Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

CC, Gnu, Microsoft Office e Gilberto Gil

A Slashdot e a CNET News estão divulgando que o Creative Commons (CC), projeto de licenças flexíveis de direitos autorais que visam deixar claro que o conteúdo pode ser copiado desde que o autor seja citado, entre outras opções, acaba de lançar junto com a Microsoft um plugin para o Office XP e Office 2003.

Segundo a CNET, o primeiro documento criado com o auxílio desse plugin será o discurso de Gilberto Gil para o iSummit. De fato, lá está ele no site do CC. Lawrence Lessig, o idealizador do projeto CC, é um ciberjurista respeitado e influente, e é também um dos conselheiros da Free Software Foundation, presidida por Richard Stallman. A primeira tradução 'semi-oficial' da GNU-GPL versão 2 foi elaborada pelo CC brasileiro. Mas Stallman já declarou que 'algumas licenças CC são inaceitáveis', e pelo visto agora terá mais alguns motivos para críticar essa iniciativa.
” A nota foi enviada por Omar Kaminski (), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Na minha opinião, se as pessoas querem ou precisam usar Microsoft Office, melhor que o façam gerando documentos com licenças livres, como é o caso de algumas das licenças CC.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de yamane
Plugin para o OpenOffice.Org também: Mandei um e-mail para a Creative Commons sobre o porquê do lançamento desse plugin para o MS Office e não para o OpenOffice.Org e quem me respondeu foi a Mia Garlick, garantindo que a Creative Commons conversou tanto com a Microsoft quanto com a Sun, mas a Microsoft se adiantou e lançou o plugin primeiramente, pois esse desenvolvimento não depende somente da Creative Commons.
Resta agora aguardar o lançamento desse plugin para o OOo também.
Um abraço,
Renato
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004