Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Artigo: Estamos Atendendo ao usuário final?


“Não podemos deixar de perceber que muitas distribuições estão de alguma forma voltando todas as características para a simplicidade exigida pelo novo foco do GNU/Linux: O usuário final. As distribuições GNU/Linux, antes somente utilizadas por desenvolvedores e administradores de sistemas, começam a ser utilizados também por usuários domésticos e em estações de trabalho de empresas, graças ao incentivos de governos e a disseminação natural do sistema operacional GNU/Linux.”


Enviado por Mayko Nestor Meier (maykomeierΘgmail·com) - referência (br.geocities.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Alan
Estamos Atendendo ao usuário final?: Como dizia o Metallica,
Sad But True!
Comentário de MuriloR
Já vi vários casos em que: Já vi vários casos em que o "Computador para todos" foram formatados e instalados M$ Windows, a maioria nem sequer tentou usar o sistema, por puro comodismo, mas um caso me chamou a atenção, uma amiga comprou um computador com o sistema da Metasys(desatualizado) e gostou do linux, aprendeu a visualizar as fotos, digitar seus trabalhos, ouvir música, estava satisfeita com o Linux, ajudei a com alguns detalhes aprendidos na hora e especificos da distribuição, porém ao Adquirir uma multifuncional da HP a mesma não funcionou, mesmo sendo suportada pelo Linux, mas como não havia internet e as primeiras 2 tentativas que fiz não deram certo a mesma pagou para instalar o XP, pois o cd de instalação ja suportava Windows e MacOS
--
O Vista representa uma melhora significativa de segurança sobre o XP, mas apesar de tudo,
Comentário de LinuxUser
Atender ao usuário final.: Duas considerações:
1 - O usuário final tem foco na usabilidade.
2 - Cada caso é um caso. ;)

Sou "micreiro" há algum tempo. Apenas sou curioso e gosto de utilizar a máquina como passatempo.
Se o usuário for de escritório ou internet, o linux já está "maduro" desde a alguns anos atrás.
No caso brasileiro, apenas faço ressalva a conexão discada, já que a baixa qualidade do hardware é de conhecimento de todos.
Infelizmente, às vezes não adianta explicar porque este ou aquele equipamento não funciona para alguns usuários. Nem todo mundo tem habilidades hacker para desenvolver um driver.
Mas a pirataria ajuda muito a manter o sistema de distribuição de so's atuais. Caberia um estudo mais "filosófico" sobre o assunto, mas creio que é muito mais fácil copiar o cd do "amigo" que tem o mesmo equipamento funcionando do que pesquisar e estudar algumas horas por uma solução livre.
Mas como o companheiro já citou e outros, as coisas estão começando a fluir com maior velocidade após muitas distribuições serem empurradas sem maior zelo nas configurações do computador "popular".
Houve um aumento na oferta de megabytes de memórias ( na verdade dobrou), para saciar a fome de recursos do Kde e OOffice, houve um aprimoramento quase imperceptível das placas-mães, mair espaço de disco, perfumarias de GUIs, etc.
Mas o primordial é que o linux está se fazendo mostrar. Muita gente tem agora o seu primeiro contato com linux. Muitas escolas estão montando seus laboratórios com SL.
E a curva de aprendizagem para quem nunca teve contato com qualquer SO é a mesma.
E depois que cativarmos todos, a dominação mundial é sopa. ;)

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004