Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Bruce Perens diz que "a Novell é a nova SCO"


“Bruce Perens, que certamente dispensa apresentações, concedeu uma rápida entrevista ao The Register. Em pauta, o acordo Microsoft-Novell. E Perens, normalmente calmo, disse que o acordo é "um caso clássico de 'dane-se quem escreve o software'" de uma empresa "em uma posição desesperada, com um market share menor que o do Debian", se colocou no campo dos que acreditam que o acordio viola a GPL, avisou aos usuários que "a promessa de não processar pode ser revogada" e terminou a saraivada de balas dizendo que a "Novell é a nova SCO", já que o acordo foi anunciado nos estertores dos casos da SCO.”


Enviado por Cesar Cardoso (cesarΘzyakannazio·eti·br) - referência.

Embora o ponto de vista seja válido, o fato de Perens ter escolhido manifestá-lo a um periódico com as características do The Register podem contribuir para confirmar algumas análises anteriores sobre o seu histórico recente.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Manoel Pinho
Perens: Sinceramente não gosto dessas tentativas que muita gente faz de rotular caras como o Bruce Perens como radicais, xiitas ou coisa do gênero. Eles são importantes para o software livre justamente porque se prendem às verdadeiras raízes dos ideais do software livre. Em uma ou outra atitude eles podem tomar uma posição mais radical mas na minha opinião quem não quer ver que, pelo menos para a Microsoft, a Novell é mesmo a sucessora da SCO na sua batalha contra o software livre.

A Novell está mesmo desesperada porque até agora não consegui ter um market share razoável no mais lucrativo mercado das distribuições "enterprise", não soube transferir seus antigos clientes do Novell para o linux (perdeu muito mercado para a MS), não conseguiu aproveitar muito a aquisição da Ximian e para mim não consegui se adaptar muito ainda a trabalhar com software livre como a Red Hat e outras distribuições comerciais conseguiram. A Novell ainda é um dinossauro da época do dinheiro fácil do software proprietário que foi obrigada a tentar conviver com "mamíferos" mais ágeis, menores, inteligentes e com maior capacidade de adaptação.

Por isso não gostei mas não estranho nada a recaída que teve com a tentação de usar patentes de software para se diferenciar das demais, mesmo que para iso tenha que ter se aliado a quem lhe passou uma tremenda rasteira no passado próximo e tenha transformado a empresa no que ela é hoje, um dinossauro que sobrevive das gorduras acumuladas no passado mas que estão se consumindo rapidamente.

------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de Manoel Pinho
Novell-MS: Why This Deal Will Backfire For Both Sides: Uma opinião semelhante a minha

http://www.linuxtoday.com/it_management/2006110701826OPLL

"If you look at this for its face value you will find that MS is simply trying to do what SCO couldn't, get paid for something they have no right to be paid for. If the speculation pans out that Microsoft used SCO to tryout the murky water of IP litigation against Linux vendors, and with that plan literally blowing up in their faces, they have taken a new tact to try to achieve their ultimate goal.

By collaborating with a prominent Linux vendor, Microsoft is attempting to keep the IP FUD mantra alive without having to prove a single IP claim in court.

The deal inked between MS and Novell simply gives both camps an angle with which to bludgeon ignorant CIOs.

Microsoft realized that they are well on their way to losing the server space war to Red Hat and less notably SUSE. They had also hoped that the SCO litigation would slow the adoption of Linux, which it did, for a while. Now with SCO's claims facing certain death in the months to come Microsoft needed a new strategy. That strategy is (you guessed it) to get Linux vendors themselves to imply Microsoft's IP claims as fact. Quite brilliant to lesser minds, which sadly covers most corporate executives.

So what's in this deal for Novell? Well, if you look at Novell, you will find they are cast from the same mold as Microsoft. They are a proprietary vendor that has watched their flagship product be flogged by Microsoft and other competition for years. "

------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de popolony2k
Na minha opnião ...: ...a M$ quer se aproximar da comunidade open source, mas não o está fazendo da melhor forma, pois está se aproximando com questões extremamente políticas e digo mais, questões essas que dependendo do humor do Bill Gates ao acordar, poderão ser revogadas num passe de mágica.

Porque ao invés de se aproximar com politicagem, ainda mais feita com outra empresa de caráter contestável quanto a SL, a M$ não se aproxima como fez a IBM ??????

A IBM, quando começou a se aproximar do SL, todos na comunidade ficaram com orelha em pé, mas após a mesma contribuir com o Apache, aumentando sua performance no Windows, caiu nas graças da comunidade e todos sabemos do compromisso da IBM com o SL, tanto é que desse casamento saiu o Eclipse, Cloudscape dentre outros.

Quero ver a M$ se envolver de verdade com o SL. De discurso já nos basta o presidente do Brasil.

Sobre o Cloudscape (Derby)

http://www-128.ibm.com/developerworks/db2/library/techarticle/dm-0410prial/

Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
Politics is showbiz for ugly people !
Alckmista X Mula - Debate I, II, III e Entrevistas

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de Manoel Pinho
Palavras do Steve Ballmer: Para quem está achando que a MS quer realmente beneficiar o linux ou qualquer software livre com esse acordo, é bom ler o que o próprio Steve Baller da MS disse numa entrevista que saiu ontem e hoje no Slashdot

http://www.cbronline.com/article_news.asp?guid=B9B99902-7FFD-463A-8523-3B6AF63677DF

"Microsoft made it clear that only SUSE users and developers, as well as unsalaried Linux developers, are protected. 'Let me be clear about one thing, we don't license our intellectual property to Linux because of the way Linux licensing GPL framework works, that's not really a possibility,' said Microsoft chief executive, Steve Ballmer. 'Novell is actually just a proxy for its customers, and it's only for its customers,' he added. 'This does not apply to any forms of Linux other than Novell's SUSE Linux. And if people want to have peace and interoperability, they'll look at Novell's SUSE Linux. If they make other choices, they have all of the compliance and intellectual property issues that are associated with that.'"

Se realmente a Microsoft não estiver preparando uma armadilha para o linux e outros softwares livres também não estará nada mais do que beneficiando os clientes da Novell e somente criando confusão na cabeça dos CIOs desinformados com esse papo de indenização e patentes de software ao estabelecer uma divisão entre distribuições "aprovadas" e não aprovadas.

------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de edivan
É isso ai.: É isso ai. O RMS e o Perens podem ser radicais mas esse é o trabalho deles.
Comentário de bogus
Novell: É pior do que se imaginou a princípio. A MS, com a conivência da Novell que fique claro, está tentando dar a volta a seção 7 da licença GPL. De um lado a MS espalha o medo dizendo que a única maneira de se manter a salvo de processos é por via da Novell com a qual firmou um acordo. Do outro, a Novell diz que não licenciou nenhuma patente da MS e que não tem conhecimento de nenhuma patente que o sofware que ela distribui infrinja. Ainda segundo a própria Novell, nada no acordo lhe garante condições especiais que contrariem a GPL. A jogada é alegar que tais benefícios dizem respeito a uma promessa direta entre a MS e os clientes de produtos Novell.

A Novell não sabe de nada, não foi ameaçada de infringir quaisquer patentes, apenas cumpre seu papel e em total conformidade com a GPL. Não lhe diz respeito o "conditions are imposed on you (Novell)" da seção 7, pois não lhe foram impostas quaisquer condições que conflitem com a licença: pagar royalties para poder distribuir o software por exemplo. Por outro lado, de maneira muito conveniente, a Novell está feliz que a MS prometa diretamente e apenas a clientes de produtos Novell que estes não serão processados.

Resumindo, alguém vai ter que arbitrar sobre a interpretação correta dos termos da seção 7 da GPL. Seja qual for a decisão, ficam claras as intenções dos envolvidos.

leitura recomendada
Comentário de nemesis
os fins justificam os meios: "o fato de Perens ter escolhido manifestá-lo a um periódico com as características do The Register"

é apenas mais uma prova de que o Maquiavelismo funciona: a mídia não importa muito, mas a mensagem.

Infelizmente, há hoje uma pressão muito grande na indústria para se tirar de campo o aspecto filosófico e moral por trás de software livre e focar apenas nos aspectos práticos, técnicos e financeiros, relegando os responsáveis pela fundamentação filosófica para o escanteio. Talvez jornais popularescos como The Register sejam um dos poucos meios de massa de que os "fanáticos" ainda disponham para registrar suas opiniões. Ou será que a Forbes entrevistaria ele para expor essa opinião em particular?

Chamar esses sujeitos de fanáticos ou irrelevantes é piada: nesses dias são mais relevantes que nunca. Mas não dá pra esperar muito do br-linux e seu comprometimento com o politicamente correto e o lado comercial do Linux...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de brain
Comprometimento e opinião: Oi Nemesis. O BR-Linux não tem comprometimento com o tal "lado comercial" do Linux, embora eu tenha minhas opiniões e assumo publicamente que elas são refletidas no conteúdo editorial do site. Mas raramente deixo de publicar uma peça de opinião enviada pelos leitores, desde que bem escrita e relacionada a tema relevante.

Se o "esperar muito" a que você se refere tiver relação com eu rejeitar materiais enviados pelos leitores que não se adequem ao seu ponto de vista pessoal, ou deixar de escrever aqui o que eu penso, realmente você não pode esperar muito.

Mas quanto a oferecer espaço para a pluralidade de opinião, você pode. Envie aí (pelo formulário ai no alto da capa do site) um link para um artigo seu sobre o assunto, e eu publicarei com o maior prazer.

Já quanto ao Bruce Perens, no passado ele teve acesso fácil e garantido a uma série de sites da própria comunidade, e tinha repercussão garantida, sempre em primeira mão, em todos eles. Mas iniciativas sem continuidade dele como as mencionadas ali no texto do link podem mesmo ter consumido bastante do saldo positivo que ele acumulou ao longo dos anos anteriores.
Comentário de popolony2k
Vou concordar que o br-Linux tem uma tendência para o lado ...: ..."engomadinho" politicamente correto, mas ele ainda é da comunidade, ou melhor, o Augusto permite que a comunidade se expresse através de seu blog.

Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
Politics is showbiz for ugly people !
Alckmista X Mula - Debate I, II, III e Entrevistas

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004