Especificar claramente aquilo em que um indivíduo ou instituição acredita é uma técnica empregada há séculos para manter a coesão em torno de objetivos e o foco sempre claro.
Não é difícil encontrar exemplos disto, que embora sejam bastante distintos entre si, preservam a característica acima. Os católicos adotam desde o século III uma longa
Profissão de Fé em que recitam os pontos básicos da sua religião. A Igreja do Evangelho Quadrangular, surgida no século XX, adota um
conjunto de 4 temas predominantes, que tem a vantagem prática de ser muito mais fácil de lembrar, e que você já deve ter visto (embora talvez não lembre) em fachadas e adesivos em carros. Os muçulmanos adotam a
Chahada, ainda mais curta (embora plena de significado).
E os exemplos não precisam ficar nas organizações religiosas. Espera-se dos cidadãos dos EUA que recitem regularmente o seu "
Pledge of Allegiance". Outras nações, como o Canadá e a Irlanda, têm declarações semelhantes. Programas de desenvolvimento pessoal que exigem concentração e força de vontade, como o dos Alcoólicos Anônimos e os métodos baseados em "12 passos" para deixar vícios ou hábitos, também costumam recorrer à confecção estrita de um conjunto de conceitos e definições que seus participantes devem conhecer se quiserem compreender do que se trata o programa no qual estão inscritos.
O BR-Linux é mantido por um pequeno conjunto de pessoas, e entre si elas não encontram dificuldades ou conflitos no que diz respeito à compatibilidade de seus posicionamentos no que diz respeito à liberdade de conhecimento.
Entretanto, como eventualmente acontece de haver choques de visão entre participantes da comunidade e o posicionamento do BR-Linux, resolvi fazer uma rápida série de entrevistas com os colaboradores mais próximos, e produzi uma lista de 15 tópicos (ainda mais longa que a dos católicos, portanto) que resumem os conceitos e definições adotados pelo BR-Linux.
Este tipo de definição não é algo que você veja publicado no expediente das revistas e jornais que compra na banca, mas em nome da transparência, questões como Open Source X Free Software, nomenclatura de softwares, ideologia X atendimento de demandas, fonte para definição de popularidade de sistemas, e muitas outras são apresentadas com a clareza que se julgou necessária.
Atendendo a seus próprios princípios, o BR-Linux não deseja impor sua visão a ninguém, mas apenas divulgar a sua. Ao mesmo tempo, o BR-Linux convida outros sites e grupos de usuários a definir e divulgar seu posicionamento de forma clara para seus leitores e participantes, no momento em que julgarem que chegou a hora.
O posicionamento do BR-Linux, em 15 tópicos, está publicado no quadro "
Sobre o BR-Linux".
Parabéns a toda equipe, vocês são minha "publicação" preferida, o BR-Linux é o site que me atualiza diariamente.
Obrigado pelo esforço.
Vinicius Menezes
--
"Software is like sex: it's better when it's free." - Linus Torvalds