Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Blue GNU compara gNewSense e Gobuntu

Você conhece algum usuário que coloca o respeito às 4 liberdades de software (conforme definidas pela Free Software Foundation) acima da disponibilidade de recursos no seu sistema operacional? Eu conheço vários, e para eles o gNewSense (derivado do Ubuntu Dapper Duck, e uma das 2 distribuições endossadas por Richard Stallman em recente entrevista) e o Gobuntu (integrante atualizado da família Ubuntu) podem ser opções: ambos são bastante similares quanto aos seus critérios para inclusão de software. E este artigo do Blue Gnu analisa as diferenças entre ambos, para ajudar a escolher.

Saiba mais (blue-gnu.biz).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de LKRaider
Daffy Duck?: Ubuntu Dapper "Duck" ?!

http://www.rubinville.com/dailydave/uploaded_images/daffy_duck_02-781920.jpg
Comentário de cenoura
Fedora: O Fedora?
O pessoal diz que a distro devia suportar mp3, wma e drivers restritos ... a distro por padrão não os suporta em respeito a liberdade, só entra opensource na distro padrão (mas nada impede que um usuário instale um pacote de terceiro para ter determinada característica).

Gustavo Picoloto
http://cenoura.homelinux.com
Comentário de Elias Amaral
mas o problema do mp3 não: mas o problema do mp3 não é ser não-live. existe uma biblioteca livre, chamada libmad, que toca mp3 usando software livre. o problema é que é protegida por patentes em países como os EUA. se o fedora fosse distribuido só no brasil, viria com suporte a mp3..

o problema aqui é outro. vc ta dizendo que o fedora nao vem com drivers restritos.. tem certeza?

bom, o ubuntu "padrão" não vem com mp3 também.. mas vem com os drivers oficiais fechados de placa de video, wireless.. coisa e tal. esse é o problema non-free do ubuntu.
Comentário de Douglas Augusto
Mentalidade louvável do projeto Fedora: o problema aqui é outro. vc ta dizendo que o fedora nao vem com drivers restritos.. tem certeza?

Provavelmente não vem; ao menos não deveria vir, segundo a descrição e objetivos da distribuição:

The operating system is Fedora. It comes out twice a year or so. It's completely free, and we're committed to keeping it that way. It's the best combination of robust and latest software that exists in the free software world.

The mindset is doing the right thing. To us, that means providing free and open software and content, at no cost, freely usable, modifiable, redistributable, and unencumbered by software patents.

http://fedoraproject.org/wiki/Overview

To build the operating system exclusively from free and open source software.

http://fedoraproject.org/wiki/Objectives
Comentário de timm
Acho uma idiotice sem: Acho uma idiotice sem tamanho "ser livre" sem poder usar os softwares que você tanto quer. Não apoio a OpenSource.

----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de laurocesar
Tem certeza?: Você usa Linux?

Se você usa, não deveria pensar assim, pois graças a esta "idiotice" temos hoje a disposição um SO livre e completo. Eu não uso uma distribuição totalmente livre, me faz falta alguns programas proprietários, mas longe de mim criticar quem usa ou se esforça para que um dia possamos ter essa opção.

Através de pessoas como estas é que o software livre se desenvolve.

=======================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
Comentário de timm
Absoluta.: Absoluta.

Primeiramente, não uso Linux por que é livre, uso Linux por que é bom. Não gosto de programar (não gostar no meu caso é diferente de não saber) e afirmo com a mais absoluta certeza que, pra um usuário final, pouco importa se aplicativo A ou B é livre ou não, vide o caso do FireFox.

E em segundo lugar, a idiotice que eu me referí é a ideologia OpenSource que move o Stallman e distribuições como o gNewSense, de que tudo só presta caso seja OpenSource (pagava pra ver o Stallman com um marcapasso cujo software não seja GPL [:P]). Software Livre é legal, sim. Mas essa gritaria que acabam fazendo é desnecessária, além do quê, sempre pegou mal pra caramba.

----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de Macmam.com
Apenas um fanboy linux, não: Apenas um fanboy linux, não se inrrite.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004