Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Badcoffee: O Classmate PC entra em ação no Brasil

A escola da Fundação Bradesco em Campinas iniciou ontem (02/08) o uso do Classmate PC, o laptop educacional da Intel, em suas salas de aula. É a segunda etapa de um programa que começou no final do ano passado, quando 130 alunos e 5 professores da escola usaram 46 máquinas durante três meses para avaliar o conceito e aprimorar a ferramenta. Após um ano em prática em Campinas o projeto vai ser estendido, em uma terceira etapa, a todas as 40 escolas da Fundação (...)



As salas de aula foram equipadas com a tecnologia necessária para suportar os notebooks: dois roteadores wireless (802.11g, 54 Mb/s) e sistema de som. Algumas classes também tem uma lousa inteligente ligada a um projetor, que o professor pode usar para mostrar imagens, vídeos ou páginas da Internet para os alunos, além de transmitir automaticamente as anotações da lousa para os Classmate PCs. Os 33 professores da escola foram formados no programa Intel Educar e participaram de oficinas de capacitação nas soluções que compõem o pacote de software que acompanha as máquinas. (...)

Saiba mais (rigues.badcoffee.info).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Bruno Fabricio
Muito interessante: Acho essa ideia dos laptops educacionais sensacional.
Ouvi dizer que o laptop XO poderá ser vendido em lojas também.
No caso do Classmate também poderá acontecer isso?

Se ele vier com linux como o XO vou querer comprar para mim um desses só para poder me aprofundar no linux.
Comentário de 100 nossaum
Aluno para outro aluno em bate papo...: aluno1: vc sb o k eh esse tau di portugueis k a fessora falo na aula ?
aluno2: naum... mas ela disse p/ xenti aprende um negossu di acentuassaum.. eu nem sei o q eh isso... mas pra q precisa di tanta coisa
aluno1: ela pediu pra xenti le um lvr tb. dssi q assim a xnti intendi mioh o q le...
aluno2: o q vc tceu na linha di sima ????

Ao invés de dar micros caros (para os nossos padrões, são caros sim) para as crianças, o governo deveria comprar mais livros e investir na formação dos professores.

Comentário de anakinpendragon
Capacitação dos professores! Isso que eu queria ver!: Legal a noticia, principalmente por que capacitaram os professores, não dianta nada dar uma ferramenta excelente de trabalho se não capacitar o profissional para usa-la.
Em muitas escolas com laboratório de informática, os mesmos não são utilizados por não ter professor de informática nem os professores terem capacitação para usar os computadores como ferramentas de auxilio em suas aulas.
Comentário de sem sentido
Por que moderaram negativamente...: o comentário acima???

"Ao invés de dar micros caros (para os nossos padrões, são caros sim) para as crianças, o governo deveria comprar mais livros e investir na formação dos professores."



Com certeza, ao invés do governo gastar tanto dinheiro com isso, deveria-se dar primeiro melhores condições de ensino aos alunos juntamente com uma melhor formação dos professores (e um melhor salário também), afinal de contas em um país onde existem várias localidades que não têm nem mesmo quadro-negro e cadeiras para os alunos se sentarem, gastar dinheiro com essas "firoulas" me parece um enorme absurdo.

Afinal de contas, vocês sobem as escadas de degrau em
degrau ou pulam os mesmos para chegarem onde querem? Na vida também é assim, existem várias etapas e em se tratando de educação a primeira delas é a alfabetização (ler e escrever). De novo, em um país onde os alunos mal sabem ler, mal sabem escrever, vocês querem que eles aprendam primeiro a usar um computador??? É o mesmo que querer dar um carro a um recém-nascido e ensiná-lo a dirigir quando não sabe nem mesmo andar...

Pensem bem nisso antes de acharem que estou dando uma de "troll" ou falando bobagens aqui.
Comentário de The Darkness
Ao invés de gastar com: Ao invés de gastar com impressão de livros (e com superfaturamentos e desperdícios) o governo vai poder focar seus gastos em produção de conteúdo.
Um livro digital tem o mesmo custo de produção de um livro de papel, mas a distribuição (que é uma grande parte do custo) é quase de graça e a impressão (que é outra grande parte do custo) é desnecessária.
--
[ The Darkness ]
[ Jorge Bastos ]

Usuário Linux #407232
http://counter.li.org/

Comentário de The Darkness
Suas opini~oes são: Suas opiniões são válidas, porém o tempo está contra nós e se formos fazer as coisas do jeito antigo nunca chegaremos a lugar nenhum.
Essas opções que estão sendo testadas (X0, Classmate, etc) são soluções que podem permitir ao Brasil e a muitos outros países dar um salto de qualidade impensável a 5 ou 10 anos atrás.

Usar os seus argumentos para atacar essas iniciativas é pensar pequeno em um mundo onde isso não é mais permitido por falta de espaço (e de tempo).

Se o Brasil não utilizar a tecnologia para dar esse salto nós podemos nos ver dentro de alguns anos irremediavelmente atrasados em relação ao resto do mundo.
--
[ The Darkness ]
[ Jorge Bastos ]

Usuário Linux #407232
http://counter.li.org/

Comentário de albrecht
...: Primeiro:
BABACAS os que comentam negativamente as opiniões divergentes.
Segundo:
Salto de qualidade assim: (a notícia é velha, mas continua a mesma situação)
http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL50617-5606,00.html

--
--------------------------------------------------------
Pih is All!

Comentário de popolony2k
Aceite uma sugestão...: ...não se apegue a esse sistema de moderação, se preocupe em passar sua mensagem e que está sendo lida por outras pessoas com capacidade de analise e compreensão mais apurados.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de profano
Excelente iniciativa...: Saudações a todos;

Excelente a iniciativa da Fundação Bradesco que, pelo visto, atingiu as metas e, por essa razão, vai ser estendida às demais Escolas da Fundação.

É a iniciativa privada participando do programa governamental, solidária, buscando na nova metodologia uma forma de tornar viável o que a forma tradicional de ensino não vinha satisfazendo.

Só as pessoas de visão acreditam/investem no que podem fazer de melhor para esta Nação, o alicerce básico e indispensável - A EDUCAÇÃO.

Saúde e Paz, a todos,
Profano.
Comentário de CWagner
Parabéns à Fundação: Parabéns à Fundação Bradesco. Não por usar Windows nas máquinas, mas pela coragem de implementar um projeto pioneiro no país hipócrita que ainda reluta em dar qualquer condição de inovação no processo educacional.

Inovar é preciso, com ou sem ajuda do governo e as escolas particulares, muitas com dedos, mãos e pés de "políticos" têm como inovar, repensar e aplicar métodos mais humanos não somente educacionais, mas gerenciais e econômicos para administrar uma escola ou faculdade.

Como indicaram um link falando da falta de professores vou expor o que eu vejo: Falta de vergonha de políticos irresponsáveis que continuam mantendo a si e todo um mecanismo de corrupção que entrava qulquer boa iniciativa por parte de bons professores e diretores.

A tal Lei de Responsabilidade Fiscal serve de desculpa para a falta de investimentos em áreas básicas, mas a verdade é que praticamente todos os políticos têm que manter o seus feudos, currais eleitoreiros, alimentado-nos com as migalhas dos impostos distribuídos fartamente entre seus puxa-sacos bajuladores e "fornecedores" de favores.

E como nós ficamos na história? Aqui, discutindo se vale à pena empregar míseros R$200 milhões em um ano para compra de uns "brinquedos" que podem "tomar" o lugar de milhares de professores que já não podem, não querem e já não sabem mais aprender, pois se estivessem enquadrados em seu tempo não estariam brigando por migalhas de reajustes de 5% a 10% em seus salários, mas sim por construção de novas escolas, melhor qualificação e condições decentes de trabalho onde pudessem educar pessoas e não "simplesmente" jogar assunto na cara de 60 e às vezes 80 alunos.

E sinceramente. Se estivéssemos realmente preocupados com a educação do país estaríamos engajados como cidadãos, contribuintes e eleitores em movimentos reivindicatórios por melhores condições de vida para todos, e não somente para nós mesmos, discutindo a velocidade de clocks, links, S.O. e afins, esquecido das pessoas que não têm acesso a serviços básicos aos quais todos temos direitos não apenas por pagarmos impostos, mas pelo simples fato de existirmos.

Que venha o XO e que acabe com a palhaçada da compra de livros e materiais didáticos. Que sejam vendidos XO, Eee e ClassMate ao povão e que a tecnologia seja inserida onde mais é necessária, para tirar a essa população da frente da caixinha mágica de embecilizar pessoas para que possamos aprender a escolher o que queremos assistir, ver, ouvir e aprender.

E que quem não se sentir melindrado ou amedrontado, esteja convidado se juntar à festa e indicar o caminho do melhor que se pode tirar disso tudo, com a humildade de quem sabe nada, como qualquer ser humano, e não como uma auto-personificação divina, em seu trono intocável atrás de mesas de repartições e academias estúpidas, celeiros da pseudo burguesia, produtora, cliente e consumidora dos produtos da corrupção.

Saúde e Paz a todos.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de popolony2k
Brilhante iniciativa...: ...e mais uma vez fica provado que se dependermos do governo brasileiro, e estou falando sobre todos os 500 anos de governo desse País, estaremos sempre em atrasados pois sem alarde a fundação Bradesco foi lá e fez e como se trata de um banco, e banco não joga dinheiro fora, talvez essas maquininhas tenham saído menos que os US$176.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de silveira
eu gosto do sistema de: eu gosto do sistema de comentários aqui. Seria legal se o Wordpress tivesse um sistema como esse.

--
Silveira Neto - Fortaleza-CE.
www.eupodiatamatando.com

Comentário de popolony2k
Não sei se vc se referiu ...: ...ao sistema de comentários ou ao sistema moderação de comentários, mas se foi ao sistema de moderação de comentários, a minha sugestão para o camarada acima foi para ele não se preocupar com as moderações negativas e sim em continuar postando, independente da moderação dos usuários do br-Linux.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de samuelbh
CWagner, seu comentário foi tão bom...: Que me fez mudar meu ponto de vista. Eu também tinha preconceito contra esse projeto, mas hoje vejo como a tecnologia tem me ajudado a crescer profissionalmente e em conhecimento. E não só de Linux, mas em várias outras áreas (inclusive história, que gosto muito).
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004