Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Linux pode ajudar a baixar custo de celulares de diversas marcas


“"Acreditamos que será possível levar o Linux aos celulares com preço médio de venda de 125 dólares, e que os aparelhos ainda assim teriam ótima qualidade. Dentro de cinco anos, quando obtivermos sucesso, mais de metade dos celulares da Motorola usarão o Linux", disse Greg Besio, vice-presidente de software para aparelhos móveis da Motorola .

Motorola, Samsung e Panasonic (parte do grupo Matsushita ) se aliaram às operadoras de telefonia móvel Vodafone e NTT DoCoMo, no ano passado, para desenvolver softwares baseados no Linux com o objetivo de usá-los em celulares. Juntas, essas empresas fabricam mais de 95 por cento dos celulares acionados por Linux.

"Mas a principal razão é estratégica. Queremos a capacidade de direcionar e sustentar a inovação por nossa conta", disse Besio, que também expressou dúvidas de que a Nokia, que controla o Series 60 porque é proprietária da Symbian, ajudaria a Motorola, sua maior rival, a desenvolver produtos melhores.”


Enviado por sharles (sharles·saΘgmail·com) - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de peter parker
Preço?: A Sony e a Nokia sempre apostaram forte no Symbian, que tem custo irrisório (cerca de 4 ou 5 dólares, se não me engano). A Motorola saiu do consórcio do Symbian sem mais nem menos, e logo depois descobriu-se o motivo: ela começou a apostar nos Windows Mobile (Motorolas MPx da vida), mas os aparelhos decepcionaram. Agora, ela se volta ao Linux, com os A1200, o Roker 2, por exemplo. Como estes aparelhos são muito melhores (incluindo o software), me parece que agora a coisa deslancha.
Comentário de Manoel Pinho
Symbian: Nunca usei um celular com o Simbian mas nunca entendi porque não acabam logo com o desenvolvimento desse sistema e criam um consórcio para desenvolver uma base comum de desenvolvimento baseada em linux. Creio que seria um desenvolvimento mais barato e com maior capacidade de expansão, além do fato do linux rodar também em PCs, o que facilita o desenvolvimento de aplicativos. Até mesmo o Windows Mobile é bem diferente do Windows. O linux usado nos celulares é basicamente o mesmo, com pequenas modificações para torná-lo mais "leve" apenas.

Tive com um Motoroloa A1200i nas mãos e gostei muito do uso do linux, apesar de algumas deficiências do produto (todas não relacionadas com o linux em si, mas com consumo de bateria, etc).

------------------------------------------------
Usuário Linux #100343

Comentário de Fred Banionis
É por isso: Então é por isso que a Motorola saiu do time Symbian? Medo de tomar patada da Nokia?
Faz 10 anos que uso aparelhos Nokia e não os troco por nada, desde que abracei o symbian, também não troco.

Agora de que adianta a motorola criar telefones com linux, se está por exemplo, portanto o windows media player pra ele??
Ó Pai, perdoe a Motorola, ela não sabe o que faz!
Comentário de hamacker
Gostaria de saber suas: Gostaria de saber suas opniões pessoais sobre esse celular, tá na hora de eu trocar o meu, e gostaria de saber os prós e contras desse modelo.
Comentário de emanuelsan
Mais recursos:
Gostei da notícia, dá até para perdoar a Motorola por usar o M$ Media Player (isso se der para instalar outro tocador no lugar:) sendo um linux comum pode-se fazer qq coisa, não é?

Mas o que vc me diz qual é o melhor o A1200i ou o Rokr E2. Sei que já está chegando a hora de substituir o meu Palm e meu celular barato, por um "trequinho" que faça algo melhor.

Tô querendo um equipamento que seja celular GSM, com gravador de voz, câmera fotográfica, mp3, mp4, FM, e com bluetooth e wifi e com linux. E aí estou esquecendo algo? Já tem algo assim?



Comentário de Manoel Pinho
Opinião: O meu veio com algum problema na bateria ou no carregador e infelizmente tive que devolvê-lo. Onde comprei (americanas.com) não havia nenhum em estoque para troca e então acabei devolvendo o aparelho.

Não sei o que está acontecendo mas está uma tremenda dificuldade para achar o aparelho na versão desbloqueada. Não encontro em lugar nenhum pelo preço que paguei na época. É mais fácil comprar pela Claro, infelizmente, mas tem que ficar preso a um plano deles e de um certo valor mensal que não me agrada.

O aparelho é legalzinho, muito bonito, vem completo (com cabo usb, fone de ouvido, rádio, estojo, etc) e não custa caro quando comparado a aparelhos similares. A única coisa que me deixou de pé atrás foi a questão da bateria, mas acho que dei azar. Como está difícil comprá-lo eu vou dar mais um tempo para ver se o modelo se populariza mais ou se até lançam um modelo melhor.

------------------------------------------------
Usuário Linux #100343

Comentário de laurocesar
Opem Moko: Acabei de ver esta notícia no Guia do Hardware, parece ser um aparelho interessante, principalmente por que me parece que é totalmente aberto, inclusive hardware...

FIC anuncia vendas online do OpenMoko em março
A FIC (First Internacional Computer) anunciou que a primeira versão de um dos concorrentes do famoso iPhone, o OpenMoko Neo1973, estará disponível para vendas online a partir do dia 11 de março.

O FIC Neo1973 foi anunciado em novembro de 2006, na primeira conferência "Open Source in Mobile", tendo o objetivo de ser open-source, ter um preço reduzido e ser acessível à toda a população. Ele vem com o sistema operacional Linux e todos os programas com código fonte aberto, tudo altamente personalizável.


http://www.guiadohardware.net/noticias/2007-02/#45d5be27

=========================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004