Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Brasil integra a diretoria da Mambo Foundation

No resultado da eleição divulgada hoje, Paulino Michelazzo foi escolhido como um dos cinco diretores que irão comandar mundialmente a Mambo Foundation no próximo ano. Com mais de seis anos de mercado, diversos prêmios mundiais como melhor solução OpenSource e mais de 5 milhões de instalações no mundo todo, o projeto do CMS (Content Management System) Mambo Server passou por várias mudanças estruturais tanto técnicas quanto de organização nos últimos meses e agora elege sua primeira diretoria para comandar a Mambo Foundation, fundação nos moldes de de outras existentes no mundo OpenSource e responsável pelos rumos do projeto.

Composta por cinco membros oriúndos de vários países, a nova diretoria assume a fundação com a principal função de manter os rumos do projeto em sintonia com a comunidade OpenSource e de Software Livre. Além disso, estarão trabalhando para liberar a próxima grande versão do Mambo ( v.5) e também recriar grande parte da comunidade em torno do projeto, a qual foi desviada com o fork acontecido em agosto do ano passado.

Dos integrantes da nova diretoria, somente Paulino Michelazzo é latino-americano, sendo escolhido principalmente pelo seu trabalho voltado à web e ao Mambo Server com o qual trabalha há três anos e hoje é o mantenedor do site oficial brasileiro e também membro do time de documentação do projeto. "Acredito que a fundação precisava de um membro latino-americano principalmente para ampliar o mercado e o uso da ferramenta em nosso território. Muitas vezes os projetos de Software Livre e OpenSource não caminham a contento por não existir uma pessoa que leve adiante os mesmos nas diversas partes do mundo. Não seria necessária a função, mas como representante oficial da fundação e do projeto, espero que a comunicação com outras organizações, usuários e principalmente com a comunidade em torno do projeto fique facilitada."

Entrando em uma nova fase, o projeto pretende agora ampliar a utilização do CMS dentro do Brasil com campanhas de uso, eventos e outras atividades para a comunidade usuária. "Hoje somos poucas pessoas efetivamente que trabalham com Mambo no Brasil, mas este número deve aumentar, principalmente com os "Mambo Day" programados para novembro e maio próximos e também com a disponibilização das versões do CMS em português do Brasil", comenta Michelazzo.

A nova diretoria é assim formada: Rick Sheeves, Presidente (MSC), Akarawuth Tamrareang (MamboHub), Alain Schmalz, Secretário ((MSC), Paulino Michelazzo, Tesoureiro (FabricaLivre, Brasil) e Marco Rossi, Membro Suplente. A posse desta nova diretoria está marcada para o próximo dia 1 de Agosto.

O anúncio oficial pode ser lido no site da fundação pelo endereço: http://www.mambo-foundation.org
” A nota foi enviada pela Mambo Foundation.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de nemesis
que agora vai se chamar: que agora vai se chamar Samba Foundation... ops! já tem! :P

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de grab
Otima noticia.: Esse e o meu CMS favorito :) Ou sera o Joomla?
Comentário de Ark
E o Joomla?: Não sei, mas atualmente o Joomla (fork do Mambo) me parece um software melhor.
Comentário de Ednei Pacheco
OpenSource?: "(...) Com mais de seis anos de mercado, diversos prêmios mundiais como melhor solução OpenSource e mais de 5 milhões de instalações no mundo todo, o projeto do CMS (Content Management System) Mambo Server passou por várias mudanças estruturais tanto técnicas quanto de organização nos últimos meses e agora elege sua primeira diretoria para comandar a Mambo Foundation, fundação nos moldes de de outras existentes no mundo OpenSource (...)"

Então o Mambo continua código-aberto (veja no Wikipedia)?

Att., Ednei Pacheco,
Linux /home!
Comentário de brain
Sim: Sim, as licenças do Mambo e do Joomla são de código aberto.
Comentário de Paulino Michelazzo
Sim, Open Source: Olá Ednei,

A informação no Wikipédia (inclusive sobre o tipo de licença, prioritária) é equivocada. O Mambo Server não deixou de ser GPL em nenhum momento desde que foi colocado sob esta licença. Continua sendo GPL, continua sendo gratuito, continua sendo livre.

O fork ocorrido em Agosto do ano passado foi devido a mudanças dos rumos do projeto e não da mudança de seu licenciamento ou similar. A Miro International hoje não mais detém o copyright sobre nada do Mambo, seja de seu código ou ainda de sua marca, os quais foram passados à Mambo Foundation no final do ano passado.

Espero ter esclarecido sua dúvida.

Um grande abraço
Paulino Michelazzo

OBS: agradeço pela informação da Wikipédia. Vou atualizá-la pois existem vários erros crassos, tais como a versão donde o Joomla é baseado (não existe versão 5.2 do Mambo, estamos na 4.6 ainda ;)
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004