Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Quem topa jogar o Bingo do FISL? Saíram as primeiras estatísticas do FISL 2007 [atualizado]

Eu divulgaria a minha cartela do bingo também, mas a Gogo já adiantou quase tudo que eu apostaria ;-) Acrescento meia dúzia itens da minha própria cartela, que naturalmente só valem se este ano eu for lá:


  • Pessoas que não estiverem no evento vão contribuir com a cobertura colaborativa do BR-Linux, narrando palestras que assistiram pelo streaming;
  • Alguma promoção conjunta entre BR-Linux, Solis, Gnurias, KDE e Tempo Real (e possivelmente outros);
  • Presença de ministros ou secretários estaduais representando seus respectivos superiores - que não puderam vir devido a um compromisso de última hora, mas lamentam -, e discursando cheios de números sobre como dessa vez a coisa realmente vai deslanchar, com a colaboração de todos, a união e outras atitudes de aula de educação moral e cívica;
  • Augusto Campos com seu laptop na mochila circulando entre os stands dos amigos na eterna procura por um ponto de rede vago;
  • O estande da Tempo Real sempre lotado e a equipe cansada sorrindo de orelha a orelha
  • Algum sorteado da promoção conjunta não irá buscar o seu brinde no prazo e local estipulados, o brinde será sorteado de novo (e entregue), e aí o sorteado original chegará (tarde demais) se sentindo injustiçado;
  • Colegas de outras regiões do país se espantando com a temperatura.


Vamos ao texto (e à cartela) da Gogo. Eu gostei da idéia, se você gostar também, divulgue sua cartela do bingo nos comentários.


“Segundo os organizadores do FISL, as inscrições de palestras para a edição deste ano do evento bateram todos os recordes em relação aos anos anteriores. Foram registradas 479 propostas de 27 países, e os números são bem interessantes.

Das 479 propostas, 201 foram inscritas como sendo de nível avançado e 278 de nível iniciante. 384 são do Brasil, 28 dos EUA, 17 dos hermanos da Argentina, 9 dos guatemaltecos, 4 da índia (vingança?), 4 do México, 4 do Paquistão e 4 do Uruguai. Canadá e Venezuela mandaram ambos 3, e um monte de países mandou 2 ou 1 palestra apenas.

Entre os proponentes, 121 se classificaram como desenvolvedores, 93 como criadores, outros 93 como entusiastas, 49 como instrutores, 37 como usuários, 33 como mantenedores, 8 como críticos e 38 como outros, o que inclui do ponta-esquerda ao bandeirinha.



Bingo do FISL: Quero propor um jogo que só vai poder ser apurado quando sair a lista das palestras selecionadas, e também durante o evento: é o bingo do FISL.

Quem acertar mais palestras e acontecimentos que vão se repetir como nos anos anteriores ganha 256 ingressos grátis pro evento social noturno oficial do FISL (no ano passado foi o BNegão aquele, e mais alguma coisa de Creative Commons - e todo mundo que eu conversei preferiu ir pra um churrasco do pessoal do Slackware, lembram? Aliás, devia o churrasco "da turma" virar evento oficial, incluindo um tanque pra jogar Will It Float com as estrelas nacionais do jet set mundial. Aliás, por falar em churrasco e oficial, melhor deixar pra lá...).

Já preenchi minha cartelinha com os seguintes eventos:


  1. Abertura com "presença virtual" (nome chique pra um vídeo gravado antes) de alguma personalidade política que não entende muito bem o que é esse tal de software livre, mas sabe que é aquele negócio daquele menino bem amigo do Zé e daquela empresa do interiorr.
  2. A oficina de configuração de impressão com aquele tio que pensa que sabe falar bem português (e até se vira). Ele é sensacional e a oficina também, então não dá pra criticar. Mas deve ser a décima-quinta vez dele no FISL já...
  3. Aquela mesa redonda sobre mulheres e computação, que discute o aborto, a creche, a pílula e o destino dos recursos de telecentro.
  4. Vários estandes de autarquias e estatais muito bonitos mas com pouca ou nenhuma exposição de soluções livres no seu interior, e alguns desertos também de equipe, a partir de um certo momento mágico na sexta-feira.
  5. O estande dos piás do Slackware cheio de pinguins de pelúcia e usuários de camisa preta
  6. Presença constante dos vaselinas de sempre, sorrindo pra todo mundo enquanto planejam (ou articulam) seu próximo pulo
  7. Gente reclamando com razão do preço da comida, da distância e da dificuldade de chegar lá
  8. Algum usuário pregando nos sites e fóruns que não é justo este evento ser sempre aqui no Sul, e que alguém deveria fazer algo a respeito...
  9. Gente reclamando que alguma das redes do evento está sendo usada pra capturar senhas, e que não consegue usar os computadores do evento porque tem alguém vendo o orkut.
  10. Gente protestando porque se sente injustiçada na distribuição dos barraquinhos dos grupos de usuários da comunidade.
  11. Barraquinhos sendo invadidos, expandidos e customizados à revelia de qualquer planejamento prévio, causando muito mais agregação e polinização entre grupos distintos.
  12. Gente muito feliz de reencontrar os amigos que só vê pessoalmente neste evento ;-)
  13. Gente convencida (talvez com razão) de que em muitos momentos aproveita muito mais o evento trocando idéias nos barraquinhos do que assistindo às palestras ou ouvindo discurso nos palanques e estandes.
  14. Gente fazendo piada com a grande comédia do ano passado, e perguntando para as "celebridades" presentes o preço do autógrafo e da foto.


E aí, quem topa divulgar suas cartelas também?”


Enviado por Gogo Yubari - referência.

Atualização: O também conterrâneo do FISL Rafael Pitrovski enviou como sugestão de notícia a cartela dele, abaixo. Sintam-se à vontade para enviar as suas diretamente pelos comentários da notícia, onde a publicação é imediata.


“Atendendo ao pedido do Augusto e do da Gogo, estou agora, 4h da manhã, mandando os meus Bingos para o FISL 8.0. Porém, vou começar pelo fim:


  1. Encerramento com grandioso público e Jon 'maddog' Hall dando palavras de incentivo, prometendo falar com o Linus para que ele venha no próximo evento e colocando-nos no compromisso de trazer mais uma ou duas pessoas no próximo fórum. Tudo isso após uma emocionante palestra, que nos deixará eufóricos e entusiasmados com o Software Livre, pelo menos, até a próxima edição;
  2. Os certificados virão com os nomes do crachá que, nem sempre, é o nome completo ou real do participante, o que renderá alguns meses de contato com o pessoal da ASL;
  3. Gigantescas filas para retirar o crachá e pegar a mochila (diferente a cada ano) com todo o material de propaganda. Porém, há uma excessão na fila dos 100 primeiros cadastrados, que é bem menor;
  4. Sérgio Amadeu encarnado o maddog e mostrando que o Governo precisa do Software Livre para tornar o nosso país melhor, exibindo exemplos de sucesso e projetando qual será a grande jogada. Colocando um momento de suspense e impacto no meio da palestra. Ah! Sem esquecer das críticas à MS;
  5. O maior lucro do ano para o Bar/Restaurante que fica ao lado do posto.
  6. Pessoas passando 5 vezes por dia em cada stand para preencher os papéis dos variados sorteios, que vão desde brindes até cursos;
  7. Sun distribuindo café e sorteando brindes que deixam todos babando;
  8. As mochilas chegando vazias no início da manhã e saindo lotadas à noite;
  9. Momento de vaia quando algum palestrante com pouca afinidade com a tecnologia dá boot no windows, em seu computador com Dual Boot;
  10. O pessoal do Debian reservando uma tarde inteira para suas conversas, trocas de chaves, reecontros, etc, além das bagunças no stand, motivados por um grande acontecimento do ano da organização;
  11. Presença de algum governador de outro Estado, ausência da governadora do nosso Estado (RS) e o envio de representantes de Brasília por autoridades que, mesmo achando o evento de fundamental importância, não podem comparecer.”



Enviado por Rafael B. Pitrovski (rafaelΘiei·org·br).



Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Luís Guilherme Fernandes Pereira
Comentário fantástico e: Comentário fantástico e preciso. Acho que você já pode começar a gritar Bingo! 4 meses antes.
Comentário de Gato do Deserto
Por tudo isso é que eu não: Por tudo isso é que eu não participo! O FISL virou um evento "previsível" com palestras se repetindo ao longo dos anos e muito poucas demonstrações de implantações reais de SL. Essa dos estandes de autarquias foi ótima! É isso mesmo. Muita vitrine e pouco conteúdo.
Comentário de adilson
As pessoas me fazem ter vontade de ir pois o evento em si...: Eu realmente gosto do FISL como um lugar para reencontrar amigos que muitas vezes só se encontram no ciber-espaço mas, em minha opinião, o FISL não é mais o que era.
Descambou para um palanque repetitivo. Espero que algo mude este ano (não estive lá em 2006) mas pelos comentários que tenho ouvido, tenho sérias dúvidas.
---
Nullum magnum ingenium sine mixtura dementiae fuit - Seneca
Comentário de JoaoM - PR
Palavra de quem foi apenas 1 vez: Eu fui ano passado no FISL junto com um amigo, e confesso que adorei o Fórum, e apesar de alguns contras, como o preço exorbitante da comida lá, achei a organização muito boa, e imediatamente prometemos que estaríamos aí no próximo ano.

Fico triste por saber que ele é tão repetitivo assim e virou motivo de chacota, mas a pergunta é: como fugir desta rotina? Alguém de vocês tem novas idéias? Todo fórum ou evento não acaba sempre caindo na mesmisse mesmo, como algo natural já que o assunto é sempre o mesmo e as grandes figuras do SL também? Alguns pontos podem ser melhorados sim, mas algumas críticas feitas.

Mais 2 eventos pro Bingo:

- Alguém em uma palestra com respeito ao tema Java irá se desculpar para platéia por estar usando o Eclipse.

- Gente comentando o quanto as ajudantes de lá são bonitas. Nisto a organização do FISL está de parabéns mesmo! =D No RS também, não precisa se esforçar muito para encontrar hehehe. Este é um ótimo motivo para o evento sempre ser lá =D.

De qualquer forma, estarei lá este ano novamente =)
Comentário de adilson
Algumas idéias malucas de como fugir da rotina: Acho que certas personalidades e palestras do tipo "O que é software livre" sempre vão aparecer e sempre tem lugar em qualquer evento mas, de cara, eu imagino algumas coisas que poderiam animar o FISL:
1) Uma lan-house só com software livre
2) Debates do tipo SL x Software proprietário, Vi x Emacs, etc
3) Guerra de Robôs (pode não ter muito a ver com SL mas é *legal demais* :)
4) Mais tutorias tipo hands-on onde em um laboratório um determinado software seria instalado e configurado.
5) Mini-conferências das mais variadas.
6) Melhor programação social com envolvimento da comunidade local, por exemplo, uma palestra específica para estudantes sobre como seguir uma carreira com SL.
Bom, como eu disse, apenas algumas idéias malucas pensadas em alguns minutos depois de um almoço de domingo regado à cerveja então, já viu ;)

--
Nullum magnum ingenium sine mixtura dementiae fuit - Seneca
Comentário de apoilitco
PALANQUE: O FISL é o maior palanque político envolvendo software livre. Palestras na sua maioria brochas(porque a grande maioria é sobre o Governo de Carrocinha do Norte que implementou SL) ou sempre conseguem um político babaca(desculpa a redundância) para falar alguma merda sem sentido.

Ainda temos os filósofos, que não fazem porra nenhuma além de falar,falar e falar. Como sempre, as pessoas que realmente desenvolvem e fazem não aparecem, mas esses filósofos sempre aparecem para queimar o filme.

O Brasil tá muito mal de evento. Lá fora a politicagem é menor, não são eventos para filósofos babacas(opa, outra redundância).

Uma aposta minha: terá um político dizendo que o governo está migrando ainda para software livre(um investimento de mais de 1212131732168216876128762861 milhões do bolso do contribuinte) mas que ainda não acabou, tá quase.
Comentário de Laialaia
Faltou:: 1. Sementes livres
2. MST
3. Sindicalistas do setor bancário
4. Marcelo Branco
5. A TV do SL que nunca funcionou
6. Organizadores de radinho totalmente desorganizados
7. Convites VIPs rolando na mão de *quem interessa politicamente e amigos da organização*
8. Tosatti posando pra fotos
9. Milhos de politicos e vampiros rondando Tosatti
10.Os grupos de usuários nem aí pra tudo isso, fazendo o que sempre fizeram sem apoio.
Comentário de rafaelpitrovski
Na minha (humilde) opinião,: Na minha (humilde) opinião, não acho que o FISL esteja piorando. Muito pelo contrário, como podemos ver nas estatísticas. Também não considero esse bingo como "chacota", até porque considero a maioria disse algo fundamental para o FISL. Temos que lembrar que todos os anos têm aqueles que não conhecem o SL, que estão entrando nesse mundo. Dessa forma, muitras coisas precisam repetir-se.

As palestras são as mais variáveis possíveis e, o ponto mais importante, podemos encontrar os "amigos virtuais".

Fui em todas as edições desde a 3ª e estou gostando cada vez mais.

Ah! E não podemos esquecer que ajuda para a organização é sempre apreciada por todos os que lá estão trabalhando. Por isso, quem acha que está ruim, por favor, ajude.
Comentário de Laialaia
O fim em si mesmo: O evento já foi bem legal. Não concordo quando fala em conquistar gente nova. As pessoas que não conhecem as bizarrices da Komunidade, ficam é com medo daquela gente pitoresca, fantasiada, lunática e mal educada, isso sim. O povo quer ver tecnologia e não a cura dos males pra humanidade pelo Sl e nem um maluco com um HD na cabeça e seus servos babões.
Comentário de BebeJupiteriano
Faltam novidades, olhem só: Faltam novidades, olhem só a macworld, que espetáculo. No Fisl teremos a oitava palestra sobre "introdução ao python". Se eu quero ver a introdução de qualquer linguagem com mais de um ano de idade é mais fácil ir no google e digitar: "python tutorial". O que eu sinto falta são dos hypes, nunca usei ruby on rails, mas aquela palestra foi muito divertida, agora não seria, acabou o hype.
Comentário de rockixe
Slackware: Faltou mais uma coisa:
A lista negra a qual eu faço parte orgulhosamente junto com o grupo de usuários do Slackware e outros :)
Comentário de rafaelpitrovski
Salvar a humanidade...: Não sei. Acho que eventos mostrando tecnologia é o que não falta no mundo. Eu, pessoalmente, prefiro tentar curar a humanidade com o SL, até porque, esse é um caminhos que ele permite.

Acho o FISL muitíssimo importante pelo contato, físico e visual, com as pessoas que, muitas vezes, só conheço por 'caracteres'. E tiro, sempre, muito proveito de diversas palestras.

Respeito todo o evento que tem, por essência, a reunião das pessoas. Principalmente no nosso ramo em que, muitas vezes, esquecemos o lado humano. O OpenBeach, por exemplo, é um outro evento que acho muito criativo e bastante importante. E, se sair em 2007, estarei lá!
Comentário de rafaelpitrovski
Controvérsias?!: O interessante é que essas palestras geralmente enchem. Como exemplo, as palestras básicas, de introdução ao PHP (entre outras, é claro).

Talvez isso seja um sinal de que o público quer ver esse assunto. Sem contar, que as palestras são colocadas baseadas nas informações que os participantes colocaram na ficha de avaliação do evento.

Talvez, para muitos, alguns assuntos não interessam, mas para outros sim. Isso é democracia. Se analisarmos os conteúdos dos FISLs, podemos ver que é bastante variado, tentado atingir um maior número de pessoas.

E, como os números não mentem, a cada ano aumenta o público, os expositores, as propostas de palestras, os países e Estados do Brasil participantes. Acho que um bom indicativo de qualidade.
Comentário de zer0c00l
Lista: Não esqueçam dos caras que ficam louco atrás de outros caras famosos da komunidade de software livre, e dariam *qualquer coisa* para ter um palavra ou autógrafo.

Faltou o grupo das GrrrrLinuxs, as machonas do software livre. Aliás, quando vai rolar uma palestra cabeça de Homossexualismo e software Livre?

É, estou sem criatividade... Mas enfim, C'est la vie.

Comentário de MARCELO2007
Corrigindo: "5-O estande dos piás do Slackware cheio de pinguins de pelúcia e usuários de camisa preta"

Correção: CAMISETA preta. Se usassem camisas, já seria um grande progresso.
Comentário de Gustavo Barboza De Melo
Gostaria de receber critícas , sugestões e soluções: Faço parte da organização do FISL 8.0 ,lí todas as críticas com atenção , acho que é valido demonstrar sua instisfação sempre.

O FISL , é realizado por um uma ONG sem fins lucrativos chamada Associação Software Livre.

Gostaria de convidar a todos que tem críticas a me escreverem no e-mail gustavomelosoftwarelivre.org e a participarem da organização do FISL 8.0 de forma voluntária , livre , sem nenhuma remuneração.

É importantíssimo o receber o fedback negativo , desde que bem argumentado e juntamente com propostas com objetivos e possibilidades reais de como resolver o problema em questão.

Desde já muito obrigado.


Comentário de Gustavo Barboza De Melo
Gostaria de receber critícas , sugestões e soluções: Faço parte da organização do FISL 8.0 ,lí todas as críticas com atenção , acho que é valido demonstrar sua instisfação sempre.

O FISL , é realizado por um uma ONG sem fins lucrativos chamada Associação Software Livre.

Gostaria de convidar a todos que tem críticas a me escreverem no e-mail gustavomelo arroba softwarelivre.org e a participarem da organização do FISL 8.0 de forma voluntária , livre , sem nenhuma remuneração.

É importantíssimo o receber o fedback negativo , desde que bem argumentado e juntamente com propostas com objetivos e possibilidades reais de como resolver o problema em questão.

Desde já muito obrigado.

Comentário de Gustavo Barboza De Melo
Gostaria de receber critícas , sugestões e soluções: Faço parte da organização do FISL 8.0 ,lí todas as críticas com atenção , acho que é valido demonstrar sua instisfação sempre.

O FISL , é realizado por um uma ONG sem fins lucrativos chamada Associação Software Livre.

Gostaria de convidar a todos que tem críticas a me escreverem no e-mail gustavomelo arroba softwarelivre.org e a participarem da organização do FISL 8.0 de forma voluntária , livre , sem nenhuma remuneração.

É importantíssimo o receber o fedback negativo , desde que bem argumentado e juntamente com propostas com objetivos e possibilidades reais de como resolver o problema em questão.

Desde já muito obrigado.
Comentário de Gustavo Barboza De Melo
Gostaria de receber critícas , sugestões e soluções: Faço parte da organização do FISL 8.0 ,lí todas as críticas com atenção , acho que é valido demonstrar sua instisfação sempre.

O FISL , é realizado por um uma ONG sem fins lucrativos chamada Associação Software Livre.

Gostaria de convidar a todos que tem críticas a me escreverem no e-mail gustavomelo arroba softwarelivre.org e a participarem da organização do FISL 8.0 de forma voluntária , livre , sem nenhuma remuneração.

É importantíssimo o receber o fedback negativo , desde que bem argumentado e juntamente com propostas com objetivos e possibilidades reais de como resolver o problema em questão.

Desde já muito obrigado.
Comentário de Anonimo
A para... A TV Software: A para... A TV Software Livre realmente funciona...
Uma das palestras que achei mais interessantes de todos os FISL eu só consegui assistir graças a TV Software Livre, sobre os file systems livre...

Comentário de brain
Elogios, comentários e feedbacks: Oi Gustavo! Que bom ver uma manifestação da organização por aqui, ainda que tão refratária. Espero que você tenha notado também os elogios, eles também podem ser importantes para o feedback.

Ao mesmo tempo, parabéns pela abertura a interessados em participar da organização, e apesar de você não ter mencionado na sua resposta padronizada, tenho certeza de que até mesmo o feedback negativo dado por pessoas que têm interesse suficiente para dar uma opinião sobre o evento, mas não têm interesse em participar ativamente da organização do mesmo, será considerado.

Neste sentido, e até para te tranquilizar a respeito, informo que enviei durante o final de semana o link desta matéria para outros representantes dam organização do FISL, de forma a garantir que o feedback não seja simplesmente rejeitado por vir "de fora" ou por não ser 100% positivo.

[]s
Augusto
Comentário de adilson
Como eu já havia comentado em 2005...: Dêem uma olhada como funciona o LCA (Linux Conference Australia). Este foi o melhor evento de SL que eu fui na vida e é considerado um dos melhores do mundo.
Tem até um HowTo de como organizar o seu de onde vocês podem tirar algumas idéias: http://wiki.linux.org.au/Ctte/LCA_HOWTO
--
Nullum magnum ingenium sine mixtura dementiae fuit - Seneca
Comentário de rockixe_
Debate: 2) Debates do tipo SL x Software proprietário, Vi x Emacs, etc

Ano passado houve isso. A organização vetou a participação de veículos de mídia que tentassem fazer algo assim este ano. O público gostou. Os acessos registrados pelo Infomedia e Solis registraram um acesso absurdo de interessados via streaming. Inclusive teve palestra do KDE, Solis, etc... Mas não foi bem aceito não.
Comentário de terceiro
sobre o streaming: Queria só fazer uma pequena correção.

A configuração do streaming do FISL nunca foi feita pela Solis. Não que a Solis não tenha competência pra fazê-lo, mas o fato é que quem esmigalhou icecast, flumotion e correlatos para fazer o stream do FISL (e inclusive contribuindo com código para os projetos), foi o Pablo, da organização do FISL.

No último FISL, o pessoal da Solis foi capacitado pelo Pablo durante a montagem do evento pra monitorar a transmissão e fizeram isso da melhor forma possível.
Comentário de brain
corrigido: Beleza, Terceiro, removida a menção.
Comentário de adilson
Se o público gostou...: ... por quê não foi bem aceito? Eu acho que no frigir dos óvos, quem tem que decidir é o público. Quem não adoraria ver um debate bem organizado sobre, digamos, soluções corporativas entre, por exemplo, o Júnior Alex Mulinari, presidente da Solis e o Mauro Muratorio Not que era (não sei se ainda é) um dos diretores da Microsoft no Brasil?
--
Nullum magnum ingenium sine mixtura dementiae fuit - Seneca
Comentário de rockixe_
Debate, continuando: Sim,
Foi extamente isso que aconteceu ano passado. E...
Comentário de Gustavo Melo
Novidades no FISL: Eu não posso entregar o jogo antes do final , mas isso vai ser uma novidade interessante implementada em 2007 :

Arena de Programação - FISL 8.0
http://fisl.softwarelivre.org/8.0/www/?q=pt-BR/arena
Comentário de Gustavo Melo
Idéias malucas: Adilson , várias de suas idéias malucas - que são muito boas por sinal - já foram discutidas na organização do evento. Relato algumas coisas :

1) Uma lan-house só com software livre
- Já foi lançada a idéia gerada pelo Pablo e defendida por mim em outubro de 2006.

* Não foi implementada até o momento por falta de
patrocínio. Os custos são altos devido a necessidade de hardware de ponta e a organização do evento não tem como bancar do bolso.

* Eu mesmo me considero um gamer e fico temeroso quanto ao desempenho de jogos como CS SOURCE e Need Carbon em CEDEGA(nunca testei eles no CEDEGA pois meu micro de casa não chega nem perto de roda-los , sou obrigado a me dirigir a lan-house "windowszeira" mais próxima).

* Infelizmente poderia ser uma lan-house COM LINUX , porém com pouco software livre além do S.O , 98% dos jogos BONS são proprietários. Os jogos realmente de outro mundo 100% são proprietários. Não que não existam jogos livres bons , mas para ter uma lan-house completa MESMO com jogos que todo mundo conhece e gosta acabaria tendo muita coisa proprietária.

2) Debates do tipo SL x Software proprietário, Vi x Emacs, etc.
-Já foi pensado e continua sendo discutido DESDE O FINAL DO FISL EM 2006.

3) Guerra de Robôs (pode não ter muito a ver com SL mas é *legal demais* :)
- Nunca foi pensado que eu saiba , não tenho a menor idéia de como operacionalizar isso e de como ligar este assunto ao comunidade SL , ao FISL , ao público e patrocinadores. Mas que é legal é.

*Prefiro Guerra de Robôs(onde um destroi o outro até um ficar em pedacinhos) do que Sumô de Robôs(onde um empurra o outro pra fora da arena e quem cair perde)

4) Mais tutorias tipo hands-on onde em um laboratório um determinado software seria instalado e configurado.
- Se cogitou isso pro FISL em 2006 e agora em 2007.
* Não é falta de vontade de fazer , pelo contrário , é que os custos são altíssimos visto que a maioria das empresas que alugam computadores em Porto Alegre e região cobram valores bastante elevados e isso pensando em 2 computadores por aluno. O valor das entradas pago pelo público , cobre em torno de 15% do custo total do evento.

5) Mini-conferências das mais variadas.
- Provavelmente haverá algo neste sentido esse ano. Não posso dar detalhes.

6) Melhor programação social com envolvimento da comunidade local, por exemplo, uma palestra específica para estudantes sobre como seguir uma carreira com SL.
- Acho que nesse caso não seria com a comunidade SL , pois quem já está nela sabe como seguir carreira com SL. Tua proposta na verdade seria voltada para quem NÃO está na comunidade. É interessante.
Comentário de Gustavo Melo
Novidades no FISL: - Gente comentando o quanto as ajudantes de lá são bonitas.

* É tinha uma no estande da SUN se não me engano que baaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh
Comentário de Gustavo Melo
Faltou: 1. Sementes livres
* Não posso comentar , anterior a minha participação na organização.

2. MST
* Não posso comentar , anterior a minha participação na organização.

3. Sindicalistas do setor bancário
* Sindicato dos Bancários é uma das organizações que mais apoiam a Associação Software Livre! Em TODOS os sentidos , desde coisas operacionais do dia-a-dia como emprestar um auditório para fazermos uma palestra , a até mesmo disponibilizar uma sede para a ASL. Apoiaram INTEGRALMENTE os processos judiciais contra a retirada do Linux no Banrisul.

4. Marcelo Branco
Ah ?!? eu não tenho nada contra ele , não entendi , normal que o cara venha no FISL.

5. A TV do SL que nunca funcionou.
Então eu to sonhando quando entro em www.softwarelivre.org e vejo um troço gigante no canto superior direito da tela (70 mil pessoas já fizeram o download)

http://torrents.softwarelivre.org:6969/index.html?filter=Palestras+do+fisl7.0&sort=1

6. Organizadores de radinho totalmente desorganizados
Metade das pessoas fazendo o dobro de coisas ...

7. Convites VIPs rolando na mão de *quem interessa politicamente e amigos da organização*
?

8. Tosatti posando pra fotos
* Diferente de alguns ativistas do SL que cobram pra tirar foto ...

9. Milhos de politicos e vampiros rondando Tosatti
* Milhos ?

10.Os grupos de usuários nem aí pra tudo isso, fazendo o que sempre fizeram sem apoio.
* Sem apoio ? A organização do evento disponibiliza o espaço , recursos financeiros e de pessoal que pode para o Grupo de Usuários , eles são a comunidade no FISL. Mas tem que entender que tudo isso é limitado.
Comentário de Gustavo Melo
Macworld: Infelizmente ainda não tenho $ para ir a Macworld.
Comentário de Gustavo Melo
Corrigindo: Camisa é coisa de reacionário ! Deixa os caras com as camisetas deles. Eu uso meu trapo velho da --- ATARI --- feliz da vida.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004