A primeira assembléia da Associação Python Brasil, fundada no final de junho, ocorreu nesta quarta-feira, véspera da abertura da PyConBrasil. Conversei rapidamente no coffee-break do evento com o Luciano Ramalho, participante e fundador da agremiação, e obtive dele a nominata da primeira diretoria, eleita ontem, ainda não divulgada no site oficial. Vamos a ela:
- Presidente: Luciano Ramalho
- Vice-presidente: Fabiano "Xiru" Weimar
- Diretor administrativo: Dorneles Tremea
- Diretor Financeiro: Leonardo Rochael
- Diretor acadêmico: Marco André Lopes Mendes
- Diretor de ações on-line: Sérgio Oliveira Campos
- Diretor de marketing e RP: Mário Simões
Em relação à diretoria provisória estabelecida na fundação da entidade, houve apenas duas mudanças, com a entrada de Mário Simões - que é jornalista por formação e carreira e entusiasta do Plone - como diretor de marketing e relações públicas, e do Sérgio de Oliveira Campos - que se destacou pela participação entusiasmada na associação desde a sua fundação e estabelecimento.
E esta participação entusiasmada é algo que toda diretoria ou grupo de trabalho em associações voluntárias precisa saber estimular e agregar, porque - especialmente no período inicial - a carga de trabalho para colocar o grupo em funcionamento e gerando os benefícios esperados exige bastante dos participantes.
Ou seja, como resumiu o próprio Luciano Ramalho, o grande desafio é identificar quais dos participantes têm condições de participar de forma regular, garantindo a continuidade da iniciativa e evitando o efeito "fogo de palha", tristemente comum em iniciativas de voluntários.
A Associação Python Brasil está começando com o pé direito, e desejo que o sucesso seja continuado, e que o exemplo de organização e de iniciativas concretas seja seguido por outros grupos da comunidade brasileira de código aberto - desenvolvedores ou não.
Saiba mais (associacao.pythonbrasil.org).
Para os leitores aqui do Br-Linux.org que querem iniciar sua "carreira de desenvolvedor Python", mas está meio sem saber pra onde correr primeiro, além dos websites oficiais da comunidade nacional e internacional, fica aqui uma dica: http://www.async.com.br/projects/python/pnp/
Abraços!
--
Jackson Laskoski
http://www.JACK.eti.br