Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Badcoffee - Palm Foleo: revolução ou tiro n’água?

Jeff Hawkins, fundador da Palm, da Handspring e atualmente um dos diretores da Numenta, anunciou esta semana um produto potencialmente revolucionário. Trata-se do Palm Foleo, um “companheiro para seu smartphone”, como descrito pelo próprio Jeff.



O Foleo é, na prática, um subnotebook equipado com uma tela LCD colorida de 10,2 polegadas (com resolução de 1024×600 pixels) e um teclado “full size”. Munido de interfaces Bluetooth, Wi-Fi, infravermelha e slots para cartões SD e CompactFlash, ele roda um sistema operacional baseado em Linux e foi projetado para “complementar” os recursos já encontrados em seu smartphone (de preferência um Treo, com PalmOS ou Windows Mobile).

Mas a grande sacada do Foleo não é a integração com o celular. Pelas primeiras impressões na Web, o aparelho pode ser usado sem o smartphone, para navegar na internet usando a conexão Wi-Fi interna, por exemplo. E uma vez na web, munido de um browser compatível com AJAX, eu tenho acesso a um mundo de aplicativos online. Mensageiros instantâneos (Meebo), aplicativos de escritório (Google Docs & Spreadsheets), álbuns de imagens (Flickr e Picasa), e-mail (GMail) e muito mais. Quem precisa de um notebook? O Foleo supre as necessidades básicas de um usuário móvel, com maior autonomia de bateria (cerca de 5 horas, “mesmo com o Wi-Fi ligado o tempo todo”, segundo Jeff) e preço muito menor (estimado entre US$ 500 e US$ 600 no lançamento, em Julho).

Leia o artigo completo (badcoffee.info).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Lucas Arruda
Acredito na Palm: Acredito que a Palm esteja seguindo o caminho certo.
Palm sem celular não dá. Então o Treo é que está se saindo bem.

Agora ele fizeram um sacada muito boa com esse mini-laptop. Na época dos minis e UMPCS, o que o usuário que é ter tudo que ele precisa e com a maior praticidade possível. O fato dele usar uma memória sólida que não precisa de refresh ao invés da RAM permite que ele seja ligado e desligado instantaneamente. Acredito que isso seja o futuro do laptop (cá pra nós, quem fica o dia inteiro indo e vindo com laptop, poder ligar e desligar na hora sem gastar bateria seria o máximo, e ainda poder contar com 5h total de bateria, melhor ainda).

Só não gostei de terem tirado teclas como Home, End, Pg Up, Pg Down. 4 teclas que pra quem usa muito PC são essenciais.

Espero que ele permita instalação de alguns aplicativos como Java SE ao invés do ME, para que seja possível ter programas bons nele, já que ele usa um processador ARM. Assim ele permite também que seja possível programar no computador.

Espero também que eles não fiquem travando o Linux, podendo acessar o terminal.
Comentário de hamacker
Um problema de hardware como: Um problema de hardware como esse é que apesar de inovador (mas nem tanto), cai numa categoria chamado de "limbo" (limite). Não é 100% notebook, nem 100% palm, nem 100% celular, VoIP, nem nada... Se for um sucesso de vendas então ótimo, pois ganharemos uma nova categoria para este tipo de computador.

Veja bem, quem pode andar com esse volume (ainda que leve) pode muito bem usar um notebook por um kilo a mais. Talvez ele fosse mais sucesso como opção para notebook educacional tal como OLPC do que um subnotebook.

Sem os trambolhos de um notebook como leitor/gravador de DVD, expansões de rede/usb, saídas, etc... é óbvio que uma bateria durará bastante e será mais leve. Mas como eu disse, poucas pessoas realmente não precisam desses itens considerados supérfluos no Fuleo.



--
http://hamacker.wordpress.com
Comentário de popolony2k
Ótima ....: ...analise !!

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de Marco
Tiro n'agua: o preço dele e o equivalente de um notebook, com $585 dolares da para comprar um HP Pavilion dv1156cl.
ele tem interface bonitinha e tudo mais, so que nao traz aplicações para se rodar "offline". se o preço fosse o de um palm, na faixa de 300 dolares derepente.. ate valeria a pena... mas entre esse palm e um note .. creio que todos ficaram com um note,
as pessoas compram um palm TREO por exemplo pelo tamanho dele, e pelas funcionalidades, para poderem usar em qualquer lugar sem se preocupar em carregar algo grande. carregar algo com quase o tamanho de um note, e nao ter a metade das fauncionalidades dele .. nao adianta.
Comentário de marcosalex
-- Ainda não consegui ter: -- Ainda não consegui ter opinião formada sobre o produto. Por um lado aparenta muito bom, e o que eu imaginava dos notebooks no futuro. Por outro, há o risco da pessoa comprar e se frustrar com algum programa que ele não possui e você precise.
De qualquer forma, vou torcer pra ele dar certo!
Haskell developer
Comentário de Wilfredo
Palm Foleo desagrada analistas: Não são somente vocês que têm dúvidas sobre o êxito do Foleo:

Lançamento da Palm desagrada analistas
http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI1658808-EI4799,00.html
Comentário de Allansv
Por um preço menor eu: Por um preço menor eu compraria. Seria um ótimo auxílio para meus estudos.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004