Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Boot mais rápido: nova versão do Texas Flood

Atenção: os procedimentos de inicialização são críticos para o bom funcionamento do sistema operacional. Não se recomenda realizar testes de alterações dos mesmos em computadores em produção.

Atualizado: nova versão com site em português.


“O projeto Resulinux anunciou o lançamento do Texas Flood versão 2.5 Alpha que tornou-se mais universal que a versão 2.1. Esta versão não depende mais do sysvinit ou do upstart, substituindo-os completamente. Isto ajudará também a instalação no Ubuntu. Foram feitas várias mudanças no código fonte que faziam o Texas Flood ser ainda muito peculiar ao Debian Etch. Além disso agora o programa é disponibilizado no formato .tar.gz, mas é facilmente instalado com o script setup incluído dentro do arquivo compactado. A correria foi tão grande em passar o programa para o inglês(devido a pedidos de usuários dos EUA) que o site ficou em inglês, mas não vamos deixar de lado os brasileiros, e para as próximas semanas prometemos uma versão em português do site.”


Enviado por Luciano Andress Martini (bluespower_777Θhotmail·com) - referência (texasflood.resulinux.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Antonio Pessoa
Não seria mais: Não seria mais fácil/interessante fazer uma versão do site em inglês para os estadunidenses em cima da versão em português? Deste jeito fiquei com a impressão de uma certa prioridade para o inglês, pois depois é vocês vão disponibilizar uma versão para o português. Meio chato! Mas mesma assim parabéns pela nova versão e melhorias na mesma.
Comentário de antonypeople
Não seria mais: Não seria mais fácil/interessante fazer uma versão do site em inglês para os estadunidenses em cima da versão em português? Deste jeito fiquei com a impressão de uma certa prioridade para o inglês, pois depois é vocês vão disponibilizar uma versão para o português. Meio chato! Mas mesma assim parabéns pela nova versão e melhorias na mesma.

--
Antônio Rogério Lins de A. Pessoa
"Todo coração é uma célula revolucionaria." - Os educadores
"Suenan los tambores de la rebelion, sueña mi pueblo, sueña mi razon." - Manu Chao
Comentário de Luciano
Realmente nosso texto foi: Realmente nosso texto foi feito em português e depois traduzido...

O inglês foi simplesmente uma tentativa de universalizar o programa, pois em quase qualquer lugar do mundo se entende inglês, incluindo o próprio Brasil....

Mas como você pode notar o site já esta diponível em português...



Comentário de Zoroastro
Descrição ?: Creio que melhor dar prioridade para o inglês, universaliza mesmo. Surreal alguém que vá se meter a substituir um componente desses e não vá saber inglês :).

Mas amigo... não poderia descrever melhor, na página de preferência, o que o sistema faz ?

É que fiquei em dúvida se ele substitui ou funciona de forma complementar aos outros sistemas de inicialização.

Mas de todo modo, parabéns pela iniciativa !

Comentário de Clésio Luiz
Meus parabens: É reconfortante saber que tem gente desenvolvendo maneiras de melhorar o desempenho desktop do GNU/Linux aqui no Brasil. O trabalho de vocês aborda uma área muito importante mas geralmente negligênciada pelas grandes distros, que é a inicialização do sistema. Parabens mais uma vez e boa sorte com a manutenção do mesmo.

"... e não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez."
Comentário de Luciano Andress Martini
Basta clicar na bandeira do: Basta clicar na bandeira do Brasil para ter acesso ao site em português:

http://resulinux.forumdebian.com.br/texasfloodweb/index_pt_BR.html

Esta versão do Texas Flood substitui o sysvinit ou upstart completamente.


Comentário de Luciano
O texas flood 2 lembra: O texas flood 2 lembra alguns conceitos de otimização de processos como o CPM e balanceamento de recursos, mas é preciso exemplos, já que é algo completamente novo(pelo menos nunca vi nada igual). E pretendo fazer isso em português e depois então traduzir para o Inglês.

Obrigado pelo interesse....

Comentário de João Paulo
URGENTE: Instalei no ubuntu.. não deu erro nenhum.. mais em vez de melhorar, piorou tudo..

primeiro meu desktop startou em ingles.. isso eu ja arrumei.. agora minha rede foi pro saco, e se eu tento ativar, o processamento da minha maquina vai pra 100% e não ativa....

ALGUEM SABE COMO DESATIVO ESSE TEXASFLOOD???

obrigado..
Comentário de João Paulo
me ajudaaaa: aee.. me ajuda ai cara.. estou sem rede na minha maquina do serviço.. como desativo esse texasflood pra voltar ao normal.. ou como pelo menos eu ativo minha rede?? pq nem o botao desligar do gnome esta funcionando mais. não é possivel que vou ter que reinstalar o ubuntu todo..

obrigado..
Comentário de jpbotelho
ta complicadoo: Alguem pode me falar como removo isso do ubuntu??? Estrgou meu sistema todo isso.. Minha rede não starta, botão de desligar não desliga.. Preciso que me ajudem a remover isso.. é sério.. tou tendo que usar outra maquina aqui na empresa pra poder postar isso..

obrigado..
Comentário de brain
contato com os desenvolvedores: texasflood_help@yahoo.com.br e bluespower_777@hotmail.com
Comentário de jpbotelho
ja mandei e-mail: ja mandei e-mail pra esses 2 ai.. e nao obtive resposta ainda..

obrigado,
Comentário de jpbotelho
aiaiai: ja tentei mover os confs e os bins pra ver se ele bootava do jeito antigo e nada..

Não tem nenhum how-to no fonte e nem no site..

não é possivel que fizeram uma app sem ter como remover ou desabilitar pelo menos..
não é possivel que vou ter que reinstalar meu sistema..

alguem me da um hellppppp
Comentário de brain
contato com os desenvolvedores: texasflood_help@yahoo.com.br e bluespower_777@hotmail.com

Concordo com você, deveria haver *ainda mais* destaque no site do software para a informação de que o software está em teste e não deve ser instalado em máquinas em produção, e deveria haver informações sobre como fazer backup das configurações que serão afetadas pela instalação, e sobre como retornar esta backup em caso de zebra. Não sei se há esta informação, nunca testei este sistema.
Comentário de nemesis
se vc não é um usuário: se vc não é um usuário técnico ou não está interessado em ajudar a reportar bugs, não devia brincar com software beta, ainda mais um desse escopo, que pode realmente f*der com seu sistema.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de jpbotelho
hmmm: o pior que me considero usuário tecnico sim.. todos meus servidores (PABX IP, Infra, arquivos, internet).. da empresa e de clientes são linux (fedora, centos, debian).. minha workstation é linux (fedora/ubuntu) a alguns anos.. o problema é que eu nunca poderia imaginar que não teria como remover ou desabilitar isso..

ps.: minha rede eu arrumei tendo que criar umas pastas e dar uns touchs.. mais ainda tem meu sistema iniciando sempre em Ingles, o botao desligar do gnome que qnd eu clico, ele trava a maquina, meus spells estão em ingles.. e os outros que virão do decorrer da minha utilização.. o ideal mesma seria ter como remover ou desabilitar pelo menos..


Comentário de Luciano
Pessoal tem um aviso grande: Pessoal tem um aviso grande que este é um aplicativo experimental...

Para voltar ao normal faça assim:
rm -f /sbin/init
cp /sbin/init.backup /sbin/init
cp /sbin/reboot.backup /sbin/reboot
cp /sbin/halt.backup /sbin/halt
cp /sbin/shutdown.backup /sbin/shutdown

Comentário de Luciano Andress Martini
Amigos, SYSVINIT chega a ser: Amigos, SYSVINIT chega a ser mais complicado que trocar Kernel...
é difícil ir e voltar mesmo...

SYSVINIT é considerado por muitos o coração do Linux... !!!
Por ser o processo 0

Comentário de Luciano Andress Martini
Você leu o que estava: Você leu o que estava escrito?

CUIDADO! Programa EXPERIMENTAL....

a resposta de como fazer isso, esta logo acima
Comentário de airmind
Pior programa que eu já instalei: O Texas Flood foi o pior programa que eu já instalei no Linux.

Além de muitos bugs, o maior problema é a total falta de informação. Em nenhum lugar ele diz o que faz, como faz e, muito pior, nem mesmo como instalar ou desinstalar (não há informações sobre o ultimo porque ele não possui uma maneira de desinstalar. Mais sobre isso depois). Ele possui apenas um setup e um arquivo de configuração.
Começando pelo setup, nenhuma informação é pedida. Ele instala e tenta detectar as informações sozinho. Um problema é que ele detecta isso usando a lista de processos abertos. Então se você não tiver a configuração que será usada depois, você provavelmente não consiguira abrir seu desktop de novo.
A instalação cria arquivos de backup que poderiam ser usados depois para desinstalar (de novo, tudo isso está escrito no codigo e não há nenhuma maneira de saber isso sem entender o código do programa). O problema é que se você instala ele duas vezes, ele sobrescreve os arquivos originais (isso aconteceu comigo).
O arquivo de configuração que ele possui, na verdade, não deve ser alterado, porque ele o sobrescreve na instalação (e qual arquivo sera colocado no lugar dele depende da lingua do sistema). Voce deve editar, posteriormente à instalação, o arquivo em /etc/texasflood (seria até aceitavel, se ao minimo estivesse escrito em algum lugar que isso deve ser feito).
Agora a pior parte. O que ele é? Um sistema de boot totalmente não conforme com o init. Isso significa que ele, ao invés de seguir os padrões do Linux em serviços e aplicações de boot, faz isso sozinho e de uma maneira que só ele sabe. Ele pode até ser rápido, mas principalmente porque deixa de executar algumas partes importantes do sistema. Um exemplo disso foi o Hal, o Network Manager, a rede (sem fio e até mesmo com fio, algo que nenhuma outra distribuição ou kernel, por mais quebrado que estivesse, conseguiu fazer) e outros serviços deixaram de funcionar para mim.

Para desinstalar, os arquivos alterados por ele estão na pasta /sbin e são: reboot, halt, shutdown e init. Se você só instalou uma vez, é possível copiar os arquivos com extensão .backup de volta ao seu lugar. Se você fez como eu e instalou mais de uma vez, os arquivos de backup são os arquivos dele. Para voltar os antigos você tem algumas opções. Uma seria reinstalar os pacotes que contem os arquivos do init. No Ubuntu (7.10), é o upstart. No Debian deve ser sysvinit. Se você não tiver conexão (como eu), mas possuir algum Live CD do Ubuntu (só testei no Ubuntu, mas a idéia pode ser aplicado a outras distribuições), é possivel copiar os arquivos dele. Para isso, acesse o cd (ou .iso com o comando "mount -o loop nome_do_iso.iso alguma_pasta"), monte o arquivo do live cd com o comando "mount -o loop -t squashfs root_do_cd/casper/filesystem.squashfs alguma_pasta_do_sistema", ir para a ultima pasta e copiar os arquivos mencionados da pasta sbin.

O Texas Flood pode até ser uma opção para usuários experientes, mas os usuarios iniciantes devem ficar o mais longe dele. E o mínimo que ele deveria ter era uma documentação.
Comentário de Luciano Andress Martini
Você deveria esperar ele: Você deveria esperar ele chegar a uma versão final se é inciante...

Comentário de lam777
Peço desculpas: Primeiro obrigado por ser um ALPHA TESTER, provavelmente você é programador certo?

Esta é a primeira versão do programa para distribuições que não sejam o Resulinux.
Você não deve ter lido o aviso: "VERY EXPERIMENTAL" em frente ao download do programa...

Um dos objetivos principais do Texas FLood é ligar o HAL e o UDEV tanto que eles podem chegar a ser considerados dependências do Texas Flood.

Serviços são colocados aqui /etc/texasflood/stage3
da mesma forma que vocÊ fazia no sysvinit /etc/rc2.X etc...
Você vai notar que o desempenho continua o mesmo...

É igualzinho o que você fazia no sysvinit, mas muda o final do comando olhe:
ln -sf /etc/init.d/cupsys /etc/texasflood/stage3/cupsys
ln -sf /etc/init.d/apache /etc/texasflood/stage3/apache
A diferença é que o desempenho vai continuar praticamente o mesmo quando você fizer isso...

eu realmente peço desculpas, estou fazendo aqui a beta1 e ela tem um desinstalador.... obrigado! e mais documentação!

Comentário de lam777
CUIDADO!!!: Antes de elogiar a mãe dos desenvolvedores, por favor leia com atenção:

O Texas Flood é um INIT para Linux, ainda considerado experimental para distribuições que não sejam o Resulinux.
O Kernel depende de forma tão intensa ao INIT, que se este sofre uma excessão, o kernel sofrerá uma excessão também,
e ela será tão grave que travará todos os programas que estiverem executando e também todos os dispositivos
de hardware, exibindo instantaneamente a mensagem "Kernel Panic".
Por isso se você não tem uma distribuição para destruir, lembre-se que este é um programa experimental
e que você poderá travar o seu sistema irreversivelmente se não souber o que esta fazendo.
Só para deixar bem claro:
O Texas Flood não retira os seus serviços de boot, a perda dos serviços de boot é algo normal na instalação de um novo INIT,
bastará atribui-los novamente, de acordo com a documentação.
O Texas Flood deixa a máquina mais rápida mesmo com serviços pesados, baixe e instale o Resulinux para tirar prova disso.

Comentário de airmind
Acredito que a idéia do: Acredito que a idéia do Texas Flood não seja ruim. Porém ele altera muito um sistema para poder ser usado sem configurações adicionais, por isso uma documentação é fundamental para ele.
E um grande aviso de que se usado fora do Resulinux é preciso entender o que está fazendo.
Eu acabei estudando o upstart do Ubuntu depois que desinstalei o Texas Flood, e se quiser posso dar umas dicas de como integra-lo melhor no Ubuntu. (um ponto positivo é que consegui emular o efeito do Texas Flood utilizando o readahead do Ubuntu e algumas alterações nos arquivos do init).

Só uma ultima pergunta, por que a partição home tem que ser montada fora do script de mount? Isso foi algo causou problemas porque eu uso a home dentro do lvm.
Comentário de Dyego Sousa
Agora sim!: Sua primeira resposta me fez pensar sobre o apoio que os desenvolvedores independentes recebem. Me lembro de ouvir o Luciano dizer no fórum do Resulinux que além dos 50 reais que ele recebeu de um dos membros do fórum, ele num recebeu mais nenhuma doação. 50 reais foi tudo que ele recebeu depois de mais de um ano de trabalho na distro.

Agora sim, essa sua segunda resposta é digna de um alpha tester dedicado que reporta erros e faz sugestões.

Em lembrar que fui eu que sugeri que o Luciano liberasse o Texas Flood pra outras distros. Agora eu penso se ele se arrependeu da decisão.

O Texas Flood funcionou com perfeição no meu Debian Etch/Lenny. Aparentemente ele ainda tem uma incompatibilidade séria com o Ubuntu. No momento estou com o Linux Mint instalado e não instalei o Texas Flood justamente por não poder correr o risco de ter que reinstalar tudo. Pensei em instalar o Mint ou Ubuntu numa outra partição só pra testar o Texas Flood, mas realmente tô sem nenhuma espaço disponível no meu HD de 80GB ;-(.

E a todos os outros, existe um fórum do Texas Flood onde se pode reportar erros, fazer sugestões e obter ajuda.

http://resulinux.forumdebian.com.br/web/forum/viewforum.php?f=49
Comentário de lam777
Dyego obrigado por: Dyego obrigado por reconhecer meu trabalho...

Eu admito que realmente eu devia ter colocado um aviso maior no site... sobre os problemas que o TExas Flood poderia causar, sinto muito pelos prejudicados.

Adicionei também um desinstalador nessa versão alem de documentação.

Muito obrigado amigos.

Airmind, foi bom você ter ficado bravo com o que aconteceu, isso fez com que vários bugs fossem corrigidos nessa versão.

Agora estou baixando o Ubuntu para tornar o Texas Flood 100% compatível com ele.

Comentário de diogok
Primeiramente parabéns, uma: Primeiramente parabéns, uma ótima iniciativa. Imagino o quão bom quando sair de estagio Alpha.

O texasflood funcionou perfeitamente em minha duas maquinas, um notebook e um desktop, ambos com Debian Etch, sem nenhum problema ou dificuldade e obtive realmente um grande ganho de performace no boot e alguma melhora no pós-boot. Inclusive a documentação no site e os comentários no arquivo de configuração são bem explicativos e ajudaram, poderia apenas ser em português no arquivo de conf.

Mais uma vez parabéns!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004