Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Ballmer fala sobre "propriedade intelectual" da MS no Linux, e... não surpreende ninguém

Steve Ballmer, nosso velho conhecido, abriu a boca em público novamente para lançar dúvida sobre a legitimidade do Linux. Como de hábito, não foi dado nenhum exemplo ou caso específico, apenas a vaga afirmação de que ele acredita que o Linux usa a "propriedade intelectual" da Microsoft. Levante o mouse quem se surpreendeu.


Boo!


Mas na mesma sessão de perguntas e respostas, Ballmer deixou escapar uma informação interessante, possivelmente em um ato falho: segundo o seu discurso, como a Microsoft acredita que o Linux usa sua propriedade intelectual e quer compensar seus acionistas por este uso das inovações que lhes pertencem... ela fez o acordo com a Novell, que lhe pagará 40 milhões de dólares, mesmo sem saber que violações seriam essas, e sem admitir que exista alguma violação. Só faltou ele acrescentar: "Ha-ha, suckers!" Em troca, a Novell leva a possível vantagem de poder dizer a seus clientes que, embora todos os usuários de Linux sejam iguais na segurança contra processos porque não se conhece nenhuma violação de "propriedade intelectual" no Linux, os usuários de Linux da Novell estão ainda mais seguros, porque são mais iguais que os outros.

Entidades, organizações da comunidade e empresas como SFLC, Groklaw, Red Hat e até a Sun se posicionaram abertamente contra o acordo Novell+Microsoft nos últimos dias, e de modo geral estão todos até mesmo torcendo para que a Microsoft processe logo algum de seus clientes, para ver onde isto a levará.

Mas a nova análise do Linux-Watch traz um ponto de vista interessante. Segundo o Steven J. Vaughan-Nichols, a nova estratégia da Microsoft acabou por fortalecer, ainda que involuntariamente, a posição da Red Hat e da Novell no mercado corporativo de sistemas operacionais, já que agora o Linux é um sistema operacional reconhecido a ponto de ser combatido pela gigante. Fortalece ainda as distribuições comunitárias, devido ao possível êxodo de usuários comunitários de produtos da Novell, por razões ideológicas. E em última análise pode ser um beco sem saída para a própria MS, se ninguém mais comprar o que ele descreve como um blefe, e acabar ficando claro que ela não vai passar do estágio do FUD para o estágio de processos judiciais que poderiam ser um tiro no pé para ela mesma.

A conferir.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de popolony2k
É por essas atitudes que não dá para ...: ...confiar na suposta convivência pacífica que a M$ está propondo a comunidade do SL.

Como citei anteriormente em outra discussão, a M$ está tentando arrombar a porta para ser reconhecida no SL e quem sabe conseguir algum respeito, mas diferente de empresas como a IBM, Sun, a M$ jamais contribuiu com algo real para que essa parceria seja verdadeira.

Pense

A fase do autoritarismo tecnológico acabou, quem não se adequar a nova filosofia estará fadado à morte tecnologica.


Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de Gilzamir F. Gomes
O Dia de São Nunca ainda não chegou...: Nossa ingenuidade nos fez acreditar que o dia de São Nunca havia chegado. Mas acho que o dia em que a Microsoft fez o acordo com a Novell foi, na verdade, o dia de "São Judas".
Comentário de George Kihoma
Alguém deveria processar a: Alguém deveria processar a MS por calúnia e difamação por causa dessas alegações de quebra de propriedade intelectual. Talvez assim eles calassem a boca.
Comentário de Ramon Gadelha
Jogadinha Sacana: Se não pode contra os "inimigos", "junte-se" á eles.

Seguindo esse jogo, com alguns desvios (como a Microsoft já tem costume de fazer), eles acham que podem se fortalecer junto ao SL, mas nós não somos ingênuos o suficiente pra crer nessa palhaçada. Na verdade, eles devem nos achar com cara de burros :-)

Quem sabe daqui a pouco eles fazem o Microsoft Linux? Com algumas coisas GNU e os outros 90% das ferramentas proprietários? ;-)
Comentário de Renan_s2
Bem sacana mesmo a MS...: Sinceramente, pra mim essa "convivência pacífica" não existe.

Se não pode com os inimigos, una-se a eles.


Comentário de Pierre
A Novell nao aprende mesmo: Há anos atrás a NOVELL dominava o mercado de redes e seu nome era sinonimo de conectividade o que a Cisco é hoje para roteadores a NOVELL era para rede.
O uso em larga escal do windows com suas redes e a vinda do NT aliada a demora da NOVELL para aderir ao tcp/ip e ficar enclausurada no seu IPX quase a levaram a falencia. E a Microsoft teve uma parcela neste processo.
Agora vem outra época, popularização do Linux, a NOVELL como um verdadeiro PHOENIX se ergue das cinzas compra a Suse e entra de novo no mercado e crescendo com um produto inovador e criando seu espaço lembrando os velhos tempos.
Mas agora se une, simplesmente ao Judas da Computação, uma empresa sempre caracterizada pelo seus atos no minimos questionaveis para refrescar a memória.
A guerra dos browsers aniquilando o NETSCAPE ao incorporar o IE no windows e aproveitar o monopolio.
Deixar a IBM na mao com o OS/2.
Copiar descaradamente o MAC e o conceito de tecnologia gráfica.
Os processos na EUROPA por mandar o media player goela abaixo.
E mais um milhao de motivos que todos conhecem.
Isto sem falar nas suspeitas que recaem sobre a MS no caso da SCO.

Se ele conseguiu pegar o bonde da historia de novo e entrar no mercado forte com esta parceria daqui a pouco ela vai ser expulsa do bonde.

Enfim quem se mistura aos porcos o farole come.
Vamos esperar até aonde vai a Microsoft e mais um plano......

Comentário de vmedina
Não são os mesmos que estão querendo "Interoperar"?: Essa é a mesma Microsoft que fala em interoperar? A mesma MS que pretende abrir seus laboratórios ao SL?

Será que existem 2 Microsofts distintas e que são opostas, se o presidente muda tanto de opinião ou se é tudo armação mesmo. Fica parecendo aqueles vilões de filme da Disney, que uma hora te fala com todo o carinho e na próxima quer te esganar. Nesse caso uma hora eles querem paz e amor, na outra parecem querer "f***ing kill" todo o movimento.

Dá pra confiar em alguém assim? Dá pra confiar numa empresa assim?

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de SS_Sputnik
Só uma informação. Na: Só uma informação. Na verdade a linha Linux da Novell é quem está empurrando abaixo o lucro da empresa.
Comentário de deysonthome
Esse Ballmer é: Esse Ballmer é louco..sempre foi......
Esse cara é o pior de todos..Desde que começou esse papo de M$ se aproximar do Linux dava para notar que algo estava errado....
Está aí a resposta.....Então eu pergunto...até quando as pessoas irão continuar nessa de ter esperança na M$ ?




Linux User #417.437
machine #325.147
http://estudiolinux.no-ip.info
Comentário de asfonseca
Não surpreende mesmo! :-): Só mais FUD requentado?
November 7th, 2006 by ASF
http://antoniofonseca.wordpress.com/2006/11/07/so-mais-fud-requentado/

Antonio Fonseca
http://antoniofonseca.wordpress.com
Comentário de yetlinux
Hey Novell, Sue Me: Estou perdendo a pouca motivação que havia em mim para conhecer o Suse.

Vocês se lembram?

É claro que sim. Não demora surge um outro...
Comentário de Thyago
propriedade da MS?: Desde quando a microsoft tem propriedade intelectual? Pensei que eles usavam a de projetos opens(BSDs) e da apple.

O steve é mo comédia mesmo.. haha
Comentário de Gilzamir F. Gomes
Ubuntu: Ei cara, eu estou utilizando Ubuntu e não me arrependo. É a melhor distribuição que eu já utilizei.
Comentário de popolony2k
Quem será a próxima ??? Tenho minha teoria da conspiração !!: Quem se lembra do consorcio UnitedLinux que era formado pela SCO (Caldera), SUSE Linux, Conectiva e TurboLinux ??

Pois bem, não seria esse consorcio uma armadilha da M$ para através de um grande player (SCO/Caldera) se aproximar de outros grandes players e comecar a implantar sua estratégia BORG de assimilacao e destruicão do Linux ???

Hummmmmmmm, mais estranho ainda é que a M$ usou a SCO/Caldera na primeira tentativa, está usando a SUSE dessa vez ....... e se prestarmos atencao na lista de players da UnitedLinux, sobram Conectiva (Mandriva) e TurboLinux !!!!! Será ???

Calma pessoal são apenas "elocubrações" de uma mente "perturbada".


Segue os links

http://www.unitedlinux.com/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Borgs


Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de Morvan
Inter-Operar: ... Na verdade, Inter (via Novell), ou seja, de dentro para fora e Operar: bisturi no SL! E ainda houve incautos que julgavam que a Besta poderia ser boazinha e / ou domesticada!
Comentário de vmedina
E foi pessoa séria que falou...: Ou falaram! ;)

Por isso que eu achei boa aquela análise do pessoal de harvard que indicava as principais formas da MS derrubar o SL e, conseqüentemente, as melhores formas do SL se proteger da MS(siga o link com o meu nome logo abaixo, para ver mais sobre isso).

Como eles apontaram, agora vem mais FUD, só que agora eles tb gostam de tapear uns e outros com promessas de interoperabilidade.

Só acredito quando fizerem algo relevante.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de bogus
Apple: Não há dúvidas que a MS tem sido muito desleal esses anos todos com a concorrência, mas acho graça ver defensores do software livre saindo em defesa da Apple que se tivesse vencido suas ações nos tribunais tinha ferrado com todos nós. A Apple sempre foi uma empresa extremamente voltada para sua própria tecnologia proprietária. Não fosse a necessidade de se reinventar, talvez nem tivesse se aventurado pelo software livre.

Leiam e abram os olhos, Bill Gates e Steve Jobs são farinha do mesmo saco.
Comentário de deysonthome
Sua mente não está: Sua mente não está perturbada não......
é por aí mesmo.....
O Pessoal fala muito em Suse...mas vamos aos fatos,,,,,a Suse sempre foi estranha.....diferente das outras......Eu a cada dia tomo mais nojo da M$....
aqui nessse site,,,teve gente que falou não ver nada demais....
que não havia inimigos.....
mas existe sim Augusto....
é a M$........Cai na real...os caras são bandidos.....MáfiaSoft....não é MicroSoft não é MafiaSoft......


Linux User #417.437
machine #325.147
http://estudiolinux.no-ip.info
Comentário de Roger de Almeida
Respeito as opiniões,: Respeito as opiniões, mas!!!!

"A guerra dos browsers aniquilando o NETSCAPE ao incorporar o IE no windows e aproveitar o monopolio."

Essa afimação não é totalmente verdadeira, pois a própria NETSCAPE afundou o barco, ao passar a cobrar pelo navegador. Nessa época o IE estava engatinhando, pra não falar outra coisa e o BILL Gates não acreditava na Internet. No entanto, o ato da Netscape aliado a disponibilização grátis do IE incorporado ao SO da MS, fez com que o Netscape Navigator-Comunicator fosse parar no brejo.

"Deixar a IBM na mao com o OS/2.". Na verdade A equipe de marketing e suporte da IBM nunca foi preparada para lidar com desktop e sim com grande porte. Desse modo, o mercado não absorveu o OS/2 como deveria, já que era mil vezes melhor. É o que acontece com o Linux atualmente, mas na época não havia ideologia.

Juntando ao seu pensamento, a Novell já foi lidar no segmento REDES. Ela perdeu para a MS e seu windows workgroup por conta da pirataria mais o preço muito alto pelas licenças. 10 usuários era uma fortuna.



Roger()

Comentário de nemesis
pele de ovelha: "o Linux usa a 'propriedade intelectual' da Microsoft"

será que ele está se referindo ao mono? depois do acordo com a Novell, vamos ver mais e mais.

alguém duvida que era a M$ mesmo por trás da SCO? alguém duvida que ela continua na mesma tática com essa aliança com a Novell? alguém realmente acreditava de que a M$ está mudando?...

me moderem negativamente por favor, esse tópico está cegante de tantas estrelinhas... :P

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de deysonthome
Não deve ser a linha: Não deve ser a linha Linux....
mas talvez alguma falha administrativa ......
Ou quem sabe, o pessoal fala muito de Suse e Novell, mas no fundo
nem gostem muito delas........
Pensa antes de falar !!!
Linux User #417.437
machine #325.147
http://estudiolinux.no-ip.info
Comentário de deysonthome
Até que enfim comentários: Até que enfim comentários sensatos estão surgindo

Linux User #417.437
machine #325.147
http://estudiolinux.no-ip.info
Comentário de Dm7
Êxodo!: Digito esse texto através de um desktop Suse 10.1, bem configurado, com um desempenho e com aplicativos melhores que um Windows XP em dual-boot na mesma máquina. Tenho todos os plugins e opções multimídia funcionando melhor que qualquer outra distribuição que já usei. A instalação do sistema foi também a mais fácil e intuitiva que já tinha visto. O modo como o sistema gerencia os pacotes também tinha me agradado muitíssimo. Isso já por um ano e meio.
Porém, ao ler uma notícia como essa sinto-me tentado a trocar de distribuição e manter uma distância segura da Microsoft. Estou deixando o fator ideológico ter sua importância, porque há um conceito por trás do open-source, e ao ler as linhas acima sinto que esse conceito está sendo ferido e traído. Essa ideologia pode não significar nada para as grandes corporações agora, porém elas não podem se "apropriar" do Linux. É por isso que estou mudando. E sugiro o mesmo a todos,
[]s,


P.S. Aliás, esse pensamento me faz pensar que é bom que exista uma grande variedade de distribuições, o que impede um ataque direcionado mais efetivo da Microsoft. Como seria se a Microsoft realmente fechasse mais alguns 2 ou 3 acordos como esse, com grandes empresas que distribuem e promovem o Linux?

Contabilizem um usuário Suse a menos!

Comentário de Dm7
Em quais campos vc a: Em quais campos vc a considera melhor? Isso varia com a experiência de cada usuário, e seria interessante para usuários que tenham o mesmo perfil que o seu saibam da sua experiência, isso pode motivar (ou não) uma migração.
[]s,
Comentário de Dm7
Depois dessa notícia, estou: Depois dessa notícia, estou cético quanto à motivação da M$$$ em criar uma real interoperabilidade...
Comentário de Dm7
Há uma balança bem: Há uma balança bem equilibrada no caso da Microsoft. A quantidade de dinheiro que eles possuem é inversamente proporcional à inteligência que possuem. E assim varia com o tempo, mas eles não estão ficando mais pobres, estão? ;-)
Comentário de Dm7
Estou tendo arrepios...: Ei, mas a gente ainda vai poder ter o código, não vai...? :-(
Comentário de leo.fontenelle
Referência: Em troca, a Novell leva a possível vantagem de poder dizer a seus clientes que [...] são mais iguais que os outros.

Opa, acho que já vi essa expressão em algum lugar!

http://pt.wikipedia.org/wiki/Animal_Farm
Comentário de Manoel Pinho
Chicken Little, né ?: Não precisou muito tempo para que o Steve "Dance Monkeyboy" Ballmer mostrasse as suas garras e a verdadeira intenção do acordo que fez com a Novell e que está querendo oferecer à Red Hat e demais distribuições comerciais de linux.

Não acham estranho o cara dizer isso e a Novell pagar 40 milhÕes de dólares a eles e ao mesmo tempo falar que desconhece qualquer violação de patentes no linux, no Mono ou qualquer de seus produtos ? Então para que está pagando a M$ e ainda fazendo um acordo que supostamente protege seus clientes quanto a supostas infrações da propriedade intelectual da M$ ?

Além das declarações do projeto Samba contrárias ao acordo, a Sun afirmou que o acordo é ruim para o software livre

http://www.osnews.com/story.php/16512/Schwartz-Slams-Microsoft-Novell-Deal

Não é possível que haja pessoas que tenham se esquecido tão rapidamente da ligação da M$ com o caso SCO, das afirmações de que SL é coisa de comunistas e que o linux é um câncer.


------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de JPayne
É por essas e outras que eu uso Debian !!!: Nada contra SUSE, aliás eu cheguei a instalar o opensuse 10.1 pra testar e achei uma ótima distro pra desktop, apenas lamentei o numero de CDs... mas assim como o debian e tantas outras, é possível fazer a instalação via net, apenas com um CD de instalação mínima. Mas eu quando estava começando a ir com a cara da SUSE, ela foi comprada pela Novell... aí fiquei com o pé atrás, o tempo foi passando e a Novell se mostrou realmente interessada em fazer o linux avançar, e não comprou apenas por comprar (tenhamos em mente que após ela comprar, ela acelerou o desenvolvimento do XGL, investiu naquela pesquisa com usuários para fazer o SUSE Entreprise Linux e etc...). Enfim, estava interessante, ela estava propondo e incorporando várias novidades... mas aí vem um acordo desses... puts... se eu tinha um pé atrás... agora tenho os dois pés atrás e uns 2 km de distancia dela... digo isso pq quando eu era novato em linux usei o CL8, depois o 9 e depois o Conectiva 10... e quando a Conectiva se juntou ao United Linux, eu achei a idéia boa e gostei principalmente pq eles mantiveram o Conectiva Linux intacto... eram duas coisas distintas, uma o Conectiva Linux e outra o United Linux... então quando o United fracassou... parecia que o Conectiva não seria afetado.... parecia.... pois como sabemos a Contectiva se tornou Mandriva Conectiva e o resto todos sabemos... por falar em Mandriva, lembremos de como foi que o criador do Mandrake Linux saiu da empresa né.....

Pois é, parece que sempre que tem uma empresa "grande" por trás de alguma distro... a coisa tende a não seguir às origens, e aí algumas coisas fogem de controle e se compromete um produto, em troca do marketing, do mercado, do dinheiro... etc...

A única empresa que eu respeito dessas grandes é a Red Hat... afinal, por mais que tentem falar mau dela, ela sempre consegue mostrar que estão errados ao seu respeito... mas também não acredito que ela seja essa maravilha toda não !!!

Pelo menos a Debian, não tem nenhuma empresa por trás.. ao menos que eu saiba... o dia que a Debian fizer uma acordo desses com a Microsoft aí eu mudo novamente de distro !!!

João Paulo
Linux User #345200
Debian e Ubuntu: Pai e filho !!
Pai em servidores, filho em desktops !!!!
Comentário de Ricardo Carvalho
Enquanto isso Bob Muglia: Enquanto isso Bob Muglia (nunca tinha ouvido falar) que é "senior vice president for server and tools", parece que a MS gosta de nomes que não dizem nadaaté para cargos, deu uma entrevista no eweek onde ele fala disso e de diversos assuntos (Sun liberar o Java pela GPL, et al).
Comentário de brain
"It's a trap!": Eu acho que é mais do mesmo, a Microsoft fazendo o que sempre fez com nova roupagem. Nada que justifique alarmismo, e pouca probabilidade de que o céu esteja caindo.
Comentário de luizmineo
Somos dois: Acabei de fazer a transição do Suse 10.1 para o Ubuntu Edgy, e não me arrependo nem um pouco. Está rodando redondo =]

E me orgulho de meu pc nunca ter conhecido nenhuma versão do Windows...

EDIT: hum... esta era uma resposta ao comentário "Êxodo"... mas saiu no lugar errado =p
Comentário de popolony2k
Tudo o que você falou sobre o SUSE 10.1 ...: ... é verdade, uns 3 meses configurei um notebook SUSE para um camarada e depois disso tava "quase" colocando em uma máquina minha só para testes.....felizmente sempre demoro muito para tomar decisões importantes.

Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de Ballmaniaco
Eu gosto dele: Eu gosto dele.
Parece o Stallman de direita, so falta a barba, pq o suor e aspecto imundo ele já tem.
Comentário de ano@nimo.com
O link e: O link e esclarecedor:

http://www.computerworld.com.au/index.php/id;839593139;fp;16;fpid;1

Bem, um monopolio predatorio como a MS acusa alguem de crime mas se compromente a ficar calado se receber algum?

Quando eu era criança isto podia ser chamado de chantagem, ou nao?

Se ha codigo da MS no Linux e melhor tirar agora do que ficar amarrado em promessas da MS nos proximos anos!

Se a Suse prefere o metodo de comprar "proteçao" eh problema dela, mas eu quero usar um sistema limpo de codigo de quem quer que seja.

E esta questao levanta a necessidade de começar a brigar por acabar com esta maluquice de patentear clicks de mouse e botoes em janelas!

So uma coisa para terminar:

Eu acredito que a MS pode ganhar muita grana com O FreeSoftware e repassar a parte da açao para os acionistas (eh o que o S Balmer esta dizendo). Mas uma vezes na vida eles vao ter que fazer a coisa certa e nao a coisa no estilo MS!

Quem sera que eram os herois de infancia do S. B. e do B. G. ?

Ming o impiedoso? Dr. Fumanchu? Professor Moriarty?
Comentário de deysonthome
Não tenho bola de: Não tenho bola de cristal...mas pesem bem.....
Cuidado com as aparências...elas enganam,,, Imaginem, que a M$ desejasse mostrar a todos, que o Linux viola patentes....e deles..." que absurdo ...eu sei, vc sabe, mas e o leigo ? ", bem...um dos caminhos seria escolher uma distro em evidência, muito comentada ... tipo Suse.
Faria um acordo milionário em background e daria alguns milhões de dólares a essa distro para que ela publicamente pagasse tantos outros milhões de dólares a titulo de indenização por violação de patentes da M$.
Agora, será que alguém acha, que se houvessem as tais violações, a M$ já não teria derrubado o Linux ?
O certo seria a Novell ser obrigada a se justificar pelos danos que sua ação irresponsável pode ter causado a imagem e a credibilidade do linux pelo fata dela, efetivamente ter pago tipo uma multa.
A Liderança do movimento deveria atuar nesse caso com rapidez pra que seja esclarecido e possa ser dada uma satisfação ao universo de usuários atuais e preservar o caminho de entrada de novos usuários.
Se soubermos contra-atacar agora, o tiro da M$ poderia até sair pela culatra.
Qualquer erro de portugues desculpem-me, estou no Japão há muitos abos e por não usar muito acabamos esquecendo um pouco das palavras que quase nunca usamos.


Linux User #417.437
machine #325.147
http://estudiolinux.no-ip.info
Comentário de deysonthome
Das empresas grandes João: Das empresas grandes João Paulo, realmente a RedHat é a que mais segue uma linha coerente, e explora comercialmente deixando seus sources realmente disponíveis, o que mostra compromisso coma proposta inicial...lembremos que vários projetos nasceram dos sources da Red Hat....Mandrake, conectiva, CentOS, WhiteBox , o tal linux da Oracle....enfim...é uma distro comercial que joga limpo.
Merece nosso respeito e apoio e acho difícil que venha sucumbir aos " ENCANTO$$ " DA m$....eles sabem que seria suicídio.. afinal a comunidade está de olho, é coerente e tem opinião formada. Talvez a Comunidade seja a muralha intransponível da M$. E somente as distros realmente comprometidas com as bases do Free Software e com a comunidade, sairão vencedoras.....

Linux User #417.437
machine #325.147
http://estudiolinux.no-ip.info
Comentário de bebeto_maya
__Sim, Ballmer é um: __Sim, Ballmer é um mentiroso, alguém se lembra dos SPAMs que ele enviava aos seus clientes, afirmando que quem usasse Linux poderia ser processado enquanto com Windows, tudo bem...Pois é. O interessante é que ninguém, que ganha o pão com Linux, de IBM a NOVELL, processam-no por calúnia e difamação.

__Ainda com relação ao Netscape, o que matou esse browser não foi o "preço", o fato de ser pago, foi um conglomerado de estratéias pífias e procedimentos errados de logística e programação...O Netscape era, e ainda é, pesado, tinha uma série de aplicativos interligados, como o Composer, e o Netscape Mail, além de vir com o JAVA inteirinho no download. O Netscape tinha uma tradução horrivel, um código monstruoso e era imcompatível com o Internet Explorer e com os Webstandards, a estratégia era aniquilar a concorrência, mas acabou servindo de mortalha, o que na Microsoft funcionou. Além disso ele era desenvolvido pela AOL, que relutava em colocá-lo como padrão no seu provedor, preferindo um navegador muito pior, homônimo e feio: o AOL...O NETSCAPE pediu para morrer, e a Microsoft, com seu monopólio, matou o browser de vez, agregando o Internet Explorer, que até a versão 5.5 não era visto como a tranqueira de hoje, ao núcleo do sistema opoeracional, interagindo completamente com ele.

__Por inércia e "tradição" as pessoas continuam a usar um browser ultrapassado, porque depois que o conflito da Guerra dos Browsers acabou, sobrou IE e o resto em 2001, e todos os controles ActiveX pra matar a concorrência...Hoje temos o Mozilla Firefox, que apesar de mais seguro, não "vem no micro" nem tem, ´por padrão, JAVA nem Flash, exigindo do usuário a queima dos dois neurônios que ele insiste em economizar. Além do mais, para os empresários, Microsoft é sinônimo de qualidade, e Bill Gates não tem culpa nenhuma de seus 115000 vírus de estimação. Talvez porque, tal como fazem os laboratórios farmacêuticos, a Redmond mima o pessoal de TI com "presentinhos".

__Ainda com relação a Apple, sim, ela sempre foi uma empresa agressiva, mas nunca desleal, sempre inovou, e sempre criou. E nunca processou o pessoal do S.L, por clonar temas do MacOSX. O próprio Steve Jobs admitiu que não tem problemas com o pessoal do S.L. alfinetando a Redmond.
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de bebeto_maya
A que ponto chegou a Novell...: __cara, a que ponto chegou a Novell, 40 milhões de dólares não é nada pros graúdos da área de TI. E estamos falando da Novell, aquela que era dona do Netware...Que era usado por 9 em 10 servidores!
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de bebeto_maya
De Que tipo de inteligência: De Que tipo de inteligência estamos falando? Lógica, racional ou financeira? Porque na terceira a Microsoft e seu quase ex-chairman são experts.

________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de hamacker
Na realidade o que ajudou a: Na realidade o que ajudou a matar o netscape é o fato do windows já vir com o browser.
Na época a maioria dos kits de internet oferecidos pelos provedores também vinham com o IE.
Some isso um usuário final que prefere comodidade de usar o que já veio pronto.
Alguns chamam isso de praticidade e outros de inércia, acho que as duas palavras podem ser aplicadas.

Além disso, convenhamos o IE4 indubitávelmente já era páreo para o Netscape e o IE na versão 5 já era superior. Reconhecidamente a Netscape ficou para trás e sem concorrencia a MS estacionou o IE, e o processo hoje se repete com o Mozilla, so que dessa vez a MS tem um sistema operacional que já vem com o Browser, o que é muito prático para usuarios novatos e inertes.
Comentário de JPayne
Concordo...: Concordo com você !!!

O tempo dirá quem é quem.... aliás... como já vem dizendo !!!!

João Paulo
Linux User #345200
Debian e Ubuntu: Pai e filho !!
Pai em servidores, filho em desktops !!!!
Comentário de Clovis Sena
eis aí uma nova moda republicana: terrorista digital: bom dia,

assim como FHC acha que é o dono do Brasil, e que todo mundo deve baixar a cabeça e bater palmas quando ele fala aqueles discursos racistas, xenofobos e levianos, do mesmo modo o mr Balmmer acha-se a "tampa de krush",o maioral, o dono da verdade --- até parece parente do Bush--- então ele usa estas técnicas terroristas de dizer que além dele nao há salvação.

Ou seja, como um verdadeiro republicano, se Bush usa o terrorismo político, ele usa o terrorismo digital.

Mas eu queria dizer a ele ( na verdade aos dois) que ele não é dono do meu computador nem da minha vontade. Para pessoas feito ele existe a tecla "delete". Como diria Juca kifouri, "Já para o chuveiro, mr Balmer".

t+

Comentário de Dm7
É isso. A quantidade de: É isso. A quantidade de dinheiro toma a atenção que deveria estar focada na lógica, no racional e na... ética (pronuncie essa palavra num escritório deles e provavelmente teremos um colapso no Universo),
Comentário de Dm7
É esse negócio da: É esse negócio da Microsoft fazer um acordo com uma grande empresa, e depois insinuar que todos os que não estão nesse acordo estão infringindo "seus" direitos. Realmente nojento, não? É preciso tomar cuidado. Têm pessoas que vivem repetindo a mentira, repetindo, repetindo, até que uma hora essa mentira parece tão verdadeira que passa a ser real!
Necessário seria ter uma reação contundente de quem está fora desse "acordo".
Só para mera comparação, lembrem-se que há alguns anos, se não me engano a Conectiva ganhou a votação dos favoritos (corrijam-me se estiver errado), e depois da aquisição pela Mandrake parece que perdeu uma parte de sua popularidade no Brasil (isso e mais o surgimento de outras distribuições, como o Kurumin e o Ubuntu). Nada que sirva de comparação com o caso da M$$$, mas demonstra o quão rápido esse mercado se modifica, então imagine motivado por um fator ideológico...
[]s,
Comentário de popolony2k
Isso mostra que a comunidade Linux ....: ... não é apegada a nomes e a tradições tanto assim. Quado precisa mudar ....muda !!!

Veja o exemplo do Kurumin, uma distro cuja a infra-estrutura básica está solidificada em um homem apenas (muito competente por sinal) e que deixou o Mandriva Linux comendo poeira na votação dos favoritos de 2006 aqui do br-Linux.


Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de Douglas Augusto
Sensibilidade quanto a ataques e eventualidades: Para mim são ingredientes importantes para a robustez de uma distribuição: ser descentralizada/aberta, pertencer à comunidade (compromisso explícito) e não depender de uma fonte financeira.

Nestes termos a Debian encaixa-se perfeitamente, e estes foram decisivos quando a elegi como minha distribuição principal --atualmente única-- anos atrás. Por outro lado, as distribuições comerciais tendem a falhar em todos estes quesitos, e portanto são extremamente sensíveis a ataques como este da Microsoft. Outras, embora não comerciais e nem tão suscetíveis, como Slackware e Ubuntu, por exemplo, falham respectivamente na descentralização e dependência de fonte financeira.
Comentário de vmedina
Assim são as coisas...: Quando tava naquele oba-oba, que vai dar ressaca em muita gente, de interoperabilidade que dizia "cuidado com a MS" era apenas um alarmista que não sabia receber de braços abertos os novos membros do tal "Mundo-livre" deles.

Tem gente que entrou de cabeça nessa. Teve gente que não só apoiou como propagandeou que a paz estava selada. Teve gente que atacou quem pedia cautela. Por que será que esse povo não fala aqui? Pelo menos restou a vergonha na cara.

Agora é vestir a famosa camisa: "[b]EU JÁ SABIA!!!![/b]".

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de
Misturando os sinais: A interoperabilidade continua avançando, e ela é positiva para uma grande faixa do conjunto de usuários. Ontem mesmo publiquei uma notícia sobre o OOo Calc suportando as macros VBA, facilitando a migração do MS Office para o OOo.

Não há por que confundir as coisas. Interoperabilidade é bom, e melhor ainda quando começa a sair do campo do discurso, tanto no campo dos navegadores, quanto no das aplicações de escritório, aplicações de messaging e vários outros campos.

Já ataques de patentes são ruins, acordos com termos secretos são ruins, afirmações cuidadosamente vagas do Ballmer são ruins.

Mas quando você coloca tudo no mesmo cesto, tanto há alguns meses quanto agora, parece querer dizer que a interoperabilidade era falsa ou inexistente, que não é uma demanda dos usuários, que prejudicou alguém, ou ainda que não devíamos buscá-la. Estava errado meses atrás, continua errado agora.

Agora, quando você fala que "teve gente" que falou que a paz estava selada, etc. e questiona por que eles não se manifestam agora, dá até a impressão de que esta era a opinião preponderante, e que você era uma voz solitária pregando no deserto. Acho que era o caso de ir perguntar diretamente a esta "gente", para ver o que eles acham. Mas acho que não eram muitos - o que eu me lembro é que tinha bem mais gente tendendo ao alarmimo do que à ilusão.
Comentário de popolony2k
Sou a favor da interoperabilidade ....: .... e ainda continuo acreditando nela, pois são duas coisas diferentes.

Não vejo porque misturar questões técnicas com políticas, até mesmo porque essa interoperabilidade, pelo que estou sabendo, está fortemente baseadas em RFC's, ou seja, padrão aberto e sem os perigos de processos de patentes.


Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de vmedina
Ei... totalmente favorável tb...: Só que com a MS correndo atrás dos padrões abertos. Interoperabilidade usando o OpenXML, por exemplo, não cola!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Claro... mas depende do que vc entende de interoperabilidade: Eu acho inaceitável incluir suporte a OpenXML para interoperar, se a MS poderia usar o ODF, por exemplo.

O problema que essa busca de interoperabilidade para eles é algo do tipo "siga MEUS passos", do que "vamos trabalhar juntos, eu uso o de vcs".

Agora, não me venha com a xurumela de me posicionar contra algo muito lógico.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de popolony2k
Bom, você está se baseando....: ...apenas no exemplo do OpenXML. Procure saber sobre a interoperabilidade entre sistemas operacionais, pois interoperabilidade entre Word's e Excel's da vida nunca existiu em nenhum momento da história !

O que precisa é o OpenOffice.org correr para alcançar o M$-Office no nível de abocanhar o usuário comum.

A propósito, o OpenOffice.org já é ótimo, só precisa uma empresa focar os esforços em sua popularização no ambiente governamental e corporativo, ou seja, o problema deixou de ser técnico apenas.

Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de vmedina
Mas aí é que tá o filão.: Se tiver 100% de compatibilidade entre Office e OpenOffice, aí as coisas já mudam.

O OO.org não precisa correr atrás. Depois de ver uma demonstração no Conisli, eu fiquei bobo com a quantidade de coisas que ele faz.

O que enche o usuário são os erros de conversão.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de popolony2k
Eu também acho que o OO....: ....não deve nada ao M$Office, e acho isso já faz muito tempo, mas infelizmente não existe uma empresa atuando forte na implantacão do OO em corporacoes e governos como a M$ atua.

Como falei anteriormente, deixou de ser um problema técnico já faz muito tempo.

Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de vmedina
Nem tanto...: A pouco tempo eu tive que abrir uns formulários feitos no Word para preencher. Ele não formatava corretamente no OO.org, mesmo na versão corrente na época(2 meses atrás).

Claro que aí eu fiz o que deveria ter feito desde o início: Imprimi e fiz na mão! :)

Mas mesmo assim, isso ainda dificulta várias pessoas. Eu não poderia apontar para quem me forneceu o o arquivo e falar "troca para o OO.org", pois não era permitida a troca pela área de TI, que por sua vez não vai testar um produto para trocar (ou adicionar) se ele não tem total compatibilidade. Aí forma-se um círculo vicioso.

Realmente uma presença corporativa do OO.org ia ser duca, mas a REAL interoperabilidade por parte da MS, melhor ainda.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Dm7
A rigidez de muitas: A rigidez de muitas organizações é um grande problema. E sobre essa interoperabilidade, ela será aberta a todos os usuários Linux ou apenas àqueles que pagaram a """indenização""" para a M$$$$$$?

P.S.: sim, aspas triplas e muitos $$$$$$$$.....
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004