Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Catedrais e Bazares: Carta Capital investiga por que o modelo da Wikipédia funciona


“Vi no ótimo NotíciasLinux um artigo sobre a Wikipédia publicado na revista Carta Capital. O artigo vai bem além do feijão com arroz tradicional, usando a metáfora da catedral e do bazar, popularizada por Eric Raymond, para explicar por que a Wikipédia e outros projetos colaborativos funcionam.

Trecho: "A expansão da Wikipedia e seu modelo constituem mais uma oportunidade de reflexão sobre a maneira como trabalhamos. Grandes organizações são invariavelmente grandes burocracias, com estruturas hierárquicas, definições rígidas de papéis e de limites de autoridade. Trinta anos de reformas flexibilizaram e deram alguma agilidade a esses mastodontes, porém não os transformaram de forma substantiva. Os bazares, como a Wikipedia, não removem os fundamentos das catedrais: continuam a existir as hierarquias, as definições de papéis e os limites de autoridade. No entanto, flexibilizam-nos ao limite, adicionando considerável fluidez. À primeira vista, pode parecer utopia, porém muitas organizações já vêm experimentando sistemas similares. O sucesso da Wikipedia induz a pensar que sistemas amplos de construção coletiva não são apenas possíveis, como também podem ser, em certas situações, superiores a sistemas fechados, controlados por supostos experts ou iluminados."”


Enviado por André Cruz - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de popolony2k
Wikipedia: Um ótimo local de consultas, desde que você tenha um breve conhecimento sobre o assunto pesquisado, portanto não vá acreditando em tudo o que está lá.

O modelo wikipedia preza sempre pelo conteúdo enxuto, sendo algumas páginas "moderadas negativamente", informando que o conteúdo do mesmo precisa ser reavaliado por algum motivo, seja correçao gramatical, de escrita, enfim, a própria enciclopédia sugere ao usuário, inclusive requisitando sua ajuda para faze-lo. Segue um exemplo, http://en.wikipedia.org/wiki/IBM

Outras vezes um artigo informa que se trata de informação que pode ter seu conteúdo modificado no decorrer do tempo, como por exemplo http://en.wikipedia.org/wiki/2006

Além de ser uma Enciclopédia fortemente construída e baseada em padrões abertos e que procura respeitar direitos autorais.

Um exemplo de uso de padrões abertos são seus ícones sempre em formato PNG, bem como imagens complexas construídas em SVG

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/59/Current_event_marker.svg

Entre diversas características que só podem estar presentes em conteúdo eletrônico.


Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Politics is showbiz for ugly people !
Comentário de cateng0
link quebrado: O link da notícia acima está quebrado. :-(
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004