“
A Slashdot e a CNET News estão divulgando que o Creative Commons (CC), projeto de licenças flexíveis de direitos autorais que visam deixar claro que o conteúdo pode ser copiado desde que o autor seja citado, entre outras opções, acaba de lançar junto com a Microsoft um plugin para o Office XP e Office 2003.
Segundo a CNET, o primeiro documento criado com o auxílio desse plugin será o discurso de Gilberto Gil para o iSummit. De fato, lá está ele no site do CC. Lawrence Lessig, o idealizador do projeto CC, é um ciberjurista respeitado e influente, e é também um dos conselheiros da Free Software Foundation, presidida por Richard Stallman. A primeira tradução 'semi-oficial' da GNU-GPL versão 2 foi elaborada pelo CC brasileiro. Mas Stallman já declarou que 'algumas licenças CC são inaceitáveis', e pelo visto agora terá mais alguns motivos para críticar essa iniciativa.” A nota foi enviada por Omar Kaminski (), que acrescentou este
link da fonte para maiores detalhes.
Na minha opinião, se as pessoas querem ou precisam usar Microsoft Office, melhor que o façam gerando documentos com licenças livres, como é o caso de algumas das licenças CC.
Resta agora aguardar o lançamento desse plugin para o OOo também.
Um abraço,
Renato