Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Aumentam os rumores de um Google Phone baseado em Linux


“Há rumores de que a Google está prestes a anunciar oficialmente o Google Phone. E algumas fontes afirmam terem informações em primeira mão segundo as quais o "gPhone" rodaria em um sistema operacional similar ao Linux. A Engadget acrescentou mais detalhes: o gPhone utilizaria um sistema operacional próprio, baseado no Linux, desenvolvido pela Android, uma empresa comprada pela Google há dois anos.



E, finalmente, no seu blog, Mark Rizzn Hopkins diz ter obtido informação privilegiada de uma fonte da própria Google, a qual teria confirmado que: o lançamento do gPhone é iminente; o gPhone rodaria os aplicativos da Google Suite (Google Talk, docs e planilhas, etc); na visão da Google, o aparelho competiria não com o iPhone, mas sim com os notebooks de US$ 100.”


Enviado por Jose Issamu (joseissamuΘyahoo·com) - referência (notebooks-site.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de nemesis
meio offtopic: Por falar em Google e sua marcha rumo ao domínio mundial, esses dias finalmente tomei vergonha e pus um brodibândi ADSL em casa.

Depois da chatice de não precisar entrar em configurações de linha-de-comando (bem, tive que rodar pppoe-config, mas ele só me perguntou username e senha e fez tudo sozinho), fui conferir o que estive perdendo até então. Puxa, essa web gráfica via Firefox é mesmo um estouro, saca broto? Eu e minha conexãozinha 56Kbps com elinks estava por fora, morou? Como pude viver tanto tempo sem toneladas de merchandising em Flash? quero dizer, após o bugado FlashPlayer da Macromedia para Linux quebrar o Firefox de 15 em 15 minutos, resolvi removê-lo e vou ficar sem essa saudosa parte do dia-a-dia online...

Mas voltando ao Google, após remover o Flash percebi que o link de download para o GoogleEarth já não fazia o Firefox morrer, então avidamente baixei e instalei essa maravilha. Realmente, esse é um dos melhores, mais criativos e mais fenomenais aplicativos em que jamais pus as mãos. Eu tinha brincado em uma versão anterior, para Windows, e que alegria notar que não apenas a versão Linux é completamente nativa (qt, opengl etc) como de muito boa qualidade, com um instalador simples e gráfico (todas as bibliotecas necessárias vêm no pacote) e sem sombras de crashes ou bugs de qualquer tipo até agora (fora um ou outro clipping na renderização 3D, mas isso tá no Windows tmb).

E o que o bicho faz não é brincadeira não: mostra relevo natural em 3D que nada deve a simuladores de vôo (aliás, uma das opções de visão é exatamente como um simulador de vôo), mostra localizações de todos os tipos, inclusive contribuídas por usuários, mostra um layer extra com os mapas de ruas, linhas de transporte urbano, o kcta4. Um dos recursos absolutamente mais impressionantes é o de dar direções: pode-se perguntar ao sistema como chegar em B a partir de A e ele mostra visualmente todo o caminho pela ruas, com frases em cada trecho do tipo ("vire na esquina tal" ou "mantenha-se na avenida até"). Aperte play e ele te leva a uma viagem pelo caminho...

isso é tecnologia do futuro, hoje. Morda-se de inveja, M$.

e, enfim, para não dizer que foi completamente offtopic: esse software integrado a um aparelho portátil certamente tem grande valor, não?

--
;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de hardware
Parece que sim: varios sites de noticias estrangeiros dao como certo o lancamento do gPhone agora em setembro! Parece fazer sentido. Primeiro o Google comunicou que participaria de um leilão de frequencias de telecomunicacoes nos EUA. Depois esta semana surgiu o boato de que a Microsoft estaria comprando a RIM (fabricante dos BlackBerry) para combater a investida do Google. A muito tempo se fala do GoogleOS, sistema operacional da empresa em Linux. E na California a empresa já oferece varios hotspots para acesso gratuito a Internet. Só resta saber como será a oferta do produto. Será gratuito como tudo qua a empresa oferece, 'GMail', 'Documentos e Planilhas', 'Earth', 'Buscador', ou apenas mais uma empresa no modelo atual de telecomunicações???
Comentário de CWagner
Se não for uma plataforma: Se não for uma plataforma fechada e restrita a apenas um prestador de telefonia já será bem melhor que qualquer bugiganga multitouchscreen de grife.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de olarva
Google.. Echelon Oficial...: Alguma dúvida de que o google é a formalização do Echelon?

Não tem fachada melhor.


--

http://www.gurulinux.blog.br

Comentário de Night64
Sistema Operacional Próprio???: Um sistema operacional baseado no linux... é linux!!! A não ser que o Google tenha resolvido criar um novo sistema operacional do zero!

Hmmm... Não. Deve ser GoogleLinux mesmo.

--
!Me reservo o direito de repudiar as idéias aqui expostas a qualquer momento.
Comentário de filaboia
Google Talk?: Quer dizer que a única distro que vai rodar o Google Talk vai ser a do próprio Google?
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004