Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

BitTorrent fecha seu código-fonte


“Segundo Slashdot e Under-Linux, "a BitTorrent fechou seu código fonte. O motivo alegado pelo CEO da BitTorrent é de que terceiros utilizavam dos código para redistribuir o mesmo com alterações maliciosas. Em outros casos, pessoas chegaram a até ‘pagar’ pelo cliente BitTorrent. Aparentemente, esses foram os únicos motivos para fechar o código e nada foi comentado sobre venda do produto."”


Enviado por André Machado (andreferreiramachadoΘyahoo·com·bt) - referência (under-linux.org).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Thomaz
FORK!!: FORK!!
Comentário de jcarlos
O que importa é que o: O que importa é que o protocolo continua aberto e existem outros clientes opensource.

Comentário de silveira
Eu hein: O fato de alguém estar pagando pelo cliente não tem absolutamente nada de mais. Isso é desculpa de quem não entende bem o que Software Livre.
Terceiros alterando e distribuindo código malicioso também não é desculpa, porque isso é um erro do usuário e não da aplicação.
Muito estranho tudo isso.
De toda forma, pelo menos o protocolo continua aberto...

--
Silveira Neto - Fortaleza-CE.
www.eupodiatamatando.com

Comentário de Andre
Há controvérsias quanto a isso.: Acredito que muito disso tenha a ver com o fato da BitTorrent.com ter adquirido o uTorrent, considerado um dos melhores clientes de BitTorrent do mercado, e proprietário.

A controvérsia é que, enquanto algumas fontes citam que o que será fechado será o cliente, outras se referem ao protocolo - e há poucas informações oficiais quanto a isso.

Se for de fato o protocolo, isso será ruim, pois possivelmente desenvolvedores deverão pagar royalties para desenvolver seus clientes de BT. Aproveitemos que esse fato é recente e desenvolvamos nós, brasileiros, o primeiro fork do protocolo BitTorrent.
Comentário de Didi
Fora do padrão.: O único problema em criar "forks" do protocolo é a perda de padronização. Podemos chegar ao infeliz caso de clientes diferentes não mais poderem trocar arquivos entre si, o que seria uma pena...

--
GEAR - Grupo de Estudos Avançados em Robótica
http://www.gearusp.com

Comentário de phantomx
Proteção contra clientes desleais: Os clientes de ed2k que usei sempre tiveram uma opção dessa. Poderiam implementar isso e pararem com essas desculpas, não é mesmo? :)

--
Linux User #399643
Tudo que postei acima é minha opinião. :)

Comentário de timm
hehe.: Gente, o software é do cara, ele não tem o direito de fechar? :P


----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de Pedro
Tem. E ninguém disse que: Tem. E ninguém disse que não podia.

Mas não é uma boa notícia de qualquer forma. Vamos ver no que dá.
Comentário de ccardoso
Ter tem: Ter tem,só que é uma atitude meio antipática. Já vi coisa pior, teve um que tentou revogar a GPL do que já tinha distribuído.

No caso do BitTorrent é mais complexo. As versões antigas continuam no SourceForge. Essa versão nova é toda baseada no uTorrent, que nunca teve código aberto.

A rigor eles não "fecharam", pois o código do uTorrent nunca foi aberto, mas podiam anunciar isso de forma bem mais diplomática, e sem chamar todo mundo de idiota, como com a declaração sobre spywares.
Comentário de terramel
Dependendo da licença ele: Dependendo da licença ele tem sim. Da mesma forma que nós temos o direito de fazer forks ;D

--
http://terramel.wordpress.com
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004