Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Banco Mundial estuda a possibilidade de apoiar o PC pré-pago da Microsoft

Não bastasse o dinheiro que a Microsoft tem para subsidiar a iniciativa de combater a popularização de PCs com linux no Brasil e em outros países em desenvolvimento com o projeto FlexGo de PCs pré-pagos, a empresa parece estar procurando apoio financeiro do Banco Mundial para subsidiar parte dos custos.

Na semana passada foram colocados à venda no país mil computadores ao preço de US$600, sendo US$200 de entrada pagos pelo consumidor e o restante financiado pelo HSBC. Na próxima fase, que acontecerá depois do noso inverno, serão vendidos de 30 a 50 mil computadores desse tipo. O Brasil está sendo usado como teste do projeto e já existem planos de lançamento na China, México, Índia e Rússia.

A Microsoft está jogando pesado e de forma prematura para tentar deter qualquer possibilidade de concorrência nos desktops, como aliás sempre foi sua marca.
” A nota foi enviada por Manoel Pinho (pinhoΘuninet·com·br), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Gustavo Bittencourt
Advogado do Diabo:
"A Microsoft está jogando pesado e de forma prematura para tentar deter qualquer possibilidade de concorrência nos desktops, como aliás sempre foi sua marca."

Não me parece um medida prematura, você esperava que ela fiquesse sentada, aguardando tomarem de assalto seu mercado. É óbvio que a Microsoft iria reagir, por sinal esse é um dos grande méritos dela, é uma empresa muito competitiva.

E pelo que foi escrito na notícia, a reação por enquanto é perfeitamente legal. Diferente dos artifícios usados pela empresa frente ao Netscape e ao DR-DOS.
Comentário de ricardomoc
Pré-pago: É aquele computador pré-pago, que esteve à venda no Magazine Luiza, não é? Uhuhuh! Já temos em minha cidade quatro operadoras de celular. Agora teremos uma operadora de computador pré-pago. Já imaginou no meio de uma dissertação de conclusão de curso acabar o crédito e perder tudo? Que emoção!

Abbruch Nein!
Comentário de Manoel Pinho
Legal ?: Legal ? Não teria certeza disso. A Microsoft é um monopólio na área de sistemas operacionais de desktop, é a maior empresa de software do mundo e pode estar usando seus recursos para subsidiar a venda desses computadores para minar a concorrência e conquistar mercado. Isso se chama DUMPING

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dumping

"Dumping é uma prática comercial, geralmente desleal, que consiste em uma ou mais empresas de um país venderem seus produtos por preços extraordinariamente baixos em outro, por um tempo, visando prejudicar e eliminar a concorrência local, passando então a dominar o mercado e impondo preços altos. É um termo usado em comércio internacional e é reprimido pelos governos nacionais, quando comprovado."


e toda hora vemos queixas disso na OMC, que costuma reprimir esses abusos por parte de países e empresas.

Se ela estava preocupada com inclusão digital e repressão de pirataria por que só agora criou isso ? Há pelo menos 20 anos o que mais vejo nos computadores brasileiros são programas piratas. A diferença é só na versão dos programas.

Agora está usando financiamento a nível mundial para isso e se conseguir esse apoio a coisa é mais controversa ainda.

------------------------------
Participe (finalmente inaugurado):

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org

Comentário de eje del mal
Novas formas: Se você não pagar, estará cometendo uma operação ilegal...
Comentário de Gustavo Bittencourt
"Legal ? Não teria certeza:
"Legal ? Não teria certeza disso. A Microsoft é um monopólio na área de sistemas operacionais de desktop, ..."


A Informática é cheia de monopólios, a CISCO monopoliza os roteadores, a INTEL monopolizou durante 20 anos os microprocessadores (agora é um oligopólio), a IBM monopoliza os Mainframes e assim por diante, porem só prestamos atenção na Microsoft.

"... é a maior empresa de software do mundo e pode estar usando seus recursos para subsidiar a venda desses computadores para minar a concorrência e conquistar mercado. Isso se chama DUMPING"


Você disse muito bem, PODE! Você tem alguma evidência de que ela está fazendo DUMPING neste momento? É muito fácil acusar sem provas ou mesmo evidências. Agora lhe pergunto, como fazer dumping contra um produto que é na maioria das vezes gratuito? Essa prática seria um suicídio para a Microsoft. Não vamos colocar chifre em cabeça de cavalo, como consumidor eu quero o Windows mais barato assim como quero o Linux, o Mac, etc.
Comentário de nemesis
banqueiros: raça de FDPs...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de H1tman
> A Informática é cheia de: > A Informática é cheia de monopólios, a CISCO monopoliza os > roteadores, a INTEL monopolizou durante 20 anos os
> microprocessadores (agora é um oligopólio) a IBM monopoliza > os Mainframes e assim por diante, porem só prestamos >atenção > na Microsoft.

Empresas como Intel e Cisco com certeza monopolizam, mas nao fazem nem metade do que a M$ faz. alias a M$ faz na cara dura. Faz venda casada no programa -.- Ruindows ja vem automaticamente com a porcaria do Internet Exploder e agora com a droga do Media Player. e ainda por cima agora ta vindo com o M$N. resumindo. conseguiram acabar com o netscape que sempre foi melhor, com o winamp que também sempre foi melhor e também com o ICQ que sempre foi melhor heuaehuaeuhaeuhae.
o povo que usa windows como geralmente é burro e preguiçoso vai usar o que ja esta la...

> Você disse muito bem, PODE! Você tem alguma evidência de >que ela está fazendo DUMPING neste momento? É muito fácil >acusar sem provas ou mesmo evidências. Agora lhe pergunto, >como fazer dumping contra um produto que é na maioria das >vezes gratuito? Essa prática seria um suicídio para a >Microsoft. Não vamos colocar chifre em cabeça de cavalo, >como consumidor eu quero o Windows mais barato assim como >quero o Linux, o Mac, etc.

Agora vc deu uma de idiota perante toda galera do site... nao tem provas -.- podemos nao ter como provar, mas é feito e na maior cara de pau. larga de ser trouxa e paga pau. se for pra falar merda é melhor calar a boca... até um idiota se passa por inteligente se ficar calado. vc deveria ficar um pouco calado -.-
Comentário de Randolph Oliveira
Pelo que andei lendo na net: Pelo que andei lendo na net essa primeira fase de 1000 computadores serve para verificar a viabilidade do negócio, um teste, para saber se o modelo de computadores pré-pagos cola. Escolheu-se o Brasil pois na América Latina temos características (tamanho físico e altos índices de pirataria em software, leia-se windows e office principalmente) que se assemelham aos países como Índia ou a China (outros possíveis mercados para esses budgets PCs). Então a lógica é que se esse modelo der certo aqui então certamente dará certo em outros lugares do mundo.

Particularmente acho que deve haver competição. Quem ganha é o consumidor que consegue melhores preços (seja um PC com windows ou linux pois no final das contas, o consumidor quer possuir o bem). Não estou surpreso: Isso é capitalismo e que vença aquele que conseguir ficar de pé ao final dos 10 assaltos!
Comentário de CWagner
Com isso se espalhando plo: Com isso se espalhando plo mundo, logo teremos relatos se é possível, e como fazer para, mudar o S.O. e quais as conseqüências legais para o consumidor.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

P.S.: As palavras acima fazem parte da minha visão do assunto e não pretendem ser, de modo algum, a verdade absoluta sobre o mesmo.

Obrigado!
Comentário de Gustavo Bittencourt
Empresas como Intel e Cisco:
"Empresas como Intel e Cisco com certeza monopolizam, mas nao fazem nem metade do que a M$ faz."


Dos 3 casos de monopólio que eu citei dois são bastante questionáveis eticamente, a INTEL e principalmente a IBM sempre tiveram práticas de concorrência consideradas desleais.

"alias a M$ faz na cara dura. Faz venda casada no programa"


Em nenhum momento neguei que a Microsoft já usou de práticas desleais. Eu mencionei inclusive os casos do Netscape e do DR-DOS.

"Agora vc deu uma de idiota perante toda galera do site... nao tem provas -.- podemos nao ter como provar, mas é feito e na maior cara de pau. larga de ser trouxa e paga pau. se for pra falar merda é melhor calar a boca... até um idiota se passa por inteligente se ficar calado. vc deveria ficar um pouco calado -.-"

Contra um argumento tão inteligente eu não tenho resposta.
Comentário de nemesis
ahem: "Isso é capitalismo"

pensei que capitalismo vetasse monopólios e dumping e favoresse competitividade...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de vmedina
Ô cegueira.: A Intel briga com a AMD faz muito tempo, e a CISCO tem produtos de alta qualidade, mas não é a única produtora.

Ter somente duas grandes produtoras de processadores é algo muito simples de se explicar, pois é um mercado de alta tecnologia. Qual é a desculpa da Microsoft?

Evidencias existem, tanto que o departamento de justiça dos EUA processaram a MS. Só que pararam antes de sangrar a empresa. Não me lembro por quê cargas d'água.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de nemesis
desculpe, não resisti: sei que estava só no papel de advogado do diabo, mas...

"a Microsoft iria reagir, por sinal esse é um dos grande méritos dela, é uma empresa muito competitiva."

Ela não é competitiva de forma alguma! A política da M$ para competidores é clara: ou compra os competidores, ou os esmaga usando de seu SO como vetor para espalhar seu produto e vetar o outro. A M$ não sabe como lidar com Linux e software livre exatamente pq não há como comprá-los ou esmagá-los! Ela pode, claro, causar Medo, Incerteza e Dúvida entre a população sobre software livre, mas é só até aí que sua tática chega. Ou se vestir de pele de ovelha e falar sobre interoperabilidade e seus padrões...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de marcanth
A gigante vai se dar mal: Pessoal... calma... todos sabemos que o capitalismo está desmoronando e que a economia dos EUA vai de mal a pior (a maior dívida do mundo é deles) e, como se não bastasse tudo isso, o presidente deles está tomando providências (sem o saber) para afundar ainda mais a economia dos EUA (guerras). Então, com isso, grandes empresas vão se ver muito afetadas, não importa o valor delas. A gigante de Redmond não será excessão. Pensemos um pouco. Quantas pessoas já estão cansadas de tantas vulnerabilidades no Windows? Muitas. Mas continuam usando o SO da gigante. Até aí tudo bem. Agora, a coisa vai chegar a um ponto tal, onde vai ser impraticável continuar usando esse sistema. De certo modo, já está impraticável. A luta dos criadores de vírus x criadores de antivírus está cada vez mais acirrada e os vírus estão sempre na frente, isso já é realidade. Alguém aí já instalou um firewall ou programa analisador de redes para ver se, enquanto o SO não está sendo usado, se algum pacote vai ou vem, assim, sem mais nem menos? Já leram sobre "Treacherous Computing"? Alguém já se perguntou o porquê do Vista ainda não ter sido lançado? Sabem o porquê disso? Simplesmente porque este SO chegou a um ponto onde uma única empresa já não pode mais dar conta dele. Qualquer sistema operacional hoje do porte de um Windows ou Linux está ficando complexo demais para ser gerenciado por uma única empresa e a vantagem do Linux é que ele é gerenciado por uma comunidade grande. Recentemente, a gigante decidiu jogar fora caminhões de códigos de seu novo SO, para refazer tal parte. Aliás... essa mesma gigante está pedindo apoio financeiro para o Banco Mundial... eles precisam disso? Porque será que uma empresa com 245 Bilhões de dólares (valor de mercado, segundo a Nasdaq) precisa disso? Não será que tem algo por detrás de todo esse "latido"? Será que a Comissão Européia vai tolerar algo assim? Eles podem fazer experiências com países subdesenvolvidos, mas esperem até que eles queiram fazer isso com algum país de primeiro mundo na Europa...
Comentário de nemesis
obrigado, Profeta: agora, alguns pontos:

"a coisa vai chegar a um ponto tal, onde vai ser impraticável continuar usando esse sistema."

será? mesmo com o sistema de permissões *nix embutido, uma API largamente baseada em uma VM ( menos buffer overflows ) e sua própria solução para antivírus e firewall? Não gosto do Windows e da M$ mas tenho que admitir que eles melhoraram... não soa tão alarmista quanto vc diz...

"A luta dos criadores de vírus x criadores de antivírus está cada vez mais acirrada"

essa luta é só de fachada. Os criadores de antivírus lucram bastante com isso e sistemas operacionais fajutos. No entanto, a M$ parece ter rompido com parceiro de longa data Symantec, e isso parece um sinal de mudanças... talvez pra melhor.

"Já leram sobre 'Treacherous Computing'?"

é o termo bastante adequado que o Stallman cunhou para descrever "Trusted Computing" na forma de DRM, DMCA e outras loucuras digitais...

"Alguém já se perguntou o porquê do Vista ainda não ter sido lançado? Sabem o porquê disso?"

DRM, uma certa espera pela definição do novo padrão para mídias removíveis de alta capacidade com DRM embutido, retoques finais no software, alguns problemas legais com patentes e ex-parceiros comerciais etc...

Mas, acima de tudo, pq seus consumidores continuam satisfeitos com os produtos anteriores. Bem, talvez não satisfeitos, mas apenas não putos o suficiente para deixarem seus anos de experiência e softwares e documentos de legado de lado e partirem para uma nova experiência com Linux...

"Qualquer sistema operacional hoje do porte de um Windows ou Linux está ficando complexo demais para ser gerenciado por uma única empresa e a vantagem do Linux é que ele é gerenciado por uma comunidade grande."

bobagem. O grande problema é que eles têm que dar suporte para aplicativos de legado sob o risco de os usuários não migrarem, ou migrarem para pastos mais verdes e abertos...

"Recentemente, a gigante decidiu jogar fora caminhões de códigos de seu novo SO, para refazer tal parte."

código mais curto é melhor, vai por mim. :)

é claro, cortar fora WinFS é que é estúpido... mas pensando bem, o Firefox tmb cortou fora alguns recursos interessantíssimos da nova versão, por perceber que seria melhor fazer um trabalho bem feito e lançar em uma data posterior do que fazer nas coxas e ir lançando patches depois sobre uma base frágil de código...

odeio fazer o papel de advogado do diabo, mas gosto menos ainda de argumentos imbecis...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Manoel Pinho
Mais detalhes do FlexGo: Saiu este artigo com mais detalhes do hardware desse FlexGo

http://www.forumpcs.com.br/coluna.php?b=165063

"Do ponto de vista técnico eu pude avaliar a máquina em questão e conversar detidamente com os responsáveis por sua criação. A PHOENIX (tradicional fabricante de BIOS) desenvolveu um projeto, ao meu ver, muito bem feito. Há todas as medidas de segurança para que o máquina não seja “depenada” (seus periféricos principais não funcionam em outro conjunto), os 256 Mbytes de memória são soldados na placa mãe, o processador é um TRANSMETA cuja performance é equivalente a de um Celeron 2.0 Ghz, que funciona SEM COOLER, ou seja a refrigeração é passiva (para minimizar chance de problemas ou defeitos). O sistema de vídeo usa um chipset da ATI e memória dedicada (não compartilhada). Não tem fonte de alimentação interna e sim um esquema parecido com “fonte de notebook” que alimenta 12V de tensão na placa mãe e que permite ligar uma bateria de carro ou de moto como fonte de energia para o micro em lugares onde a eletricidade seja problemática. Tem um disco rígido de 40 Gbytes como a versão especial do Windows XP Home, que controla as horas de uso e créditos e a liberação da máquina no final do pagamento das horas. O Windows XP Home utilizado é uma versão especial que entre outros controles (amarrações com o hardware) traz a informação das horas ainda restantes de uso e a interface para fazer recarga (pela digitação de um número de autorização que se digita no sistema). A AMD também anunciou a que disponibilizará uma plataforma de hardware baseada em suas tecnologias fazendo parte do projeto FlexGO."

O link acima tem umas fotos da placa-mãe usada.

Resumindo, o pessoal vai comprar um computador especial pensando que está levando um PC normal. Pelo jeito terá várias limitações de expansão e upgrades de sistema operacional futuros, tais como iniciativas semelhantes como aquele computador popular da AMD.

Eu particularmente acharia a idéia do PC pré-pago válida desde que usassem pelo menos um hardware mais "normal" e expansível, onde só a BIOS tivesse algum programa de controle dos créditos.

Portanto não creio que esteja sendo paranóico mas a MS conseguiu uma forma maquiavélica de vender licenças windows para pobres, com o dinheiro dos outros, cobrando juros embutidos e ainda limitando futuros upgrades para o linux ou mesmo para o próprio windows Vista...

-----------------------------
Participe (finalmente inaugurado):

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org

Comentário de marcanth
"será? mesmo com o sistema: "será? mesmo com o sistema de permissões *nix embutido, uma API largamente baseada em uma VM ( menos buffer overflows ) e sua própria solução para antivírus e firewall? Não gosto do Windows e da M$ mas tenho que admitir que eles melhoraram... não soa tão alarmista quanto vc diz..."

Própria solução? De quem, da Microsoft? E você acha que o firewall deles vai mostrar realmente, tudo o que entra e sai com imparcialidade? Bom, se sou alarmista ou não, o futuro é que vai dizer. Vamos esperar...

"DRM, uma certa espera pela definição do novo padrão para mídias removíveis de alta capacidade com DRM embutido, retoques finais no software, alguns problemas legais com patentes e ex-parceiros comerciais etc..."

Concordo, mas tem o DRM por um lado e o problema dos códigos pelo outro.

"mas apenas não putos o suficiente para deixarem seus anos de experiência e softwares e documentos de legado de lado e partirem para uma nova experiência com Linux..."

Vai chegar o momento. Aguarde...

"código mais curto é melhor, vai por mim. :)"

Realmente, concordo, mas não sei se vai ser necessariamente mais curto, pode ser que seja a mesma coisa. Mas uma questão é certa... o sistema já está complicado demais para a gigante.

"odeio fazer o papel de advogado do diabo, mas gosto menos ainda de argumentos imbecis..."

Contra-argumentei alguns de seus argumentos, mas não os depreciei. Opinião é opinião e acho que, por mais que alguém não concorde, seria de bom tom respeitar. Para mim, dizer que um argumento é imbecil é desnecessário.
Comentário de santo
Vale também acressentar que: Vale também acressentar que o dumping é melhor caracterizado quando existe algum comcorrente prejudicado que corre o risco de ir a falência por causa da pratica, no caso do concorrente ser o linux um software livre fica mais dificil de caracterizar por muita gente enxerga o linux como um software sem pai e portanto se ele morrer ninguem vai chorar ou ser prejudicado. Ao meu ver isto dificulta muito a proteçao linux contra ações comerciais ilicitas.
Comentário de santo
A M$ não sabe como lidar: A M$ não sabe como lidar com Linux e software livre exatamente pq não há como comprá-los ou esmagá-los!

Ha sim como esmagar ate mesmo o linux
Basta oferecer um sotware melhor mais facil de usar e mais barato
Agora se a MS vai produzir iste software tsc...tsc...tsc é outra historia
Comentário de Overlord
Só alguns comentários:: Só alguns comentários:


"essa luta é só de fachada. Os criadores de antivírus lucram bastante com isso e sistemas operacionais fajutos. No entanto, a M$ parece ter rompido com parceiro de longa data Symantec, e isso parece um sinal de mudanças... talvez pra melhor."

Não, o rompimento da M$ com a Symantec não irá trazer mudanças para melhor. Isto porque a M$ está entrando com força no gigantesco mercado de antivirus.

Para isto, a M$ está utilizando suas velhas táticas:
Symantec processa Microsoft e tenta barrar Windows Vista
http://www.forumpcs.com.br/noticia.php?b=163371

A M$ vai ficar com "a faca e o queijo" na mão: desenvolve e um sistema operacional vulnerável e, agora, vai vender o antivirus para "protegê-lo". Coitados dos usuários Windows.


-------
"DRM, uma certa espera pela definição do novo padrão para mídias removíveis de alta capacidade com DRM embutido,"

Definição de novo padrão para mídias removíveis de alta capacidade com DRM embutido?
Não. Não precisa definir o padrão e muito menos esperar por ele.
O padrão da M$ para isto é o HD-DVD.
É o padrão definido e defendido por ela e seus aliados contra o Blu-ray da Sony (e seus aliados).
Porque esperar?
Achas realmente que a M$ tá se importando com o Blu-ray?
Isto é "conversa para boi dormir".

----
"Mas, acima de tudo, pq seus consumidores continuam satisfeitos com os produtos anteriores."

Bobagem. Desde quando a M$ se importa se seus consumidores continuam satisfeitos com produtos anteriores?
Vide fim do suporte às versões anteriores do Windows.

------
"bobagem. O grande problema é que eles têm que dar suporte para aplicativos de legado sob o risco de os usuários não migrarem, ou migrarem para pastos mais verdes e abertos..."

Outra bobagem. Se fosse assim, na teria havido tanto problema em sistemas legados na migração dos Windows 9x para o Windows XP.
Se fosse assim, também, a M$ não teria feito patches e mais patches depois de vários anos para o Windows XP tentando remendar (literalmente) a compatibilidade retroativa do mesmo.

-------------
"odeio fazer o papel de advogado do diabo, mas gosto menos ainda de argumentos imbecis..."

Também não gosto de argumentos imbecis.


<>=<>=<>=<>=<>=<>=<>=<>=<>=<>
Overlord @ PoA / RS - Brasil
Comentário de mrecondo
Viabilidade e valor: Quando eu não sabia do hardware utilizado, já achava caro, agora fica realmente inviável. O custo final com a entrada à vista (R$ 800,00) e comprando créditos com o valor da hora mais barato sai mais de R$ 2100,00 (!!!)

Totalmente sem condições. Melhor comprar o do Sílvio Santos...

Michel Recondo

Comentário de Donnie Darko
caso encerrado.: caso encerrado.
Comentário de CWagner
Deturparam esse e outros: Deturparam esse e outros conceitos pelo caminho...
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

P.S.: As palavras acima fazem parte da minha visão do assunto e não pretendem ser, de modo algum, a verdade absoluta sobre o mesmo.

Obrigado!
Comentário de nemesis
é: "você acha que o firewall deles vai mostrar realmente, tudo o que entra e sai com imparcialidade?"

vc pode acreditar nisso ou acreditar em teorias conspiratórias... eu vou dar o benefício da dúvida para eles pq de qualquer modo será um produto à parte que vai estar concorrendo com produtos já estabelecidos no mercado...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
mais alguns: "A M$ vai ficar com 'a faca e o queijo' na mão: desenvolve e um sistema operacional vulnerável e, agora, vai vender o antivirus para 'protegê-lo'."

concordo em gênero e grau. Mas o papel de advogado é defender mesmo escroques...

"Achas realmente que a M$ tá se importando com o Blu-ray?"

a M$ se importa com o que dá lucro. Se Blue-Ray vingar, ela vai suportá-lo, claro! Ela não suportou a internet, ainda que tardiamente?

"Desde quando a M$ se importa se seus consumidores continuam satisfeitos com produtos anteriores?"

ela não se importa, mas sabendo disso ela fica um pouco mais tranquila em atrasar o Vista: ninguém vai pular pro lado do Linux apesar dos atrasos...

"Se fosse assim, na teria havido tanto problema em sistemas legados na migração dos Windows 9x para o Windows XP."

a M$ não pode se dar a esse luxo hoje, com a concorrência maior e usuários concretamente podendo migrar para uma solução Linux+Openoffice+Apache+Wine. Na época de lançamento do XP não havia campanha "Get the Facts"...

"Se fosse assim, também, a M$ não teria feito patches e mais patches depois de vários anos para o Windows XP tentando remendar (literalmente) a compatibilidade retroativa do mesmo."

talvez ela esteja atrasando o Vista para garantir que não tenha problemas desse tipo hoje, visto o perigo do Linux?

"Também não gosto de argumentos imbecis."

então, pq os faz?

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Reginaldo Rossi Romero Rota
Dumping!!!!: Um preconizador de um produto distribuído de graça acusando o fabricante de um produto comercial (e caro) de fazer dumping!

Quando a gente pensa que já viu de tudo...
Comentário de toko
Função do advogado [off-topic]: nemesis,

sua afirmação "concordo em gênero e grau. Mas o papel de advogado é defender mesmo escroques..." me parece melhor do que a idéia difundida em alguns cursos de direito de que a função do advogado é *fazer* a justiça (o que em geral leva à defesa exclusiva dos próprios supostos direitos).

Mas creio que ela ainda está falha em seu fundamento. A função do advogado deve ser a de zelar pela defesa e pelo cumprimento da justiça (defendendo os direitos justos).

Por conta de aceitarmos outras interpretações, mais ou menos pessoais e mais ou menos precisas, é que os sistemas legais, aqui e no resto do mundo, se mostram tão frequentemente equivocados, quando não injustos.

Evandro Guglielmeli
Linux User 116549
Comentário de Manoel Pinho
"De graça": Se você deve achar que linux e outros softwares livres são "produtos" distribuídos "de graça", não entende nada do que significa um software ser livre.

Não confunda freeware com software livre.

------------------------------
Participe (finalmente inaugurado):

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org

Comentário de Gustavo Bittencourt
"De graça" SIM: Independente de ser Software Livre, o Linux é muitas vezes distribuido de graça.

"ShipIt lets you request Ubuntu 6.06 LTS (Dapper Drake) CDs that will be posted to you FREE OF CHARGE."
https://shipit.ubuntu.com/

Comentário de nemesis
O problema não é um bando: O problema não é um bando de empresas distribuindo produtos de graça ou a preços baixos. O problema é uma empresa que detém um monopólio em uma área e passa a entrar em outra integrando produtos de graça ao seu produto principal, desta forma prejudicando competidores e obtendo o mercado deles. É isso o que a M$ fez com o IE contra a Netscape o que está pra fazer com esse PC pré-pago, uma versão artificialmente limitada e barata para deter avanço de micros populares baseados em versões de Linux suportadas por empresas como RedHat, Mandriva, Novell e outros. Também é a resposta ao laptop do Negroponte...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Gustavo Bittencourt
Alhos com Bugalhos: Você está misturando alhos com bugalhos. Ou melhor, está misturando dumping com venda casada.

Em nenhum momento eu disse que a Microsoft não praticou, ou pratica venda casada (veja que o meu primeiro post menciona o caso do Netscape). Apenas disse que, apesar da alegação de alguns, não há nenhuma evidência de dumping na iniciativa do PC pré-pago.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004