Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Brasil desafia Índia com estratégia asiática, diz 'Wall Street Journal'


“Uma "avalanche de negócios em tecnologia da informação" está fazendo do Brasil "o campeão latino-americano de outsourcing", diz o jornal. O termo se refere à decisão de multinacionais de transferir a prestação de serviços para firmas em outras partes do mundo. Nos últimos tempos, companhias importantes, como IBM, Accenture e Gap Inc., transferiram operações de informática para o país. O texto evoca vantagens competitivas do Brasil frente à grande rival emergente, a Índia, como as proximidades geográfica e cultural do Brasil, com relação aos Estados Unidos, e também compara, pró Brasil, o país versus o restante da AL, considerando-o mais competitivo e mais qualificado. Ótimo tópico para discussão (no sentido puro). Fonte: BBC - Brasil”


Enviado por Morvan (morvan000Θgmail·com) - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de AD
NYT, quem diria.: Aí vem a parte em que o tucanato diz: O New York Times é 'lulista' ;-)

Comentário de xultz
A pesquisa só mostra que o: A pesquisa só mostra que o brasileiro é criativo e capaz. Eu conheço um brasileiro que montou há vários anos uma empresa de engenharia na Flórida e volta e meia vem buscar brasileiros para trabalhar lá por causa da dificuldade de encontrar profissional por lá (que queira trabalhar, se aprimorar cada vez mais, assumir responsabilidades, etc).
Se não fosse essa maldita carga tributária o Brasil já tinha despontado como país para se montar também unidades fabris, mas não tem quem convença o governo disso...
Comentário de semnome
"Sobre os países vizinhos,: "Sobre os países vizinhos, os brasileiros têm a vantagem de oferecer mão-de-obra qualificada e um mercado doméstico de informática maior e mais dinâmico, lista a reportagem."

Esqueceram de citar a mão de obra mais barata...
Comentário de evandrofisico
mais barata que os vizinhos?: acho que não.

O Brasil tem, de certa forma, uma condição privilegiada na América Latina.

E além disso tudo, se você fosse um investidor estrangeiro, preferiria um país onde troca-se de presidente tão rápido que não dá tempo de saber o nome dele (a lá Equador) ou onde do nada se nacionalizam empresas estrangeiras, ou melhor, onde o presidente dissolve o congresso e muda a lei para ser infinitamente re-elegivel? o Brasil, apesar dos pesares (corrupção epidêmica, má distribuição de renda) ainda tem uma situação política (talvez pela corrupção?) e social (talvez pela inércia do povo) muito mais estável que muitos de seus vizinhos.
Não considero que este seria um efeito do governo Lula, e sim uma situação quase que inevitável, considerando que o "outsourcing" se tornou moda no mundo corporativo. Já consigo imaginar centros de atendimento de Red Hat e IBM no Brasil, e os americanos do Slashdot reclamando que os brasileiros lhes tomam vagas de emprego, que os brasileiros falam inglês mal e etc.

Talvez os outros países da América Latina que possuam condições políticas e sociais (ignoremos as fiscais, porque nessas nós estamos na pior das situações) são México (onde ainda pode não ser seguro investir, afinal um novo governo acaba de ser empossado, e esses governantes latino-américanos são MUITO instáveis) e Argentina (que com um crescimento econômico maior do que o brasileiro começa a dar sinais de recuperação da crise econômica que a assolou a pouco tempo).
Comentário de maiconfaria
Acho que a tendencia é: Acho que a tendencia é melhorar, visto o aumento do acesso a computadores( computador para todos e incentivos fiscais ), bem como o próprio OLPC.
Comentário de popolony2k
O Governo Lula como sempre ....: ...se beneficiando e baseando seu marketing em cima dos créditos de governos anteriores, pois mesmo SEM TER INVESTIDO EM EDUCAÇÃO EM SEU PRIMEIRO MANDATO, que é a base para o avanço tecnológico de um País, conforme cobrado por Cristovam Buarque e Heloísa Helena nos debates das últimas eleições (que Lula faltou) e problema esse assumido por seu próprio governo pois a prioridade era outra (os seus planos assistêncialistas), e mesmo assim o Brasil se sobressai internacionalmente na área de software, e muitos simpatizantes vem aqui dizer que é obra de um Presidente que é sabidamente alheio a questões de educação, haja visto seu legado e sua recente apologia a ignorância.

Pois bem, antes que saiam em sua defesa me atirando pedras, digo que é impossível colher frutos em uma área onde no mínimo é necessário um período de 20 a 30 anos de maturação até que uma geração de profissionais esteja pronta para produzir, digo isso contando desde o período de pré-aprendizado, passando pelas demais etapas necessárias para um indivíduo ter sua formação concluída em sua plenitude, ou seja, provavelmente um ensino superior concluído ou até mesmo técnico, o que daria algo em torno de 20 a 25 anos, somando o fato de que na área de software a experiência em desenvolvimento conta para que o profissional comece a se sobressair, devido a absorção de padrões e conceitos durante a carreira, mais uns 3 a 5 anos e em sua média um indivíduo entre 25 anos e 30 já está produzindo produtos e tecnologias que se sobressaem internacionalmente sendo assim capazes de elevar o nome de um País.

Pois bem, sabendo disso, não podemos fechar nossos olhos de que os frutos plantados entre 20 e 30 anos atrás, agora estão sendo colhidos e com certeza nessa época Lula nem imaginava que colheria os frutos que estavam sendo plantados por aqueles a quem ele se opunha ferozmente na época.

Por isso eu digo que Político é o ser mais aproveitador da face da terra.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de Dstolf
é bem verdade que o ensino: é bem verdade que o ensino de inglês é deficiente no brasil (pelo menos para quem não tem acesso a escolas particulares de idioma), tanto é que a ibm contrata qualquer pessoa com inglês razoável, independente da formação acadêmica.

bom, sem entrar em detalhes, sei que a ibm aqui do brasil é bem rigorosa quanto ao inglês. já vi moscas brancas especialistas em mainframe e cobol serem rejeitados por falta de inglês.

tudo bem que sempre sobra um sotaque, mas uma coisa que nem mesmo os leitores do slashdot poderão falar, após terem experimentado o inglês dos indianos, é que o NOSSO inglês é ruim. pelo amor de deus, depois de conversar em inglês com indiano, acho que até o inglês do lula deve parecer bom.
Comentário de brandizzi
Mais barata?: Com a legislação trabalhista brasileira, duvido que nossa mão-de-obra, ainda mais especializada, seja mais barata que a do e. g. Chile ou Argentina... Mas vá saber? Uma pesquisa sobre isto seria bom.

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Site: http://brandizzi.googlepages.com
"Real programm

Comentário de popolony2k
Amigo....: ...o Lula não fala bem nem o portugues, quem dera o Ingles, que acredito seriamente ele desconhecer.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de maiconfaria
o Lula pode até não falar: o Lula pode até não falar inglês, mas tem talento nato pra discursar ! Entretanto você aparentemente não sabe nada de Brasil, pois se soubesse não diria que no primeiro mandato do atual governo não houve investimento em educação !
Não vou citar nem um único investimento, melhor, vou te dar a oportunidade de pesquisar.
Comentário de popolony2k
Talento nato para discursar ???: "Nunca na história desse País se fez tanto em tão pouco tempo".
"Eu não sabia !!"
"O óleo é refinado nas refinarias…” (Não, é refinado na padaria…)
“Eu queria agradecer aos telespectadores da rádio bandeirantes por terem assistido ao debate” (Telespectadores da Rádio…)

Essa última aqui é para vc que acha o Lula o Santo Graal na arte de discursar.

“Você fala que eu só leio o que está escrito aqui no papel, se você quiser eu posso dizer de cabeça… Mas eu peço licença pra ler um negocio aqui…” (Lula para Alckmin no debate presidencial)

Quanto a sua última frase...

"Não vou citar nem um único investimento, melhor, vou te dar a oportunidade de pesquisar."

...hummm parece que temos aqui um seguidor da atual geração de políticos do Brasil....sim, aqueles que tentam sair pela tangente, pois não tem conteúdo a mostrar a seus eleitores.

Perdeu a oportunidade de mostrar as glórias do governo PT no que diz respeito a educação.....mas como são inexistentes.......fica a desculpa.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de Connochaetes Taurinus
Não vou sair em defesa dos: Não vou sair em defesa dos "investimentos em educaçao" do atual governo, mas já que escreves com tanta propriedade sobre este, certamente terás capacidade para citar "as glórias" dos quatro ou cinco governos anteriores (especialmente no anterior) ao atual na citada área.
Comentário de popolony2k
Dê uma lida no meu primeiro post....: ...dessa discussão e que infelizmente foi moderado negativamente e verás que não estou defendendo o governo anterior ao atual, digo o anterior ao anterior, pois o governo anterior é o mesmo atual (que nó na cabeça hein ?).

Segue abaixo:

http://br-linux.org/linux/brasil-desafia-india#comment-59486


--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de popolony2k
Quanto as "glórias" de 4 ou 5 governos anteriores.....: ...basta ver o título dessa própria notícia que vc está comentando !!

"Brasil desafia Índia com estratégia asiática, diz 'Wall Street Journal'"


--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de popolony2k
Para falar a verdade....: ...gostaria que o crédito pelo Brasil ter atingido tal apice na questão de software internacional a NOSSOS PAIS (pai mãe e não ao País Brasil) pois muitos de nós só conseguiu vencer nesse País miserável e de políticos corruptos e assim elevar o nome do País a um nível que esses mesmos políticos corruptos estão tentando levar vantagem nesse momento, devido ao esforço de nossos Pais em nos prover uma educação decente, pois me lembro bem que no início da década de 80, o ensino público ainda era superior ao particular, sendo que esse último era caracterizado por ser privilégio apenas das "zélites".
Pois bem, nessa época, de transição do governo militar para o democrático, o ensino público sofreu sua pior deterioração, onde as greves eram constantes durante o ano letivo, o que prejudicou muita gente e sendo esse o principal motivo de meus pais optarem pelo ensino particular naquele momento, pois me lembro que no último ano que estudei em escola pública, fiquei pelo menos 4 meses em casa devido as constantes greves....muitas dessas incentivadas pelo companheiro Presidente que hoje nos governa !!

Portanto crédito a governos ??? Nenhum ! São apenas uma cambada de vagabundos aproveitadores !!

Estou pensando seriamente em entrar para o PSOL.

#.D

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de ano@nimo.com
Nao substime os indianos!: Nao substime os indianos! Sao extremamente criativos e trabalhadores. Aguentam cargas de trabalho tao rudes como as nossa, alem de serem um povo mais antigo e com uma cultura bem mais robusta. Alem disso existem 4 vezes mais indianos que brasileiros.

Se uma oportunidade existe, e melhor agarra-la com unhas e dentes e nao contar so com os "ventos favoraveis". Nao seria a primeira vez que o Brasil aparece como "pais do futuro" na midia. Da ultima vez (decada de 70) os ditos tigres asiaticos nem existiam e olha oque aconteceu 30 anos depois: voltamos a ser o pais subdesenvolvido e corrupto de sempre e os tigres rugem.

Olho vivo nas nossas elites! Para eles usarem este tipo de noticia como desculpa para melar os avanços feitos em educaçao nos ultimos anos nao custa!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004