Durante o mês de janeiro tive pouco tempo para ler, e a fila de revistas e livros só cresce. Mas hoje consegui ler as 2 Linux Magazines de dezembro a que tenho acesso - a norte-americana, que recebi pouco antes da virada do ano, e a brasileira, que chegou à banca da esquina há cerca de 2 semanas. Apesar de a Linux Magazine brasileira pertencer a uma linha internacional de revistas com o mesmo nome, a Linux Magazine norte-americana não pertence a esta mesma linha, sendo publicada por outra editora.
Nenhuma das duas revistas está disponível online - no caso da revista norte-americana, a disponibilização ocorre sempre após 3 meses da publicação original. No caso da brasileira, o prazo não é definido.
Também já tenho em mãos as edições de janeiro de ambas as publicações, mas ainda não as li.
A Linux Magazine norte-americana de dezembro, com 58 páginas, dedicou a sua capa ao primeiro guia de uma série que pretende ser anual, trazendo no final de ano uma lista de sugestões de compras para os presentes de Natal. Mas não é qualquer presente: tem desde brincos "tecnológicos" até robôs humanóides, passando por vários players de música, videogames e até mesmo o simpático
servidor Blackdog. A idéia é ótima, pena que poucos dos itens podem ser comprados com facilidade aqui no Brasil.
Mas a edição não se resume a isso, e continua mantendo o foco nos interesses dos usuários mais técnicos, com um ótimo artigo sobre desenvolvimento de software
cross-platform, complementado por um artigo introdutório sobre o cygwin, o início de uma série sobre configuração do Ubuntu, um artigo explicando como o Linux lida com a comunicação por infravermelho, um longo artigo sobre o aumento da eficiência do uso de energia elétrica nos data centers, e um editorial sobre a proliferação de distribuições, entre outros temas interessantes.
Já a Linux Magazine brasileira de dezembro, com 84 páginas, dedicou sua capa aos novos serviços on-line, com a chamada "web 2.0 - conheça a nova web, mais interativa, e veja como desenvolver seus próprios aplicativos web sobre estes princípios". Seguindo o tema da capa, minha coluna trata sobre o que a web 2.0 traz (além do
hype) para os administradores de sistemas, e há ainda artigos sobre Ajax, sobre wikis que dispensam bancos de dados para suportá-los e sobre a GUI Aptana. O editorial analisa o pacto entre Microsoft e Novell, assunto que também dividiu várias páginas da seção "corporate" da revista com diversas outras notícias relevantes de outubro e novembro de 2006, como o lançamento do Linux da Oracle, o surgimento do Adempiere (fork do ERP livre Compiere, mas com ênfase em suporte ao PostgreSQL) e o anúncio definitivo da abertura de código do Java. A mesma seção trouxe ainda 3 páginas dedicadas à migração para software livre no CEAGESP (o título é "Migração frutífera"), incluindo fotos do Gerente de TI e do Coordenador de Infra-estrutura da instituição, e uma página adicional com Cezar Taurion, da IBM Brasil, defendendo a segurança no investimento em código aberto. Taurion, aliás, não é o único representante da IBM Brasil nesta edição: Avi Alkalay também é o autor de 4 páginas explicando sobre sistemas de detecção de intrusos.
Mas a revista traz muito mais do que isto. A coluna do Charly Kuhnast trata sobre um sistema que ajuda a detectar a presença de equipamentos novos ou desconhecidos em sua rede local, Andreas Kneib apresenta a simpática shell Fish, e tem ainda um tutorial de port knocking por Flávio do Carmo Júnior, uma apresentação do gerenciador de pacotes de origem brasileira (embora as screenshots não demonstrem) Smart, por Marcel Hilzinger, 7 páginas dedicadas a uma aula preparatória para os exames do LPI, ostentando o logotipo do instituto, um artigo de Florian Osses sobre a proteção antivírus no Samba, intitulada "Proteção Dançante" e ilustrada de forma bem-humorada, no estilo Discoteque anos 70, e mais 3 páginas repletas de conteúdo interessante sobre manipulação de arquivos XML em PHP, por Pablo Dall'Oglio.
Nos próximos dias pretendo fazer uma rápida apresentação do conteúdo das revistas de janeiro, e zerar minha fila de leitura de periódicos técnicos ;-)
A Easy Linux também é outra desaparecida: a última que vi foi a no. 7, OUT/2006.
long live rock!