Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Laptop de 100 dólares: Brasil fora?

"Segundo a newsletter TI&Governo, o coordenador do Núcleo de Assuntos Estratégicos (NAE) da Presidência da República, Luiz Gushiken, descartou, durante apresentação recente no Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), investimentos federais em informática na educação através da solução proposta pela fundação OLPC, criada por Nicholas Negroponte para promover o laptop de cem dólares. Considerando que estamos no Brasil, não chega a ser uma notícia; Negroponte esteve no país, falou com muita gente do governo, disseram-lhe que sim, o Brasil estava no projeto… ao ponto da OLPC ter posto o Brasil no mapa dos países onde vai rolar o laptop, que só pode ser comprado [até agora] por governos. Até ainda agora, ainda estávamos lá. mas, bem… aqui, afinal, é o Brasil.

segundo o estudo do NAE, o governo federal deve investir em laboratórios de informática clássicos, e torná-los parte da vida de todos os estudantes de ensino médio do país, pelo menos, projeto para o qual aparentemente existem recursos da ordem de R$100 milhões este ano… e que poderia começar a andar ainda neste semestre."”
A nota foi enviada por Alan Kelon Oliveira de Moraes (alanΘkelon·org), que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Cadu
Que bom.: Espero que invistam esse dinheiro em algo mais necessário.
Comentário de spook
Que bom?: Que bom na sua humilde opinião
Comentário de Nadal
Sinceramente? Talvez seja: Sinceramente? Talvez seja mais negócio mesmo montar e manter centro com desktops, SE não houver restrições estúpidas ao uso desses computadores E se forem instaladas máquinas suficientes.

Ainda não parei pra ponderar seriamente ambas as alternativas.
Comentário de yamane
Acho que foi uma boa economia: Como muitos já disseram, esse tal "laptop" está mais para brinquedo do que para algo realmente útil e antes de comentarem lembrem-se que nem os professores de escolas PÚBLICAS sabem usar um computador, muito menor um negócio verde com um sistema operacional que não é a "Janela".
Um abraço,
Renato
Comentário de ..;.
Boa notícia. ;): Boa notícia. ;)
Comentário de bebeto_maya
Atualize-se!: __É um contrasenso. O laptop não é um brinquedo, ele permite ler e-books e acessar a internet, não é um video-game...Pouca gente tem conhecimento sobre o projeto e acaba abrindo a boca para falar besteira, visto que o Laptop será FÁCIL de usar e até de se dá manutenção e consome algo em torno de 2 W...Portanto, muito pouco.

__Atualizar a mente é preciso:
http://www.guiadohardware.net/artigos/344/

________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de puelocesar
É vergonhosa a atitude de: É vergonhosa a atitude de muitos aqui com relação à inclusão digital. Todo mundo sabe que estes laboratórios convencionais são superfaturados e totalmente ineficientes.

A minha escola tinha um. Foi na época quem lançaram o Pentium III. Os computadores que compraram eram Pentium II 400 com 32mb de ram, que custaram mais caro que os tops de linha e eram piores que o meu pentiumII mmx 266.

E no final das contas não serviram para nada, pois não deixavam as crianças usarem, só o pessoal do ensino médio, que por sua vez não estava nem aí para aprender a usar computadores.

Com os laptops finalmente as crianças teriam acesso à tecnologia, não dependeriam mais dos meios tradicionais de comunicação se quisessem, e se houvesse algum incentivo neste sentido teríamos milhares de potenciais programadores mirins.

Mas é claro, cada um aqui só pensa no seu lado. Que se fodam as criancinhas pobres não é?

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de barbieri
Concordo, pesquisem antes de falar abobrinha!: Pessoal,

Antes de sairem falando abobrinha sobre o laptop do projeto OLPC, entendam o que é o projeto.

O projeto é uma iniciativa para a produção de um laptop de baixo custo, baixo consumo, altamente durável/resistente, focado em crianças entre 4-10 anos, que tem como objetivo auxiliar nos estudos e na inclusão digital do aluno e sua família. A RedHat está trabalhando em uma adaptação da interface gráfica para que pessoas iliteradas possam utilizar o computador, assim as crianças que ainda não aprenderam a ler, bem como seus pais, possivelmente analfabetos, possam utilizar o computador, acessar a internet e outros.

O computador vai ter esse preço baixo pois vai ser fabricado em larga escala. Para evitar furtos, terão cores chamativas e nenhum derivado comercial poderá utilizar a mesma aparência, logo quando vir um computador destes na rua, saberá que deveria estar com uma criança.

Agora aos efeitos colaterais do projeto:

  • Divulgação do Software Livre: o projeto rodará gnu/linux.

  • Melhorias para aplicativos: redução no consumo de memória e otimizações nos caminhos críticos estão sendo feitas para que os programas caibam em aparelhos com pouca memória, como este ou mesmo os handhelds com Linux, isso influencia quem tem PC com pouca RAM.

  • Melhorias para o kernel: Melhorias nas situações de falta de memória (no oom-killer), sistema de arquivos em memória Flash, melhoria no sistema de suspend/resume.



Isso são algumas melhorias, as quais não teremos se o governo comprar computadores convencionais, ou Pentium 4 (lobby Intel) com 1Gb de RAM e Windows XP (lobby Microsoft). Além de gastar mais dinheiro e não ter a mesma abrangência que o projeto citado.

Além disso, como você mantém um laboratório de Pentium4 que consomem quase 400W no total, no meio da floresta, com geradores? Acho que um laptop que consome em torno de 5W e é recarregável a energia cinética é melhor neste caso.
Comentário de nemesis
alguém ainda tem a ilusão: alguém ainda tem a ilusão de que o Brasil é um país sério? eu pensei que o carnaval e as bundas já deixassem isso bem claro...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de ricardof
Crianças de 4 a 10 anos e: Crianças de 4 a 10 anos e seu pais "possivelmente analfabetos" lendo seus ebooks no laptop? Esse tal laptop deve ser um educador e tanto. Não condeno quem acha que isso tem grande chance de dar errado.

ps: "(...) teríamos milhares de potenciais programadores mirins." foi uma pérola.
Comentário de sergiotucano
Como sempre...: Primeiro foi o programa Fx , programa que modernizaria a força aérea brasileira e o concorrente que ganhava era um caça russo SU35 ai veio o governo vetou o programa e vai comprar caças Franceses que nem estavam na licitação.

Claro , uma coisa não tem muito haver com a outra se não fosse o fato de que sempre que o Brasil entra em alguma coisa séria e que tem potêncial para dar certo o governo intervem de maneira totalmente "sem noção".

Escrevi em : http://sergiotucano.blogspot.com o seguinte:

" Se ele,laptop de US$100.00 for empregado com sabedoria nas escolas públicas este laptop poder ser usado como agente motivador para estudo. Imagine que legal ser mostrado animações de Geografia ou quem sabe uma fórmula de Física sendo demosntrada para os alunos.
Claro isso exige um pouco mais de conhecimento por parte dos professores para que eles possam auxiliar os alunos e oque vemos hoje nos colégios públicos e estuais são professores que na sua grande maioria mal sabem usar um computador.
A tecnologia esta ai e se for usada de forma correta pode revolucionar o ensino."

Existe o problema dos professores darem 12 aulas por dia, professores sem qualificação para operar um PC, alunos que mal sabem escrever etc, lógico, mas o laptop não deixa de ser um ensentivo e tanto, para quem tem contato com pessoas que participam de telecentro e de programas como o meta-reciclagem sabe o diferencial que um boa idéia e um computador, preferencialmente rodando sistemas livre, podem fazer na cabeça de uma criança, pode, por incrível que pareça, tira-lo das ruas e todas as drogas que cercam esta criança.

Como eu me extendi demais vou escrever sobre isso no blog.

FALOW !




Comentário de kiss the blade
Até que enfim o governo deu: Até que enfim o governo deu uma dentro.
Comentário de João Avelino
Um chance ao menos...: Em um pais onde os políticos se mantém no poder graças a um eleitorado de imensa maioria ignorante (analfabetos, semi-analfabetos e alfabatizados que não lêem), seria de admirar que o governo inevstisse de verdade em um projeto educacional que tivesse apoio internacional (traduza-se: gente de fora incentivando e ajudando a dar certo).
Já laboratórios de informática são bem visíveis, tornam-se uma ótima ferramenta de marketing eleitoral.
Em relação ao Laptop, realmente não tenho muita esperança que se fosse usado se tornaria o que prometem.
Mas, olhando pela pior situação possível: pelo menos daria uma chance a crianças carentes de ter um acesso (pequeno, e desatualizado, é verdade) a tecnologia.
Pelo menos, teriam uma chance de aprender por conta própria.
Que de cada 10000 crianças que recebem 1000 aproveitassem, já seria um ganho gigantesco. Pois esses, no futuro seriam a alavanca para o crescimento dos outros 9000.
Comentário de ThiagoArbex
As crianças perdem,: As crianças perdem, lógico.
Eu também! Já tava até contando com meu laptop de 100 dólares na Uruguaiana (mega camelódromo aqui do Rio de Janeiro).
Mas por mais que desse errado, também acho que as crianças vão perder muito. Quem pensa diferente esquece que a maioria aqui provavelmente aprendeu a usar computador como eu aprendi: uma apostila do lado e um pc na mão, com 13 anos de idade movido pela pura curiosidade.
Comentário de edivan
Laptop + aluno = inclusão digitalDeskop + escola = mais do mesm: Os laptops tem a vantagem que o computador será do aluno não da escola, assim o aluno terá mais tempo para aprender a informatica e a computação torna-se util para toda familia. E quem vai querer roubar algo que o governo da de graça?

Ps. Me baseio que os laptops seriam dados aos alunos não as escolas. Qual é o certo?
Comentário de The Darkness
Será uma grande perda. Temos que evitar isso.: Se nós deixarmos será mais uma grande perda para o Brasil.
E talvez com consequências irreparáveis no futuro.

Aqueles que reclamam do projeto OLPC não devem entender muito de ensino. Esse aparelho seria uma revolução sem precedentes na história da educação moderna. Não será fácil se adaptar a ele, mas no mundo de hoje quem não se adapta está fora.

Hoje vemos a época do DVD indo embora e ainda existem pessoas que nem sabem operar video-K7. O que será dessas pessoas daqui a algum tempo ???

O que nós queremos para os nossos filhos ???
Que eles tenham contato com a mais moderna ferramenta de educação disponível no mundo, ou que eles continuem com ferramentas obsoletas somente porque nós não nos adaptamos as novas ???

Aos que criticom ao OLPC peço reflexão.
E aos que são a favor peço ação. Vamos tentar evitar mais essa perda para o nosso povo.

E para muitos que escreveram aqui:
"O governo é o povo, somos nós quem escolhemos, se eles são falhos a culpa é nossa. Temos que mudar o povo primeiro para que o governo mude."
E para os que acham que isso é impossivel, pesquisem a fábula do "beija-flor e do leão".

[ The Darkness ]
[ Jorge Bastos ]
Usuário Linux 407232
É Usuário de Linux? Apareça !!!
Comentário de Pedro Spoladore
100 milhões de reais em: 100 milhões de reais em investimento?
Dava para comprar mais de 400.000 computadores de 100 dólares. A criançada iria adorar! =(
Comentário de Luser
Lobby forte...: Existe uma pressão ($) muito forte pela adoção da porcaria do Windows.

Querem apostar como os labs vão acabar rodando como uma versão brega do Start Edition?
Comentário de lunix
Sobre isso ...: Bem ... olhem isso ... http://www.iti.br/ o link da noticia é ...

http://www.iti.br/twiki/bin/view/Main/PressRelease2006Apr27A



By Lunix
Comentário de Profano
Profundamente lastimável...: *... A ser verdadeiro o noticiado, a atitude tomada pelo NAE é profundamente lastimável, salvo, se, por razões não difundidas e alheias ao nosso conhecimento justificassem tal medida.

*... O Projeto do OLPC, embute no seu contexto muito além da idéia principal - o foco no ensino padronizado a milhares de estudantes carentes, especialmente aos que habitam as Regiões de menor estrutura de recursos; na verdade insere a oportunidade de formação de recursos humanos na área da tecnologia, oportunidades de emprego/desenvolvimento para muitos, já iniciados; melhor qualificação para os profissionais do ensino, e muitas outras coisas mais.

*... De outro modo, vejo como altamente positivo o investimento de recursos em Centros de Inclusão Digital - tanto em Comunidades quanto nas próprias Escolas.

*... Ambos Projetos são viáveis e atenderiam as necessidades, de acordo com as condições de recursos políticos-geográficos das contrastantes Regiões do nosso território.

*... Considerando a falta de esclarecimentos, no que se refere aos motivos da desconstrução do programa em perspectiva, gostaria de saber as razões do Sr. Luiz Gushiken e do próprio governo.

-Ignorância e Fanatismo
tornam o homem escravo.
-------Profano---------
Comentário de geekslack
No minimo pra isso aqui que: No minimo pra isso aqui que resolveram "cancelar" a insercão do laptop de $100.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u19956.shtml

Logo, veremos ae o governo comprando 1.000.000 de computadores como este rodando o "outro" sistema operacional.

Geek_Slack
Linux User #203430
Comentário de glenio
Laboratórios: Na escola estadual onde fiz o ensino básico e médio, tinha um laboratório cheio de Windows 98, e com um 'bolsista-mecânico-de-pcs' que tem 'diploma' desses cursinhos de R$50 poraí, e acha que sabe tudo.
Não preciso nem dizer como era a situação das máquinas (isso que naquela época internet era coisa rara).

Na faculdade, a mesma situação. Outro bolsista que não sabia administrar as máquinas (P4+Win2000), e qdo eu pedia pra ele remover os spywares das máquinas, ele dizia que eu não sabia o que estava fazendo...
Comentário de anon
Logo veremos: Logo veremos também,

Idiotas defendendo esse de 400,oo porque é um "Notebook de Verdade".


Comentário de .;.;
Pare de discutir com: Pare de discutir com espantalhos.
Comentário de .;.;.
Espantalho.: Espantalho.
Procure saber melhor minha opinião antes de discutir com espantalhos.
Comentário de geekslack
Mais ou menos...: Acho que sinceramente o problema não é nem defender ou atacar o equipamento, deveríamos, neste caso, atacar a atitude do governo que SE por acaso resolver comprar esse equipamento de $400,00 por que eh um pouco melhor que o de $100,00. O Laptop de $100,00 foi desenvolvido com um único propósito: O de incentivar e auxiliar no aprendizado de criancas de 4 a 10 anos, sendo assim, o equipamento proposto é ideal, além do fato de que este equipamento serviria apenas para isso, essa é a vantagem. Porque roubariam um laptop desses se não ajudaria ninguém em nada, nem mesmo o valor dele é alto suficiente para que ganhem algo com isso?
No caso desse equipamento de $400,00, por ser melhor que o de $100,00 (em termos de hardware) serviria para outros fins (nem que seja desmontando-o) e com isso teríamos um índice de roubo, perda e extravio de equipamentos muito acima do que se pode planejar.
Trazendo prejuizos aos cofres publicos por ter que re-investir recursos financeiros em novos equipamentos que foram "perdidos".
IMHO, isso é dar tiro no próprio pé.

d=)

Geek_Slack
Linux User #203430
Comentário de .;.
Percebo que todo mundo aqui: Percebo que todo mundo aqui prefere dizer que um laptop é melhor que um pc desktop, que os que são contra são comunistas malditos que odeiam criancinhas... Mas ninguem fala da real utilidade de dar um computador pra uma criança que não tem nem lápis pra escrever.

O problema não é a inclusão digital, é fazer isso falhamente. Olha, melhoremos o ensino, qualifiquemos os professores, tiramos essa merda de lei que passa a maioria dos alunos de ano(mas isso iria doer, o brasil precisa fazer presença na onu), fechamos o PT, e ai sim: Vendemos o computador pra semi-adolescentes que realmente vão usa-lo.
Comentário de bebeto_maya
Estupidez é pior!: __Eu diria que estupidez torna o homem soberbo e cego...Ignorância tem um certo charme...Seu cachorrinho não é engraçadinho?

__Fernando Henrique Cardoso foi um gênio, mas era uma mina de estupidez.Nossas intituições estão cheias de gênios, infelizmente a maioria é estúpida.
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de puelocesar
hahaha: hahaha

É você tem razão. Eu banco uma de idiota acreditando que algumas coisas vão dar certo pq sou novo e inocente demais.

Mas eu já estou aprendendo..

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de anon
Gênio ???: Por favor, não ofenda os gênios ...
Comentário de Manoel Pinho
laptop: Eu ainda acho que 100 dólares para o laptop seria vantajoso mesmo que ele fosse usado só para permitir o armazenamento e leitura de e-books. Só o que se gasta com impressão de livros didáticos e a compra de livros de leitura para bibliotecas de todas as escolas creio que compensaria a médio e longo prazo.

É estúpido pensar que a solução é comprar laptops poderosos para esse fim porque todo mundo sabe que o computador bom de hoje terá desempenho ridículo com os feitos daqui a 3 a 5 anos. Um laptop como o de 100 dólares poderia ser plenamente usado como cliente magro quando a criança estivesse na escola, usando rede wireless, e teria desempenho suficiente para ler e-books e rodar um ou outro programa didático simples. Com uma solução do tipo LTSP e rdesktop as crianças poderiam rodar aplicativos linux ou windows nos servidores da escola, estes sim PCs mais poderosos e atualizados com mais freqüência. É até bom que a máquina não possa rodar windows nem ter desempenho muito bom para não ter valor no mercado negro.

O pior é que a M$ está começando a tentar sabotar esses projetos com iniciativas como essa

http://osnews.com/comment.php?news_id=14521

O PIC da AMD está vindo com uma BIOS alterada, que não permite o uso do linux mas permite o Windows CE que vem nele (com imposto M$ de 3 dólares em cada unidade).


------------------------------
Participe (finalmente inaugurado):

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org
Comentário de yamane
Vamos ser realistas: Acho que precisamos ser mais realistas:

- Vocês acham que as crianças irão levar esse notebook para casa e ficarão lendo todos os e-books do Machado de Assis?

Alguém aqui conhece uma criança de escola pública que lê gibi, livro, revista? Agora vocês acham que o notebook irá fazer milagre e todas as criançãs começarão a ler?

- Vocês acham que os professores de escolas públicas irão ter capacidade de desenvolver material digital para ser apresentado aos alunos?

Ou então, vocês acham que o governo federal irá destinar uma verba para que cada escola contrate profissionais capazes de elaborar materiais no formato eletrônico (animações, e-books, etc)?

- Vocês acham que as crianças de escolas públicas possuem banda larga nas suas casas para conectar o notebook a internet? Caso afirmativo: Vocês acham que as crianças acessarão a internet para pesquisar sobre a história de Roma?

- Vocês conhecem alguma escola pública? Acho que não.
- Vocês conhecem a realidade das escolas públicas? Acho que não.
Se vocês estivessem a par desses dois itens acima, concordariam que esse notebook não leverá a nada, isso devido a um fator principal: PRECISAMOS COMEÇAR PELO COMEÇO.

Do que adianta um notebook para uma criança que não sabe ler e nem escrever? Isso é REALIDADE em escolas públicas!

Em SP não existe forma de reprovar um aluno nas escolas públicas! TODOS "passam de ano".

Sabem porquê? Porque o governo estadual (Mário Covas) concluiu que quando uma criança era reprovada ela não se sentia estimulada a continuar os estudos e abandonava a escola, portanto agora TODOS passam de ano. Estudando ou não!

O vizinho da minha sogra está na terceira (ou quarta) série do ensino fundamental e NÃO SABE LER E NEM ESCREVER!

Se vocês conhecessem a realidade das escolas públicas, saberiam que esse projeto do OLPC chega a ser totalmente desprezível para o nosso caso.

No papel, esse projeto é maravilhoso!
Imaginem só que fantástico seria se todo dia os professores falassem para os alunos:

- "Bom dia queridos alunos, abram o laptop de US$100 e acessem o diretório 'Tarefas_do_dia'... agora observem essa animação que demonstra a equação para encontrar a hipotenusa do triângulo retângulo... Agora vamos fazer alguns exercícios e todos vocês deverão me enviar as resposta por e-mail, já que todos os laptops estão conectados a internet".

No final do dia o professor falaria:

- "Pessoal, estou colocando no diretório 'Tarefas_para_casa' um e-Book chamado Dom_Casmurro... todos vocês deverão salva-lo no Laptop de US$100 e ler até o capítulo II antes de dormir"

No outro dia o professor falaria:

- "Bom dia alunos! Hoje teremos somente conteúdo multimídia, que será visualizado no Laptop de US$100. Iremos começar com o filme 'O auto da compadecida'.
No final do filme, todos deverão abrir o editor de textos e escrever um resumo sobre o filme"

Um abraço,
Renato
Comentário de kiss the blade
Acho que precisamos ser mais: Acho que precisamos ser mais realistas

Acho que o que os entusiastas desse laptop aí precisam mesmo é maneirar no crack.

Só alguém com muito espírito de Pollyana acha mesmo que isso daria certo.
Comentário de Connochaetes Taurinus
Estúpido sim, gênio, nem: Estúpido sim, gênio, nem tanto...
Comentário de Juliano Bittencourt
Essa iniciativa pode mudar o mundo: Caro colega, leio com pesar as tuas palavras, pois fazem-me pensar um pouco sobre o senso comum que as pessoas tem sobre educação e principalmente sobre os processos de ensino-aprendizagem.
Em sua mensagem, você pede realismo e que levemos em conta a realidade das escolas brasileiras. Bem, fazendo isso, devo afirmar, que o OLPC é uma grande iniciativa. A melhor já desenvolvida até hoje dentro do campo da informática na educação. Até mesmo porque, quem está propondo são pessoas que realmente entendem sobre o assunto.
Você questiona se as crianças irão levar o laptop pra casa pra ler as obras de Machado de Assis? Tirando raras excessões, é claro que não, até porque esse não é o objetivo desta iniciativa.
Você questiona se as crianças vão magicamente começar a ler e a escrever? Acredito que sim!!! Isso pois, o problema do analfabetismo no Brasil não está relacionado apenas a má formação dos professores e a precariedade do sistema escolar, mas sim ao fato de a língua escrita não fazer parte da vida dessas crianças, como já na década de 70 nos mostrou Emilia Ferreiro. Mesmo em lugares onde os professores tem boa formação e são razoavelmente remunerados, as crianças ainda tem dificuldades. O laptop possibilitará que as crianças utilizem o código escrito em circunstâncias de comunicação, ou seja, eles usarão a língua escrita para outra coisa que não apenas as atividades de sala de aula. E esse será o diferencial. Se o laptop fosse distribuído apenas para que as crianças das classes populares de alfabetização utilizassem o GAIM, escrevessem blogs, navagassem na Internet procurando sobre "qualquer assunto", ele já valeria cada centavo dos 100 milhões destinados ao projeto. Esses sujeitos estariam utilizando a tecnologia na sua vida, para resolverem os seus problemas, para mudarem a sua forma de ver e pensar o mundo. Para isso server esse equipamento, não para dar "aulas" pelo computador.
Acredito que o colega também se surpreenderia com a capacidade e entusiasmo dos professores das escolas públicas do Brasil. Muitos deles muito mais do capacitados para desenvolver muito mais do que simplórios "materiais digitais". Vide o exemplo do site http://www.escolabr.com/, desenvolvido e mantido por professores de escolas públicas capacitados pelo PROINFO. Aliás, acredito que você deva olhar as iniciativas desenvolvidas por esse programa do governo federal, o qual é uma referência mundial, pois vai muito além da confecção de material multimídia.
Sobre as crianças usarem ou não a banda larga para acessarem sobre sobre a história de Roma, acho que foge ao ponto. Até mesmo porque quantas pessoas procuram pela história de Roma? Entretanto, as crianças aprenderem a utilizar a Internet para pesquisarem sobre qualquer coisa, inclusive sobre a história de Roma, é a questão. Isso não se consegue possibilitando que as crianças tenham acesso ao laboratório de informática 1 vez a cada 15 dias para digitarem os trabalhos.
Sobre sua questão sobre a realidade das escolas públicas, acho que você mesmo deveria tentar conhecê-las. Pois somente quem trabalhou com informática na educação nas escolas públicas sabe como iniciativas como essa são muito mais do que nescessárias, são um fio de esperança. São a perspectiva de alguma mudança para uma sistema de se ensinar e aprender (escola) que tem mais de 500 anos e não dá mais conta das crianças de hoje. Esse laptop pode ter um enorme impacto sobre a educação no Brasil, principalmente para as crianças que não sabem ler e escrever, somente com sua distribuição. Imagine se o governo der continuidade e ampliar os programas de formação atualmente existentes, dando foco nessa iniciativa?
Apesar de não ser o foco deste post, acredito que você deveria refletir um pouco antes de criticar a escola ciclada (a que passa de ano mesmo sem o aluno aprender). Pois sua crítica é construída sobre seus próprios pressupostos sem uma conhecimento mais profundo dos problemas que motivaram essa iniciativa. O aluno que passa de ano sem aprender, ao menos continua na escola, quando anteriormente aumentava os índices de evasão. A grande questão da escola hoje não deve ser se devemos ou não reprovar (reter) esse sujeito, mas sim o que devemos fazer com ele dentro da escola. Antigamente esse aluno com dificuldades, não era problema da escola, pois estava fora dela. Agora a instituição escolar tem que se aprimorar para poder desenvolver esse sujeito.

Sobre o investimento no laptop: o que são 100 milhões de reais em um país onde se gasta muito mais que esse valor para construir um prédio para um tribunal?

Correndo o risco de parecer um tanto quanto arrogante, gostaria de refletir um pouco sobre a cautela que devemos ter ao falar sobre Educação. Essa é uma área complexa do conhecimento humano, MUITO mais complexa do que informática. Acredito que a grande parte dos leitores deste site obtiveram êxito na sua formação escolar, e por isso acreditam que ela funciona, o que por ser uma falácia. Tendemos a perpetuar certas práticas, quando não refletimos sobre ela, apenas repetindo a forma como foi realizado conosco. Por isso, todos nós sentimo-nos autorizados a falar sobre Educação. No entanto, existem por aí, muita gente que dedicou uma vida inteira para estudar essa área, ou que viveu ela na prática. Acredito que devemos dar mais ouvidos a essas pessoas. Algumas das coisas que falei aqui, aprendi com a minha orientadora, a Profa. Léa Fagundes. Pessoas como ela sim, podem falar com propriedade sobre o assunto. Não acho que devemos deixar de externar nossas opiniões sobre esse tema, mas fazer isso com mais humildade e cautela.



Comentário de bebeto_maya
Viva a Microsoft!: __"Sabotar"? Ela não está começando a tentar, ela vai tentar de fato. É incrível como o conceito de caridade atualmente só serve aos caprichos e caridades de determinadas instituições e empresas...Tem instituições por aí convencendo pais de crianças desnutridas a tratarem seus filhos com Ritalina!

__Estava vendo um noticiário francês que exibia um Bill Gates caridoso vacinando crianças contra a Pólio na África...O detalhe é que as vacinas que ele usava tinham sido proíbidas nos EUA, por má qualidade. Qual vai ser a próxima caridade? A Danone, em parceria com a MS, a Distribuir iogurte vencido em favelas?...O detalhe é que ninguém, ou poucos loucos, olham para os detalhes.
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de sergiotucano
Vivi e ainda vivo a: Vivi e ainda vivo a realidade das escolas públicas.

Sei que a informática é um meio muito motivador para os jovens.

Quando organizei o I Desktop Livre vários alunos de escolas públicas se interessaram em conhecer o Sistema do Pingüim e vários desses alunos sãos os ditos problemáticos.

Um aluno de uma certa escola me agradeceu tanto pela oportunidade que fiquei espantado.

Como disse o Juliano acima claro que uma infima minoria ficaria a noite em casa leno e-book do Machado de Assís, muintos ficariam sim em casa trocando e-mail pela rede mech ou então vasculhando o seu computador, isso com certeza.

Esse é um dos objetivos do projeto, não apenas fazer do laptop mais um material escolar mas sim uma parte integrante de cada pessoa que receber este material.

Faço Faculdade de Ciências da Computação e nesta faculdade existe uma pedagoga das mais conceituadas do Brasil, já cheguei a fazer um projeto de jogos educativos em flash com ela, pois, segundo ela mesma esse é um ótimo meio de incentivar o aluno, a informática.

Não tiro a razão de quem acha que se deve primeiro começar melhorando o nível da educação brasileira, porém, acho que o laptop pode ser um agente para a melhora da educação.

É isso.

FALOW !


Comentário de joaoemanuel
Tá bom, então é legal: Tá bom, então é legal deixar os alunos que não apreenderam nada passar. Graças a isso, eu sou um exemplo do que pode acontecer, pois hoje eu não consigo estudar direito, e isso é o sistema educacional do Brasil hoje, onde se cria burros funcionais, como eu.
Comentário de ricardo_k2
Sem novidades...: A única forma de organização para inclusão digital (e também social) reconhecidamente são as comunidades destinadas ao Software Livre,no mais,o Brasil é uma nação de conformismo e alienação...

Como diria Zé Ramalho levamos uma "vida de gado"...



Software Livre é a minha cara,
Debian é a minha escolha!
Comentário de santo
No seu caso posso te dar um: No seu caso posso te dar um conselho não se acanhe volte para a escola e comece tudo de novo. Quanto ao sistema educacional brasileiro sei que ele não é perfeito mas a ideia do laptop é uma ajuda efetiva e consideravel se alguem aqui tem outra ideia melhor eu sinceramente gostaria de ouvi-la.
Comentário de Cesar.AR
Acho que temos outras prioridades neste momento no Brasil...: Um outro ponto que estão esquecendo de comentar:
"... professores de instituições de ensino norte-americanas vêm proibindo estas máquinas (laptops) em classe, por conta da distração que causam..."
Vejam em : http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u19958.shtml
Seria ingenuidade achar que isso não vai acontecer por aqui....

Cesar Ramina
- LinuxUser#225159 - Debian GNU/Linux
Comentário de geekslack
O problema existe, mas...: Bom, IMHO, isso poderia facilmente ser contornado, negando acesso aos sites de "joguinhos" e/ou permitindo acesso apenas ao servidor da escola (onde os alunos teriam todo material para o desenvolvimento daquela aula) no caso de precisarem pesquisar algo na internet, o professor poderia solicitar a um administrador, que estaria cuidadando disso, a liberacão e este ficaria encarregado de monitorar as atividades dos alunos, e qualquer acesso indevido o computador seria automaticamente bloqueado, sendo feito um relatorio para o professor e a direcão da escola, assim inibiria-se ao máximo esse tipo de problema.
Mas o fato de aparelhos eletronicos diversos serem considerados problemáticos, realmente existe, minha esposa é professora e com frequencia ela "pune" alunos que levam e utilizam celulares, bichinhos virtuais e outras tranqueiras em sala de aula, retirando os aparelhos dos alunos e entregando apenas aos pais dos mesmos. Houve uma reducão do uso com certeza, porém, fazer isso com criancas de 7 a 14 anos é bastante fácil, uma vez que os pais ainda são responsáveis pelos filhos, em uma universidade onde uma boa parte dos alunos são maiores de 18 anos e respondem eles mesmos pelos seus atos, não seria uma prática aceitável.
O que quero dizer é que para se colocar isso em uso deve-se, antes de mais nada, um treinamento extensivo com professores e demais funcionários da escola, no sentido de "como agir" e óbviamente fazer um planejamento minucioso e direto com relacão ao uso desses equipamentos.

d=)

Geek_Slack
Linux User #203430 - Gentoo/Slackware LINUX
Comentário de Cesar.AR
Por isso mesmo eu disse....: ... que temos outras prioridades no Brasil. Como você mesmo escreveu:"...antes de mais nada, um treinamento extensivo com professores e demais funcionários da escola..." é uma prioridade antes de gastar tanto dinheiro.

Cesar Ramina
- LinuxUser#225159 - Debian GNU/Linux
Comentário de Anon
No primeiro mês é claro: No primeiro mês é claro que haveria muita distração, mas depois as crianças acostumam e vira ferramenta de ensino.

Claro que sempre tem aqueles alunos que vão ficar jogando ou navegando na internet. São os que hoje ficam no fundo conversando, lendo gibi ou desenhando. Esses são minoria.

O importante é levar para a maioria interessada e sem acesso uma ferramenta de ensino.

Comentário de joaoemanuel
O que dianta voltar para: O que adianta voltar para escola? Se a mesma não irá me dar uma formação de qualidade? Vou ficar na mesma. E parece ser o que você e todos os que apoiam a idéia de não reprovação querem.
Comentário de Profano
Juliano: Excelente comentário...: *... Excelente o seu comentário, Juliano;

*... Uma analogia que me ocorreu: Sabe, aquele cara que tem uma câmera fotográfica e num momento qualquer resolve fotografar alguma coisa qualquer; um pássaro, uma pessoa, qualquer outro objetivo. O cara ajusta a lente, o foco, a luminosidade, e em seguida clica e faz a foto. Outro cara, nas mesmas circunstâncias e com os mesmos procedimentos, acrescenta a escolha de um ângulo melhor, que lhe permita associar o foco inicial com o detalhamento que existe ao redor do objetivo inicial - a paisagem, assim associada ao foco principal, enriquecendo-a em todos os detalhes.

*... Seu comentário é assim, como o do segundo cara, trazendo à baila o que não é/foi percebido pelo(s) outro(s) cara(s). É uma foto mais bem enfocada, mais detalhada, mais realista e agradável de se ver.

*... Dou-lhe meus parabéns.

-"Quando perceber algo errado, CONSERTE.
-RECLAMAR, QUALQUER UM sabe".
-------Profano---------
Comentário de cppware
Obs.:: "já cheguei a fazer um projeto de jogos educativos em flash"
Não estou criticando, mas porque você não o faz sob AJAX?
Comentário de cppware
Escola Ciclada: Concordo em quase tudo o que o senhor disse, e também acho que essa do Laptop é uma boa idéia, mas, me desculpe, não posso concordar com a escola ciclada, que aprova alunas incapazes. Isso não é dar uma segunda chanse: é manhá-lo.
Curiosidade: uma professora amiga minha, quando viajou para a europa, disse que os alunos que terminam o segundo grau lá não sabem o que um aluno do primário aqui sabe. O cara não sabe o que é uma raíz quadrada! Porque? Porque o governo de lá dá apoio para alunos repetentes.
Portanto, um aluno normal de lá não tem capacidade de cursar uma universidade aqui, mas um aluno daqui com certeza tem condições de cursar uma universidade de lá. E não estou falando de gênios: os vestibulandos daqui (que passarão) para a universidade pública tem capacidade de fazer um mestrado na Suíça!
Portanto, é bom valorizarmos o conceito de que quem não é capaz, não deve passar. O ato de misericórdia pode ser obtido por outros meios, como aconselhamento, por exemplo. Mas não uma premiação de ouropel como essa!
Isso foi só um comentário. Acho que o Laptop irá ajudar os alunos, assim como você citou acima (por meio do insentivo ä produção).
Comentário de cppware
Comunista: Bom, eu não acho que quem é contra odeia criancinhas. " tiramos essa merda de lei que passa a maioria dos alunos de ano". Eu também concordo. Observe que existem pessoa que são a favor do laptop, mas que são contra essa mer... essa fedorenta e imprestável lei, que passa alunos analfabetos.
"fechamos o PT". Sei não, mas o seu discurso parace ser meio tendencioso (sabe, daquele tipo que odeia um partido e tudo o que ele faz).
Comentário de cppware
Hehe: Você esqueceu de falar naqueles que trabalham e se vestem de mac-donald`s. Isso sim deixa claro.
Comentário de cppware
...: Dentro do lixão, para onde estamos indo.
Comentário de Juliano Bittencourt
Sobre a escola Ciclada: Caros colegas,

Sei que esse é um tema mais do que polêmico. E que merece ainda muita discussão e reflexão. Também acho que é um problema crianças sairem da escola sem saber muita coisa. No entanto, tento não ser precipitado, condenando as pessoas que desenvolveram e implantaram o sistema ciclado em muitos municípios do Brasil. Eles fizeram isso para solucionar uma série de problemas difíceis. Ao implantarem os ciclos, criaram uma série de novos problemas para o sistema escolar, claro. Entretanto os novos problemas não tiram a validade da proposta. Eles apenas exigem dos educadores mais trabalho para solucioná-los.

Para deixar meu ponto de vista claro, conto conto uma pequena história (o qual nao sei se é veridica ou não) como metáfora. Durante a primeira guerra mundial, um médico de campanha alemão sugerior a implantação de capacetes ovais para seus superiores com o objetivo de evitar mortes por pequenos ferimentos na cabeça e assim esvaziar as enfermarias militares. Seus superiores aceitando sua proposta e distribuiram capacetes para os soldados da tropa. Entretanto, alguma semanas depois as enfermarias ao invés de ficarem varias, lotaram. Em um primeiro olhar poderia parecer que a sugestão do médico falhou, mas o que ocorrera na realidade foi que muitos soldados que antes morriam sem ao menos chegar a enfermaria, sobreviviam.

A analogia com os ciclos tem a ver com repetência. Simplesmente reprovar os alunos em massa causa a evasão. Essa situação é de certo forma cômoda, pois os alunos que não estão em sala de aula deixam de ser um problema da escola, e os que ficam aprendem. Já nos ciclos, o aluno com dificuldades de aprendizagem, que antes saia fora da escola, agora permanece nela. Para ele ao menos foi proporcionada uma chance. Tenho acompanhado discussões em vários níveis sobre como agir com esses sujeitos. Por que eles não aprendem? Acho que a educação ainda não tem uma resposta para tal questão. Mas pelo menos agora sabemos que o problema existe. De qualquer forma, quando um aluno se forma na escola sem saber muita coisa, não é um desastre por completo. Pelo menos a sua vida escolar lhe proporcionou algum tipo de formação, a qual ele não teria se tivesse simplesmente saido da escola.

Não quero dizer que essa é a melhor das situações. Longe disso, acho que esse é um problema novo e difícil que deve ser enfrentado com seriedade e serenidade. Entretanto, acredito que o ciclo tem tantas qualidades quanto traz novos desafios para a academia e a sociedade.
Comentário de CWagner
Será que foi só da: Será que foi só da M$?

Será que as editoras ficaram paradas, vendo o desenvolvimento de algo que poderia lhes tirar um faturamento anual milhonário?

Acho que não, meu caro. As pressões existem e vêm de todos os lados. O difícil é saber por onde começa a "vazar".
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

P.S.: As palavras acima fazem parte da minha visão do assunto e não pretendem ser, de modo algum, a verdade absoluta sobre o mesmo.

Obrigado!
Comentário de Rodrigo Caruso
Que bom: Que bom que vai chegar algo assim! Embora eu ache melhor o notebook ficar inicialmente na escola pois poderia ser reaproveitado.

Acontece que muitos que postaram aqui poderiam ler um pouco mais. Nunca vi tanta gente que não sabe escrever palavras comuns como "chanse" ou "naum" ou confundem "passaram" com "passarão".

Este post está me assustando!!! Gastem esse dinheiro em qualquer coisa mas ajudem essa gente(inclusive os que postaram). Se você acessa à internet, joga bem seus joguinhos e consegue baixar musiquinhas mas não consegue escrever palavras comuns da nossa língua(que falamos o dia todo!), então você é um necessitado.
Comentário de Rodrigo Rangel Roriz Raposo
Educassão: Santa mãe do céu, "ensentivo" foi demais! Assim já é sacanagem! Motorista, pára aí que eu quero descer!
Comentário de Rodrigo Rangel Roriz Raposo
Show do milhão: Faturamento anual _milhonário_? Milhonário? As editoras agora estão vendendo maisena? Ou será pipoca? HAHAHAHAHAHA!
Comentário de CWagner
O correto é: O correto é milionário.

Obrigado, Rodrigo pela sutileza na observação. Espero que além do bom humor apresentado, você também tenha um ótimo senso de responsabilidade sobre o assunto do tópico.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

P.S.: As palavras acima fazem parte da minha visão do assunto e não pretendem ser, de modo algum, a verdade absoluta sobre o mesmo.

Obrigado!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004