Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Caixa planeja migração de terminais de atendimento de Windows NT para Linux


“A Caixa Econômica Federal (CEF) estuda iniciar ainda neste ano a migração dos terminais de auto-atendimento da plataforma Windows NT para sistemas operacionais de código aberto.

O projeto deve começar pelas salas de auto-atendimento, presentes em todas as 2,5 mil agências da CEF espalhadas pelo Brasil, a partir de dezembro. A previsão é que sejam economizadas 16 mil licenças Microsoft, já que cada sala presente nas agências possui diversos terminais.

A CEF pretende também seguir a estratégia para os seus outros canais. No próximo ano estão previstas também as migrações de correspondentes bancários e os postos de atendimento eletrônico.

Hoje, somente as cerca de 9 mil casas lotéricas da Caixa têm seus sistemas em Linux - integrando serviços bancários e jogos no mesmo terminal. O projeto foi concluído em agosto do ano passado. Em 2006, a estratégia de software livre trouxe economias de 60 milhões de reais em licenças.”


Enviado por Igor Oliveira (ijgoliveiraΘgmail·com) - referência (computerworld.uol.com.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de ricardomoc
Massa!: Perdoem-me o jargão um tanto quanto antigo, mas é o que me ocorreu no momento. Só quem sofre com o Windows NT no ambiente de trabalho sabe do que estou falando. Até que enfim teremos um pouco de paz.

--
-------------
Nossa Senhora Rosa Mística
Rogai por nós.

Comentário de manoel_lobo
Pequena correção na frase: Pequena correção na frase de Darth Sidious.

"Once more, the Unix will rule the galaxy, and we shall have peace."
Comentário de timm
Mas nem é tão ruim?: Trabalho atualmente na TM Solutions, prestando serviço pra CEF como técnico em informática de campo. Nas agências, todas as estações de trabalhos e terminais são Windows NT, já na sede administrativa varia muito. A maioria são Windows 2000 (que é muito bom) e o resto Windows XP.

E apesar de tudo, os principais problemas que temos são sempre relacionados à hardware. Os HDs não são muito bons, então sempre existe a baixa de imagem para solucionar qualquer problema.

O domínio no AD é muito bem feito (o que dá problema são outros sistemas paralelos), mas lá é dos raros locais em que eu vejo um ambiente corporativo @ Microsoft que simplesmente, funciona.

Se houvesse uma migração pra Linux também seria bem interessante, mas a questão principal seria mesmo a economia, pois a qualidade do software lá, até eu, tenho que tirar o chapéu!



----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de Copernico Vespucio
Rede + rápida: Faço esse comentário para pedir que vc. faça uma comparação do novo parque em um quesito que normalmente não é notado (por falta de termos de comparação): a rede.

Quando tive a oportunidade de prestar serviços em um centro de treinamento, que por propósito acadêmico tinha um parque misto, eu e meus colegas percebemos um fato interessante ao comparar a rede Windows com autenticação controlada pelo AD e a rede Linux, com o LDAP realizando o mesmo trabalho.

A rede windows parecia bem mais lenta!

A conclusão a que chegamos após alguma análise foi de que os protocolos de rede windows trocam mais pacotes entre os nós do que o NFS e outros que eram usados na rede em Linux. Com o tráfego reduzido, a rede se mostrava mais veloz...

Se vc. também notar algo nesse sentido (ou em sentido contrário), podemos traçar um bom debate aqui e gerar algum conhecimento.

Fica a proposta.

[]s
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004