Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Desktop 3D: Auto-Instalador do Beryl+Aiglx para o Debian Etch


“Hoje estava tentando portar para minha distribuição o Beryl+Aiglx. Encontrei alguns artigos para instalação no Debian/Etch, um excelente com links quebrados e outro funcionando em inglês, porém faltando algumas informações.

Mesmo unindo ambos os artigos, tive de baixar pacote por pacote(20), clicando com o botão direito e indo em salvar Link Como. Para facilitar a vida dos usuários do Debian, criei um Auto-Instalador do Beryl, um self-extractor onde já incluí estes 20 pacotes básicos para o beryl compactados num só arquivo. Além disso ele executa alguns comandos básicos necessários para a instalação, facilitando a vida dos iniciantes. Espero que gostem!”


Enviado por Luciano Andress Martini (lammer777Θhotmail·com) - referência (neacm.fe.up.pt).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de hamacker
Puxa, não existe um: Puxa, não existe um repositorio para debian com o beryl para usar o apt ?

as maiores alteracoes do meu ponto de vista estão no xorg.conf onde dependendo da placa de video inclui/remove isso ou aquilo.

A instalação dos pacotes é coisa pequena desde que usemos os repositorios apropriados.
Comentário de Luciano Andress Martini
Realmente: Não encontrei nenhum repositório no unofficial do apt-get...

Se você encontrar me informe!

Deu bastante trabalho para chegar a esse script! Nada dava certo por aqui...

Comentário de laurocesar
Cara...: Antes de mais nada, meus parabéns! Pelo seu espírito empreendedor e desprendido, empreendedor por buscar soluções, e até criar uma distro neste caminho, desprendido por não guardar para si estas lutas e conquistas auxiliando e estimulando outras pessoas. Este é a meu ver o verdadeiro esprírito do Software Livre: a busca e o compartilhamento de soluções.

Quanto ao AiGLX + Beryl eu os uso esporadicamente em meu notebook. O meu ainda apresenta alguns bugs que não me deixam adotá-lo por default. Por exemplo às vezes meu sistema fica incrivelmente lento, nesta hora sempre o hd fica enlouquecido funcionando sem parar, com certeza isso causa essa paralisia no sistema, mas o que causa essa fome por buscar dados no HD? Não sei, meu note é um Pentium M 1,4 GHz com 512M de RAM e HD de 40GB. Estou usando o Ubuntu 6.10 e muito satisfeito, embora tentado a usar sua distro. Bom, isso é só pra dizer que embora seguindo um tutorial relativamente simples e bem sucedido de instalação do Beryl/AIGLX ainda enfrento estes problemas... Você ou mais alguém aí enfrenta(ou) este tipo de problema? Saberia a causa/solução para isto? Tenho instalado também o Screenlets (semelhante ao widgets do Mac) e o Avant Dock (semelhante ao dock do Mac), são muito legais, funcionam com o Beryl e posso ativá-los qdo quiser, não sei se rodam no KDE, mas fica aqui uma dica.

Um abraço.

=========================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATER
Comentário de emersonmello
repositorio para Debian: No wiki[1] do Beryl[2] existem tutoriais para diversas distribuições, inclusive para o Debian[3].

Unsupported Debian repositories

Packages are available from debian.beryl-project.org.

deb http://debian.beryl-project.org/ etch main
deb-src http://debian.beryl-project.org/ etch main

-------

[1] - http://wiki.beryl-project.org/wiki/Main_Page
[2] - http://www.beryl-project.org/
[3] - http://wiki.beryl-project.org/wiki/Install_Beryl_on_Debian
Comentário de Koolosh
só procurar...: Senhores, acho que vocês deveriam aprender que google é muito bom, só pesquisar por:

deb beryl etch

e a resposta é essa:

deb http://www.linux.lk/~anuradha/beryl/etch/ ./



só que os pacotes neste repositório não são da ultima release, mas são muito funcionais.
Comentário de Marcos Lazarini
Wiki do Projeto: Amigos, estando a aceleração da placa operacional, no Debian Etch basta seguir os passos do (confuso) wiki do projeto http://wiki.beryl-project.org/wiki/Install_Beryl_on_Debian que se resumem a usar o repositório
deb http://debian.beryl-project.org/ etch main

adicionar a chave
wget -O - http://debian.beryl-project.org/root@lupine.me.uk.gpg | sudo apt-key add -

e mandar um aptitude install na seguinte lista
beryl
beryl-core
beryl-dbus
beryl-dev
beryl-manager
beryl-plugins-data
beryl-plugins
beryl-settings

seguido do pacote emerald para o Gnome e o aquamarine para o KDE. Depois é só configurar o xorg.conf: http://wiki.beryl-project.org/wiki/Install_Beryl_on_Debian#Configure_xorg.conf
Depois no gnome use o beryl-manager; no KDE rode
beryl --replace dbus settings &
aquamarine --replace &

Comentário de laurocesar
Eu já pesquisei...: Portanto não devo estar entre os "senhores" a que se referiu, ou então não leu minha mensagem anterior...

De qualquer forma, obrigado pelo link, é mais uma fonte de informações...
=========================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
Comentário de Koolosh
e não está: a resposta foi direcionada aos comentários acima do seu, cliquei em responder no segundo, mas como o seu entrou antes do meu, e também foi para ele, deu a impressão que a resposta foi direcionada ao senhor.
Comentário de Arnaldo Candido Junior
Compiz como Alternativa ao Beryl: Testei o AIGL com o Compiz, que está disponibilizado nos repositórios oficiais.

O resultado foi bem satisfatório.
Comentário de gabriel C.
Quando instalei no meu usei: Quando instalei no meu usei esse tutorial aqui:
http://wiki.forumdebian.com.br/index.php/Instalando_o_AIGLX_Beryl_no_Debian_Etch

Funcionou legal, só que achei o Beryl muito instável ainda, sempre que reinicio ele entra com pau. Quase não tenho usado, só pra impressionar alguns visitantes ;-)
Comentário de Koolosh
reprocurando....: e não é que a noite (20:00h) vou a casa de um amigo e ele pediu pra instalar essa frescura, opss o Beryl no Etch dele pois ele quer impressionar os amigos...

ai resolvi pesquisar mais um pouco (fui além da primeira página de pesquisa do google) e achei os repositórios pro Etch oficiais do projeto beryl...

eis os repositórios:
deb http://debian.beryl-project.org etch main
deb-src http://debian.beryl-project.org etch main


instala a ultima versão, com as frescuras do beryl, e o melhor é o oficial do projeto, sendo assim talvez sejam um pouco mais confiáveis.

NOTA: cuidado com o driver da nvidia (NVIDIA-Linux-x86-1.0-9629-pkg1.run) há um problema que faz as bordas de janela sumirem, vi uma possivel solução na net, mas não surtiu efeito, a solução foi fazer o downgrade (para a NVIDIA-Linux-x86-1.0-8776-pkg1.run que eu tinha na pendrive)
Comentário de Koolosh
to muito desatento,: nem vi que Marcos tinha colocado, desculpem minha falta de atenção, também numa segunda-feira é bom dar um desconto.
Comentário de emanuelsan
problemas na inicialização: Não uso o Debian, mas no meu sistema (FC 6), o Beryl, também é difícil de iniciar.

Como tem atualizações toda semana (as vezes mais de uma) o pessoal têm melhorado muito. Inclusive na a organização das milhares de opções disponíveis.

Atualmente entro no meu ambiente default Gnome+Compiz e chamo na mão (ainda não tive coragem de automatizar isto):

beryl-manager
sleep 10
nohup beryl &

Vc deve dar um tempo (por isso o sleep), não necessariamente os 10s acima, mas deixe o beryl-manager terminar de carregar (ele entra em background sozinho) senão as coisas não funcionam direito e vc terá que chamar o emerald também e talvez o beryl de novo:

nohup emerald &

Exceto por esse probleminha, na hora da carga, o beryl, para mim, está muito estável.

Dos efeitos que testei ainda não consegui o efeito de chuva, pelo menos disso não posso reclamar muito pois nunca consegui realizá-lo no compiz.


Comentário de laurocesar
Na ATI também...: Meu note é equipado com uma placa ATI (não me lembro o modelo), e esse problema com as bordas acontece nele também: se eu estiver com alguma janela aberta e ativar o Beryl as bordas da mesma somem. Para solucionar este problema tenho que recarregar o gerenciador de janelas, ou então ativar o Beryl quando não houver nenhuma janela aberta.

Um abraço.

=========================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE
Comentário de JPayne
Essa versão do driver da NVidia é bugada...: Essa versão do driver da NVidia (9629) tá bugada. Eu mesmo tive problemas ao usar ela. O principal bug dela é que o opengl dessa versão não funciona com Placas da série TI e umas outras antigas. A versão que corrige a bugada é a 9631.
Tanto que a última versão 9746 se não me engano não tem suporte pra minha placa (TI 4400). Utilizo a 9631 desde que saiu e essa roda beleza !!!

Recomendo fortemente a todos que estejam com a versão 9629 mudarem para a 9631, mesmo que esteja funcionando. Afinal, sempre pode ter uma correção inclusive no desempenho !!!


PS: Eu NÃO uso beryl+AIXGL, logo não sei se a versão 9631 funciona bem com eles. Eu recomendo para uso normal.Talvez no caso citado acima, seja necessário fazer o downgrade para 8776 porque o pessoal do beryl ainda não tinha tornado compatível com as versões mais novas do driver !!!


--
--
João Paulo
Linux User #345200
Aumento do próprio salário em 91% ???
Eu tenho vergonha dos políticos do meu país !!!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004