Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

BR-Linux na entrevista do podcast IDGNow desta semana

Foi disponibilizada na noite de segunda-feira (e deve ser anunciada na terça) a entrevista por telefone que o podcast do IDGNow fez comigo, na condição de fundador do BR-Linux. A sessão de entrevista foi conduzida por Daniela Braun e teve a participação de Guilherme Felitti, repórter do IDGNow.

Gostaria de agradecer o IDGNow pela oportunidade, e parabenizar pela aproximação com os blogs e comunidades tecnológicas no Brasil. Sou grato especialmente pela forma camarada como foi realizada a edição, reduzindo minhas pausas e cortando alguns momentos em que tropecei nas palavras. Seria ainda melhor se editassem minha voz para parecer que tenho voz de locutor e não tenho sotaque catarinense, mas isso já é querer demais ;-)

O ambiente da entrevista em si foi muito amigável, com uma breve sessão inicial de bate-papo (quando ainda estava em off) em que falamos sobre o clima em SP, a minha felicidade de poder manter o BR-Linux a partir de Floripa, e até sobre animais de estimação.

Mas logo em seguida iniciou a série de perguntas e respostas, que se transformou em um arquivo de áudio (formato MP3) de 12 minutos, que (descobri quando já estava gravando) foi ensejada não apenas pela divulgação dos números das vendas de PCs com Linux no ano passado e pela maior conscientização sobre a existência de distribuições fáceis de usar, mas também pelo momento do lançamento do Vista.

Tive oportunidade de expressar minhas opiniões, e a edição as preservou. Você pode ouvir o resultado no site do Podcast IDGNow, ou ler abaixo um resumo das perguntas e das respostas, se preferir não ouvir arquivos em formatos patenteados ou se (como eu) preferir texto a conteúdos multimídia.


Resumo da entrevista

- Vitória da inclusão digital: Venda de 1,5 milhão de PCs com Linux (incluindo os 530 mil do Computador para Todos) - vitória inquestionável para a inclusão digital, por colocar tantos computadores à disposição de uma fatia menos privilegiada da população, e também um fato novo para o software livre, porque nunca se vendeu tantos computadores com Linux pré-instalado, apesar do grande número de consumidores que não mantêm o sistema original, substituindo por Windows pirata - embora a única pesquisa divulgada sobre o assunto seja de uma fonte questionável.

- Pesquisa da ABES: O final da resposta anterior foi um gancho para o repórter me perguntar sobre a validade da metodologia usada na pesquisa da ABES sobre o número de usuários que substituem o Linux por Windows pirata nos computadores populares, relembrando os questionamentos feitos a ela por um entrevistado anterior. Respondi afirmando que não posso responder pela metodologia da pesquisa, embora preferiria que as conclusões dela estivessem erradas, mas que ao longo de 2 semanas após a divulgação original dela eu usei o alcance da comunidade do BR-Linux para procurar testemunhos que a invalidassem, e não os encontrei, e ao mesmo tempo não vi surgir outras pesquisas que invalidassem seus resultados, como chegou a ser anunciado, o que me leva a acreditar que grande parte dos usuários do Computador para Todos de fato troca o software livre pré-instalado por Windows pirata.

- Entraves ao Linux no desktop do "usuário padrão": a pergunta que nunca pode faltar: quais são as barreiras que impedem a maior adoção do Linux no desktop. Respondi minha opinião, que o desktop doméstico é um alvo móvel e difícil de ser atingido totalmente, inclusive devido a barreiras de entrada que não são intencionais (ou pelo menos não têm como intenção bloquear especificamente o software livre), como os CODECs proprietários de vídeo e áudio que não podem ser incluídos no CD de instalação de distribuições internacionais, a ausência de interesse de produtores de jogos e conteúdos em geral de oferecer suporte a mais de uma plataforma, etc.

O efeito Tostines é complicado: não tem o software porque não tem demanda, e não tem demanda porque não tem o software. Ainda assim, não acredito que o ônus de resolver esse nó não é do usuário final - cabe ao mercado oferecer, eventualmente ao governo fomentar, ou à comunidade deixar claro para este usuário que a sua demanda já está atendida hoje, como a de falar com usuários do MSN, que foi o exemplo mencionado pela entrevistadora.

- Usuário padrão tem interesse em conhecer o Linux? Minha resposta foi que ele quer é ver suas demandas atendidas. Alguns querem navegar na web, outros querem jogar, outros querem editar documentos. Eles não têm necessariamente uma barreira contra o Linux, mas querem fazer tudo que o vizinho já faz com sua cópia pirata do Windows, e não estão muito interessados em justificativas que não passem pelo atendimento pleno da sua expectativa, ou que envolvam tropeçar em barreiras.

- Problemas na configuração padrão de alguns dos computadores para todos: a questão do interesse do usuário levou a este comentário, que não é sobre a (ótima) idéia de oferecer computadores de baixo custo com software livre, mas sim sobre o controle de qualidade da implementação. Mencionei algumas das respostas de usuários que responderam aos questionamentos do BR-Linux sobre a qualidade dos Computadores para Todos que haviam adquirido (portas USB desativadas, gravador de CD que não gravava...), e as repetidas sugestões para que esta questão seja revista. Não é o software livre em si, mas a qualidade da configuração.

- Quais são as distribuições mais fáceis que eu recomendaria ao novo usuário: pergunta difícil de responder sem provocar briga de torcidas, mas pude responder com base nos resultados da pesquisa dos Favoritos da Comunidade, em 2006 e 2005, aproveitando para falar sobre o suporte ao nosso idioma, a existência de comunidades ativas, a facilidade de fazer download e até mesmo de usar como Live CD, embora eu não tenha usado estas mesmas palavras técnicas ;-)

- Windows Vista tem recursos que o Linux não tem? A minha resposta tendia ao óbvio, mas foi apresentada mesmo assim: todo sistema operacional tem diferenciais, e eu não costumo compará-los, acho que cada usuário deve fazer a sua escolha baseado em seus critérios (os meus levam ao software livre). Ainda assim, é claro que o Vista tem características que o diferenciam, da mesma forma que o Linux também tem.

- Se eu cheguei a usar o Windows Vista - Não, mas pretendo, tenho curiosidade de conhecer.

Perguntas rápidas:

- Quem é mais importante no mundo da tecnologia, Linus, Gates ou Jobs?
- Que sistema operacional roda em meu computador?
- Se eu já usei Windows, e em qual situação
- Se eu já me vi obrigado a usar um software proprietário
- Qual software proprietário eu uso por opção
- Linux é uma religião?

E assim terminou a sessão.




Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Marcus
Augusto,: Augusto,

Muito massa, mandou bem!
Comentário de Paulo Pontes
muito bom: Parabéns
Comentário de manoelpinho
Apesar do nível das: Apesar do nível das perguntas ter sido acima da média das perguntas sobre linux e SL feitas por jornalistas normalmente, a última pergunta, se o linux é religião, foi ridícula. Só faltaram perguntar se linuxer também pega mulher, para completar o estereótipo de nerds xiitas.

Odeio também estas tentativas de forçar uma comparação com Windows Vista, MacOS X, Bill Gates, Steve Jobs, etc. Não tem comparação. O linux é muito mais abrangente, profundo e nem sequer é um produto comercial de uma única empresa. O Linus Torvalds também não é nenhum mega-bilionário querendo manter alto o nível de suas ações.

Mas diante das perguntas que foram formuladas, o Augusto Campos foi muito feliz nas respostas. Com certeza é a pessoa mais preparada para uma entrevista sobre linux e software livre. Acho que nem o Jô Soraes conseguiria estragar a entrevista com ele.

------------------------------------------------
Usuário Linux #100343

Comentário de brain
Agradeço: Obrigado pela confiança, Manoel! Mas prefiro muito mais me manifestar por escrito ;-)

Quanto à pergunta sobre o Linux ser religião, eu acho que ela só foi formulada porque a entrevistadora sabia que a resposta seria clara e direta - e negativa. Acho que ela quis estabelecer um contraste ali.
Comentário de Leandro R. M. de Marco
Muito bom!: Realmente muito boas respostas.

Parabéns Augusto. Você demonstrou muita maturidade nas respostas, não falando sobre coisas das quais não tem base (estou e referindo à metodologia da pesquisa) e dando respostas claras que não dão margem à segundas interpretações.
Comentário de Jose Pissin (pizza)
Mandou bem: Mandaste muito bem, menos em dizer que o slackware é uma das distros mais fáceis para desktop. :-)

Você poderia ter aproveitado no momento que se fala da pesquisa que seria interessante saber o índice de troca do windows start edition por windows pirata, que sabemos estaria no mínimo no mesmo percentual do Linux.

"Linux é uma religião?" que absurdo de pergunta. Todos sabemos o motivo dela.

Mas aproveitou muito bem a oportunidade meu amigo brain. Abraço.
Comentário de brain
Obrigado, Pizza!: Obrigado, e obrigado! Mas eu não disse isso sobre o Slackware, eu o recomendei mas disse exatamente que não poderia ser pela questão da facilidade de instalação.

Quanto a esta pesquisa do Windows pirata "nascido" de instalações do Windows Starter, é algo que está sempre na minha mente, mas acho que a iniciativa não deve partir de mim, que sou parte interessada e tão prejudicada para pesquisar isso quanto a ABES deveria se sentir prejudicada para pesquisar a mesma coisa sobre o Linux (mas não se sentiu). Quando posso, prefiro optar pela coerência!

Mas torço para que alguém que não seja parte nesta questão busque obter e divulgar este número!
Comentário de brain
obrigado!: obrigado!
Comentário de Leonardo Menezes Vaz
Imparcial e com os pés no chão.: Acho que as perguntas não teriam sido respondidas melhor. Gostei do "Efeito Tostines". Meus parabéns Augusto.

--
"Errar é humano, cometer o mesmo erro é coisa de 58 milhões de eleitores"
Comentário de manoelpinho
Parte interessada: O problema é que a parte interessada, a M$, não está interessada neste tipo de estatísticas. Ela sabe muito bem que qualquer usuário de windows mais esperto ou ficando mais esperto com o tempo vai achar as limitações artificiais impostas pelo Starter Edition demasiadas e vai acabar tascando um windows pirata no lugar, ainda mais quando para uso doméstico não há tanto rigor no controle de licenças.

Também gostaria de saber qual é o percentual de máquinas com windows legítimo (OEM ou não) e que estejam com 100% dos softwares legalizados, isto é, sem nenhum programa pirata. Diria que tende a zero, ainda mais em ambiente doméstico. Muita gente acha que o windows legalizado dá direito a usar o M$ Office, Photoshop e tantos outros programas populares. Meio grávida não existe, assim como meio legalizado também não deixa de ser um micro pirata.

------------------------------------------------
Usuário Linux #100343

Comentário de rafaelkafka
Respostas: Você não respondeu a pergunta sobre o incentivo do software proprietário à pirataria já que pc's com Starter Edition implicam, quase sempre, em Office pirata dentros outros.

Quando você falou dos codecs se esqueceu que todas as distros tem, nos repositórios, o w32codecs.

No BIGLINUX está na janela que surge após a instalação a opção de instalar fontes, codecs, flash, etc

Se esqueceu, também, que o problema do MSN é a conversa via áudio, há conversa via vídeo mas não de forma embutida na janela, o usuário precisa tornar a janela sempre visível prá poder digitar e ver a webcam de quem conversa.O ideal seria que estivesse embutida na janela prá se poder conversar e digitar, os leigos não sabem deixar a janelinha da webcam sempre visível.

Você se esqueceu de ressaltar que a ABES é suspeita por ser interessada em promover o Software proprietário.

De ressaltar que mesmo se estivessem corretos 30 por cento das máquinas com GNU/Linux já seria ótimo.

Outra coisa grave, quando ela falou dos recursos do Vista você se esqueceu de falar do XGL/Berryl/Compiz e de afirmar que temos desktops 3D drasticamente superiores.

Você ficou na defensiva o tempo todo.


Comentário de Valdomiro
Augusto,: Augusto,

Parabéns! Foi bem equilibrado e maduro nas respostas, sem aquela velha visão de ataque que costumamos ter!

Já faz tempo que sou teu fã! :)

Mais uma vez: Parabéns
Abs
Valdomiro
Comentário de nobody
Defensiva...: Depois de baixar o mp3 e ouvir...eu também ficaria na defensiva, parecia a inquisição espanhola...foi entrevistado por exemplos de sacerdotes do software proprietário, que consideram "Bill is the light". Em países civilizados com certeza o Linux terá (já tem) o seu lugar, mas aqui na republiqueta das bananas

http://desciclo.pedia.ws/wiki/Rep%C3%BAblica_das_Bananas

Não adianta...
Comentário de brain
A sua eu espero que seja no Jô!: Quanto desejo de encontrar erros, hein, Rafael? Chegou ao ponto de você me criticar por ter deixado de mencionar pacotes não-livres! Mas você está equivocado. Vamos lá, ponto por ponto:


Você não respondeu a pergunta sobre o incentivo do software proprietário à pirataria já que pc's com Starter Edition implicam, quase sempre, em Office pirata dentros outros.


Não existiu pergunta sobre incentivo do software proprietário à pirataria. E nem seria a mim que alguém teria o que perguntar sobre este tipo de incentivo, nem sei da existência de números que eu pudesse mencionar a respeito, sobre o Brasil. Se você tiver esta estatística (que eu também suponho estar correta) atualizada sobre o mercado brasileiro, manda o link, que eu acredito que o pessoal do IDG vai ter o maior interesse em divulgar.


Quando você falou dos codecs se esqueceu que todas as distros tem, nos repositórios, o w32codecs.


Não esqueci deste pacote não-livre, não. Até me preocupei em explicar que o que não tem é o suporte embutido a partir dos CDs de instalação das distribuições internacionais, e até exemplifiquei que no meu caso eu instalei posteriormente o suporte aos vídeos que assisto.


No BIGLINUX está na janela que surge após a instalação a opção de instalar fontes, codecs, flash, etc


Não sei se seria apropriado eu mencionar de forma tão específica tantos softwares não-livres. Os puristas do software livre poderiam não aceitar bem, embora você divulgue de forma tão incisiva...


Se esqueceu, também, que o problema do MSN é a conversa via áudio, há conversa via vídeo mas não de forma embutida na janela, o usuário precisa tornar a janela sempre visível prá poder digitar e ver a webcam de quem conversa.O ideal seria que estivesse embutida na janela prá se poder conversar e digitar, os leigos não sabem deixar a janelinha da webcam sempre visível.


Não, não esqueci, eu simplesmente não sabia. Assumo que não tenho conhecimento profundo em uso ou integração com aplicativos de desktop Windows, e ainda bem que não me perguntaram nada específico sobre este assunto, que não fazia parte do tema. Pelo menos me deram a oportunidade de afirmar que dá de conversar com usuários do MSN.


Você se esqueceu de ressaltar que a ABES é suspeita por ser interessada em promover o Software proprietário.


Não esqueci não, a minha menção a ela ser parte interessada foi justamente o que ensejou a pergunta específica sobre isso, logo em seguida.


De ressaltar que mesmo se estivessem corretos 30 por cento das máquinas com GNU/Linux já seria ótimo.


Não esqueci não, eu disse que o mero fato de haver alguma máquina sendo distribuída com software livre já era uma vitória.


Outra coisa grave, quando ela falou dos recursos do Vista você se esqueceu de falar do XGL/Berryl/Compiz e de afirmar que temos desktops 3D drasticamente superiores.


Não esqueci, eu simplesmente nunca comparei o XGL/Compiz com o Aero ou o Vista, e até deixei claro que não faço esta comparação. Mas a pergunta era se o Vista tinha algo que o Linux não tinha, e não o contrário. Achei que valia a pena dizer que o inverso era verdadeiro, e que o Linux também tem recursos que o Windows não tem, mas não acho que falar em Beryl ou Compiz ia significar algo para a maioria da audiência - se fosse para exemplificar eu escolheria algo que pudesse ser descrito e entendido pela audiência.




Você ficou na defensiva o tempo todo.


Discordo, mas quando chegar a sua vez de responder a uma entrevista sobre o Linux você pode ficar na ofensiva à vontade. Espero que seja no Jô, vai ser divertido.
Comentário de wrochal
Qual foi melhor/pior?: Foi engraçado e ao mesmo tempo mais um desastre, igual o que se passou no Jô Soares. Tem tanta gente que sairia melhor!!!!

Abraços,

--
William Rocha Lima
wrochal(@)Linuxit.com.br
www.linuxit.com.br
blog.linuxit.com.br
wro

Comentário de rafaelkafka
Desejo?: Não, não tenho desejo algum, apenas não gosto dessa postura defensiva.

Houve sim, te perguntaram sobre a afirmação de que o Software proprietário, no caso o Starter Edition, gere pirataria, já que essa afirmação tinha sido feita em outra entrevista e vc falou, falou e não respondeu.

Simples, muito simples, quem compra pc com starter edition pagando 40, 50 reais por mês não compra office original.

Isso é óbvio, não precisa de estatística alguma.Ou você esqueceu do precinho?Isso sem contar Corel, Photoshop sem que a maioria seque saiba usar.Jogos também.

Claro que critico, incisivamente, não-livre e infelizmente necessário para que não se espalhe o mito de que GNU/Linux é incapaz de reproduzir conteúdo.Aliás o Ruindows sem pacotes de codecs tb não é capaz de fazê-lo salvo o wmv e alguns outros.Uma coisa é dizer que existe e desfazer um mito.Outra completamente diferente é usar.

Você usa o protocolo do MSN com o Gaim, Kopete, sei lá, e nunca te ofereceram uma conversa por áudio ou vídeo?Ou seja, você desconhece a possibilidade de conversa por vídeo e a impossibilidade de conversa por áudio?Estranho mas possível.

Pois bem, quando mostro vídeos do Desktop 3D no GNU/Linux com Gentoo e Monitor Touchscreen meus amigos babam e não ficam um segundo sem perguntar como ter no pc deles.Parece inútil mas é um ponto a favor, como eles verem quem os deletou no MSN, outra coisa que não mudará o rumo da humanidade mas conta pontos.Ou tradução automática para várias línguas, um plugin fantástico do Kopete.

Você disse que havia pontos positivos mas não citou nenhum.

Quanto ao Jô é simples ir prá ofensiva, basta não ficar embasbacado de estar lá e tratá-lo como qualquer um.

O IDG é nojento de tão reacionário, ficando na defensiva eles vieram prá cima e você só pode rebater.

Nós chegamos a um ponto de que basta um Athlon com Geforce 2 e efeitos que o Vista sequer sonha tornam-se realidade sem comprometer o desempenho da máquina e isso desde 2005 quando o biglinux foi a primeira distro no mundo a ter o KDE3D e o Gnome3D incorporando o Metisse em ambos.Outra coisa que não pode passar em branco é que o Vista tem o usuário padrão como root e que isso é uma aberração que leva a patética situação de tudo você ter que responder Allow ou Deny, O que a Apple já ironizou cruelmente no último anúncio.

Comentário de Gustavo Moraes
Olá Augusto,: Olá Augusto,

Acompanho o br-linux desde a época que era algo do tipo linux-trix.net, ou linux.matrix.net, ou coisa do tipo (faz tempo heim ???). É impressionante como, durante esses anos, o site evoluiu assim como vc tbm evoluiu, suponho. Falo isso pois achei muito boa essa sua entrevista. Vc foi objetivo, direto, não enrolou como em outras entrevistas que vimos por aí. Como fã e leitor assíduo da comunidade BR-LINUX, quero parabenizá-lo por representar tão bem a comunidade em mais uma tentativa de inclusão do Software Livre na mídia. Pena que foi rápido, mas outras oportunidades virão, com certeza.
Fica aqui minha mensagem de respeito e admiração por sua pessoa.

Um grande abraço.

Gustavo
Comentário de brain
obrigado!: Obrigado pelas críticas e por ter ouvido com tanta atenção eu oferecer as respostas que correspondem à minha opinião!

Discordo de que eu deveria ter falado mais sobre questões de como usar software proprietário, ou ter feito críticas ao mercado dele sem dispor de dados que as suportassem, como tantos já fizeram antes de mim, e tantos ainda farão.

No caso específico da menção ao ataque do Sérgio Amadeu ao mercado de software proprietário ("software proprietário incentiva pirataria"), o repórter de fato falou sobre ele, mas não me perguntou a respeito da afirmação dele, e sim sobre as informações que o Sérgio Amadeu prestou, sobre os bastidores da famigerada pesquisa da ABES. E eu respondi com os fatos que conheço, e não com as suposições que tenho, que devem ser parecidas com as tuas, até.

Continuo na torcida para ter oportunidade de um dia assistir a uma entrevista sua no Jô, onde poderá experimentar suas técnicas de responder o discurso que gostaria de fazer, e não manter o foco no que for perguntado.
Comentário de Leonardo Menezes Vaz
Comparações: Se tu levares em conta que o Augusto respondeu as perguntas direto sem tempo para formular uma resposta ele fez muito bem.

Deixo uma dica William: Por que você (e os outros que criticaram as respostas do Brain) não aproveitam o espírito do Software Livre "pegue, use e modifique" e não gravam PodCasts respondendo as mesmas perguntas?

Fica lançado o "desafio". :)

Abraço,

Leonardo Vaz

--
"Errar é humano, cometer o mesmo erro é coisa de 58 milhões de eleitores"
Comentário de rafaelkafka
Respostas: Quem falou em como usar? A afirmação necessária era de que é possível reproduzir qualquer formato no GNU/Linux.

Suposições?? Até parece que eu preciso que provem que tem água no mar ehehe

Eu e o Sérgio Amadeu que fugimos dessa postura defensiva.

Que foco em pergunta, se você se deixa conduzir é passivo.

E essa postura passiva é tudo que não precisamos.

Realmente, a entrevista é a cara desse pessoal do FOSS/Novell fanboys de que você faz parte entusiasmada.
Comentário de rafaelkafka
Exemplos: Não precisa de muito prá por esse povo da m$ no lixo não.

Faz algo como o anúncio da Apple sacaneando o maldito allow or deny do Vista e mostra que GNU/Linux tem um desktop 3D muito melhor e muito mais leve.

Isso dentre milhares de outras coisas.

E eu faço isso direto, tem fila de amigo, amiga atrás de que eu instale desktops 3D.

Quando se defende idéias a última coisa que você pode ser é passivo.Quem tem postura passiva é sangrado sem dó ehehehe

E só geeks ouvem podcast, leigo não tem paciência prá isso.

Mas te garanto que não gaguejaria ehehe
Comentário de brain
:): Essa afirmação (de que é possível reproduzir os formatos multimídia em geral no Linux) eu fiz.

No meu caso, eu não defendi idéias, eu as expus, é bem diferente. E expus as minhas, e não as suas - e para um público diferente do usual.

Eu também já notei a similaridade entre o teu discurso e o do Sérgio Amadeu. E já te convidei várias vezes pra você expor as suas idéias em artigos também, teria o maior interesse em divulgá-las, ainda que como entretenimento. O convite continua em aberto.

Como eu disse antes, tenho bastante interesse em ver teu ponto de vista expresso em uma entrevista futuramente. Mas quando entrevistam a mim, o que eles recebem é o meu ponto de vista, que é bem diferente do seu.
Comentário de brain
Faça!: Falando assim é bem fácil mesmo. Mas já que você considera tão simples, que tal fazer? Ou pelo menos dar os primeiros passos? Conte com o BR-Linux para divulgar.

Eu fiquei feliz que fui convidado para falar sobre software livre, não teria o menor interesse em conceder uma entrevista cujo assunto fosse falar mal do Windows ou de qualquer outro produto, ou colocá-lo no lixo, como você diz.

Quando eles querem este tipo de discurso negativo que você prega, tem bastante gente que se presta ao papel.
Comentário de rafaelkafka
Entretenimento: Entretenimento para uns e pêsames para outros é ver a insegurança, a postura defensiva e frouxa que você adotou.

Claro que a escolha não foi a toa, eles sabiam de tudo isso.
Comentário de rafaelkafka
Positivo: Claro, positivo é pegar um FOSS/Novell fanboy e por na defensiva, acossar, etc.

Pro IDG é perfeito, ótimo, ideal.

Obviamente isso é falta de fundamento filosófico, de espírito de combate, de consciência que a liberdade não é conquistada de forma passiva!

Noções que o Amadeu tem de sobra e você não tem.

Fizeram um show de FUD atrás de FUD e você foi usado.
Comentário de brain
Repetindo: O convite para que você exponha as suas posições em um artigo continua em aberto, acho que vai ser muito interessante.

As minhas opiniões eu já tive a oportunidade de expor.
Comentário de brain
Repetindo: O convite para que você exponha as suas posições em um artigo continua em aberto, acho que vai ser muito interessante.

As minhas opiniões eu já tive a oportunidade de expor.
Comentário de rafaelkafka
FUD no IDG contra o PC Conectado: Olhe o IDG e veja o FUD, com enorme destaque, na página inicial remetendo à sua entrevista.

Te usaram como boi de piranha e você caiu ingenuamente.

Queriam, mais uma vez, detonar o PC Conectado e você foi usado prá isso, prá dar sustentação ao FUD que está lá com todo destaque.

E sabe porque a parte boa não se impôs?Porque você não foi incisivo como Carlos Amadeu.Esse é o problema.Sua postura defensiva levou a isso, agora um site com centenas de milhares de pageviews está com FUD se valendo da sua palavra.

Era sua intenção?Claro que não.Mas essa postura FOSS dá nisso.Na ânsia de ser bonzinho, de agradar você acaba sendo usado e passado prá trás como fizeram mais uma vez.

Infelizmente o episódio lamentável do FISL em que a sua turma apedrejou Stallman para, poucos meses depois, ver o acordo Novell/M$ e engolir os elogios a M$ feitos antes não serviram de lição.

Espero que agora mais essa lição tenha algum proveito...

E minhas opiniões a respeito não dependem de nada além do que expus.Estão bastante claras.

Comentário de brain
Repetindo:: Rafael, o texto que está lá, literalmente, é: "Linux de PC popular apresenta problemas. Fundador do Br-Linux, Augusto Campos, fala sobre as barreiras da adoção do Linux nos desktops e sobre as versões populares do sistema operacional."

Olhei e não vi nenhum FUD lá, e sim uma descrição dos temas que eu abordei e que correspondem à minha opinião sobre o assunto: a presença de problemas sérios no Linux que vem sendo distribuído nos PCs populares, as barreiras que o usuário encontra na adoção do Linux nos desktops (felizmente elas vêm se reduzindo nos últimos anos, como tive oportunidade de expor para os ouvintes do programa), e quais as versões populares do sistema operacional.

Mas a parte essencial é que o convite para que você exponha as suas posições em um artigo continua em aberto, acho que vai ser muito interessante. As minhas opiniões eu já tive a oportunidade de expor.
Comentário de rafaelkafka
Afirmações: Mantenho tudo que afirmei.

Não foi positivo para a comunidade e ainda rendeu FUD.

Minhas idéias foram claramente expostas como sempre, não cultuo a redundância.

Espero que isso tudo sirva de lição.
Comentário de brain
:): Sua presença é sempre bem-vinda para repetir o mesmo discurso chamando de FUD a opinião alheia que não seja idêntica à sua!

A cada nova repetição do seu texto de sempre, o anacronismo fica ainda mais evidente, e este seu eco de autoritarismo e intolerância serve para melhor apontar a medida de o quanto a comunidade como um todo vem avançando.

A presença de contradições novas, como aquela em que você me acusou de não ter apoiado o software livre justamente porque eu deixei de apontar algumas soluções proprietárias torna tudo ainda mais de acordo com o seu perfil.

Agradeço a oportunidade, volte sempre!
Comentário de rafaelkafka
FUD sim!: Autoritário é quem não reconhece as besteiras que faz, deve ser duro ver que foi boi de piranha pro maior site de FUD do país.

Anacrônico é recorrer a um pragmatismo estéril e ser feito de bobo.Essa falsa tolerância não passa de ingenuidade.

Não há contradição alguma, você foi escolhido prá ser boi de piranha da renovação de velhos FUD's como a suposta impossibilidade de reprodução de arquivos multímida.

Poder é uma coisa usar é outra, mas tentar explicar LIBERDADE prá um FOSS/Novell/M$ fanboy é perda de tempo.

Suas tentativas de ser sarcástico são de um fracasso risível vide a mancha "Stellman", sempre lembrada quando a falta de seriedade vem a tona.


Comentário de brain
:): Sua presença é sempre bem-vinda para repetir o mesmo discurso chamando de FUD a opinião alheia que não seja idêntica à sua!

A cada nova repetição do seu texto de sempre, o anacronismo fica ainda mais evidente, e este seu eco de autoritarismo e intolerância serve para melhor apontar a medida de o quanto a comunidade como um todo vem avançando.

A presença de contradições novas, como aquela em que você me acusou de não ter apoiado o software livre justamente porque eu deixei de apontar algumas soluções proprietárias torna tudo ainda mais de acordo com o seu perfil.

Agradeço a oportunidade, volte sempre!

Comentário de rafaelkafka
FUD sim!: Autoritário é quem não reconhece as besteiras que faz, deve ser duro ver que foi boi de piranha pro maior site de FUD do país.

Anacrônico é recorrer a um pragmatismo estéril e ser feito de bobo.Essa falsa tolerância não passa de ingenuidade.

Não há contradição alguma, você foi escolhido prá ser boi de piranha da renovação de velhos FUD's como a suposta impossibilidade de reprodução de arquivos multímida.

Poder é uma coisa usar é outra, mas tentar explicar LIBERDADE prá um FOSS/Novell/M$ fanboy é perda de tempo.

Suas tentativas de ser sarcástico são de um fracasso risível vide a mancha "Stellman", sempre lembrada quando a falta de seriedade vem a tona.
Comentário de brain
Mancha!: O convite para que você exponha sua opinião em um artigo voltado aos que ainda não são da comunidade, e que eu ajudaria a divulgar, continua de pé!

Embora você seja bem vindo para continuar vociferando, de forma tão estéril (mas já folclórica), a sua autoritária e anacrônica (e felizmente solitária e isolada) opinião de censor amador e crítico nos comentários das notícias e listas de discussão da comunidade, onde não causa dano e nos entretém há tanto tempo!
Comentário de rafaelkafka
Folclore e frouxidão: Em matéria de folclore sua desmoralizante tentativa de ofender a honra de RMS com tentativas risíveis de sarcasmo nerd vide o infame "caso Stellman" você é insuperável.

Agora então servindo de boi de piranha prá FUD do IDG você se superou ehehe

Já publiquei artigos e publicarei quando bem entender.

Nada mais estéril, tolo e anacrônico do que sua ingenuidade FOSS/NOVELL/M$ fanboy.Isso sim é entretenimento, ver os fatos se sobrepondo à tolice, o acordo NOVELL/M$ sendo um exemplo fatídico de que quem, como você, adorta posturas passivas acaba sangrado.Mas vocês acabam gostando né, é estranho mas FREUD explica.
Comentário de brain
Continue vociferando no espaço abaixo: Você é bem-vindo para continuar vociferando abaixo, de forma tão estéril (mas já folclórica), a sua autoritária e anacrônica (e felizmente solitária e isolada) opinião de censor amador e crítico, como vem fazendo há tanto tempo nos comentários das notícias e listas de discussão da comunidade, onde não causa dano e nos entretém!

Além disso, a sua voz altamente solitária é um lembrete, para todos os que a lêem depois, de como a comunidade já avançou em relação ao tempo em que havia grande presença da intolerância, do desrespeito à opinião alheia, do radicalismo e do interesse em criticar outras parcelas do movimento a favor do software livre, ao invés de valorizar os aspectos que todos têm em comum.

Mesmo assim, quando quiser atender ao convite de manifestar sua opinião para a comunidade em geral, especialmente para os que ainda não são usuários de software livre, por intermédio de um artigo de sua autoria, conte com o BR-Linux para divulgá-lo.

Aproveite para reciclar e inventar abaixo outras tentativas de insulto, elas ajudam a demonstrar ainda mais claramente a qualidade da fundamentação dos seus argumentos, e fazem parte do seu personagem, juntamente com esta reciclagem e involução nos ataques utilizados - começa afirmando que houve uma série de erros factuais nas respostas, ao ver que não colou, parte para acusações ideológicas, e na ausência de sucesso, dias depois, parte para o insulto mesmo, puxando inclusive outras questões anteriores e previamente discutidas.



Comentário de rafaelkafka
FUD: Vociferar insultos, FUD anti-GNU e pró-corporações é sua profissão de fé principalmente desde a fatídica cobertura do FISL e a tentativa de desmoralizar RMS unicamente por este se manter coerente e a frente da vanguarda o que os fatos posteriores só comprovaram.

Há inúmeras pessoas aqui mantendo posições claras em favor da liberdade e anti-fossa, aliás, elas passam pela mesma tentativa fascista e fracassada de supressão da liberdade de expressão.

A censura sempre foi a armação fossa número 1, velada, muitas vezes, explícita em outras.

O que entretém a comunidade é lembrar de suas tentativas risíveis de sarcasmo nerd anti-GNU.Não é a toa que de Campos você virou Augusto Stellman.

Continue servindo de boi de piranha prá quem usa vocês da fossa para esfaquear a liberdade, vocês existem prá isso mesmo, são os fariseus da comunidade!
Comentário de brain
Está fraco!: Força! Tenho certeza de que você consegue tentar insultar muito mais, e demonstrar bem mais intolerância do que isso!

Pretendo coletar os exemplos dos seus paroxismos, para compor um contraponto para um futuro artigo sobre discussões efetivas e a busca do consenso!
Comentário de rafaelkafka
Força?: Quem tem que fazer força aqui?

Falar de tolerância não combina com seu histórico!

Vide o fatídico caso "Stellman".
Comentário de brain
ah, já está acabando?: Vamos, tente reciclar mais algumas discussões do passado!

Foi engraçado quando você acusou outros de fazer censura, acima, mas agora está sendo ainda mais divertido ver você acusar outras pessoas de intolerância.

Mas nada superou ainda ver você criticando outros por não ter mencionado com destaque em entrevista o quanto é fácil instalar softwares não-livres no desktop Linux, e defendendo a importancia deles, lá no alto desta discussão, antes de você começar a se esforçar para desviar o foco dela ao perceber o quanto era insustentável este seu ataque.

Pretendo coletar os exemplos dos seus paroxismos, para compor um contraponto para um futuro artigo sobre discussões efetivas e a busca do consenso, acho que vai ser um texto bastante interessante, por contar com exemplos tão extremos sobre o limite oposto.
Comentário de rafaelkafka
Reciclagem?: Não preciso reciclar nada.Quando uma mancha indelével se aplica sobre a credibilidade não há retorno ou remendo que dê jeito.

Não vejo nada de divertido em ser usado como boi de piranha prá FUD mas parece que você adora.

Insustentável é a incapacidade de vocês da FOSSA de entender a palavra liberdade.Ainda mais quando você foi usado, com sua passividade habitual, prá reafirmar o FUD de que o GNU/Linux não suportava vários formatos.Suporta, sim, mas instalar este suporte é parte do exercício da liberdade de opção de cada um.Vocês são a contradição encarnada, hora dizem que queremos obrigar as pessoas a ter escolhas livres hora fingem escândalo quando respeitamos os que optam por instalar suporte baseado em software proprietário.

Você não só não busca o consenso como não admite seus erros, mesmos os mais graves.

Sua vaidade, Augusto Stellman, te expõe ao ridículo ehehehehe
Comentário de rafaelkafka
Obsessão: "Pretendo coletar os exemplos dos seus paroxismos, para compor um contraponto para um futuro artigo sobre discussões efetivas e a busca do consenso, acho que vai ser um texto bastante interessante, por contar com exemplos tão extremos sobre o limite oposto."

Sua obssessão não é bemvinda, ehehe, nem vem que meu time é outro, me erra rs

Só me faltava essa, ser fruto de obssessão do passivo Augusto Stellman rs

Vai obsediar tua musa (o) ehehe

Coitado do Stallman ou da Stellman, sei lá né, ahaha

Corte amplo ahahaha!
Comentário de rafaelkafka
Obsessão: "Pretendo coletar os exemplos dos seus paroxismos, para compor um contraponto para um futuro artigo sobre discussões efetivas e a busca do consenso, acho que vai ser um texto bastante interessante, por contar com exemplos tão extremos sobre o limite oposto."

Sua obssessão não é bemvinda, ehehe, nem vem que meu time é outro, me erra rs

Só me faltava essa, ser fruto de obssessão do passivo Augusto Stellman rs

Vai obsediar tua musa (o) ehehe

Coitado do Stallman ou da Stellman, sei lá né, ahaha

Corte amplo ahahaha!
Comentário de brain
Força: É isso aí! Tendo tentado durante anos formar uma imagem de intolerância a todas as formas de software proprietário, subitamente você foi pego em flagrante criticando outros porque não deram destaque à possibilidade de instalação destes mesmos softwares no Linux, e agora se vê encontrando todo tipo de forma para fugir do assunto - como se eu de alguma forma renegasse ou me envergonhasse de ter publicado matérias mencionando a Nívea aqui no BR-Linux...

Quanto ao seu questionamento sobre a força da opinião de cada um, na verdade a minha opinião está sendo expressa com força suficiente para ser ouvida inclusive fora do âmbito da comunidade, como foi o caso da entrevista em questão.

Já a sua opinião, tão isolada, que na aparência é tão mais radical (embora inclua a pregação da relevância de instalar softwares não-livres no desktop Linux), não está saindo do âmbito da comunidade, e mesmo nela ocupa uma posição de bastidores, só nos comentários e fóruns, e não nos artigos.

Mas continue tentando! Está divertido, e vai ser bem útil pra um artigo futuro.
Comentário de rafaelkafka
Intolerância: Realmente vocês da FOSSA são mentalmente incapazes de entender a palavra LIBERDADE.

A minha imagem é vinculada a uma coerência que você não possui, dai o seu desespero, eu não tenho duas caras, não banco o ético prá depois sair difamando a honra alheia como você fez, covardemente, com RMS no caso Stellman.Não se envergonha porque sua vaidade doentia não permite.

Você tinha, sim, que responder a VERDADE e a VERDADE é que é possível reproduzir qualquer formato sendo que quem quiser fazê-lo terá que abdicar do uso de soluções livres.Agora quem quiser te usar como boi de piranha de FUD, te por gaguejando risivelmente e ridicularizar a comunidade saberá recorrer aos seus préstimos.

Esse era o fato, que você sonegou, porque estava lá a serviço do FUD, a serviço de quem sempre espalhou FUD!

Só uma mente pervertida como a sua vê diversão em expor o trabalho de toda uma comunidade ao ridículo.

Já disse, me erra, vai concentrar tua obssessão passiva em outro, dispenso seus artigos e considerações.

E, ao contrário do Stallman, falo português e sou advogado.

Cuide da sua vida porque nada do que eu exponho está a sua disposição.Vai baitolar outro!
Comentário de rafaelkafka
Intolerância: Realmente vocês da FOSSA são mentalmente incapazes de entender a palavra LIBERDADE.

A minha imagem é vinculada a uma coerência que você não possui, dai o seu desespero, eu não tenho duas caras, não banco o ético prá depois sair difamando a honra alheia como você fez, covardemente, com RMS no caso Stellman.Não se envergonha porque sua vaidade doentia não permite.

Você tinha, sim, que responder a VERDADE e a VERDADE é que é possível reproduzir qualquer formato sendo que quem quiser fazê-lo terá que abdicar do uso de soluções livres.Agora quem quiser te usar como boi de piranha de FUD, te por gaguejando risivelmente e ridicularizar a comunidade saberá recorrer aos seus préstimos.

Esse era o fato, que você sonegou, porque estava lá a serviço do FUD, a serviço de quem sempre espalhou FUD!

Só uma mente pervertida como a sua vê diversão em expor o trabalho de toda uma comunidade ao ridículo.

Já disse, me erra, vai concentrar tua obssessão passiva em outro, dispenso seus artigos e considerações.

E, ao contrário do Stallman, falo português e sou advogado.

Cuide da sua vida porque nada do que eu exponho está a sua disposição.Vai baitolar outro!
Comentário de rafaelkafka
Intolerância: Realmente vocês da FOSSA são mentalmente incapazes de entender a palavra LIBERDADE.

A minha imagem é vinculada a uma coerência que você não possui, dai o seu desespero, eu não tenho duas caras, não banco o ético prá depois sair difamando a honra alheia como você fez, covardemente, com RMS no caso Stellman.Não se envergonha porque sua vaidade doentia não permite.

Você tinha, sim, que responder a VERDADE e a VERDADE é que é possível reproduzir qualquer formato sendo que quem quiser fazê-lo terá que abdicar do uso de soluções livres.Agora quem quiser te usar como boi de piranha de FUD, te por gaguejando risivelmente e ridicularizar a comunidade saberá recorrer aos seus préstimos.

Esse era o fato, que você sonegou, porque estava lá a serviço do FUD, a serviço de quem sempre espalhou FUD!

Só uma mente pervertida como a sua vê diversão em expor o trabalho de toda uma comunidade ao ridículo.

Já disse, me erra, vai concentrar tua obssessão passiva em outro, dispenso seus artigos e considerações.

E, ao contrário do Stallman, falo português e sou advogado.

Cuide da sua vida porque nada do que eu exponho está a sua disposição.Vai baitolar outro!
Comentário de brain
obsessão: Rafael, eu estou comentando no site que mantenho, em uma notícia de minha autoria, sobre uma realização minha, e em uma discussão que você começou.

Note que eu estou apenas respondendo às suas mensagens, que você não consegue parar de enviar. Me parece que existe mesmo obsessão aqui, mas ela não é minha.


Comentário de rafaelkafka
Obsessão: Respondo o que tem que ser respondido, simples.

Apenas não vou admitir que meu nome seja citado, sem permissão prévia, no que for.

No resto sua posição equivocada já ficou clara.
Comentário de brain
Até parece: Mas até parece que eu mencionaria o seu nome, eu nem mesmo sei qual é ele.

Pretendo citar apenas os comentários acima, que você disponibilizou de acordo com a licença GNU FDL e os termos de uso do BR-Linux.

Aquele em que você faz críticas a quem não dá destaque à possibilidade de instalar no Linux os codecs proprietários, o Flash e outros softwares não-livres vão ser especialmente interessantes.
Comentário de rafaelkafka
Vai preparando o bolso então...Obcecado!: Um advogado criminalista não vai te cobrar menos de 5 mil prá começar, apenas começar, a te defender da sua tentiva de difamação se você levar isso adiante.

Ninguém falou de flash, eu falei de suporte universal, POSSIBILIDADE, instala QUEM QUER.

Dizer que é possível é uma coisa, USAR é outra, completamente diferente.

Desmentir o FUD de ausência de suporte não significa se valer da parte proprietária do mesmo.

Se tentar me difamar vai pagar caro, bem caro, já disse e repito, me erra!

Vai se obcecar por outro que não jogo no seu time!
Comentário de rafaelkafka
Vai preparando o bolso então...Obcecado!: Um advogado criminalista não vai te cobrar menos de 5 mil prá começar, apenas começar, a te defender da sua tentiva de difamação se você levar isso adiante.

Ninguém falou de flash, eu falei de suporte universal, POSSIBILIDADE, instala QUEM QUER.

Dizer que é possível é uma coisa, USAR é outra, completamente diferente.

Desmentir o FUD de ausência de suporte não significa se valer da parte proprietária do mesmo.

Se tentar me difamar vai pagar caro, bem caro, já disse e repito, me erra!

Vai se obcecar por outro que não jogo no seu time!
Comentário de rafaelkafka
Vai preparando o bolso então...Obcecado!: Um advogado criminalista não vai te cobrar menos de 5 mil prá começar, apenas começar, a te defender da sua tentiva de difamação se você levar isso adiante.

Ninguém falou de flash, eu falei de suporte universal, POSSIBILIDADE, instala QUEM QUER.

Dizer que é possível é uma coisa, USAR é outra, completamente diferente.

Desmentir o FUD de ausência de suporte não significa se valer da parte proprietária do mesmo.

Se tentar me difamar vai pagar caro, bem caro, já disse e repito, me erra!

Vai se obcecar por outro que não jogo no seu time!
Comentário de rafaelkafka
Termos de uso: A norma jurídica sempre prevalece sobre contratos privados.

Consequentemente os termos de uso são pó perante a norma.

Se o meu nome, Rafael Kafka, ou qualquer um dos meus textos for publicado, sem autorização prévia, você se arrependerá.

Já disse, e repito, não sou Stallman que sequer fala português e não reage ao que desconhece, sua trollice vai te custar bem caro se levar isso adiante, me erra!
Comentário de brain
Renegando uma licença livre: Claro que posso atender seu desejo e deixar de exercer meu direito de uso de seus textos disponibilizados sob uma licença livre se você os renega, ou se repudia os termos da licença da FSF sob a qual você os publicou, acima.

Na verdade eu nem mesmo esperava outra coisa de você.

Ainda assim, a experiência como um todo foi muito interessante - em uma mesma thread, você criticou quem deixa de fazer propaganda de softwares não-livres, e em seguida buscou revogar a licença FDL dos seus próprios textos.
Comentário de rafaelkafka
GPL e FUD: GPl não foi criada para difamações e FUD.

Informar suporte # Propaganda = Refutar FUD.

Obviamente, não autorizo.Não me importo com o que você espera e pensa a meu respeito, é recíproco.
Comentário de brain
Se quiser mudar de idéia: Não é a GPL, é a GNU FDL. Se você em algum momento resolver mudar de idéia e passar a respeitar a licença GNU FDL dos textos que você publicou sob ela, me avise! Terei o maior prazer em dar divulgação a eles na íntegra, de forma a preservar completamente o contexto original e a plenitude das suas afirmações.

Mas por favor não volte a publicar comentários aqui no BR-Linux, exceto se quiser adotar (e respeitar) alguma licença livre para os mesmos, caso contrário terei que torná-los indisponíveis (sem apagá-los) até que você esclareça qual a licença livre que deve ser adotada para os mesmos.

Na ausência deste contato via formulário específico, vou ter de assumir que qualquer comentário seu no futuro está sendo publicado sob uma licença não-livre, a não ser que você diga o contrário, assim como assumo o mesmo para seus comentários anteriores neste site.
Comentário de rafaelkafka
Licença: Não confio em você, por motivos óbvios.

Se quiser censurar não poderei fazer nem farei nada.

Recorte tendencioso prá me difamar, nem pensar.Análise difamatória, mesmo que na íntegra, idem.

Quanto às mensagens FUTURAS poderão ser consideradas sob Creative Commons com a opção que proibe obras derivadas, ou seja, nada de recortar uma linha do que escrevi ou inserir, mesmo que na íntegra, no que quer que seja o que inclui artigos, resenhas, etc
Comentário de brain
censurar?: Eu não vou censurar nada. Se você quiser disponibilizar os seus comentários anteriores sob uma licença livre, vou ter o maior prazer em deixá-los publicados, disponíveis e divulgados.

Mas você não pode ficar no meio do caminho, pedindo para revogar a licença livre que concedeu sobre o seu próprio material e depois afirmando que a remoção dele em um site que só publica comentários sob licenças livres é censura exercida por outra pessoa.

Portanto, vou perguntar claramente: você mantém a licença livre que concedeu ao publicar seus comentários anteriores no BR-Linux, ou deseja renunciar a ela?

Caso mantenha a licença livre, os comentários serão mantidos disponíveis. Se deseja cancelar a licença livre sobre o seu próprio material, ele será tornado indisponível em conseqüência de sua própria escolha, devido puramente ao seu desejo de que o material seja tornado não-livre, independente da possibilidade ou não de revogar-se uma licença livre retroativamente e unilateralmente.

Quanto à licença Creative Commons sem permissão de trabalhos derivados que você mencionou, trata-se de uma das modalidades não-livres da CC. Por alguma razão não me surpreendo em ver você, que coloca tanta importância na divulgação de aplicativos e plugins proprietários, insistir em licenças não-livres quando alguém lhe pede para indicar uma licença livre para o conteúdo de sua autoria.

Portanto, se desejar continuar comentando no BR-Linux no futuro, por favor escolha e indique (nos termos das instruções anteriores) uma das modalidades livres da CC, se deseja adotar uma licença disponibilizada por esta organização. Pode adotar as definições de liberdade definidas nas Debian Free Software Guidelines, se tiver dúvida sobre um conceito que alguns consideram tão abstrato. Se quiser, você também pde simplesmente optar por uma das 4 licenças de documentos livres que a FSF reconhece.
Comentário de rafaelkafka
Licença: Não dou a mínima prá sua opinião porque sei a serviço de quem e do que ela está.Poder Instalar = Ter Suporte # FUD.

Quem sabe assim você consiga entender, o tico bata com o teco.

A mensagem anterior foi clara, CC + Ausência de trabalhos derivados.

Não autorizo, não vou permitir, em hipótese alguma, qualquer citação de trechos ou na íntegra por você de nada que eu escrevi porque não vou permitir difamações e sua intenção é difamatória.

Censure se quiser, essa é claramente sua intenção.
Comentário de brain
O BR-Linux não publica comentários sob licenças não-livres: Se você em algum momento resolver mudar de idéia e passar a respeitar a licença GNU FDL dos textos que você publicou sob ela, me avise!

Terei o maior prazer em dar divulgação a eles na íntegra, de forma a preservar completamente o contexto original e a plenitude das suas afirmações.

No momento, me vejo obrigado a não mais mantê-los disponíveis, atendendo à sua opção consciente e confirmada por rejeitar o uso de uma licença livre para eles.
Comentário de rafaelkafka
Licenças: Você não é confiável.

Logo não recomendo a ninguém se sujeitar a lhe confiar o que quer que seja sob pena de constatar que essa promessa de "contexto original" não passa de uma armadilha vide o caso Stellman.

Censure a vontade, só mostra a natureza da FOSSA.


BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004