A Info avisa: a Justiça paulista determinou que o Google Brasil
apague mensagens nas comunidades do Orkut que façam referência a uma determinada clínica de transplantes. A decisão atende a pedido dos advogados da clínica de transplantes. O nome da clínica aparece em várias comunidades sobre erro médico, o que "na opinião da empresa é injusto".
A empresa alega nunca ter sofrido reclamações sobre erros do tipo e que a rede social tornou-se veículo de uma campanha que tem causado prejuízos à empresa. No pedido feito pela clínica à Justiça, a clínica alega que as mensagens negativas começaram a aparecer na internet logo após a empresa rescindir contratos de prestação de serviços. A Justiça mandou o Google Brasil apagar as mensagens, mas negou pedido de indenização por perdas pelo pela clínica. O Google não comentou o caso.
A Info publicou o nome da clínica, mas eu não vou. O que vocês acham que vai acontecer com a imagem da clínica em discussões da Internet depois disso? Levante o mouse quem acha que vai piorar, e que seria melhor ter feito uma campanha de divulgação e esclarecimento do que virar pára-raio de todos os internautas descontentes com esta onda de bloqueio a manifestações de opinião que está circulando na Justiça de SP?
Devemos ficar bem atentos e protestar, porque daqui a pouco pode atingir o software livre e garanto que nenhum de nós gostará.