“A Caixa Econômica Federal está adotando o cadastro de computadores para acessar o seu internet banking. Trata-se de um cadastro adicional feito junto à instituição onde é identificado a máquina através de informações do seu hardware. Isso é feito, claro, com o consentimento do cliente. Alguns podem ser contra, mas segundo a empresa tem por objetivo a segurança ao acesso das suas informações pela internet.
Isso gera alguns inconvenientes, como o que aconteceu comigo. Em minha casa tenho dois desktops, um deles com dual boot e o outro (o que utilizo com mais frequência) só com Linux instalado. A minha esposa ao acessar o internet banking utilizando-se do Windows, consentiu com o cadastramento. Porém, ela afirma que não se lembra de tê-lo feito. Ao tentar se utilizar da outra máquina, onde só tem linux instalado, obviamente que não conseguiu acessar a sua conta no banco. Ligou para o 0800 mencionado no site para solicitar o descadastramento, e depois de se identificar, foi solicitada pelo atendente a informar o sistema operacional que estava utilizando na outra máquina.
Aí,surpresa! O linux não tem suporte no tal cadastramento. Aliás, pelo fato de não ter o tal cadastramento, o atendente insistiu que o Internet Explorer no Windows é mais seguro. Eu sei que minha esposa teve que insistir muito para remover o tal cadastramento e ter novamente a liberdade de acessar o site do internet banking da Caixa através da máquina com o tal sistema inseguro...”
Aiaiai onde esse mundo vai parar?
InFog
Just Be Free