Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Carlos Morimoto anuncia o Kurumin Light - para mini-CDs e pen drives


“O Kurumin Light é uma versão reduzida do Kurumin, com apenas 181 MB, que cabe num mini-cd e é otimizado para oferecer um boot mais rápido e um baixo consumo de memória. Ele é indicado para quem procura um sistema minimalista, para gravar em mini-cd, ou no seu pendrive, ou procura uma distribuição otimizada para micros com poucos recursos. Dentro do que se propõe, o Kurumin Light é a distribuição mais rápida e otimizada que você vai encontrar.



Apesar do tamanho reduzido, o Kurumin Light conserva o KDE, os ícones mágicos e scripts, uma volta aos velhos tempos. Estão incluído também o Firefox, Kaffeine e uma pequena lista de aplicativos. A partir daí, você personaliza o sistema a seu gosto, usando o apt-get e os ícones mágicos.

Em relação ao Kurumin 'regular', o Light não inclui o suporte a impressão, suporte a scanners, módulos de aceleração 3D para as placas de vídeo, suporte a java, OpenOffice e a maior parte dos outros aplicativos. Naturalmente, tudo pode ser instalado manualmente via apt-get, mas se você precisa destes recursos, é muito mais simples utilizar a versão regular do Kurumin, que já vem com tudo instalado.

Por incluir menos bibliotecas de programas, o tempo de boot e desempenho geral do sistema é melhor e a instalação no HD mais rápida. Ao ser instalado ele ocupa apenas 500 MB, tornando-se uma versão ideal para quem prefere começar com um sistema minimalista e ir instalando os programas que usa posteriormente. Toda a estrutura básica do sistema foi mantida, incluindo as ferramentas de configuração, drivers e o Clica-aki.

Graças ao uso do UnionFS, você pode instalar aplicativos adicionais usando o apt-get, ou através dos ícones mágicos, mesmo com o sistema rodando do CD (desde que seu micro possua memória suficiente disponível).”


Enviado por Carlos E. Morimoto (morimotoΘguiadohardware·net) - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de ano@nimo.com.br
Como é que dá para alguem: Como é que dá para alguem testar beta releases que tem de 500 ou mais megas.

181 mega é o tamanho ideal para disponibilizar um release. Não pesa tanto na hora de baixar. Deveria ser o padrão entre as distros: o CORE da distro. A maior parte do esforço deveria ser concentrado no CORE para deixa-lo "sem bug" e funcional. Depois viria o resto.

Vou poder testar o Kurumin de novo depois de 3 anos.
Comentário de Grobsch
A Favor: Sou a favor de minis distros, acho que para livecd elas deveriam ser a esmagadora maioria, por isso mantenho o GoblinX Mini (149MB) e além disso, a versão normal tem 315MB. As mini distros são fundamentais para trazer novos usuários, estes podem baixar rapidamente, testá-las e depois ao instalar procurar por mais programas.
Quanto ao UnionFS, que utilizo faz tempo, eu e o Tomas do Slax estamos pensando em mudar para o AuFs, que é uma versão simplificada e muito mais estável do UnionFS. Deixo a dica para o Morimoto dar uma olhada no AuFS...
Para os que querem desenvolver um mini livecd, existe a possibilidade de usar o SquashFS com suporte LZMA, ele torna a descompressão mais lenta, mas aumenta a compressão em quase 20%.
GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de CWagner
"Como é que dá para alguem: "Como é que dá para alguem testar beta releases que tem de 500 ou mais megas."

Testando... Em primeiro lugar ninguém é obrigado a testar distro alguma. Quem testa versão beta ou alfa são os entusiastas e as pessoas que pensam em ajudar no desenvolvimento, mesmo que seja apenas relatando problemas, apontando defeitos ou simplesmente indicando melhorias.

Se houvesse tamanho mínimo para versões beta, o Debian não teria mais de 10 CDs para baixar da versão testing, Mandriva e Fedora não disponibilizariam isos de DVDs para baixar, e por aí vai.

Muitas distros mantêm milhares de aplicativos servidores e estes devem ser testados exaustivamente, e às vezes até em conjunto, veja o conjunto LAMP, por exemplo. O que fariam as distros? Teriam que manter várias "versões" beta para cada uma das finalidades e aplicações? Acho que não. Elas lançam todos os aplicativos e quem quiser que teste, se não quiser, você terá que esperar o release da versão final.

Saúde e Paz.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

Assista e divulge: documentário sobre os poderes da Rede Globo, produzido pela Channel 4, de Londres (Obrigado,jm)
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/08/260618.shtml
Comentário de popolony2k
Concordo apenas pelo fato....: ...de que uma mini-distro (para mini-cds e Pen drives) deveria caber em um mini-cd ou pen -drive de 128 ou 256 MB no minimo.

Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de nemesis
myLiveCD: meu LiveCD favorito teria que vir com:

* kernel 2.6
* bash, sed, grep, awk e companhia
* make, config e gcc
* vim
* Xorg
* XFCE
* firefox
* gimp
* inkscape
* xmms
* postgresql
* python + pyGTK + pyPgsql

Razoavelmente enxuto, não? mas não sei se caberia em 256MB...

Por mim, usaria uma WM mais leve como FVWM, Windowmaker ou Fluxbox, mas já que vou usar GTK+ mesmo...

Uma opção razoável seria trocar o Xorg e companhia por apache para a produção de interfaces web e visualizar tudo com o elinks. Teria que trocar o Gimp pelo imagemagik... :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de André Ataíde
Testando Linux: Legal a iniciativa do Morimoto porque a grande maioria dos usuários e até "entusiastas" como o colega citou anteriormente ainda usam a boa e velha "banda podre" (dial-up).

Só observo que uma das grandes dificuldades do Linux em "adquirir" novos usuários é a falta de paciência, a má educação e até mesmo a ignorância e o despreparo de alguns colegas que já conhecem, com quem quer aprender!!!

Não estou generalizando, mas parece que, para alguns, quanto maior o conhecimento menor a vontade de ensinar...
Comentário de anakinpendragon
talvez seja possivel...: olha, não sei o tamanho exato que daria essa distribuição, mas dá pra fazer um remastar do slax Pop corn pra chegar bem perto do que você quer, nele com 115 MB tem: XFce desktop, Mozilla Firefox, beep-XMMS, Gaim, AbiWord, você pode baixar os outros modulos separados do slax e adicionar dentro da pasta modules, é muito facil remasterizar o slax, é so colocar os modulos na pasta modules que no boot ele os carrega. Eu mesmo montei com base no slax em um pendrive de 256 MB com o slax pop corn, gimp, java, zsnes com 8 roms, gens com 5 , plarpebu (programa de videoke em java) com 50 musicas, ainda sobrou espaço para uma palestra que tenho com um video de 10MB.
Comentário de Grobsch
GCC e afins comem espaço...: O maior problema deste teu livecd em consumo de espaço a meu ver estão nos itens necessários para compilar programas, as linguagens tomam bastante espaço. O módulo do GoblinX que traz (autoconf-2.59, automake, binutils, bison, distcc, flex, gcc, gcc-g++, gettext-tools, go-includes, indent, kde, kernel-headers, kernel-src, libtool, m4, make, oprofile, perl, php, python, rpm, slang, wxPython e x11-devel) tem quase 80MB.
GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de curioso
Debian Live-CD: Talvez esse te ajude a montar o que vc quer

http://www.dicas-l.com.br/dicas-l/20060924.php

ou aqui

http://www.telefonica.net/web2/jriat/
Comentário de popolony2k
Slax é um exemplo....: ...onde existem várias versões de Mini-Distros, específicas para cada gosto, desde a Standard que vem com um KDE e algumas aplicações básicas até a versão Kill Bill que é capaz de executar softwares windows.....tudo isso em um CD de 196 Mb.

http://www.slax.org

http://www.slax.org/download.php


Ah. o Slax, como o nome sugere, é baseado no Slackware.

Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de nemesis
hmm: Eu dispensaria os auto*, gcc-g++, gettext, kde, kernel-headers, kernel-src e deixaria apenas uma de script, possivelmente python. Botar tudo, com todos os headers, realmente sobrecarrega. Por outro lado, dispenso pacotes Office -- à exceção talvez do hiperleve Gnumeric -- e preciso de um banco-de-dados.

A maioria dos LiveCDs são feitos como demos para usuário final. Eu gostaria de ver um para desenvolvedores. :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004