Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

BrOffice procurando interessados em pesquisa sobre usabilidade

Escreve o Cláudio Filho, líder do projeto (e agora da ONG) BROffice: “Há questão de mês e meio, eu enviei uma pergunta à lista PSL-BR questionando sobre um estudo de usabilidade feito por uma universidade européia, a qual avaliou grupos de faixas etárias heterogêneas, nas questões de aprendizado de informática básica, onde colocou o linux e mac como os mais fáceis de aprender. Não consegui achar a referência deste material e pela lista soube que é um campo bastante desconhecido no Brasil, daí a proposta de fazermos um estudo real sobre usabilidade e interface, e que o material resultante seja revertido para os projetos, no intuíto de ajudar a melhorar ainda mais a aparência e usabilidade dos nossos aplicativos livres.

Estou interessado em começar a colocar em prática a parte do discurso da adoção do Software Livre aqui no país. Lembro-me das palestras do Sérgio Amadeu, quando presidente do ITI, falando da importância do SL e um dos motivos para seu uso está no fato de podermos fixar know-how no Brasil. Esta, junto com outras ações que estamos batalhando, no meu ponto de vista, se traduz no motivo exposto por ele.

Estou convidando pessoas interessadas em fazer este projeto acontecer. Existem universidades ou instituições interessadas em investir nesta linha de pesquisa? Temos o BrOffice.org como ONG, tenho aqui no MT gente especializada no assunto e precisamos gente que ajude a viabilizar um projeto, via CNPQ, FINEP, ou outra instituição financiadora. A idéia é começar pela usabilidade do Broo/OOo, por ser multiplataforma e ponta de lança em muita migração, no entanto, o resultado de know-how gerado por este projeto poderá servir de base para uma avaliação mais extensiva.


Interessados em contribuir ou dar dicas podem procurar o Cláudio pelo e-mail filhocfΘopenoffice.org.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de jap
Eu amo linux, mas não: Eu amo linux, mas não concordo que ele seja mais fácil de aprender que o windows.
Um exemplo entre muitos:
Qualquer criança de 7 anos consegue abrir joguinhos online no IE se tiver que instalar os plugins necessários (é só ficar clicando em OK).
Pode ter certeza que a maioria dos universitários não consegue sequer instalar os mesmos plugins no linux (muitas vezes o firefox não instala os drivers sozinho).
Já a segurança é outra história...
Comentário de Fábio Emilio Costa
Discordo: Na realidade, GNU/Linux é fácil de aprender, ou ao menos tão fácil quanto uma pessoa deseje aprender.

Faço parte de um Telecentro como voluntário, e meu horário de monitoria é dedicado à 3ª Idade, e todos os meus alunos são senhoras. Ora, todas elas mexem no GNU/Linux, OOo, Firefox e afins sem problemas!

Então, tudo é uma questão de aprendizado! E de ter gente disposta a ensinar!

Meu blog
Seja livre - Use Software Livre;
Seja criativo - Adote Creative Commons
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004