Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Artigo sobre os bastidores do Skype


“Recentemente, o Skype trouxe a videoconferência também para a plataforma GNU/Linux. Usuários do pinguim sempre sofreram com a falta de uma alternativa de bate-papo com voz e vídeo com usuários do Windows. Por já ser bastante popular entre usuários do Bill Gates, essa nova versão do Skype deve aumentar rapidamente a sua base de usuários também no ambiente linux.

Esse artigo lança uma luz sobre o ainda desconhecido protocolo utilizado pelo Skype e alerta que o programa usa ciclos de CPU mesmo quando o usuário não o está utilizando. Também, apresenta-se uma técnica recentemente descoberta que permite a uma aplicação secretamente utilizar ciclos da CPU indefinidamente mesmo sem ter privilégios de super-usuário.”


Enviado por Alex França (josealexandreΘmsn·com) - referência (alexblog.eeol.org)..

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Roger de Almeida
Esse é um dos perigos do: Esse é um dos perigos do software proprietário! Como saber o que este anda fazendo?

Só de usar os ciclos da CPU por tempo indeterminado, um software pode usar a CPU para processar "coisas" sem o consentimento do usuário. Em outras palavras, o tempo de processamento poderá ser usado para executar processos de terceiros, ser usado para espionagem dentre outras criatividades.

Uma pergunta: Porque os profissionais de informática na sua maioria não defende o uso do OpenWengo em detrimento ao Skype?


Roger()
Linux User# 350389

Comentário de Rodrigo Pinheiro Matias
Seria um bug?: Seria um bug!

Veja que no texto estamos falando de uma técnica de escalada de privilégios, iniciar um processo com a capacidade de iniciar outros procedimentos com prioridade.

O fato de ser código fechado ou não, ja foi demonstrado que com desassembly se consegue descobri o que um determinado código faz, veja o driver das placas de rede nvidia.
Comentário de welrbraga
Roger,: Roger,

Respondendo e sua pergunta: Talvez porque o Skype tenha surgido primeiro, e como já é de praxe, tudo que vem depois tem que ser compatível com o que veio primeiro. ;)

Vide os casos do M$-Office vs OpenOffice, MSN vs XMPP (Gtalk etc) entre outros.

--
Welington R. Braga - http://www.welrbraga.eti.br
User Linux: #253605
GTK+BR - http://gtk-br.codigolivre.org.br
Teclado BR-Nativo (Apoie, use!) http://www.tecladobrasileiro.com.br

Comentário de marcon
openWengo: já tentei várias vezes usar o OpenWengo, mas sempre tive problemas na criação e validação da conta. Nunca consegui me conectar como usuário. Já "gastei" 3 contas de e-mail com o OpenWengo e nada! Quando verifico o registro de usuários meu nome não aparece, mas quando tento registrar uma conta com um dos meus e-mails, o sistema diz que a conta está sendo usada por outro usuário. Tem como "descadastrar" meus e-mails do OpenWengo?
Comentário de miranda
Desisti do OpenWengo pelo: Desisti do OpenWengo pelo mesmo motivo, criei 2 contas e nada.

http://mirandamaster.blogspot.com
Comentário de vianna
Bloquear Skype: Uso Skype e gosto muito, sou fã! Contudo bate-papo com webcam já uso faz tempo com o aMSN ou Kopete, ambos funcionam muito bem com protocolo MSN (Kopete vários outros tb) e vídeo.

Claro que em nenhum dos 2 , dá pra escrever, falar , ouvir e ver ... ao mesmo tempo. Esta é a vantagem do Skype!

Infelizmente, para alguns usuários de algumas empresas, os programas de mensagens instantâneas são monitorados ou até proibidos. E lhes digo uma coisa: bloquear o Skype foi uma das tarefas mais difíceis que enfrentei nesta área.
Êta programa difícil de bloquear, acho que é por causa deste misterioso protocolo dele!

Mas enfim, Skype é muito bom, para quem sabe usar!


BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004