“Interessante entrevista do IDGNow com o cientista-chefe do projeto Cell, Peter Hofstee. Vale lembrar que foi a própria Sony quem contribuiu o suporte ao Cell no Linux. Selecionei 2 perguntas sobre as origens da arquitetura Cell e seu relacionamento com o Linux:
Qual a origem do Cell e como foi sua participação neste projeto?
O começo do Cell data de 1999, quando Lou Gerstner [ex-CEO da IBM] começou a trocar idéias com Ken Kutaragi [presidente da SCEI e considerado o pai do Playstation]. Surgiu, então, a percepção de que o mercado de jogos deveria evoluir no sentido tecnológico já que, no futuro, os equipamentos estariam cada vez mais interconectados e, por isso, era preciso entender a forma como servidores, PCs e dispositivos inteligentes se relacionam. E a Sony precisava manter-se competitiva nesse mercado. Percebemos uma grande sinergia entre a IBM e a Sony a primeira com a tecnologia e a segunda com o conteúdo, e o grande projeto que surgiu desse encontro. As duas se uniram com a Toshiba para criar um chip para a próxima geração de console de jogos.
O sistema operacional preferido do Cell é o Linux?
Sim. Como o Cell é, em sua essência, um Power Processor, ele roda qualquer sistema operacional escrito para esse chip. Uma das decisões do nosso projeto foi trabalhar de modo colaborativo com a comunidade de código aberto.”
É claro que tem a questão do desempenho... mas tirando isso seria possível???