Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Celepar divulga sua própria distribuição derivada do Debian

Cláudio Ferreira Filho, um dos principais líderes na história do desenvolvimento do OpenOffice (e BrOffice) no Brasil, publicou no site do BrOffice o aviso de que a Celepar - Informática do Paraná - acaba de lançar sua distribuição própria de Linux, baseada no Debian Etch e adaptada às necessidades do Governo do Estado

Segundo ele, a distribuição Desktop Paraná tem interface gráfica Gnome, a suíte de escritório BrOffice.org, navegador de internet Mozilla e diversos outros aplicativos. O trabalho foi realizado pela própria empresa, e teria facilitado os processos de instalação e configuração dos programas nos computadores de mesa, por meio de assistentes gráficos, tornando mais eficiente a administração de redes locais e as estações de trabalho.



Como em qualquer distribuição desenvolvida para uso próprio por organizações públicas brasileiras, estou interessado em acompanhar o seu histórico, e vou ficar muito feliz se puder publicar a notícia do lançamento de sua terceira ou quarta versões, especialmente se elas apresentarem evolução interna.

Como possível termo de comparação no setor público nacional, temos o caso da Prefeitura de Rio das Ostras, que também desenvolveu sua própria distribuição de Linux, o Tatuí, e a manteve em uso por algum tempo, deixando depois de atualizá-la e substituindo por outro sistema operacional.

Saiba mais (broffice.org).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de mcmormul
não é bem uma ditribuição nova.: Nossa idéia não é fazer uma distribuição, e sim adaptar algumas funcionalidades não encontradas na distribuição original.

Por exemplo, em alguns casos, temos que adicionar estações de trabalhando em ambientes baseados em OpenLDAP (serviço de diretórios do Estado) e em alguns casos ambientes que estão com Active Directory.
Criamos scripts, que fazem perguntas aos administradores destes ambientes para o registro de estações de trabalho aos domínios.

outros casos, temos aplicativos que não distribuímos por terem algum problema relacionado a licença, como o Lotus notes da IBM. Este é um aplicativo para windows, que emulamos utilizando o wine e que criamos um pacote Debian para isso.

Além disso, temos uma solução já integrada para inventário de hardware e software além do deploy de aplicativos, acesso a sistemas baseados em ambiente mainframe entre outros.

qualquer dúvida, vocês podem utilizar o seguintes sites.
www.softwarelivrecelepar.pr.gov.br e o

www.repositorios.pr.gov.br



Comentário de leonardotsr
Lotus notes: Uai...

Não existe para Linux? Para que emular?
Comentário de mcmormul
imcompatibilidade: Nem todas as aplicações funcionam nesta versão. Além de que o que temos empacotado está mais estável. Outro fator relevante é que o volume de estações Linux com Notes tem diminuído rapidamente devido a migração das bases notes para ambientes web.
Comentário de andemachado
Mas por que justamente: Mas por que justamente Debiaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaannnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn????
Comentário de Screwball
E por quê não?!?: E por quê não?!?
Comentário de Solon
Teatro Guaira: Legal, quem sabe assim façam uma opção para quem usa firefox poder comprar ingressos no Teatro Guaira, porque nunca consegui:

https://www.ingressos.tguaira.pr.gov.br/bilheteria/vendainternet/aviso.asp

Pregam que usam softwares livre, mas quando tento comprar ingresso usando o Linux e Firefox não consigo.

Comentário de alberto+
Pérolas: achado no html:
if (navigator.appName != 'Microsoft Internet Explorer')
{
window.location.href = "aviso.asp";
}

e ainda essa (não querem que você o menu de contexto):
[body onContextMenu="return false"]

Comentário de tiaggs
use o User Agent: use o User Agent Switcher
https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/59
em Ferramentas > User Agent Switcher > coloque como IE
preenchi todo o cadastro lah eh funcionou tudo blz...eh so marcação mesmo
Comentário de edempoa
Meu, que picaretagem, queria: Meu, que picaretagem, queria saber o que leva alguém a restringir o seu próprio público
Comentário de tenchi
há tempos: Não sei. Mas toda a base do Governo do Paraná é Debian já faz alguns anos.

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de mcmormul
teatro guaira: Você tem toda a razão em reclamar da acessibilidade de alguns sites do Governo do Estado do Paraná. Entretanto, vale lembrar que a CELEPAR, tem mais de 40 anos e um grande numero de aplicações. A migração não ocorre de uma hora para outra, isso leva tempo e tem custos.

Dica. utilizem o fale conosco do teatro para Reclamar.


Fabiano Augusto Parizotto Mormul
Assessor de Planejamento
CELEPAR - Informática do Paraná
email: mcmormul at celepar.pr.gov.br
www.celepar.pr.gov.br
www.softwarelivrec
Comentário de andremachado
É muito simples: Os "webmasters" contratados criam seus sites com ferramentas tipo FrontPage e outras que obedecem apenas aos padrões da Microsoft. Eles testam no Internet Explorer e vêem que dá tudo certo.

Aí chega um cara que usa um navegador diferente e reclama pra eles que a página não aparece corretamente.

Como eles não estão interessados em aprender coisas "novas", eles partem para a solução mais simples, que é restringir os navegadores que os usuários podem usar para ver o site.
Comentário de Patola
Duas mentiras: Nem todas as aplicações funcionam nesta versão.

Mentira 1.

Outro fator relevante é que o volume de estações Linux com Notes tem diminuído rapidamente devido a migração das bases notes para ambientes web.

Mentira 2.
--
Dicionário rápido para o br-linux:
  • É exceção e não excessão.
  • É licença e não licensa.
  • É discussão e não discursão.
  • É opinar e não opnar.

Comentário de Xisberto
É muito bom apenas reclamar e acusar: É fácil acusar de descompromisso. Principalmente uma empresa pública que apóia o SL (veja organização do FISL, por exemplo) e compará-la com uma empresa privada qualquer que só se interessa no lucro.

É bom conhecer antes de acusar, sabia?

---
?u vi ?atas liberan softvaron? Do uzu liberan lingvon!!! Aprenda esperanto!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004