“Saiu no Phoronix Fórum um anúncio, oficialmente confidencial, da AMD do novo ATi Catalyst 7.1. Dentre diversas novas funcionalidades está uma versão Linux do Control Center. O site Doses Diárias também tem alguns comentários sobre o assunto.”
Enviado por Fabio A Mazzarino (fabio·mazzarinoΘgmail·com) - referência.
Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
torrent com problemas: Estou tentando baixar o arquivo do torrent dele mas o link "não deixa". Ou ele abre com o Kwrite, ou tenta salvar uma página php. Vc poderia checar isso por favor?
Tomara...: O problema com o driver da ATI não é nem a instalação complicada. É a falta de compatibilidade com os aplicativos. Alguns jogos rodam mal com a minha 9600pro, mas com a GF5200 rodam "filé". Atualmente a Nvidia está sozinha no linux, e isso para uma compania com problemas financeiros como a AMD/ATI é inaceitável. Mesmo sendo um mercado pequeno, é dinheiro sendo sangrado das finanças dela. E para recuperar mercado basta melhorar os drivers. E a ATI nem precisa se esforçar muito, já que os drivers da Nvidia nem são tão bons assim. Um driver fácil de instalar e que tenha desempenho satisfatório já daria um bom baque no mercado da Nvidia no Linux.
Atualmente estou juntando dinheiro para trocar a minha 9600pro (que comprei de de precinho de oportunidade, já que uso o Windows p/ meus simuladores de vôo) pela 6800SE da Nvidia, pois quero jogar no Linux também.
Necessário: Além, claro, de estarem atendendo as reivindicações dos usuários de Linux que possuem placa ATI (sofredores, tenho uma também), a AMD (assim como muitas outras) está se preparando para a possível migração de usuários do Windows para o Linux depois do fiasco do Windows Vista.
Todas agora precisam correr desde já para não ficarem sem uma fatia do bolo no futuro.
não é bem assim: tenho uma Radeon 9600pro e nunca tive problemas, não tive que me esforçar muito pra instalar o driver no slackware, e na questão de desempenho roda muito melhor que na casa do meu tio que tem uma gf5200, no warsow com a ati faz de 60 a 100 fps la em casa (em um p3 1100) e aqui com a gf5200 não passa dos 40 fps (em um atlhon 64 3200+). não é de se espantar afinal, a 9600 é bem melhor que a 5200 em especificações.
É triste constatar isso mas: É triste constatar isso mas não passa de um sonho teu...
as pessoas são tão burr@s e ignorantes que vão continuar falsificando windows para usar em casa e pegar vírus indefinidamente e usando o internet explorer.
Desculpem o comentário Troll mas é que eu não aguento com esses sonhadores deslumbrados, a cegueira é grande demais.
Vinicius Menezes
--
"Software is like sex: it's better when it's free." - Linus Torvalds
É triste...: Triste mesmo, é a atitude derrotista de algumas pessoas, que sofrem o perigo de que sua confiança na derrota justifique a imobilidade.
Não, não vai haver um dia "mágico" no qual todas as pessoas fiquem, de repente, intelig3ntes (segundo o nosso modo de pensar) e passem a usar sistemas de código livre.
Isso será resultado progressivo de muito trabalho. Do *nosso* trabalho, aproveitando cada prova de incompetência e das más intenções do mundo proprietário que venha a se apresentar.
Se o Windows Vista (caso a M$ deixe mesmo de suportar o XP em pouco tempo) expulsar muitos usuários para fora da plataforma (por necessidades de hardware, principalmente), empresas como a ATI vão ter que se reposicionar.
O mundo está muito menos proprietário do que na década de 90. Nos anos 80, a guerra era entre as empresas proprietárias "mais boazinhas" contra as "mais Malvada$". Na década de 70, a informática só existia nas corporações e universidades.
Não querendo atirar pedras: Não querendo atirar pedras na sua opnião, mas num teste com um amigo meu, ele com a ATI-X1600XT com especificações bem maiores que a minha GeForce6600GT, a GeForce dava um banho na qualidade dos gráficos. Era nítido que os FPS da ATI eram maior, mas também era nítido os efeitos bem melhorados da NVIDIA.
Tinhamos um game (prince of persia 3) feito para directX, portanto OK, pois meu amigo insistia em não usar games para OpenGL como Quake, DOOM3, ... O resultado era que o efeito antialiasing era melhor na NVIDIA, tinha uma parte no cenário que a luz do sol passava pelo vitral e seu reflexo no chão de marmore balançava em função de outros objetos em movimento no cenário, sei, é dificil de descrever melhor, mas enfim quando o principe corria o vitral continuava realizando seus reflexos no chão de marmore, mas na ATI se o personagem corria o efeito desaparecia e só recomeçavaquando o principe parava de correr. Obviamente meu colega varias vezes foi no catalyst para tentar atingir o máximo da perfeição com o catalyst mas ainda assim o efeito "escadinha" do antialising e alguns efeitos eram melhores numa NVIDIA.
Meu argumento é que não adianta ter FPSs altos e hardware melhor se a qualidade não for superior melhor também.
Sempre achei as especificações e preços da ATI melhores, mas com qualidade final ruim. Já peguei máquinas travando por causa do catalyst. Talvez agora com esse fuzuê da AMD em cima dos drivers a coisa melhore, e tenho quase certeza que a distancia que separa ATI da NVIDIA é justamente os drivers, seja para Windows ou Linux.