A notícia vem do Zumo, e trata de um bem-vindo texto explicativo em português do lado de fora da embalagem dos CDs gratuitos do Ubuntu enviados pelo correio, para tentar prevenir a
cobrança indevida de taxas sobre os CDs gratuitos do Ubuntu pela Receita.
Trecho: "O problema é que os fiscais de nossa alfândega, zelosos demais, começaram a cobrar impostos de algumas destas remessas. Aparentemente eles não acreditam que uma empresa possa distribuir CDs de graça, e a aparência profissional da embalagem cheira a presunção de comercialização, ou seja, eles acham que o CD está sendo importado para revenda, com um valor declarado menor que o valor real para driblar os impostos. Pior é que não podemos culpá-los, pois isso é bastante comum."
"Hoje chegaram meus CDs do Ubuntu 7.10, e notei na embalagem que a Canonical tomou medidas para evitar a taxação. Um adesivo, colado no lado de fora do envelope e escrito em bom português, explica quem é a Canonical, o que é o Ubuntu (e seus irmãos Kubuntu e Edubuntu) e que os softwares são gratuitos e os CDs não tem valor comercial, além de fornecer telefones de contato para que os fiscais possam dirimir eventuais dúvidas. Ponto para a Canonical, mas será que o povo da receita vai ler o bilhete?"
Saiba mais (zumo.com.br).
Agora, isso deve ir do humor do pessoal da receita...
Complicado, imagino o que deve ter de CD preso que pessoal não foi atrás de retirar por causa da taxa.
E Viva o Brasil. (sic)