Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Caravana da Tecnologia 2007 passa quarta-feira em Fortaleza


“Passa quarta-feira por Fortaleza a Caravana da Tecnologia 2007. Haverá palestras de Opensolaris, NetBeans e Java. Será um ótimo momento para conhecer mais sobre esses e outros projetos livres. Serão dois mini-cursos abordando Netbeans e OpenSolaris e uma mesa redonda sobre Java.

O evento contará com a presença de Tim Boudreau, desenvolvedor do NetBeans. Haverá também um installfest de Opensolaris e distribuição de brindes.

No Brasil o evento ainda passa por Salvador, Natal e Porto Alegre.”


Enviado por Silveira Neto (silveiranetoΘgmail·com) - referência (cejug.org).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Koolosh
tecnológica?: Caravana Tecnológica 2007 não deveria ser o nome correto,

O correto deveria ser Caravana Sun 2007, pois só tem produtos da Sun, e que eu saiba até agora o Java não é livre, estão prometendo, ja falaram, ja isso e ja aquilo, mas nada de fontes liberados.
Comentário de silveira
Alguns esclarecimentos para: Alguns esclarecimentos para o Koolosh e para quem mais interessar:
1) As vezes o evento foi chamado de Caravana da Sun, as vezes chamado de caravana de tecnologia mas ele também faz parte do NetBeans Road Trip e do Sun University World Tour. Ontem de madrugado os meninos voaram para Salvador e ainda vão passar por outras cidades do Brasil, Argentina, Chile e talvez Venezuela e México. É bom ficar atento para saber se a caravana passa na sua cidade.
2) Sim, são só produtos da SUN justamente porque foram vários profissionais da SUN (tanto do Brasil quanto dos EUA) que foram dar as palestras. Qual o problema de uma empresa que liberou o fonte de seus principais produtos sair em caravana para agregar usuários e desenvolvedores?
3) Java é livre sim, o que a SUN tinha de código-fonte desenvolvida por ela já está liberada. O que tem sido feito com a Red Hat e com o projeto ClassPath é a reimplementação da parte do código do Java que foi comprado de outras empresas pela SUN e que não podem ser abertos. Como essas outras empresas não permitem que abra seu código, se faz o que sempre se fez no movimento do Software Livre, se reimplementa o código. Além do mais isso representa só 4% do Java e é só uma questão de tempo. Então, não há só promessas, há código-fonte aberto e livre e GPL sim! =D \o/
4) O evento foi fantástico e um tremendo sucesso, ainda hoje eu escrevo um relato recheado de fotos e com um apanhado das palestras que rolaram.

--
Silveira Neto
silveiraneto.net
eupodiatamatando.com
Comentário de silveira
Valeu: Meu obrigado ao Agusto Campos por ter ajudado na divulgação do evento e a todos que também ajudaram e participaram do evento, que foi muito legal mesmo.
Eu coloquei algumas fotos no meu blog:
http://silveiraneto.net/2007/11/02/relato-e-fotos-da-caravana/
e no fim do post há um link para o restante das fotos. Também há material no site do CEJUG:
http://cejug.org/display/cejug/Caravana+Sun+2007

--
Silveira Neto
silveiraneto.net
eupodiatamatando.com
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004