Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Banco Real anuncia que vai exigir Windows em seu home banking (atualizado 2x)

Atualização II: após as respostas desencontradas do dia 9/10, no dia 10/10 o leitor gmn registrou nos comentários uma resposta mais completa que recebeu: "Conforme divulgado no Real Internet Banking, o Módulo de Proteção Real está disponível para o sistema operacional Windows e navegadores Internet Explorer (5.5 ou superior) e Firefox (1.5 ou superior). Entretanto, havendo impossibilidade de instalação devido ao sistema operacional, browser ou demais situações, serão disponibilizadas alternativas, garantindo o acesso ao Real Internet Banking. Se acessar máquinas diferentes, onde houver possibilidade de utilização do software, é recomendada pelo banco a instalação do Módulo de Proteção para sua própria segurança."

Atualização: o leitor Andreas Hasenack avisou nos comentários: "O aviso completo diz que, se você (usuário) for utilizador de outro sistema operacional, deve entrar em contato com o banco. Fiz isso (no 0800) e me informaram que o banco está se esforçando para incluir o linux na lista de SOs suportados e que até o dia 19/out/2007 isso deve estar feito. Note que esta é a data a partir da qual esse tal de módulo de proteção vai ser obrigatório."

Se você é usuário dos serviços do banco, considere a possibilidade de enviar uma mensagem aos canais competentes, caso a medida vá afetá-lo.


“A partir de hoje o Banco Real ABN AMRO começou a mostrar um aviso da necessidade de instalação de um "módulo de segurança" para acesso ao Internet Banking. Tal módulo só é compatível com computadores rodando o Microsoft Windows:

"O Módulo de Proteção é um programa que torna a utilização do Real Internet Banking ainda mais segura. Ele trabalha de forma integrada ao Internet Explorer e ao Firefox para reduzir os riscos com programas maliciosos que, instalados no seu computador sem seu consentimento, capturam ou solicitam seus dados de acesso ao Real Internet Banking. Em breve a instalação do Módulo de Proteção será obrigatória ."

"10. Quais são os requisitos mínimos para que o Módulo de Proteção possa funcionar? O Módulo de Proteção do BANCO REAL foi desenvolvido para funcionar com os sistemas operacionais Windows 95, 98, ME, NT 4.0, 2000 e XP, e Navegador Internet Explorer 5.5 ou superior. Com o sistema operacional Windows NT4.0, 2000 e XP, o Módulo de Proteção também funciona no navegador Firefox 1.5.0.1 ou superior."

Segue, abaixo, uma cópia da reclamação enviada por mim ao banco. Se você é ou pretende ser usuário de Linux ou Mac OS X, ajude a divulgar esse ABSURDO. Se você é cliente do Banco Real, deixe bem claro o quanto a decisão deles é ridícula.”


Enviado por Murilo Saraiva de Queiroz (muriloqΘgmail·com) - referência (bancoreal.com.br).



Segue a mensagem do Murilo:


Telefones de contato com o Banco Real:
SP (11) 3553-4445
RJ (21) 3460-1303
Demais localidades: 0800 286 4040


A exigência do uso do Microsoft Windows para o acesso ao Internet banking do Banco Real é, simplesmente, INACEITÁVEL.

O "módulo de segurança" só existe para tentar solucionar os inúmeros problemas de segurança inerentes aos sistema operacional Windows, amplamente reconhecido pela sua vulnerabilidade.

Sou cliente do Banco Real desde 1996. Quase todos os meus colegas de trabalho e contatos profissionais são usuários de Linux e/ou Mac OS X, e muitos são clientes do Banco Real.

No momento em que o uso do Windows for exigido para o acesso ao Internet Banking, pretendo fechar a minha conta, e incentivar a TODOS que conheço a fazerem o mesmo.

Notem o perfil de usuários de Mac OS X e Linux. São profissionais jovens, bem inseridos no mercado e conhecedores de tecnologia - muitas vezes são os responsáveis diretos pela tomada de decisão com relação à tecnologia em seu círculo de amizades e família. Perder o respeito dessa conjunto pode ter conseqüências catastróficas para a imagem do banco.

Estou profundamente decepcionado.


--
Murilo Saraiva de Queiroz
Senior Software Engineer http://www.vettalabs.com
Jogue "Em Busca dos Tesouros":
http://www.muriloq.com/ebdt


Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de ahasenack
Não leu o aviso completo: O aviso completo diz que, se você (usuário) for utilizador de outro sistema operacional, deve entrar em contato com o banco.

Fiz isso (no 0800) e me informaram que o banco está se esforçando para incluir o linux na lista de SOs suportados e que até o dia 19/out/2007 isso deve estar feito. Note que esta é a data a partir da qual esse tal de módulo de proteção vai ser obrigatório.

Comentário de Fernando F.
Como cliente do banco real,: Como cliente do banco real, também fiz questão de explicitar minha indignacão com essa novidade.
Me vejo seriamente inclinado a fechar minha conta caso seja obrigatório a utilizacão de Windows para acessar o home banking.

É uma pena ver como as empresas ainda não levam a sério a liberdade dos usuários de sistemas de tecnologia, só mesmo a nossa mobilizacão para mostrar quanto essas empresas podem sair perdendo.
Comentário de apscherbach
Em todo caso: De qualquer forma enviei também uma mensagem para eles.
Apesar de não ser cliente, foi bem como me senti(vide mensagem). Espero que eles cumpram mesmo a proposta de liberar o acesso a todos.
Segue a mensagem:
"Decepção. Essa é a palavra para definir meu sentimento em relação ao banco nesse momento. Acabo de ver um anúncio sobre a melhoria de segurança no site que, infelizmente, impedirá que eu me torne cliente, permitindo o acesso apenas àqueles que usam sistemas Windows. Desde que meu sócio abriu sua conta nesse banco, e ele também usa exclusivamente Linux, tenho ouvido dele muitos elogios a todo o serviço prestado e sempre tive vontade de abrir uma conta aqui. Agora eu sei o motivo de até hoje não tê-lo feito, e pelo visto, continuarei sem abrir. É uma pena que esse banco, com toda a sua campanha de "Fazer mais que o possível", adote uma medida de exclusão como esta, ignorando o fato de seus clientes terem direito de escolha no uso de sistemas operacionais, privilegiando a maioria e esquecendo da minoria. Isso seria uma contradição, não? Felizmente, nós clientes também temos direito de escolha dos nossos serviços bancários, e caso essa nova política permaneça, esse banco não será a minha e, provavelmente, não será também a escolha de muitos profissionais e empresas que não gostam de viver perigosamente na Internet e adotam Linux. Estou REALmente desapontado."
Abraço a todos.
Comentário de fzero
Sou cliente do Real também.: Liguei para a central de atendimento e eles disseram que esse módulo de segurança só será necessário para o Windows. Para outras plataformas ele simplesmente não será necessário. Sugeri que eles colocassem um link na tela informativa explicando isso para usuários de outros sistema operacionais para evitar uma chuva de ligações no serviço de atendimento.
Comentário de tmpsantos
Também liguei pra lá e: Também liguei pra lá e obtive a resposta que segunda-feira teríamos o famigerado módulo para Linux e MacOS. De qualquer forma, não gostaria de ter módulo algum instalado na minha máquina, porque provavelmente se trata de um plugin proprietário que faz sabe Deus lá o quê.

Convoco a todos, que assim como eu, vou procurar meus direitos se ficar um dia sem acesso ao meus serviços bancários pela Internet.
Comentário de welrbraga
Alguns anos atrás eu tinha: Alguns anos atrás eu tinha uma conta em um outro banco que inventou algo novo e seu homebanking deixou da funcionar no mozilla/linux ... encerrei a conta e estou feliz por isso.
--
Welington R. Braga - http://www.welrbraga.eti.br
User Linux: #253605
GTK+BR - http://gtk-br.codigolivre.org.br
Teclado BR-Nativo (Apoie, use!) http://www.tecladobrasileiro.com.br

Comentário de jpetrucci
Onde?: Procurei este aviso no site, mas não encontrei... Vou até ligar para o banco, pois não quero depender de Windows pra entrar no Internet Banking. Sou cliente do Real desde 2001, adoro o banco, muito mais que o Itaú (onde tenho conta só pra receber o salário -- e o IB deles funciona no Linux sem erros), mas, se tivesse mesmo esse pré-requisito, seria o necessário para começar a fazer todas minhas transações pelo Itaú.

Felipe
Comentário de PH
Também fiz contato: Mas fiz por e-mail solicitando orientações de como será feito com o Linux.

Mandei a mensagem ontem a noite e estou aguardando a resposta.

--
Atenciosamente,

P.H.
Paulo Henrique Baracho Munhoz - PH
www.PH.etc.br
Comentário de ahasenack
O aviso apareceu logo após: O aviso apareceu logo após o login no internet banking.
Comentário de professordavid
E não para por aí..: Amigos... A Sky, maior TV por assinatura do pais só da suporte a área reservada a seus clientes atraves do NAVEGADO IE. Mesmo o Firefox no Windows não acessa. Isso é mais do que inaceitável, pois diferente do banco real que te obriga a agir em cima de um unico SO. Clientes SKY não podem nem ao menos escolher o seu navegador estando relegados apenas a um único meio proprietário e de baixa qualidade de acesso.

Estou preparando uma nota de reclamação e, todos que forem assinantes sky ou conhecem assinantes sky entrem tambem em mais essa, para banirmos o absurdo da destruição do direito à livre escolha.

Perdão por fugir do escopo da discussão, mas julguei importante acrescentar essa informação à conversa..
Comentário de Diego Henrique
Olha, o banco Bradesco: Olha, o banco Bradesco tambem usa um maldito active-x para segurança, e o mesmo tambem não roda no linux, apenas no windows. Não sei se ele roda no Mac OS X porque nunca tive contato com este sistema.

É um absurdo querer impor um sistema operacional para seus clientes. Concordo que a preocupação com segurança é fundamental, mas eles que procurem formas de segurança que sejam transparentes para seus usuarios.
Comentário de fredtoy
No caso do Bradesco, a: No caso do Bradesco, a solicitação para instalar o tal active-x só aparece se você estiver usando Windows. Quando eu acesso o site através do Linux, é como se ele não existisse. Não aparece solicitação nem nada.
Comentário de marcanth
Banco Real incentiva a pirataria: Com essa atitude, eles, sem perceber, estão incentivando a pirataria, pois obrigam seus clientes (que não tem o Windows instalado em suas máquinas) a fazê-lo. Se o fizerem, vão arranjar qualquer Windows num camelô da esquina (por apenas 10 Reais) e instalar, para acessar tal serviço. Aliás, se o banco faz tal exigência, não deveria, então, pagar para o seu cliente o preço pela versão licenciada do Windows? O melhor mesmo é deixar esse banco e abrir conta em outros. Há inúmeros bancos por aí...
Comentário de ahasenack
Já tive conta no Bradesco,: Já tive conta no Bradesco, e o site de IB usava um applet java que funcionava bem.
Comentário de otaviofcs
Banco Real na idade da pedra: O Banco Real, sempre foi, para mim, referência em qualidade de home banking. Destaco a área de relacionamento com clientes, que sempre te responde, sempre. E sempre em um prazo curto.

O problema é que eles decidiram rumar para a idade das pedras. Para ser justo, eles estão indo para a idade seguinte à das pedras: a idade do Windows. Isso de bloquear o acesso do home banking só pode ser para me fazer sair do banco que tenho conta. Já deixei meu recado na central de relacionamento deles: ou incorporam o Linux ou arrumam outro cliente.

visite o blog da riopro em:
http://blog.riopro.com.br
Comentário de amg1127
Não tenho muito a: Não tenho muito a acrescentar...

Mas o Banco do Brasil utiliza Java para efetuar a segurança adicional necessária. Seria uma boa solução para o Banco Real, também.

No Windows e no Linux, a autenticação funciona igualmente.
Comentário de JAIRO GIROTTO
Aqui no Rio Grande do Sul: Aqui no Rio Grande do Sul temos o Banrisul(Banco público pertence ao Estado do RS) que adotou um politica semenhante. Não podemos acessar nossas contas através de certificação digital usando o Linux e Firefox exige-se Windows e IE.


jairo girotto
Comentário de Davi Ramos
Por que não usaram Java?: Deveriam ter usado algo mais legal como Java, o BB usa algum tipo de proteção de cadastro de computadores, em Java...
Comentário de Thaigo
É quase como dizer:: É quase como dizer:

A partir desta data, todos os clientes dos postos Ipiranga só podem ter carros Ford. Ah não, desculpem, a partir de segunda os Fiat também serão aceitos.

Lembrei desse artigo:
http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=5552
Comentário de Pedro Hoffmann
Um pouco estranho pois o: Um pouco estranho pois o banrisul possui todo sistema 100% em GNU/Linux
Comentário de cochise
Ninguem sabe nada no Raal: Um liga e dizem que quem usa linux não precisa

Outro liga e dizem que vão implementar um módulo para linux

Eu ligo e dizem que pelo atendimeto por telefone eles vão desbloquear o acesso se vc ligar dia 19 e disser que usa linux.

Que piada é essa?

Eles colocam um sitema desses para acesso e sequer penas no cliente.
Depois fica aquela bagunça lá dentro orqeu eles não definiram uma política para quem usa linux e cada atendente fala o que ouviu dizer.

E infelizmente recebo salário pelo banco real, entção nem poso cancelar a minha conta.
Comentário de bardo
Isso está uma zona:
Acabo de ligar e disseram que simplesmente é norma da empresa e que vai mesmo ser necessário uso de Windows e que eu "deveria procurar uma máquina Windows" para acessar o Internet Banking. Que palhaçada é essa? Pra cada pessoa que liga eles dão uma resposta diferente? Pra uns já disseram que o módulo não será necessário em GNU/Linux, pra outros que estão trabalhando pra fazer uma versão GNU/Linux do módulo. Como é que é isso? Não sincronizam informação não, é?

Em todo caso, alguém conhece algum banco legal (rede nacional) pra gente ter conta?

[]s

"Mi estas la Bardo" - http://bardo.cyaneus.net
Comentário de Sergio Savastano
Reação...: Também estou indignado assim como vários colegas.

Sinceramente não fico chateado. Se exigirem isso, fecho minha conta e a conta empresa que tenho lá.

Acho que se todos fizermos isso, caso se torne realidade essa exigência, e ao momento de fechar a conta deixarmos registrado o motivo, provavelmente eles irão pensar melhor... e talvez demitir o gênio que teve essa idéia!
:c)

Não estou disposto a aceitar nenhum downtime para meu acesso no linux.


Sds,
Sérgio Savastano

Comentário de Giovani
Itau: Recomendo o Itaú, excelente IB... Agora então que remodelaram o site, ficou show.

Acesso sempre com Firefox, no Windows ou no Linux, é perfeito! E tem um esquema de segurança muito bom, na minha opinião, sem precisar de plugin nenhum.
Comentário de Wanderson
cliente real: Ja fui cliente do Banco Real, pegunte porque não sou mais?
Eles deveriam experimentar navegar na páigna do Itau, Bancoob, etc.

Comentário de Gleidson Lacerda
Bem, como diriam os direitistas: CANSEI!: O Banco Real perde um cliente e o Banco do Brasil ganha outro, =D
Comentário de Ethra'Za
Também sou cliente!!!: Também sou cliente Real já faz uns 4 anos!!! Liguei pra número indicado na menssagen do IB e a mulher falou pra min tentar instalar o módulo no Linux mesmo hehe... Disse pra ele que queria fazer uma reclamação e ela anotou a menssagem onde eu digo que sou usuário Linux e uso o IB pra fazer todas as tranzações, não pretendo trocar de sistema operacional por causa deles e se não for mais possível utilizar o IB eu fecho a minha conta com eles!!!
Que absurdo! Eles tem que estar ganhando uma bolada muito grande da Microsoft se não essa é a atitude mais imbecil que ja vi uma instituição financeira tomar.

Alguém pode me recomendar outro banco caso seja necessário? Talvez o BB? Não é la que usam Linux em tudo?
Comentário de hlegius
Também sou cliente: Também sou Cliente do Real e se ele obrigar nós a usar Windows, ele perderá um cliente ;)

P.S: O bradesco pelo menos para PF, não exije nada instalado. Roda no Linux normalmente.
P.S2: Acabei de mandar minha reclamação via email
--
User Linux: #403858 - ArchLinux
http://www.hlegius.pro.br

Comentário de Pmacedo
Informacoes desencontradas: Pessoal, o problema eh que o suporte do banco real cada hora fala uma coisa. Acabei de ver esse absurdo no internet banking e liguei para o suporte . O rapaz que me atendeu falou q no linux eu ficaria somente com acesso a consultas e mais nada. Ele ainda teve a coragem de dizer que alguns SOs nao tem os requisitos de seguranca necessarios e por isso nao sao suportados. Da pra imaginar a minha raiva.. O coitado teve que se desculpar pela burrice que falou...

No mesmo instante ja liguei pro 08007072399, que parece ser o telefone da ouvidoria do Real e registrei a minha reclamacao. Segundo eles, ate o dia 22 eu devo ter uma solucao definitiva. Se a "solucao" for "compre windows", ou eles me dao uma licenca do Windows ou eles vao me ver no tribunal mais proximo.

Comentário de Pmacedo
BB x Real: O BB pode ate usar linux, mas o internet banking deles eh horrivel, especialmente se comparar com o do banco real. Eu tenho conta nos dois bancos e pessoalmente odeio quando preciso fazer qualquer coisa no home banking do BB.
O que mais me irrita eh a questao de ativacao de computadores. Se voce tenta acessar de um micro nao ativado, voce eh limitado em quase todas as transacoes. E pra ativar um micro, voce precisa em um micro ativado e liberar o outro, ou entao voce precisa ir em um caixa automatico e digitar o codigo do novo micro, o que nao faz o minimo sentido IMHO (afinal, se voce precisa do home banking , eh porque voce nao tem acesso a um caixa automatico na hora).
Comentário de wagnerluis1982
Unibanco: Sou cliente Unibanco Particular e o banco exige módulo de segurança também, mas apenas quando se está no Windows. Se eu acessar pelo Linux, ele detecta o SO e não pede instalação de nada.

Prestem atenção que estou falando do Internet Banking do Unibanco Particular, não do Empresarial, que pede uma assinatura do Verisign e só funciona no Internet Explorer.
Comentário de jczucco
Banrisul: Uso o Home Banking do Banrisul usando o Linux e Firefox sem problemas. Basta você instalar a autoridade certificadora do ICP-Brasil:

http://www.icpbrasil.gov.br/certificadoACRaiz.crt


Jeronimo Zucco
http://jczucco.blogspot.com
Comentário de Bruno Lobato
Banco Real: Para qual e-mail do Banco Real vocês estão direcionando as reclamações ?

Obrigado.
Comentário de Flavio
BB x Real: Pmacedo, existe a opção de fazer o cadastramento do computador pelo telefone. O telefone do suporte tecnico é indicando no rodapé da pagina de login. Há um pequeno erro no caminho indicado para quem não tem a senha de acesso à central de atendimento, mas é só ouvir as opções e escolher a correta. No meu caso o precesso todo via telefone não passou de 3 minutos.


Comentário de souzacds
tomara que o Itau nunca: tomara que o Itau nunca faça isso senão eu mudo de banco, se ainda não tiver mudado.
Comentário de alberto+
g-buster: Alguém pode indicar o endereço do XPI para o Firefox? Acredito ser o mesmo programa usado pelo Unibanco, criado pela empresa GAS Tecnologia.
Comentário de Arauca
Santander Banespa: Qdo saiu o Firefox 2.0 o web banking do banespa não suportava o Firefox 2, acontecia um erro no teclado virtual e não conseguia logar. Tive até que ligar no suporte pra desbloquear meu usuário devido às tentativas de logar...aí eu estava usando o Mozilla.
Agora ele tah funcionando normalmente no Firefox.
Comentário de Dm7
Os nossos módulos de segurança são:: Linux e Firefox... desses módulos os usuários do Windows só tem o segundo,
Comentário de Mario Amaya
Itaú: Só para registro, o Itaú funciona de forma impecável no Mac OS X.
Comentário de Filipe SR
Parabens: mt bem realizada a reclamação... apesar de não ser cliente do banco, concordo em gênero, número e grau!
sds,
Filipe Rezende
Comentário de Rodrigo
É Simples: Se é uma medida de segurança, td bem!!!
Alias, eles nem precisam portar esse treco pra outro Sistema Operacional...
Basta eles detectarem o SO q esta sendo usado e exigir o tal "modulo de segurança" APENAS pra quem está usando Windows... Afinal, é dele q vem esses problemas, não dos outros SOs.

Mas se é uma medida pra proteger o usuário dele mesmo acho muito bom (desde q façam isso q falei acima neh)

Alias, Eles pelo menos deram suporte ao firefox =P
Comentário de nome
A não ser que seja uma: A não ser que seja uma conta pessoa jurídica. Aí não tem jeito, só no windows mesmo.
Comentário de gmn
Resposta que recebi.: Segue a resposta que recebi por e-mail:

"Conforme divulgado no Real Internet Banking, o Módulo de Proteção Real está disponível para o sistema operacional Windows e navegadores Internet Explorer (5.5 ou superior) e Firefox (1.5 ou superior).

Entretanto, havendo impossibilidade de instalação devido ao sistema operacional, browser ou demais situações, serão disponibilizadas alternativas, garantindo o acesso ao Real Internet Banking.

Se acessar máquinas diferentes, onde houver possibilidade de utilização do software, é recomendada pelo banco a instalação do Módulo de Proteção para sua própria segurança."
Comentário de CarlosF
Banrisul Office não: O home do Banrisul funciona, ja o Office para empresas só com o windows+IE porque usa Active X.

O Banrisul tinha várias partes em Linux, até caixas eletrônicos, mas como na política tudo gira em torno do dinheiro o novo governo esta desfazendo algum processos e esta de novo com as mãos dadas com a microsoft... Políticos são foda...
Comentário de Sergio Savastano
Acho que agora padronizaram....: Recebi a mesma resposta.


Att,
Sérgio
Comentário de Flavio Civatti
Pensando no futuro...: Pensando um pouco adiante e levando em consideração a recente aquisição do ABN AMRO pelo Santander, gostaria de saber se alguém sabe como funciona o internet banking do Santander?
Acredito que mesmo que o Real resolva o liberar o acesso ou uma versão linux do módulo de segurança, este é nosso "real" problema!
Sds.
Comentário de nemesis
ah, tá explicado!: "eles disseram que esse módulo de segurança só será necessário para o Windows. Para outras plataformas ele simplesmente não será necessário"

claro, o Windows sempre precisa de um reforço na segurança... :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de André Machado
Como a própria notícia: Como a própria notícia diz, esse recurso é necessário para aumentar a segurança no sistema Windows; Nós, usuários de GNU/Linux, não precisamos disso!
Comentário de Edmond Dantès
Banco Real - Home banking só para piratas?: No Brasil, este é o efeito de exigir que o cliente use MS-Windows.

Quando me deparei com a exigência de instalação do módulo de Firefox, segui as instruções e só mais tarde é que percebi que era MS-WIndows only. De qualquer maneira, depois de vários clicks não muito lógicos, consegui entrar no sistema mesmo sem o módulo instalado, mas sob a ameaça de que seu uso será obrigatório em breve.

As pessoas que protestaram via email, para que endereço escreveram? Entrar num diálogo sem nexo com o atendimento via telefone nunca tem efeito e gostaria de evitar. Mas esta política tem que ser combatida: Sugiro que quem escreva, também inclua uma menção à ameaça que isto representa à imagem do banco:

1. Incentiva o uso de software pirata
2. Exclui o uso da maioria dos computadores de baixo preço no mercado brasileiro.
3. Mesmo os usuários de MS-Windows ficam obrigados a instalar um software de função não documentada. Exatamente o que eles deveriam evitar para manter seus sistemas seguros.
4. Clientes menos sofisticados no uso de micro-computadores podem facilmente ser convencido a instalar versões falsificadas deste módulo. As conseqüências podem ser desastrosas.
5. Para profissionais do ramo, esta solução só revela falta de sofisticação do Banco Real quando se trata da tecnologia de segurança de seus sistemas.
Comentário de Rodrigo Barbosa
Suporte a Linux: Eu também liguei no 0800. Eles me falaram que estão cientes do problema com o Linux, e que estão tomando providências. Pegaram até o número do meu Celular.

Por via das dúvidas, liguei para o meu gerente de conta (Pessoa Física E Pessoa Jurídica) e informei que se isto não for solucionado, eu vou mudar de banco. Exigi que registrasse a reclamação.

Recomendo que todos façam o mesmo, registrando a queixa tanto no 0800 quando junto ao seu Gerente de Conta. Especialmente se você for pessoa jurídica.

Não sei se alguém já teve a curiosidade de olhar, mas o módulo para Firefox é composto de um .jar e de um .dll. Só falta isso agora, eu ter que deixar o java ativado para acessar o banco.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004