Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Barebones: Computadores de tamanho reduzido podem ter boa capacidade

Um pouco atrasada, a Folha de São Paulo dá atenção aos barebones. Leitores que tenham montado o seu próprio kit estão convidados a indicar nos comentários os fornecedores dos componentes e o nível de compatibilidade com o Linux que encontraram.

“Computadores que aliam alta performance e que ocupam pouco espaço. Os barebones (pele e osso, em tradução livre), assim chamados porque trazem apenas o essencial para a montagem de um computador, atraem o consumidor pelo seu preço relativamente menor. E chegam com uma apresentação diferente da velha caixa bege que é o padrão dos PCs. Basicamente, ele consiste em um gabinete com uma placa-mãe, uma fonte de alimentação de energia e um sistema de refrigeração instalados.

Para poder utilizar esse micro, deve-se acrescentar todos os outros componentes essenciais para o seu funcionamento, como o disco rígido, o processador, a memória RAM, a placa de vídeo, o drive gravador de DVD e outros periféricos desejados.



Entretanto é possível adquirir um barebone que já possua todos esses dispositivos instalados ao comprá-lo em uma loja, por exemplo. A maioria desses modelos traz o que há de melhor em tecnologia.”


Veja o texto completo em Folha Online - Informática - Computadores de tamanho reduzido podem ter boa capacidade - 11/08/2006.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Marcelo Ulianov
CHIP VIA C3: Tempos atrás eu estava com um "cubinho" que vinha com um Via C3 733mhz. Eu o chamava de NEC, Network Computer, pois para navegar ele era excelente ! Office e Mp3 tb. O Mais legal é o silêncio, nem parece que ele estava ligado. Com um monitor TFT de 15" o bichinho não ocupa espaço nenhum ! Uma pena que o pessoal não levou o C3 a sério, provavelmente pq o marketing da época estava voltado a velocidade, GHZ e o escambau. Mas pra quem não precisa de td isso, ele era 100% E aquela placa-mãe em que ele vinha soldado era 100% compativel com o Linux. Até o modem rolava, embora eu ja não o usa-se mais...

http://www.via.com.tw/en/products/mainboards/mini_itx/epia_m/
Comentário de henrique
Até levou: Acho que o pessoal até levou a sério essas placas e os processadores, o problema é o preço e a dificuldade de encontra-los ... pelomenos para mim foi isso.

Abraços.

Henrique.
Comentário de magsilva
Aliás, onde encontrá-lo?: Aliás, onde encontrá-lo? Até hoje não vi um processador e placa-mãe dessa para vender (Maringá/PR e São Carlos/SP). Na Santa encontra?
Comentário de timm
Usei um C3!: QUando eu tava começando no GNU/Linux, usei um C3 700MHz. Ele se arrastava tanto no Windons 98 quanto no ChisPê (isso em meados de 2003). Mas no Kurumin live 2.12 ele ficou perfeito...
Comentário de Marcelo Ulianov
não sei...: moro fora e mesmo por aqui é dificil achar as plaquinhas soltas..Mas esta cheio de notebooks baratinhos com elas espetadas ! E barebones tb, esses na casa dos $400 a CPU, sem monitor...
Comentário de hamacker
A grande vantagem de alguns: A grande vantagem de alguns desses barebones é serem uma central multimidia com som 5.1, tocar todos os tipos de formatos de video e musica, karaoke, e tudo que um computador for capaz de fazer. Não é muito útil para trabalhar ou uso doméstico porque são processadores muito lentos e video de baixa performance.

Fiz um experimento com micro de mesa comum e ficou perfeito, jogo as saidas dos MP3 para as caixas de som, usando o listen ficou legal porque além da musica, dá para se ter a letra, foto do album e os dados da wikipedia. DVD ficou menos descomplicado tambem. Instalei o MAME e o ePSXe e ficou uma central de entretenimento também.

Mas meu micro de mesa não é para essas coisas e estou tentando escolher um barebone desses, mas que tenha boa compatibilidade com Linux e depois vejo um teclado com trackball/touchpad integrado para ficar ainda mais feroz.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004