Um pouco atrasada, a Folha de São Paulo dá atenção aos barebones. Leitores que tenham montado o seu próprio kit estão convidados a indicar nos comentários os fornecedores dos componentes e o nível de compatibilidade com o Linux que encontraram.
Computadores que aliam alta performance e que ocupam pouco espaço. Os barebones (pele e osso, em tradução livre), assim chamados porque trazem apenas o essencial para a montagem de um computador, atraem o consumidor pelo seu preço relativamente menor. E chegam com uma apresentação diferente da velha caixa bege que é o padrão dos PCs. Basicamente, ele consiste em um gabinete com uma placa-mãe, uma fonte de alimentação de energia e um sistema de refrigeração instalados.
Para poder utilizar esse micro, deve-se acrescentar todos os outros componentes essenciais para o seu funcionamento, como o disco rígido, o processador, a memória RAM, a placa de vídeo, o drive gravador de DVD e outros periféricos desejados.
Entretanto é possível adquirir um barebone que já possua todos esses dispositivos instalados ao comprá-lo em uma loja, por exemplo. A maioria desses modelos traz o que há de melhor em tecnologia.
Veja o texto completo em
Folha Online - Informática - Computadores de tamanho reduzido podem ter boa capacidade - 11/08/2006.
http://www.via.com.tw/en/products/mainboards/mini_itx/epia_m/