microsoft. O acordo de colaboração tecnológica entre Microsoft e Novell, anunciado no começo deste mês, gerou uma polêmica entre o CEO da Microsoft, Steve Ballmer, e o CEO da Novell, Ron Hovsepian. Ballmer chegou a declarar o que o Linux infringia a propriedade intelectual da Microsoft. Leia na entrevista do IDG Now a visão do CEO da Novell, Ron Hovsepein, sobre o acordo e a polêmica com o executivo da Microsoft.
Trecho:
Qual foi a sua reação quando ouviu sobre Steve Ballmer dizer que o Linux infringia a propriedade intelectual da Microsoft?
Você precisa saber das coisas dentro do contexto. Óbvio, eu fiquei desapontado, porque o coração e a essência do acordo são sobre colaboração tecnológica e o que nós queremos fazer para os consumidores. Sei que eles estão compromissados com isso.
Não vemos nenhuma violação e não vamos concordar com nenhuma. Propriedade intelectual era um dos assuntos que a Microsoft queria falar e nós dissemos Claro, estamos felizes por falar sobre isso. Temos nosso próprio portfólio de propriedade intelectual e quando olhamos para isso observamos que o balanço é 108 milhões de dólares para nós e 40 milhões de dólares para eles.
Nós nunca mudamos nossa posição. Perdi um acordo para um grande varejista da Microsoft pela primeira vez nos últimos 18 meses. Eu perdi porque eles foram influenciados pelo medo da propriedade intelectual. Em minha opinião foi muito ruim, pois o Linux perdeu.
O sr. acredita que a Microsoft está espalhando medo, incertezas e dúvidas sobre o risco de violação de propriedade intelectual se as companhias adotarem Linux?
Eles estão compartilhando suas posições no mercado enquanto vêem isso por meio de suas lentes.”