Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

CDTC oferece curso gratuito de acessibilidade para webdesigners


“O Centro de Difusão de Tecnologia e Conhecimento (CDTC) iniciará um curso gratuito para Web Designers que trabalham em empresas públicas no dia 30 de outubro. O objetivo é pavimentar o caminho para o cumprimento da legislação que determina a acessibilidade nos sites governamentais e fornecer um conjunto de diretrizes para manter uma página agradável e funcional para uma ampla variedade de usuários.

O plano de ensino abrange ao longo de duas semanas uma extensa gama de conhecimentos técnicos e teóricos para projetar, montar, testar e avaliar uma página web através do critério da acessibilidade, adequando-a às leis, diretrizes internacionais e necessidades dos internautas.

O CDTC é um projeto capitaneado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação que oferece cursos gratuitos sobre software livre para funcionários públicos da área de TI. O serviço, que busca capacitar e atualizar o plantel das empresas governamentais às exigências do mundo informatizado e do software livre, conta com 8970 usuários cadastrados e 914 vagas ocupadas em diversos cursos.

Para realizar o curso de acessibilidade para webdesigners, basta possuir um email institucional do governo (com extensao .gov.br), apontar o browser para o endereço http://cursos.cdtc.org.br, entrar com os dados de cadastramento e aguardar o inicio das aulas no dia 30/10. Qualquer dúvida pode ser sanada através do email gestor@cdtc.org.br”


Enviado por Luiz Damasceno Jr (lcdjuniorΘgmail·com) - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Uélinton Uébi de Menezes
Para poucos: Por que a exigência de extensão .gov.br? Acho que dar a Web designers mais consciência da questão da usabilidade é um serviço de utilidade pública. Acho que deveria ser aberto a todo e qualquer Web designer interessado.
Comentário de CWagner
"O CDTC é um projeto: "O CDTC é um projeto capitaneado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação que oferece cursos gratuitos sobre software livre para funcionários públicos da área de TI. O serviço, que busca capacitar e atualizar o plantel das empresas governamentais às exigências do mundo informatizado e do software livre, conta com 8970 usuários cadastrados e 914 vagas ocupadas em diversos cursos."

Acho que essa parte da notícia deixa claro o porquê. Agora, se você não concorda com isso pode ignorar e procurar outra fonte de formação ou então tentar reclamar junto ao site do cdtc. Aqui, dificilmente encontrará outra resposta para seus questionamentos a respeito das decisões estratégicas de políticas governamentais.

Saúde e Paz a todos.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

Assista e divulgue: documentário sobre os poderes da Rede Globo, produzido pela Channel 4, de Londres (Obrigado,jm)
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/08/260618.shtml
Comentário de Djalma Valois
CDTC: Ola companheiros;

Apenas para esclarecer.

Existem dois sites que o projeto CDTC trabalha. o http://cursos.cdtc.org.br que e voltado apenas para funcionarios publicos e o http://comunidade.cdtc.org.br, que serve ao publico em geral.

Inicialmente todos os cursos são produzidos no site para qualificar o governo, permitindo o acesso dos funcionarios ao software livre (o que determina um aumento no mercado das empresas que utilizam SL no nosso pais).

Como os recursos para este projeto não são tão grandes, precisamos organizar nossos trabalhos dependendo das demandas, neste sentido, o curso para web-designer inicia no site do governo no dia 30/10 (pois tem data para cumprimento da lei). Dentro de algumas semanas o curso ira para o site da comunidade, permitindo o acesso do conteudo do curso para todos os cidadãos interessados.

Forte abraço...

PS: A venda de computadores populares, chamado pelo governo de PC Para Todos colocou no mercado brasileiro mais de 265.000 micros com o sistema operacional GNU/Linux. Com certeza esta iniciativa se tornou na maior inserção brasileira de SL no mercado, o que acarreta numa oportunidade impar para atividade economica, principalmente dentre aqueles que trabalham profissionalmente com os sistemas operacionais livres.
Comentário de Manoel Pinho
eb.br, mil.br: Djalma,

E funcionários públicos do Ministério da Defesa, com emails de domínios mil.br ou eb.br ? Já tentei usar o CDTC e são rejeitados...

------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de Djalma Valois
eb.br, mil.br: Os emails mil.br sao autorizados...

caso voce tenha alguma dificuldade por favor comunique-se por email com gestor@cdtc.org.br para resolver o problema..
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004