Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Esclarecendo o posicionamento: conheça as 15 definições adotadas pelo BR-Linux

Especificar claramente aquilo em que um indivíduo ou instituição acredita é uma técnica empregada há séculos para manter a coesão em torno de objetivos e o foco sempre claro.

Não é difícil encontrar exemplos disto, que embora sejam bastante distintos entre si, preservam a característica acima. Os católicos adotam desde o século III uma longa Profissão de Fé em que recitam os pontos básicos da sua religião. A Igreja do Evangelho Quadrangular, surgida no século XX, adota um conjunto de 4 temas predominantes, que tem a vantagem prática de ser muito mais fácil de lembrar, e que você já deve ter visto (embora talvez não lembre) em fachadas e adesivos em carros. Os muçulmanos adotam a Chahada, ainda mais curta (embora plena de significado).

E os exemplos não precisam ficar nas organizações religiosas. Espera-se dos cidadãos dos EUA que recitem regularmente o seu "Pledge of Allegiance". Outras nações, como o Canadá e a Irlanda, têm declarações semelhantes. Programas de desenvolvimento pessoal que exigem concentração e força de vontade, como o dos Alcoólicos Anônimos e os métodos baseados em "12 passos" para deixar vícios ou hábitos, também costumam recorrer à confecção estrita de um conjunto de conceitos e definições que seus participantes devem conhecer se quiserem compreender do que se trata o programa no qual estão inscritos.

O BR-Linux é mantido por um pequeno conjunto de pessoas, e entre si elas não encontram dificuldades ou conflitos no que diz respeito à compatibilidade de seus posicionamentos no que diz respeito à liberdade de conhecimento.

Entretanto, como eventualmente acontece de haver choques de visão entre participantes da comunidade e o posicionamento do BR-Linux, resolvi fazer uma rápida série de entrevistas com os colaboradores mais próximos, e produzi uma lista de 15 tópicos (ainda mais longa que a dos católicos, portanto) que resumem os conceitos e definições adotados pelo BR-Linux.

Este tipo de definição não é algo que você veja publicado no expediente das revistas e jornais que compra na banca, mas em nome da transparência, questões como Open Source X Free Software, nomenclatura de softwares, ideologia X atendimento de demandas, fonte para definição de popularidade de sistemas, e muitas outras são apresentadas com a clareza que se julgou necessária.

Atendendo a seus próprios princípios, o BR-Linux não deseja impor sua visão a ninguém, mas apenas divulgar a sua. Ao mesmo tempo, o BR-Linux convida outros sites e grupos de usuários a definir e divulgar seu posicionamento de forma clara para seus leitores e participantes, no momento em que julgarem que chegou a hora.

O posicionamento do BR-Linux, em 15 tópicos, está publicado no quadro "Sobre o BR-Linux".

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de vini_bill
Excelente!: Excelente ideia!

Parabéns a toda equipe, vocês são minha "publicação" preferida, o BR-Linux é o site que me atualiza diariamente.

Obrigado pelo esforço.

Vinicius Menezes
--
"Software is like sex: it's better when it's free." - Linus Torvalds
Comentário de Filipe Alvarez
Acesso diariamente o: br-linux. A grande maioria das notícias são interessantes!
Parabéns ao brain e a toda equipe!
Comentário de /dev/linux
Regrinhas: "O BR-Linux repudia a censura, o patrulhamento ideológico e as tentativas de imposição de comportamentos, atitudes, ideologias e até mesmo de direitos."

Espero que essa não seja uma regra, pois entra em conflito com minha opinião pessoal. Caso seja, considere o site adicionado ao adblock.
Comentário de Scirious
E qual é a sua opinião: E qual é a sua opinião pessoal?
Comentário de Elias Amaral
Ha Ha: aahhahahahahahaahhaha!

eu acredito que chantagear o brian com adblock não irá privá-lo de suas convicções, já que ele mesmo diz, no FAQ, que não se incomoda com os usuários que preferem não ver os anúncios.
Comentário de Bruno Laturner
Particularmente eu repudio: Particularmente eu repudio indivíduos extremistas e rebeldes sem causa que nunca mudam a letra do discurso, mesmo que eles sejam os evangelistas e missionários descritos no item 5, ou seja, nunca aplaudiria essas pessoas.

A minha opinião pode entrar em conflito com esse item do BR-Linux, assim como muitas outras já entraram em conflito com as opiniões de outras pessoas, mas não deixaria de ouvi-las caso tivessem pontos de vista interessantes a se considerar.

O BR-Linux continua sendo a minha referência principal brasileira da categoria em que ele visa atender.

"O melhor caminho é o do meio."
Comentário de brain
Não é um guarda-chuva: Bruno, quando disse que eu apóio e aplaudo missionários, eu não disse e nem quis que fosse entendido que eu aplaudo *todos* eles, ou que basta a pessoa ser missionária para eu aplaudir. Também não gosto de discurso vazio.
Comentário de Douglas Augusto
?!?:
6 O BR-Linux chama o Linux de Linux, e o GNU de GNU, e leva em conta as opiniões dos respectivos autores e de outros envolvidos quando precisa se referir a casos omissos.


Estranho seria chamar o Linux de Hurd e GNU de MAMUTE. :-) Mas sério, não entendi a mensagem exposta no posicionamento número 6.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004