A BBC publicou uma matéria extensa sobre o experimento com o XO, o laptop de 100 dólares do OLPC (cujo preço projetado a curto prazo é de cerca de US$ 200) em uma escola nigeriana, na intenção de vê-lo em ação em situação real, com crianças que o derrubassem no chão, derrubassem água nele e outros testes que só crianças de verdade podem realizar com realismo.
O teste permitiu descobrir, por exemplo, que parte das carteiras escolares são inclinadas, e que por isso é necessário colocar pés de borracha no laptop. Durante os meses de acompanhamento do OLPC, a escola recebeu até mesmo uma conexão à Internet, cortada após o término do período devido ao custo, mas reativada brevemente durante a visita dos repórteres. A leitura é bastante interessante.
Saiba mais (news.bbc.co.uk).
O teste real seria se o computador virasse algo rotineiro na vida escolar destas crianças. Depois de um tempo elas passariam a ver o computador como algo comum, um caderno ou um livro. Neste momento sim o computador estaria fazendo seu papel real no processo educacional.
O problema é que neste teste - que duraria um ano ou mais - as crianças seriam tratadas como verdadeiras cobaias, pois se o resultado não fosse o esperado, lá teriam ido um ou dois anos da vida escolar delas.
E sacrificar ratos é fácil - dizem que nem dói. Normalmente os colocam numa "câmara de gás" e tals... ;-) -, mas crianças não.. hauhaua
"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana