Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Artigo da (PC)² contesta proposta de regulamentação das profissões de informática


“Tramita em caráter conclusivo no congresso federal o projeto de lei No. 7109/06, que propõe a criação de conselhos federal e regionais regulamentadores da profissão de informática, computação, processamento de dados e correlatos. A (PC)² publicou em sua seção de artigos o texto 'As amarras da burocracia', no qual se opõe à criação de tais conselhos e cria algumas situações hipotéticas, caso o referido projeto de lei seja aprovado. ”


Enviado por Rogerio Acquadro (rogerio·acquadroΘpc2consultoria·com) - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de rednaxel
Argumentos velhos: Os argumentos são praticamente os mesmos usados pela SBC desde que ela defendia o PL 1561/03. É a velha história da pimenta nos olhos dos outros: os mesmos argumentos que são contra a regulamentação da Informática servem pra ser contra a regulamentação de todas as outras profissões já regulamentadas, como Engenharia ou Direito.

Fiz um texto criticando a posição da SBC aqui:
http://alexrosa.blogspot.com/2005/08/crtica-ao-pl-156103.html

Comentário de Wagner Santos
Pq n regulamentar?!: Na verdade boa parte dos "profissionais" de T.I. não tem formação superior, simplesmente aprenderam fuçando, é por isso que existe tanta discursão em torno disso. O pior, é que as pessoas que se dispuseram a fazer uma faculdade seja pública ou particular, concorrem com pessoas com nível técnico e até mesmo sem formação, pois boa parte das empresas querem profissionais bons e de baixo custo, causando uma prostituição nesse mercado. Sou a favor da regulamentação das profissões de T.I., imagina se você fosse ali na esquina tivesse umas "aulinhas" de medicina e saisse por ai operando? Ou então tivesse umas "aulinhas" de direito e fosse a um tribunal defender uma causa? Acho que regulamentar daria mais força aos profissionais, de certa forma incentivaria as pessoas a se especializarem e se profissionalizarem, melhorando e muito o mercado de trabalho e as condições de trabalho.
Comentário de ricardomoc
Teoricamente falando...: É possível para uma pessoa comum dispensar o advogado em alguns casos, e ser o seu próprio defensor. Para quem não conhece as leis, ou não sabe com base em quê se defender, pode vir a complicar a situação. Mas uma pessoa que não é formada em direito não pode defender outra.
Muitas pessoas se utilizam da auto-medicação que, como sabemos, é um risco, mas muitas informações estão presentes na bula dos remédios, o que serve para orientar, mesmo assim superficialmente. Mas receitar remédio para outros sem ser médico é ilegal, e pode trazer consequências desastrosas.
Uma colega minha resolveu fazer o projeto da própria casa. Nada mais normal, pois a casa era dela. Porém, caso se aventurasse a fazer um projeto para um vizinho, por exemplo, e essa casa viesse a cair, a situação seria bem complicada de se resolver.
Como os exemplos acima, acredito que um profissional de informática devidamente registrado pode ser acionado mais facilmente do que um cara que "entende pra caramba" mas não tem nenhum tipo de certificação ou órgão que possa controlar os seus desmandos. Um médico sem CRM, um advogado sem OAB e um engenheiro sem CREA são impedidos de exercer a sua profissão. Isso dá segurança para as pessoas que precisam dos serviços de um profissional.


-------------
Nossa Senhora Rosa Mística
Rogai por nós.

Comentário de sri_canesh
Como se curso superior fosse: Como se curso superior fosse garantia de qualidade. Já contratei tanto formado que mal sabia a diferença entre orientação a objetos e programação procedural que até perdi a conta.

O dia em que esse projeto tiver como premissa a garantia de QUALIDADE e não reserva de mercado, serei radicalmente a favor. Antes disso, para mim, o projeto e seus defensores não passam de recalcados que não conseguem se firmar por sua própria competência e precisam se esconder atrás de um diploma.

Cássio R. Es_kelsen

Comentário de hamacker
Sou formado e sou contra a: Sou formado e sou contra a regulamentação, e aí ?

Não concorro com programadores e administradores rede/rdbms pernas de pau, porque o que as empresas querem é profissionais bons para as tarefas em que eles vão atuar, e o custo é relativo ao que ela deseja, um excelente profissional custa caro, mas pode trazer mais beneficios. Hipotéticamente imagine o preço duma rede parada porque o "técnico" tá patinando no problema. Neste caso a faculdade não é importante, porque se profissional for muito ruim vai para o olho da rua do mesmo jeito, tendo faculdade de TI ou não. E isso dá a empresa uma experiencia para entender que da proxima vez é melhor escolher um técnico experiente ou melhor qualificação pagando um melhor salário.

Se esse setor for regulamentado, vai haver um estouro de bois correndo para a faculdade que já é muito ruim e a médio e longo prazo a peneirada vai ser muito pior. Se voce acha que a regulamentação é bom para voce porque já é formado, é uma visão a muito curto prazo, a longo prazo voce vai concorrer com os mesmos "perna-de-pau" só que agora voce vai ter que fazer um curso ainda melhor para se diferenciar deles que agora tem "facul" também. Se quer proteger a classe, evite que ela inflacione e não o contrário.
Comentário de hamacker
Para mim a area de TI não: Para mim a area de TI não é muito aplicável a comparações. Porque ao mesmo tempo em que é tecnica também é arte. Eu pessoalmente considero a programação uma arte, mas redes de tcp-ip algo metodológico e matemático.

Acho que não há padrões eficientes para uma comparação justa com outra classe de profissionais.
Comentário de Rogerio Acquadro
Ingenuidade pura: É ingênuo pensar que alguém que não tenha formação alguma vá concorrer diretamente com um profissional qualificado e formado nas melhores academias. Vamos por partes:

- o trabalhador que não possui formação nunca conseguirá prestar um concursos públicos (todos eles exigem formação na área);
- grandes empresas fazem seu processo seletivo inicial baseados em curriculums e pré-requisitos. Pré-requisitos que normalmente se baseiam em formações acadêmicas.

Se uma empresa chamar para uma entrevista dois profissionais, um sem formação e outro com formação, só podemos concluir que:

1) o cargo a ser ocupado não exigem formação acadêmica;
2) o profissional sem formação é extremamente competente;
3) a formação acadêmica do segundo não é um diferencial (culpa das universidades a granel que temos no Brasil).

E os profissionais com formação acadêmica distinta? Deverão refazer a sua graduação? Será que o fato de não serem graduados em computação os fazem menos preparados para enfrentar o mercado?

Por que tanto medo? Porque, certamente, os que defendem a regulamentação na área temem que suas pobres formações sejam comparáveis com a experiência de um não formado ou o curriculum de um profissional formado em outra área. Criar uma reserva de mercado, conseqüência direta da aprovação do projeto de lei em questão, é nivelar por baixo. É a interferência do Estado em um setor que deveria ser regulado pelo próprio mercado.
Comentário de Wellington J. Schmitt
Graduação.: Acho que o fato de as pessoas terem que procurarem uma graduação para exercer a profissão o fator positivo da regulamentação. Agora se a qualidade dos cursos da área não são bons, o problema é outro.
Comentário de sri_canesh
Exatamente.: Exatamente.

Odeio fazer comparações com os EUA, mas como todo mundo adora usar esse tipo de comparação, irei fazer uma também: lá não existe essa "estória"(com e mesmo) de conselho para a maioria das áreas. O próprio mercado já filtra os profissionais.
Nunca vi uma oferta de emprego nos EUA que não tivesse como pré-requisito o "Bacharel Degree" ou algum curso na área com mais de 4 anos (para eliminar os tecnólogos).

Engraçado que mesmo não tendo conselho, os EUA são o top quando se fala em produção de software. Talvez a diferença é que lá o foco esteja na "competência" e não em títulos (brasileiro adora títulos. Um exemplo são os bacharéis em direito que "exigem" ser chamados de "doutores").


Cássio R. Es_kelsen

Comentário de rednaxel
Uma questão de igualdade: Conselhos e cursos superiores não são garantia de qualidade, isso é verdade. No entanto há profissões regulamentadas como Direito, Medicina e Engenharia - enquanto existir UM conselho de classe, sou a favor de um conselho para a Informática. E enquanto não existir regulamentação para a Informática, defendo o FIM de todos os conselhos de classe.

Quero poder fazer consultas médicas, defender causas e construir casas. São coisas simples, qualquer um pode estudar um pouco e aprender, até mesmo viver disso. Enquanto isso não acontece, por uma questão de justiça, é preciso regulamentar.

Pimenta nos olhos dos outros é colírio.
Comentário de hamacker
Não é bem assim, as vezes: Não é bem assim, as vezes entrevisto profissionais e dou preferencia a experiencia na area que vai atuar, enquanto há perfís formatos em cursos tecnicos, há outros com formação academica. Por exemplo, programadores tem aqueles apenas com cursos tecnicos, outros apenas faculdade, outros ambos (tecnico+academico) e ainda outros (mais comum) formados em matematica e administração que atuam em programação.
Comentário de Paulo Dias
Esqueceu um detalhe: Geralmente quando um profissional não graduado faz entrevista com um graduado também pode estar ocorrendo o seguinte:
Será contratado em regime de experiência podendo este prazo ser prorrogado por mais seis meses. Isto quando a empresa precisa resolver algum problema a curto prazo, colocam bons profissionais sem graduação para pagar até 1/3 do salário normal e depois do serviço pronto dispensam. Ficando os graduados com o emprego e a fama depois que o pior já passou. Se o bicho pegar de novo contratam outros "peões".
Por outro lado eu acho o seguinte:
Agora não adianta chorar, esse tempo todo a classe de profissionais deveria ter se unido e se organizado melhor. Criado uma cooperativa ou uma rede de cooperativas, sei lá. Alguma coisa que passasse a idéia de organização.
Comentário de zé do caixão
E os técnicos de contabilidade?: Por que todo mundo fala em médicos, advogados e engenheiros, e nunca dos técnicos em contabilidade? Para eu ter uma empresa preciso contratar os serviços de um contador para poder fezer uma série de operações. Mesmo que minha empresa emita somente uma nota por mês, preciso pagar para ele assinar a contabilidade mesmo eu tendo toda a condição para fazer, já que é uma coisa fácil. Eles tem um preço mínimo, de meio salário mínimo. Dessa forma conseguem garantir um salário bacana com pouco esforço.

Isso sim que é reserva de mercado. Se não querem regulamentação para a informática, que a tirem também de outros setores.
Comentário de popolony2k
Qualidade não tem nada a ver com isso !!!!!: "Como se curso superior fosse garantia de qualidade."

Quem está falando de qualidade ???? Qualidade não se faz na universidade, qualidade nasce com o individuo. Ou ele é da área ou está fora.

Quantos que não tem diploma são tão ruins quanto os que tem diploma que você citou acima ????

Estamos falando de igualdade e de colocar padrões em cima dessa área que é muito desleal com quem investe nela ! Isso mesmo colocar padrões....um termo bastante conhecido de todos aqui e que são defensores de padrões abertos

Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Politics is showbiz for ugly people !
Comentário de rednaxel
"Isso sim que é reserva de:
"Isso sim que é reserva de mercado. Se não querem regulamentação para a informática, que a tirem também de outros setores."


Perfeito. Esse é o meu argumento também: pimenta nos olhos dos outros é colírio. Muita gente vem aqui criticar a regulamentação da Informática, mas ninguém vê essas mesmas pessoas fazendo algo de concreto para acabar com a regulamentação das outras áreas. Quanta hipocrisia.
Comentário de sri_canesh
Que argumento estranho. "o: Que argumento estranho. "o zézinho tem uma bola. também quero"

Acho que ninguém em sã consciência é contra um conselho de medicina, até porque é difícil você encontrar cadáveres para praticar por conta própria.

Medicina não é multi-disciplinar como informática. Na área de informática para se desenvolver um sistema é necessário mais conhecimento na atividade onde o sistema vai atuar do que conhecimentos amplos em computação. Principalmente no cargo onde mais se defende a regulamentaçao: análise de sistema.

Me desculpe, mas é impossível achar que um analista de sistemas, com conhecimentos apenas em análise de sistemas irá conseguir fazer um bom programa para a área de medicina, astronomia ou qq outra coisa. Mesmo que na equipe se coloque um médico, astrônomo, etc., até que os dois conseguirem se comunicar se perderá um tempo precioso (isso sem contar as features não atendidas).

Hoje em dia as ferramentas e linguagens são muito simples. Não é necessário ler os Vedas inteiros para conseguir fazer um programa. Conhecimento na atividade-fim é muito mais difícil conseguir.


Cássio R. Es_kelsen

Comentário de sri_canesh
Você não está preocupado: Você não está preocupado com o cliente então?

Só está preocupado em recuperar seus 4 anos de curso superior através de reserva de mercado?

Me explique o por quê de em outros países não existir Conselho de Informática e mesmo assim terem ótimos desenvolvedores (exemplo, EUA).

Cássio R. Es_kelsen

Comentário de nemesis
Eu desisti depois de 3 anos: Eu desisti depois de 3 anos de Informática em uma federal, pois continuamente bombava em matérias não relacionadas à área (Física, Estatística etc) e claramente não me formaria em 4 anos, apesar das boas notas nas matérias específicas. Depois, por pressões familiares, fui tentar uma "graduação em 2 anos" na Estácio de Sá. Claro, tal coisa não existe. Mas terminei o curso, só pra constar. não peguei o "diploma", que seria mais um embaraço que um orgulho...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de popolony2k
Tome a pilula vermelha !!!: "Só está preocupado em recuperar seus 4 anos de curso superior através de reserva de mercado?"

Talvez você esteja pensando pequeno demais e visualizando apenas o beneficio momentâneo, o que é lamentável para o País de modo geral.

Já teve (1 ou 2 semanas atrás) uma discussão sobre regulamentação e vou repetir um post que fiz sobre a importância do meio acadêmico..leia o próximo post.

Quanto a sua questão abaixo:

"Me explique o por quê de em outros países não existir Conselho de Informática e mesmo assim terem ótimos desenvolvedores (exemplo, EUA)."

Não posso te explicar, acredito que você não possa me explicar ou alguém desse fórum possa explicar a não ser que tenha vidido nesses países que você citou, que conheça seus problemas, que conheça suas legislações, que conheça suas leis trabalhistas, enfim, que conheça o País em que moram.

Enfim, não se pode comparar os EUA com o Brasil ! A realidade deles é outra...é melhor ??? É pior ???? Não sei, só vivendo lá para saber. Concentre-se no Brasil apenas.


Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Politics is showbiz for ugly people !
Comentário de popolony2k
Meio acadêmico == futuro de um País. (Cópia de outra Thread ): "Pensam que universidade, mestrados e afins, são uma garantia de emprego e não um meio de adquirir conhecimento."

Não, não é uma garantia de emprego, pois no Brasil não existe emprego garantido se não for de concurso público e olhe lá.

Mas fazer parte do meio acadêmico na área de tecnologia é uma forma de incentivo primeiro ao setor de ensino do Brasil, que precisa evoluir muito e nada melhor do que participar do meio acadêmico, pois você conhece pessoas que prezam a troca conhecimento de maneira pura, sem os medos existentes da vida profissional (já conheci muita gente que nem conversa com um colega de trabalho ao lado por medo de perder o emprego).

No meio acadêmico, dependendo de onde você está e se for bom, será conhecido e atrairá bons contatos (isso implica futuros bons empregos e negócios). Mas o meio acadêmico é apenas uma fase do crescimento do profissional e essa fase deveria fazer parte SIM da vida de todo profissional não só de TI, infelizmente nem todos tem oportunidade $$$$ de tornar isso real.

O meio acadêmico deve ter sua importância exaltada e reconhecida pois foi através desse meio que hoje temos tecnologias sólidas e comerciais disponíveis para pessoas do mundo.

Precisa de alguns exemplos ???

Linguagens de programacao maduras como o próprio Visual Basic que deriva do BASIC de John George Kemeny e Thomas Eugene Kurtz, Niklaus Wirth inventou o PASCAL, conhecido atualmente como Delphi e Lazarus em nosso mundo Open Source, A linguagem C Dennis Ritchie e Brian Kernigham e C++ (Bjarne Stroustrup) pioneiros acadêmicos que proporcionaram a criacão de ambientes de desenvolvimento reconhecidos como GCC, Visual C++, Borland C++, DJCPP.

Sistemas operacionais BSD, desenvolvido pela universidade de Berkeley do qual o FreeBSD, OpenBSD entre outros BSD-like foram baseados.

Bancos de dados como o Ingres desenvolvido pela universidade de Berkeley no final da década de 70 e no qual o PosgreSQL (bem conhecido nosso no Linux) tem sua base.

Padrões de facto a própria Berkeley proporcionou o Berkeley Sockets no qual a implementacao POSIX foi baseada e hoje proporciona um meio comum de escrever código portátil para comunicacao em rede (serial, rede, token ring, TCPIP, etc, ...) nos mais diversos sistemas operacionais.

A World Wide Web, é, essa mesmo pela qual possibilitou você escrever sua opinião aqui no Br-Linux, se não fosse o desenvolvimento da WWW no ambiente acadêmico juntamente com o desenvolvimento do Mosaic web browser (feito por Marc Adreessen) hoje não teriamos a Web e sequer o Firefox cujo codigo inicial foi doacao da Netscape (empresa que Marc Andreessen fundou e que teve o trabalho baseado no Mosaic) bem como não teriamos o ambiente web como temos hoje.

Eu poderia escrever um livro sobre diversas outras tecnologias desenvolvidas no meio acadêmico, mas acho que já deu pra entender a mensagem né ?

Infelizmente a maioria dos maiores desenvolvimentos da área de TI foram feitos fora do Brasil e com essa mentalidade que temos que o meio acadêmico não presta pra nada vamos continuar longe dos grandes países e seremos apenas usuários das técnologias criadas em suas Universidades cada vez mais reconhecidas.

País de terceiro mundo, mentalidade de terceiro mundo, tudo isso reunido == Brasil.

Pelo que percebi "parece" que você não passou por essa fase .......... e deixou de dar importante contribuicao para a melhoria de nosso meio acadêmico e quem sabe mundial.

Segue links para você aprender um pouco sobre as tecnologias que você usa e trabalha e que foram desenvolvidas no meio acadêmico.

http://en.wikipedia.org/wiki/Niklaus_Wirth
http://en.wikipedia.org/wiki/Ingres
http://en.wikipedia.org/wiki/Berkeley_sockets
http://en.wikipedia.org/wiki/Mosaic_(web_browser)
http://en.wikipedia.org/wiki/BSD
http://www.fys.ruu.nl/~bergmann/history.html


Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Politics is showbiz for ugly people !
Comentário de popolony2k
Preocupação com o Cliente !!: Quem tem que estar preocupado com o Cliente é ele mesmo na hora de contratar !!!!!!!!!

Do jeito que está, vamos ficar nas mãos de consultorias que vivem de alocar profissionais de TI a R$10, R$15/hora e ganham R$200/hora em cima do mulambo...acabou o projeto.. Tchau, próximo !!!

A pergunta é !! A quem interessa a não regulamentação ??????


Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Politics is showbiz for ugly people !
Comentário de hamacker
Realmente é embaraçoso ter: Realmente é embaraçoso ter um contator só para administrar pagamento de impostos que eu mesmo poderia fazer.

Mas pense no seguinte : O contator é funcionário do governo e não da empresa, logo o governo confia no contador e sempre desconfia de voce :) e por sua vez voce desconfia do contador :)

É tanta gente se formando em contabilidade que eu gostaria de saber para onde vai tanta gente ? vai ter tanto crédito e débito assim lá na china...:)

O Brasil é o país da burocracia, até para pagar tem que entrar na fila. Temos até cartorio para registrar o tamanho da burocracia, voce tá interessado num terreno ? ótimo, agora voce vai na prefeitura e verifica se não há planos para aquela area, depois vai no cartorio e verifica o historico e consulta os ultimos donos, depois voce vai em todos os forums mais proximos e verifica os nomes dos ultimos donos para ver se não há processos com execução judicial e por fim se não há litigios ou encrencas na prefeitura então voce compra o terreno, são dois cartorios diferentes : um para a escritura e outro para o registros (um cartorio nao conversa com o outro). Se não esquecí de nada então voce agora é um feliz proprietário dum terreno. É claro que todas essas observaçoes deveriam ser feitas por mobiliarias e corretores, mas como é cheio de pilantragem é melhor fazer voce mesmo. (as certidoes negativas e consultas pagas eu esquecí de propostivo)
Comentário de sri_canesh
Nao confunda as bolas...: Nao confunda as bolas... ninguem está falando CONTRA a academia.
A academia precisa ser um diferencial, nao uma obrigação.

A existência de um conselho não garantirá que haja maior numero de pesquisas nas academias. Apenas garantirá o aumento de faculdades interessadas em lucrar e cursinhos preparatórios como existem os preparatórios para a OAB.

Se fosse assim, seríamos um paraíso em pesquisas na área de engenharia, medicina, etc.

Cássio R. Es_kelsen

Comentário de popolony2k
Confundindo as bolas.: "Nao confunda as bolas... ninguem está falando CONTRA a academia."

E o que impulsiona a busca por formação ???? Mercado...apenas mercado, ingenuidade de quem não acredita nisso.

Se o mercado não exige formação, logo, academias fracas.

E não se esqueça, C/C++, VB, Java, .Net, nasceram diretamente ou indiretamente de conhecimento adquirido nas universidades.

Citando o próprio Bill Gates (que não concluiu a universidade mas que aprendeu lá) e Paul Allen que eram de Harvard (se não me engano) e tiveram contato com a tecnologia dos primórdios da informática/micro-informática e assim revolucionaram a indústria (querendo nós do SL ou não foi isso), o mesmo tendo acontecido com a Apple pois Seteve Jobs e Steve Wozniak também tiveram sua parcela de aprendizado nas universidades em que estudaram.

E esses dois exemplos acima abriram as portas para que muitos não formados hoje possam trabalhar. Ou seja graças a formação desses acima citados que muitos sem formação hoje trabalham com TI.

Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Politics is showbiz for ugly people !
Comentário de sri_canesh
Que visão romântica: achar: Que visão romântica: achar que o nível de pesquisas no brasil vai aumentar devido à existência de um conselho.
Parece que você não ouviu falar em faculdades caça-níqueis ainda.

Cássio R. Es_kelsen

Comentário de popolony2k
Ixiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii: Mas pense no seguinte : O contator é funcionário do governo e não da empresa.......

Então quer dizer que o contador que estou pagando para genrenciar as contas de minha empresa, quem deveria pagar é o governo ??????

Bahhh !

Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Politics is showbiz for ugly people !
Comentário de popolony2k
Romantismo......: ...pois é, por isso não temos Bill Gates's, Steve Jobs's e Steve Wozniak's aqui no Brasil.

"Parece que você não ouviu falar em faculdades caça-níqueis ainda."

Claro que existe, sempre existiu e sempre vai existir, mas o sujeito que quer trabalhar realmente e ter uma boa formação acadêmica não vai para essas caça níqueis com certeza.

Ainda quanto as caça níqueis, são um mal necessário, pois pelo menos iguala a condição de quem investiu de verdade e para ficar com quem apenas quer participar da área, na maciota

Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Politics is showbiz for ugly people !
Comentário de nemesis
"por isso não temos Bill: "por isso não temos Bill Gates's, Steve Jobs's e Steve Wozniak's aqui no Brasil."

graças à Deus!

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de popolony2k
Infelizmente....: ...querendo ou não muita gente ganha dinheiro com o que esses caras fizeram.

Desconsiderando questões técnicas é claro.

Sem contar que provavelmente você não estaria postando esse seu comentário do conforto do seu Windows essa hora. :.p (foi flame)

Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Politics is showbiz for ugly people !
Comentário de vini_bill
Cara.. presta atenção...: Cara.. presta atenção... reserva de mercado ou não o conselho vai determinar quem está homologadamente qualificado segundo padrões, que podem ser mudados. Hoje em dia existe uma "máfia" de regulamentação. Temos certificações LPI, Red Hat, Mandriva, Cisco, Microsoft e outras que são necessárias para "comprovar" que você sabe o que faz. Se todos os países tivessem um conselho você acha existiriam esse tipo de certificação?

Outra coisa... existe a diferença entre o cara que __efetivamente__ faz tecnologia e o que cara que __usa__ a tecnologia. O conselho vem definir oficialmente a diferença entre eles. O primeiro estudou para tanto e está, comprovadamente, qualificado para isso( por isso existem as universidades, se você não está qualificado, ainda, procure uma ) e o segundo não tem comprovação nenhuma o que está dizendo. Qual o profissonal será aproveitado pelo mercado? Não há como dizer, mas podemos inferir que o primeiro será mais prestigiado pela competência efetiva e capacidade intelectual do que o segundo.

Você parece amedrontado pelo fato de não possuir ( pois assumo que se possuísse estaria ao meu lado... ) nível superior.

... Vinicius Menezes ...
"Software is like sex: it's better when it's free." - Linus Torvalds
Comentário de popolony2k
Ótimo post....: ... que bate com o que escrevi em uma discussão anterior aqui mesma na br-Linux e que vou citar um pedaço.

"E não me venham falar de certificacões Linux, certificacões Java, Certificacões dotNet que pra mim isso é conhecimento descartável, pois basta a próxima versão do produto para seu conhecimento ir para o ralo (que o digam os profissionais que investiram em VB6)."


Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Politics is showbiz for ugly people !
Comentário de vmedina
Então quem tem um diploma não concorre direto com...: ... o manézinho da SOS computadores?

Então qual é o dano de se aceitar a regulamentação?

Por falar nisso, para nivelarmos a discussão, sua área de graduação, atividade que realiza e tempo de serviço.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de nemesis
"muita gente ganha dinheiro: "muita gente ganha dinheiro com o que esses caras fizeram."

em detrimento de quantos mais que não estariam ganhando bem mais em um mercado mais equalitário e variado?

"provavelmente você não estaria postando esse seu comentário do conforto do seu Windows essa hora"

eu posto do Firefox e ele roda em qualquer plataforma. Infelizmente, no momento, do meu trabalho sofrível nessa plataforma odiosa...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de ricardomoc
Peraí, Cássio: na medicina também há vários ramos. Aliás, hoje em dia está tão setorizado que até mesmo dentro das especialidades existem divisões. Por exemplo, há pouco tempo procurei um médico especialista em dor nos ombros, um ortopedista qualificado. Óbvio que eu sentia muita dor no ombro, por isso o procurei. Ortopedia teoricamente trata de um todo, tudo que tenha a ver com movimento, músculo e ossos. Assim como advogado, também existem os que são especialistas em direito tributário, criminal, administrativo e etc. Os médicos, advogados e engenheiros "genéricos" geralmente são os palpiteiros, que não tem especialização, os tais dos bacharéis que não tiveram tempo ou saco ou dinheiro para se especializar. Nada disso impede de haver um CRM, um CREA e OAB. Para os profissionais da informática nada impede de haver um conselho regulador, mesmo havendo diversos ramos a serem explorados.

-------------
Nossa Senhora Rosa Mística
Rogai por nós.

Comentário de popolony2k
Numero exato.: "em detrimento de quantos mais que não estariam ganhando bem mais em um mercado mais equalitário e variado?"

Sim. igual era o mercado da época em que os muitos dos quais você se refere era apenas 1 e se chamava IBM (bastante variado esse mercado não ???)

"eu posto do Firefox ....". Pô que legal o Firefox agora é SO ??? Vou baixar, passa o link ??

"Infelizmente, no momento, do meu trabalho sofrível nessa plataforma odiosa...", viu como não é uma pena a existência do Bill Gates ???


Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Politics is showbiz for ugly people !
Comentário de EduardoJM
Eu sou a favor de tal: Eu sou a favor de tal regulamentação. Por quê?

Programo a 10 anos, comecei no segundo grau técnico, com clipper. Pensando bem, aprendi quase tudo que sei lendo artigos, revistas e livros sozinho. Mas reconheço que a primeira aula de programação que tive, que um professor maluco disse: "Vamos fazer um algoritmo para fritar batata: abrir o armário, procurar panela..." foi a estrutura que ganhei para seguir em meus estudos, por necessidade de "notas" em provas, ou apenas para aprender.
Continuei estudando, fiz faculdade de informática. Lá aprendi coisas que, como já comentaram, achei que não me serveriam de nada... Mas após dois anos trabalhando (sem contar estágio) já me peguei procurando em cadernos e trabalhos da faculdade a fórmula matemática para fazer isso ou aquilo, a melhor forma de caminhar procurar em grafos, etc. Coisas que eu achava que não teriam cabimento. E olhe, que os sistemas que já trabalhei até hoje não foram de complexidade alta, mas eram sistemas que as vezes tinham "um detalhe" a mais. Tal detalhe consegui implementar graças a anos de estudos que tive.
Nada mais justo então que a pessoa que venha a me contratar tenha a possibilidade e a certeza de que sou um profissional qualificado.
Quantos de vocês já pegaram clientes com sistemas "parados" que não funcionavam mais? Que o programador (é, aquele, amigo do Zequinha...) sumiu sem dar noticias, pegando o dinheiro e simplemente vazando!?!?!?! Como você consegue recuperar e conquistar o cliente? Ainda mais se tal cliente já passou pela mão de dois ou três Zequinhas?
O mercado de desenvolvimento é um mercado prostituido hoje no Brasil! Por quê? Porque eu cobro 20 reais/hora para desenvolver um site em Java, mas o Zequinha, faz o site todo por 200 reais! E ainda faz o logo!! Quem é o Zequinha? É um menino de 14 anos, que gosta de computadores, que vai gastar seus 200 reais na sua nova placa de video! Quem sou eu? Alguém que estudou 7 anos (colégio téc. + faculdade) e hoje vive de "fazer sistemas" para sobreviver! A diferença? Tenho anos de estudo e exeperiência, e não estou desenvolvendo como hobby! Dependo disso para me sustentar, para sustentar minha familia!
Se Zequinha quer estudar por conta própria, quer fazer e cobrar o que quer, que faça! Agora, a empresa que o contratar e pagar a ele, saiba os riscos e as garantias que ele é capaz de dar! Da mesma forma minha irmã! Tem quinze anos e adora medicina! Já leu vários artigos na internet e sabe como poucos médicos alguns itens da medicina! E aí? Alguém precisa de uma operação? Ela cobra barato, mas ela estudou bastante por conta própria, não tem diploma, nunca fez uma aula de medicina, mas te garanto que ela é uma "médica" das boas!
Aí quem defende o "não" a regulamentação diz: "AAAhhhh ai é diferente, pq vc ta falando de uma médica!!!". E eu te digo: diferente pq? Diferente no que? Cada dia mais a vida das pessoas depende de sistema e computadores! Um sistema que gere um erro ao calcular isso ou aquilo pode trazer prejuizo enormes a uma empresa, pode causar a demissão de uma ou mais pessoas! Pode errar e matar alguém com um medicamento sugerido erroniamente!

A informática é uma profissão! Não um bico!
Comentário de boi
Impacto no Software Livre: Acho que ninguém aqui comentou sobre o impacto que isso poderá ter no software livre. Será que essa regulamentação não impedirá que muitas pessoas que atualmente colaboram com projetos de software livre fiquem impedidas no futuro? Pessoas que às vezes não tem formação academica ou nem mesmo são profissionais da área? Pessoas como Marcelo Tosatti, por exemplo? Ele disse numa entrevista que não tem nenhuma formação academica em informática.
Comentário de ricardomoc
Técnico também: Parece que você não conhece muito sobre esses conselhos reguladores. O CREA, por exemplo, disciplina também a profissão de técnicos. Exemplo: Técnico Agrícola (meu caso). Um bom técnico agrícola geralmente é filiado ao CREA. No caso da enfermagem também funciona assim. Não é só acadêmicos que tem direito de se filiar ao COREN. Os auxiliares de enfermagem e os técnicos em enfermagem também tem. Se há vantagens ou desvantagens em ser filiado, é uma discussão à parte.
Quanto a questão de pesquisas nas academias, uma das coisas que mais influenciam a existência disso é o apoio governamental ou de grandes empresas. Isso aliás acontece em várias faculdades de informática. Vide o caso do Librix, que é desenvolvido pela Itautec e uma universidade (desculpe, não me lembro o nome agora), exemplo de uma boa parceria, que beneficia tanto a Itautec quanto a universidade que recebe apoio da empresa.


-------------
Nossa Senhora Rosa Mística
Rogai por nós.

Comentário de nemesis
cache: "muitos dos quais você se refere era apenas 1 e se chamava IBM (bastante variado esse mercado não ???)"

gozado, eu me lembro de um bocado de computadores de fabricantes distintos na época antes do IBM-PC: Commodore64, Sinclair Spectrum, Apple ][, Armstrad, MSX etc...

alguém está precisando tomar umas aulas de História para não falar bobagem...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de hamacker
Como dizia certo personagem: Como dizia certo personagem do alto da compadecida : "Só sei que é assim." :)
Comentário de hamacker
Eu acho ótimo quando: Eu acho ótimo quando algumas empresas quebram a cara contratando um profissional meia-boca porque além de gastarem duas vezes mais, o profissional que vai executar o serviço depois vai sair prestigiado : "o outro disse que ia fazer e não fez, esse daqui veio e já tá pronto.".

A verdade seja dita, profissional meia-boca pode ser qualquer um, porque de novo me veio a mente o nome "Sergio Naya".
Comentário de ricardomoc
Não entendi: Realmente eu não entendo esse seu medo. Muitos profissionais bacharéis não estão vinculados aos seus órgãos reguladores, como é o meu caso. Como técnico agrícola, poderia ser filiado ao CREA e, como Adminsitrador, ao CRA. Mas no momento não estou diretamente ligado a nenhuma dessas áreas. Se estivesse trabalhando em um das duas profissões, gostaria de poder ser registrado sim. Teria mais facilidade em trabalhar com pessoas do mesmo ramo, além de poder ter um conselho que me defenderia em algum litígio, como uma greve ou algo parecido. Sim, o conselho vale mais que um simples sindicato e funciona muito bem.

-------------
Nossa Senhora Rosa Mística
Rogai por nós.

Comentário de popolony2k
É verdade, aula de história é importante....: ....até mesmo para não falarmos bobagens, como as que você citou.

MSX (1982/1983) - http://en.wikipedia.org/wiki/MSX

Apple (1976) - http://en.wikipedia.org/wiki/Apple_Computer

Commodore (1954) Apesar de ser uma empresa canadense da década de 50, só entrou na micro informática com Commodore 64 (1982) tendo criado depois os Amigas (bem conhecidos aqui no Brasil) - http://en.wikipedia.org/wiki/Commodore_International

Sinclair Spectrum (1982) - http://en.wikipedia.org/wiki/Sinclair_Spectrum

Ou seja, nenhum desses mercados foi aberto antes da IBM (que tem sua fundação datada de 1888) - http://en.wikipedia.org/wiki/IBM

portanto meu caro, leia um pouco sobre a história e verás que não é da forma que você quer que seja, pois ela já foi escrita e está lá....no passado, restando os registros para que possamos acompanhar e aprender.


Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Politics is showbiz for ugly people !
Comentário de rednaxel
"Que argumento estranho. 'o:
"Que argumento estranho. 'o zézinho tem uma bola. também quero'."


Na verdade seria algo como: O Zezinho tem uma bola e não quer deixar que eu tenha a minha, pois acha que bolas são coisas do mal. No entanto, de maneira hipócrita, Zezinho não quer nem pensar em abrir mão de sua bola. É o tal double standard.

"Acho que ninguém em sã consciência é contra um conselho de medicina, até porque é difícil você encontrar cadáveres para praticar por conta própria."


E desde quando preciso de um conselho pra praticar em um cadáver? E desde quando preciso de um cadáver? Não é difícil fazer uma consulta estilo "clínico geral" onde você faz algumas perguntas, mede pressão, freqüência cardíaca, dá umas apalpadas e pronto. Existem softwares - onde você informa as medidas e os sintomas - que acertam mais no diagnóstico do que muito médico por aí.

A sua linha de raciocínio é similar à da SBC: a Informática seria uma área especial, única, diferente de tudo que existe no mundo. Esse argumento serve pra encher a bola do pessoal, mas não convence. Todos os argumentos contra a regulamentação da Informática servem para ser contra a regulamentação de todas as outras profissões.

Assim como é simples programar, é simples curar um resfriado, é simples fazer uma procuração, é simples contruir uma casa. É uma questão de coerência.

Comentário de popolony2k
Sergio Naya e TI.: Qual a relação ?

Nenhuma, era um péssimo profissional da área de engenharia civil, qual a relação com regulamentação de profissão ?

Nenhuma !

Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Politics is showbiz for ugly people !
Comentário de vmedina
Bla, bla, bla... tem até argumento mal formado!: Para mais informações do que eu acho sobre isso: http://vmedina.multiply.com/

Sobre o caso epecífico, e não abrangido no site acima, segue:

Caso o projeto de lei seja aprovado, uma de suas conseqüências mais imediatas será a corrida a cursos superiores de computação baratos, rápidos e, na maioria das vezes, de baixa qualidade, montados para satisfazer um pré-requisito meramente burocrático: o diploma em computação. Dessa forma, em algumas dezenas de anos, teremos no Brasil um mar de profissionais “especializados” e incompetentes.



Aí, meu caro, o tal Darwinismo de mercado vai regular os cursos e os profissionais.

Um exemplo e a distinção feita por profissionais de certas faculdades nos anúncios classificados. A um tempo atrás eles diziam a profissionais que fosse de faculdades X e Y para nem comparecerem à entrevista, pois não seriam contratados.

Isso é simples de ser notado.

Do outro lado, inúmeros matemáticos, físicos, engenheiros, químicos, que tomaram um rumo alternativo em suas carreiras e adotaram a computação como sua principal ocupação, serão punidos pela nova legislação. Este profissional, que deveria ser valorizado por ter conseguido se adaptar ao mercado e encontrar seu meio de trabalho,
será obrigado a retroceder de dois a quatro anos para fazer um novo curso de graduação na área especifica.


Ahn... é só ele fazer menos de 4 anos de outra faculdade? Eu creio que vocÊ possa cursar o curso de, digamos, Sistemas de Informação vindo de administração e anular todas as matérias que não são de TI, e a graduação duraria uns 2 anos(chute). Eu creio que isto seja possível.

Que fiquei claro que ser contra a regulamentação e a instituição de conselhos regionais não significa desmerecer os profissionais diplomados em computação, muito menos as instituições acadêmicas que lecionam e formam profissionais deste ramo. Este é um
equívoco tendencioso


Pra mim não fica claro, pois após dizer que o curso superior não é uma garantia efetiva, com um nível (digamos)de 70% de qualidade dos profissionais, apontar que universidades fariam cursos desqualificados para poderem trabalhar e dizer que qualquer um que tenha sentado na frente de um micro por tempo suficiente é um potencial profissional de TI, ele tem o topete de dizer que com isso tudo ele não quer atacar ninguém?

Tenha dó!

deverá ser cruel com os jovens que iniciam a sua vida
profissional fazendo “bicos”, como montar peças, verificar erros, instalar e configurar programas, trabalhos extremamente simples, que não justificam um curso superior.


Para isso existe o curso técnico, que dura uns 2 anos (creio) e pode ser feito junto com o ensino médio, nos melhores estabelecimentos do ramo.

No entanto, esses jovens - que começam a trabalhar antes mesmo de concluir o ensino médio e nem sempre têm acesso ao ensino superior – seriam obrigados a ter um diploma universitário e registro no órgão regulamentador para atuarem como técnicos em informática.


O projeto de lei é claro quanto a isso no item C do artigo segundo: "Os tecnólogos e os formados em cursos seqüenciais e cursos técnicos que venham a ser capacitados no respectivo nível ocupacional, de acordo com os devidos diplomas, segundo as exigências legais desses tipos de formação profissional."

Eles seriam obrigados a cursar o ensino médio com o curso técnico e serem contratados como estagiários, que possuem uma carga de impostos mais vantajosas. É puro ganha-ganha! Bom para a empresa, que pega um técnico quase formado por preço de banana, bom para o estudante, que ganha o seu estágio, e bom para o consumidor que vai ter suas pecinhas trocadas por alguém que realmente entende o que elas fazem.

Só para estabelecer uma coisa, qual será a formação do autor deste documento e o tempo de trabalho na área de TI?

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Apoiado, apoiado! programadores != garotos de programas!!!!: Apoiado em tudo o que foi dito! Realmente, temos que acabar com a "prostituição" existente mesmo!

Afinal, os programas feitos são outros! :)

Bravo! Bravo!

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Profissionalmente, sim. De forma amadora, não.: Como diria o moço lá, "A regra é clara!".

O projeto diz:

"O exercício de atividades profissionais relacionadas com a informática"


Se o fulano não for contratado pela "Linux Kernel Inc.", o trabalho é amador, por mais qualidade que tenha.

Profissional é quem tem carteira assinada e etc.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de siberian
Bingo!: E não por acaso, uma boa parte de nossos legisladores figuram como sócios ou proprietários em entidades educacionais. Estão criando uma reserva de mercado para eles mesmos!

Comentário de popolony2k
Ah, me esqueci....: ....o IBM-PC sozinho já é mais velho que muitas dessas empresas, uma vez que data de 1981.

http://en.wikipedia.org/wiki/IBM-PC

Acho que isso conclui a aula de história e principalmente para voltarmos ao tema da discussão principal! :.P

Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Politics is showbiz for ugly people !
Comentário de popolony2k
Putz....: ...finalmente consegui moderar você positivamente depois de anos de tentativa...acho que burlei o sistema da br-Linux.

Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Politics is showbiz for ugly people !
Comentário de vmedina
Cuidado...: Pois o sistema pode estar moderando para baixo automaticamente, mesmo que você selecione importante. Eu tive esse problema a um tempo atrás, falei com o Augusto e ele corrigiu.

Fale com ele pelo gmail, ele é bem acessível! :)

Ps: Como eu fui moderado abaixo, talvez vc não tenha visto, mas no meu blog eu tracei algumas considerações sobre a regulamentação
http://vmedina.multiply.com/

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de popolony2k
Boa dica...: ...vou verificar, pois várias vezes durante discussões recentes após moderar positivamente outra pessoa, a mesma aparecia negativamente.

Vou ficar de olho.

Valeu.

Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Politics is showbiz for ugly people !
Comentário de Osvaldo Santana Neto
Graduação...: Acho que o segredo é ir pra faculdade e não se graduar :)

Bill Gates fez isso e se tornou bilionário. Steve Jobs também não se formou[1][2] e é um gênio na idealização de produtos...

[1] http://en.wikipedia.org/wiki/Steve_Jobs
[2] http://news-service.stanford.edu/news/2005/june15/jobs-061505.html
Comentário de evandrofisico
Excelente...: Agora vamos contratar o cara que fez Ciência da Computacão para escrever um software análise de dados de RMN (Ressonância Magnética Nuclear) para gerar imagens, ou o formado em Sistemas de Informcão para escrever algorítmos de optimizacao de cálculos de Matrizes de Pauli, afinal de contas quem "sabe" programar sabe tudo para escrever qualquer programa ou gerenciar qualquer sistema. Eu ficaria pessoalmente *puto* com a possibilidade de depois de fazer a minha graduacão e mestrado em Física ter de fazer uma graduacão que pouco afeta a minha área direta de trabalho para poder manter o meu emprego. Vai Brasil!! pro fundo do buraco ...
Comentário de popolony2k
Se não afeta sua área.....: ...então qual o motivo do stress ????

Afinal se você escreve o tal código, super complexo, impossível para qualquer pobre mortal entender e tão complexo e com particularidades que só você pode dar manutenção futuramente, que seja bem vinda a regulamentação.

Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Politics is showbiz for ugly people !
Comentário de sri_canesh
Sim, Ricardo, concordo: Sim, Ricardo, concordo contigo nesse ponto.

Mas não chega no nível de interdisciplinaridade da informática.A Informática atua em áreas adversas. Na verdade a informática atua em quase todas as áreas. Enquanto isso, a medicina, em qq uma de suas variantes, tem como foco central o paciente. Não é necessário um matemático, físico, etc etc para que um médico possa concluir seu trabalho.

Cássio R. Es_kelsen

Comentário de sri_canesh
Cara, será que preciso: Cara, será que preciso explicar que o cadáver foi uma ironia?

Com relação à informática, eu pelo menos não considero algo tão unico assim. Só acho que existem áreas onde é vital ter um conselho e formação especializada (ex Medicina), outras onde um conselho bastaria (Advocacia),outras onde não é necessário (por exemplo, jornalistaS) e outras onde é inviável haver requerimento de formação específica em computação, como a área de informática.

Eu sou contra a maioria dos conselhos. Até com relação ao CRM tenho ressalvas. Digo isso porque até um tempo atrás a medicina ocidental era radicalmente contra a acupuntura. Quando os cientistas ocidentais assumiram que a acupuntura pode funcionar mesmo, o que o nosso querido CRM aproveitou para fazer? Exigiu que todo acupunturista tivesse formação em medicina (ou algo parecido). Na boa, exigir formação em medicina ocidental para praticar medicina oriental (que tem uma visao TOTALMENTE DIFERENTE da visão ocidental) é mais um sintoma da BURROCRACIA (com dois "r" mesmo) que existe no Brasil.

Cássio R. Es_kelsen

Comentário de Osvaldo Santana Neto
Como o assunto é polêmico: Como o assunto é polêmico e demanda longas explicações eu adotei a mesma idéia do vmedina e postei no meu blog[1] o que eu penso sobre o assunto.

[1] http://pythonologia.org/blog/?p=54
Comentário de sri_canesh
Por um lado você fala que: Por um lado você fala que Brasil é Brasil e devemos esquecer o que acontece lá fora e por outro você usa exemplos lá de fora.

Mas então, vejamos: para início de conversa, Bill Gates e o S.Jobs não iniciaram seus trabalhos na academia. Ambos eram hobbistas que aprenderam a maioria das coisas sozinhos. Bill iniciou uma faculdade mas nao terminou.

Por outro lado, não basta haver academia. O que deve existir é uma cultura de financiamento das pesquisas acadêmicas como existe nos EUA. Lá isso existe. Todo ano são despejados vários conteiners de dinheiro nas academias através das empresas. Tudo isso sem a necessidade da existência de regulamentação.

Poderíamos discutir por horas pq nos EUA existem milionários a rodo e aqui não. Te garanto que a existência de pesquisas acadêmicas não é condição primordial.

Só para citar um fato pitoresco. Eu li esses dias uma reportagem sobre a utilidade do networking (não lembro se foi na Exame ou na HSM Management). O networking é uma prática muito comum nos EUA desde a sua fundação. Bill Gates foi um dos beneficiados. Ninguém comenta, mas o que fez ele conseguir manter um contato firme com o pessoal da IBM foi o fato da mãe do Bill Gates ser uma mulher influente na região onde eles moravam (participava de entidades, etc etc). Ai quando falaram para o diretor da IBM sobre o William Gates o que ele falou foi : "ah, o filha da fulana(esqueci o nome) Gates!".
Fora esse exemplo, na reportagem falou-se de vários outros casos onde as pessoas tiveram acesso a informacoes, crédito, apoio, etc etc através do networking.


Cássio R. Es_kelsen

Comentário de sri_canesh
Você quer saber o: Você quer saber o comprimento e espessura do meu p** também?

Cássio

Comentário de Julio Nascimento
Contador?: Eu sou Contador formado pela UFF.

Vou te dizer porque a profissão não é valorizada. Simplesmente porque 99% das empresas (micros e médias) sonegam impostos, não emitindo notas fiscais de toda sua receita. Então, ao final do exercício, o Contador (eu disse Contador, que faz a contabilidade, não um emissor de impostos) ao enviar as demonstrações contábeis ao dono da empresa, este pega o documento e joga no lixo, porque aquilo é uma peça falsa, que não traz nenhuma informação ao seu negócio.
A contabilidade é uma ciência e um instrumento para direcionar os negócios da empresa. Das demonstrações contábeis se tiram diversas informações e se tomam decisões acertadas sobre o negócio da empresa.
É claro que o gestor/dono da empresa precisa ter um conhecimento/inteligência para fazer isso. Talvez não seja o seu caso.
Contador por meio sa?ario? Não é contador é emissor de impostos. Com certeza, qualquer bundão pode fazer. Eu, no seu lugar, checava o serviço desse "profissional" que vc contratou... Os erros cometidos só vão aparecer daqui há alguns anos, em forma de multas e muitos problemas com o fisco.
Falar sobre a profissão do outro sem conhecimento é certeza de errar.

Tenho dito
Comentário de popolony2k
Não você não está certo em alguns pontos....: Ambos eram hobbistas que aprenderam a maioria das coisas sozinhos.

Sua afirmação não é vedadeira !!!! Não sei sua idade, mas para ilustrar como sua citação acima é equivocada vou citar minha experiência. Me lembro que quando comecei a "aprender sozinho" em meados da década de 80 não existia documentação nem literatura excessiva como tem hoje em dia e "penávamos pra burro" pra consegui-la, agora você imagina isso tudo em no inicio da década de 70 ou até antes !!!!!

Tem mais, Bill Gates fez muita coisa técnica sim, mas o nome técnico da M$ nos promórdios da empresa era Paul Allen e ele era de Harvard sim (assim como Bill) e fez Harvard sim e concluiu Harvard sim, Bill Gates, assim como Steve Jobs era apenas um excelente vendedor.

O mesmo acontecendo com Steve Jobs, que nem programar deve saber e te digo mais não deve manjar lhufas de eletrônica, sabe porque ????? Porque o autor, o cara que colocou a mão na massa, projetou e executou o projeto do Apple foi Steve Wozniak e me diga o seguinte Steve Wozniak não tinha formação eletrônica ????? O Pai dele não era engenheiro da Lockheed - que fabrica aviões para io governo americano.

pois é, ele projetou um computador assim, do nada.....

Sobre usar exemplos lá de fora. Sim senhor, exemplos sobre realidade e que envolve questões governamentais e políticas não podemos comparar, mas exemplos pessoais de sucesso sim senhor, não só dos EUA quanto de qualquer lugar do mundo.

Governo não faz nada, mas nós podemos fazer a diferença sim.

Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Politics is showbiz for ugly people !
Comentário de sri_canesh
Minha idada deve ser igual a: Minha idada deve ser igual a sua pois tambem comecei a programar em meados da década de 80 com o MSX. Vivia no interior e era o unico com computador na "vila".

Bom, quem citou o exemplo do Bill Gates e Steve Jobs foi você. Apenas continuei na balada.

Aqui no Brasil tudo era mais atrasado com certeza (maldita reserva. toda reserva é ruim). Mas nos EUA eram comuns os "Clubes de Eletrônicas" onde os entusiastas da época compravam kits de computadores arcaicos, trocavam informações, etc.

Cássio R. Es_kelsen

Comentário de popolony2k
Pior....: .....que o meu MSX era o único da vila tb. kkkkkk

Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Politics is showbiz for ugly people !
Comentário de vmedina
Eu gravei o meu em GIF: Com um programa chamado Byzantine(se não me falha a memória) todos os passos e enviei para o augusto para comprovar. tenta fazer o mesmo.

Conversa e diz que pode estar com o mesmo problema que eu tive.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Pra que isso?: Esperava mais de vc sri_canesh.

O que eu quero demonstrar é que os que mais criticam não são da área mesmo. Falar em causa própria e com argumentos pré-moldados é triste. Mas fica patético quando vc se comporta mal.

Espero que melhore, e volte ao jeito contestador e inteligente de sempre.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Isso é uma questão de análise...: Se vc passar para o profissional as fórmulas e a forma como tudo deve ser feito, as coisas vão dar certo.

O lance é que tem que entender o seu negócio e traduzir ele para o programa. Se o analista for decente, ele consegue fácil! :)

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de nemesis
eu não preciso ler sobre a: eu não preciso ler sobre a história, quando estava vivenciando ela. De qualquer modo, aquela época me passava a impressão de que aquelas máquinas eram anteriores ao PC. Talvez pq no Brasil fossem mais acessíveis aos usuários domésticos que o PC e eu só tivesse ouvido falar dele mais tarde.

Mas o fato permanece que havia bem mais variedade na indústria de então. Mas principalmente que haveria maior equilíbrio econômico na indústria não fosse a padronização em uma única plataforma de software, produzida por uma única empresa...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de sri_canesh
O tamanho e espessura são: O tamanho e espessura são tão relevantes para o debate quanto saber quem é ou não formado e a quanto tempo trabalha, haja vista que alguns formados NÃO defendem a regulamentação e outros não formados defendem a regulamentação.

Mas respondendo: Eu parei minha facul de Ciências da Computação na metade. Posso voltar a qq hora. No entanto, trabalho a uns 11 anos mais ou menos. Posso comprovar minha experiência como suporteiro, programador, analista e preparador de café. Não estou preocupado comigo pois o meu tá garantido.

Cássio R. Es_kelsen

Comentário de bebeto_maya
Informática não é bico e ninguém nega!: Eu não sei se você conhece um cara chamado: "Profissional Autodidata". Esse senhor não é biqueiro...E o mundo não é preto e branco. Posso citar uma lista infinda de profissionais autodidatas melhores que os formados.

Eu sou Formado em eletrônica e telecomunicações...Não preciso de poste para demarcar meu território com urina. Pelo contrário, o sobrinho do vizinho já se queima automáticamente. E aí eu cobro mais pelo serviço certo. Informática não é bico, mas decisões erradas para corrigir erros não podem se tomadas. Você viveu uma experiência que é sua mas que não é o retrato do mundo.
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de bebeto_maya
Sou totalmente contrário a regulamentação!: __Mas sabemos que na prática isso geraria tensões, e que ninguém quer contratar alguém para limpar seu "bum-bum" quando você já sabe fazê-lo, mas não está certificado...Sabemos que na prática esse tal programador é díficil de se achar e tem alto custo.

__Sou totalmante contrário a regulamentação.

"Se vc passar para o profissional as fórmulas e a forma como tudo deve ser feito, as coisas vão dar certo."

__E por que, se ele já sabe fazer...Isso só iria gerar tensão em ter que se contratar um profissional e depois ficar desqualificando o coitado ou se desqualificando, isso é completamente estúpido. Gera um sentimento de submissão.

__Por que não criam conselhos que avaliem pessoas através de provas e não através de diplomas. Esse tipo de coisa, regulamentação, acontece muito mais no Brasil que no mundo afora e tem um poder de engessar o mercado tremendo.

__Só para ilustrar, o maior designer gráfico do Brasil, foi Aloísio Magalhães, formado em...Direito!

__E quem acha que a Microsoft não vai corromper um conselho desses, está muito enganado. É preciso lembrar que nosso mercado está monopolizado por uma multinacional e que poucos são os bons que sobrevivem sem depender direta ou indiretamente dela. Essa regulamentação vai gerar desemprego, sub-emprego, desemprego para futuros programadores, que não mais concorrerão com o "programador micreiro", e sim com o "designer de programas", ou o "developer" ou qualquer outra profissão genérica. O físico escritor de algoritimos quânticos, o químico que cria um software para tabela periódica.

__As coisas não acontecem mais como na época da regulamentação das profissão do médico, ou do advogado, os tempos são outros.O conhecimento está muito difuso...Se o mercado for forçado, ele se adapta, e essa adaptação pode ter consequências drásticas.

__Fizeram isso com a profissão, hoje regulamentada, da secretária e as coitadas estão no buraco, só empresas grandes contratam secretárias, a maioria contrata "assitente", "recepcionista", "atendente", "promoter".

__Falar em regulamentação é muito bonitinho, é politicamente correto, os professores adoram, mas na pratica é um fiasco em profissões tão segmentadas.

__Antes que me perguntem, sou formado em Eletrônica e telecomunicações, trabalho com suporte e manutenção, instalação de redes etc, perdi uma vaga para um autodidata que sabia mais do que eu...Então, entendi que tenho que estudar mais e não criar uma lei para dá um pé na bunda dele. Eu não preciso de leis, eu preciso de livros!

__Não falei das Universidade xing-ling, cara...Um sujeito se formar em computação em 2,5 anos, aos custo de módicos 500,00 reais/mês, num "vestibular" suspeito...Pois é hoje concorremos com faculdades de oitava categoria, e com uma regulamentação "boa", vamos concorrer com mais umas oito faculdades, fora escolas técnicas, pois a regulamentação pega o técnico também....A regulamentação é uma coisa que só funciona bem na teoria, porque na prática é um fiasco total.

__E ainda não entrei na questão do hacker, ele manja muito, é auto-didata por natureza e costuma desbancar muitos bons programadores. Eventos Hacker são frequentemente visitados por grandes empresários e empresas gigantes da área. E aí, vamos enterrar os Hackers na mesma valha funda onde habitam os crackers...Sim! Vamos fazer isso em nome do Academicismo e dos papéis de parede. Porque pega bem, é bonitinho se falar. Um programador mata se errar! Um médico...Uma faxineira e um motorista também!

__Concordo com o colega: "Vai Brasil, vai pro buraco!" E acrescento: "Vai, vai junto com os burocratas"

________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de Elias G. Amaral da Silva
Direto ao ponto! :): Você foi direto ao ponto! Deixando de lado o mérito do diploma, é possível em certas áreas da computação atingir a qualificação necessária sem ter um diploma na área. E é possível inclusive atingir uma qualificação * melhor * do que quem somente tem um diploma na área.

Diferentemente de outras áreas como medicina que tantos falaram aqui, é característico da área requerer mais qualificação na finalidade do que no meio. São muito poucas as atividades computacionais que têm a computação como fim - e mesmo essas podem ser realizadas com competência por, digamos, matemáticos. :)

Isso é importante! Querem criar uma reserva de mercado que não só vai sustentar profissionais que têm medo de "investir" na área e não conseguirem concorrer (que é o propósito de toda reserva de mercado), como também vai diminuir a qualidade dos profissionais no geral. :(
Comentário de popolony2k
Profissionais que querem investir !! Sei !!!: "Isso é importante! Querem criar uma reserva de mercado que não só vai sustentar profissionais que têm medo de "investir" na área e não conseguirem concorrer (que é o propósito de toda reserva de mercado), como também vai diminuir a qualidade dos profissionais no geral. :("

Profissionais que querem investir....querem tanto investir em suas carreiras que não investiram/investem em seu próprio ensino superior.

A não ser que você esteja falando dos cursinhos SOS computadores. :.P


Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Politics is showbiz for ugly people !
Comentário de sri_canesh
Quem investiu na tua: Quem investiu na tua formação? Tu ou teu pai?

Eu fiz meu primeiro vestibular para computação em 1994. Passei, mas fui obrigado a desistir pois não tinha condições de pagar a facul mais aluguel mais comida em uma cidade longe de casa (nem meus pais tinham).

Cássio R. Es_kelsen

Comentário de sri_canesh
"Eu não preciso de leis, eu: "Eu não preciso de leis, eu preciso de livros!"

Prêmio "Frase do Ano". Parabéns!

Cássio R. Es_kelsen

Comentário de sri_canesh
"Só para ilustrar, o maior: "Só para ilustrar, o maior designer gráfico do Brasil, foi Aloísio Magalhães, formado em...Direito!"

Mais um exemplo: o cara que descobriu a deriva continental (movimento dos continentes) foi um meteorologista. Mas na época ele foi xingado, humilhado e sofreu descaso por parte dos geólogos pois ele estava se metendo em uma área que não era dele.

Cássio R. Es_kelsen

Comentário de bogus
Até tu Brutus? :):

Se o fulano não for contratado pela "Linux Kernel Inc.", o trabalho é amador, por mais qualidade que tenha.

Profissional é quem tem carteira assinada e etc.


Em outras palavras: se quiser doar seu tempo livre e capacidade técnica tudo bem, só não se atreva a cogitar ganhar algum dinheiro com isso.

Medina, fico admirado em te ver defender uma posição dessas sendo tu um dos mais ferrenhos defensores do software livre que se vê por aqui. Software Livre e reserva de mercado* não combinam e é um espanto a contradição em que estas te enterrando.

* conselho de classe não é necessariamente sinônimo de reserva de mercado, mas no caso deste projeto de lei não há dúvidas que sim.
Comentário de evandrofisico
adicionando...: O cara que escreveu parte inicial do Java e do vi é engenheiro, e o cara que escreveu o emacs e um tal de GNU é Físico (eu sempre puxando a sardinha pro meu lado, hehe) também conhecido como Santo Ignúcius (talvez por isso ele tb ser contra a regulamentacao)
Comentário de ruivo
O Tutoo (Librix é o nome: O Tutoo (Librix é o nome comercial da Itautec) é desenvolvido na Unicamp.
Comentário de vmedina
Você pode continuar a ganhar dinheiro.: Você vai distribuir o software como um vendedor normal. Só não vai poder customizar um diretamente para a pessoa que comprar.

Claro que não é... as pessoas estão levando para um lado totalmente esquisto da coisa. Será que se você contratar um auxiliar administrativo que saiba instalar programas, ligar um cabo de rede e etc. vai caracterizar profissão de informática?
Claro que não! E ninguém vai fiscalizar todas as empresas que tem no seu quadro técnicos em informática.

Já as prestadoras de serviço vão ser fiscalizadas, as empresas grandes com áreas de TI imensas, as empresas de TI mesmo, os órgãos públicos e etc.

Eu acho válido por que valoriza o trabalho de TI, pois tira esse monte de oportunista existente na área, privilegiando os profissionais que se dedicaram mesmo, já experientes e formando uma carreira.

Além do que, será que tem tanta diferença de um bacharel de fisica/matemática/engenharia fazer ciências da computação? Um de administração para análise? O tempo para graduar nas duas é pouco.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Ah, então o seu problema é: Ah, então o seu problema é esse?

Cara, algumas vezes outros tem oportunidades melhores de fazer uma graduação decente e etc. Existem grande oportunidades de graduação hoje em dia, do tecnólogo de 2 anos para a graduação de 4.

O mundo não é mais como em 1994.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de nemesis
concordo. mas parece que a: concordo. mas parece que a única moderação que aparece por aqui são as negativas...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de popolony2k
Concordo com você.....: ... mas mercado é isso mesmo, se não fosse M$ talvez o monopólio hoje seria Apple, ou IBM ou até mesmo MSX.

É tudo uma questão de quem se sobressaiu na história. Infelizmente foi a M$ ???

Há males que vem para bem.

Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Politics is showbiz for ugly people !
Comentário de popolony2k
Independente de quem investiu....: ... se fui eu, a grosso modo falando, quero ver o retorno do investimento.
Agora, se foi meu pai, pressão maior, quero mostrar que o investimento dele em mim foi válido e importante.

Agora respondendo sua pergunta, inicialmente ele me ajudou, mas depois do startup, foi por minha conta (lá por 91 isso com meus 17 anos).

Mas qual a relevância da pergunta ? Lembrando que o responsabilidade social do Brasil em que muitos não podem estudar em universidade não é minha, nem sua (apesar de nos afetar diretamente) e sim do governo que não proporciona alternativas no ensino.

Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Politics is showbiz for ugly people !
Comentário de popolony2k
E agora ????: Passei, mas fui obrigado a desistir pois não tinha condições de pagar a facul mais aluguel mais comida em uma cidade longe de casa (nem meus pais tinham).

Bem esse é um exemplo de um grande amigo que trabalhou comigo várias vezes.

O cara é eximio programador, projetista de softwares servidores para gerenciar alta escala de informação em tempo real e sinceramente ele dá de um milhão a zero em muito "Dr." por aí, mas sabe, há dois anos ele inicou seu curso superior e está para concluir. Aí eu perguntei a ele porque após mais de 10 a 15 anos trampando e com larga experiencia ele decidiu se graduar. A resposta foi simples, direta e certeira.

"Quero fazer um mestrado, um Doutorado e por aí vai, acho importante."

Nota milhão pra ele.

Não sei não, mas você me passa a impressão de poder iniciar a carreira acadêmica agora, não pode ????

Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Politics is showbiz for ugly people !
Comentário de popolony2k
Os pioneiros são assim mesmo....: ...sem formação alguma sobre aquilo que eles estão desbravando.
Igual os primeiros médicos que fizeram muita sangria antes de chegar a conclusão de que o procedimento era ineficaz e que inclusive causava o efeito contrário ao esperado no paciente.

Tendo sido superado o momento inicial de descoberta é necessário uma organização e aí a história nos mostra que os médicos se organizaram, assim como os engenheiros, arquitetos....até os Metalurgicos tem sua regulamentação !!!!!!!!

Entra numa fábrica pra você ver a pressão que uma CUT e uma Força Sindical vai fazer em cima de você para se filiar a eles.

E ai de você se não o fizer.

Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Politics is showbiz for ugly people !
Comentário de bebeto_maya
Nota 1 bilhão!!!: __É uma decisão pessoal dele, na situação dele, não se pode generalizar. Você vive num país de sub-desenvolvido, se você engessa o mercado com uma avalanche de regulamentações, gera desemprego e reserva de mercado!

__Nota 1 bilhão pra ele. Mas isso não dá a ele o direito de desqualificar o autodidata, a Universidade valoriza o aprendizado e o conhecimento, mas ela não pode cuspir em quem está de fora...Ela não pode ser um veículo de inclusão formentado a partir da exclusão.

__Mesmo porque esse seu amigo já está regulamentado pela experiência. Leia meu texto acima. Dê uma olhadinha na nossa sociedade miserável em que vivemos. A regulamentação é ruim para mim e para você.

________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de Morlock
Comparação: Os médicos faziam sangria porque naquela época(sécs XVI,XVII,XVIII....) nem se suspeitava que existiam microorganismos, a química ainda era confundida com a alquimia,etc. Apesar que...o pessoal da sangria era formado nas Universidades...procure ouvir "O doente imaginário" de Moliére:

"O paciente está com dor de ouvido..o que o senhor indica ?
Purgante!
Benne Benne respondere!
Benne Benne respondere!
Benne Benne respondeeeereee!

O paciente está reclamando de dor de um inchaço no cotovelo...o que o senhor indica ?
Purgante!
Benne Benne respondere!
Benne Benne respondere!
Benne Benne respondeeeereee!"

O paciente está com azia...o que o senhor indica ?
Purgante!
Benne Benne respondere!
Benne Benne respondere!
Benne Benne respondeeeereee!"

Enquanto que...o pessoal citado, sabiam do que estavam fazendo: Stallman (gcc, emacs), Dennis Ritchie (C, Unix), etc...sem estar necessariamente na université...e nem necessariamente serem da área...
Um exemplo que eu gosto são as ondículas (wavelets para os amantes da língua inglêsa)...é uma descoberta de técnicos em análise geológica...necas de matemáticos.
Comentário de popolony2k
Sabiam o que estavam fazendo.......: ....assim como os médicos da época achavam que sangria era a solução de todos os males.

"Enquanto que...o pessoal citado, sabiam do que estavam fazendo: Stallman (gcc, emacs), Dennis Ritchie (C, Unix), etc...sem estar necessariamente na université."

Engano.....Dennis Ritchie já era graduado e o mesmo para Stallman, que diga-se de passagem fez o emacs, um editor de textos, com status de sistema operacional, que serve melhor para qualquer outra coisa do que editar textos.

E o que wavelets tem a ver com a parada ???? Wavelets são técnicas matemáticas, utilizadas desde compressão de dados até reconhecimento de padrões sendo muito utilizadas em softwares embarcados de veículos não tripulados onde uma visão computacional, através de cameras, é requerida.

Sendo Wavelets uma técnica matemática não vejo relação alguma com o tema regulamentação, sendo que essa técnica matemática pode ser implementada por um matemático ou por um analista/programador de sistemas !!!!!

"Um exemplo que eu gosto são as ondículas (wavelets para os amantes da língua inglêsa)...é uma descoberta de técnicos em análise geológica...necas de matemáticos."

Nossa que viagem !!!! As origens da teoria Wavelets datam da década de 30, sendo iniciada com descrição em trabalhos de Analise Funcional e outros ramos da matemática.

Vou ter que te moderar como ininteligivel novamente, infelizmente !!

Segue um bom livro de Wavelets para você se aprofundar no assunto, e que por obra do acaso eu estava lendo aqui !!

Data Compression (3rd Edition)
Autor David Salomon

The Complete Reference

Editora Springer

Sobre o wavelets você vai achar direto na página 513 (Capítulo 5)

É dificil de encontrar mas se você pedir na Amazon.com ou na Livraria Cultura, provavelmente eles encomendam pra vc.


Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Politics is showbiz for ugly people !
Comentário de popolony2k
Dependendo do ângulo que você visualiza....: ...você vê a regulamentação como um nivelamento para baixo, mas se você tentar olhar um pouquinho mais para o lado poderá ver um nivelamento para cima.

"Você vive num país de sub-desenvolvido, "

Putz vamos todos comerçar oprocesso de acomodação devido ao nível do nosso País....kra, desse jeito seremos sempre sub-desenvolvidos, isso é mentalidade de País que nunca vai criar tecnologia....seremos eternos consumidores de tecnologia desenvolvida em Países ricos ou realmente emergentes.

Tudo o que temos hoje (ou 90%) é parte de desenvolvimeto das universidades americanas.

Não adianta pregar no deserto, somos 3 mundo mesmo, desde dos políticos até o povo.

Não se esqueça que essa área é uma mãe e que não pediu e não pede nada para quem deseja entrar e até mesmo por isso, a galera que entra nela fica estagnada e não quer se graduar nem em TI nem em qualquer outra coisa, exceto os Físicos, Matemáticos, Quimicos etc e etc que já se formaram antes de entrar nessa área, mas que dúvido iriam entrar em uma universidade caso tivessem conhecido essa área, antes de entrar em uma universidade e se formar.

Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Politics is showbiz for ugly people !
Comentário de Morlock
Conversando tecnicamente: Como muita gente gosta... http://en.wikipedia.org/wiki/Wavelet

Sim, no início do século XX já existia a idéia de usar funções não suaves como base de um espaço de Hilbert (trabalhos do Haar), mas, a área tomou forma com os trabalhos dos pesquisadores citados no link acima, e isso bem depois. Dá próxima vez que postar, vou me esforçar para ser inteligível, para isso, vou ter que usar muita teoria matemática...apesar que vai ser raro, pois aqui, as discussões se desenvolvem apenas quando se trata de política ou atacar pessoas; do ponto de vista técnico é pífio.

PS: Você entende o livro que citou ou é apenas mais um arroubo soberbo de sua parte ???

PS1: preciso descansar...hoje tenho que cumprir meu dever, e ajudar a impedir que um certo chuchu se torne presidente...
Comentário de Morlock
Não resisti...: Esse livro de compressão de dados só deve ser usado depois de um treinamento matemático adequado, porque não passa de um imenso handbook! Ele não constrói a teoria das wavelets (capítulo 5), já supõe que o leitor conhece análise harmônica.
Esse aqui é razoável... http://www.amazon.com/First-Course-Wavelets-Fourier-Analysis/dp/0130228095/sr=1-1/qid=1159684771/ref=sr_1_1/002-8581069-7621654?ie=UTF8&s=books


Comentário de bebeto_maya
Por enquanto, discordo!: "Tudo o que temos hoje (ou 90%) é parte de desenvolvimeto das universidades americanas.

Não adianta pregar no deserto, somos 3 mundo mesmo, desde dos políticos até o povo[...]"

__Ok, me perdoe pela falta de acentos...

__Nao vejo muito o que isso tem a ver com regulamentaç~ao, mas OK, nos paises de primeiro mundo, na grande maioria, pelo menos, ela nao existe nessa nossa area tao segmentada. Regulamentar nao e bom para paises em desenvolvimento, porque gera reserva de mercado e tudo aquilo que eu ja disse...Regulamentar so funciona em paises desnvolvidos, que contam com um alto nivel educacional, uma boa e inclusiva escola, um sistema de saude publica decente, bolsas etc... Nossas universiadades particulares sao uma bagaça, com excessoes, claro, e as publicas nao dao para quem quer...Vivemos num pais miseravel, e ate um infeiz de um micreiro que cobra 30,00 por uma instalacao de Win+Office+Norton ganha o dele sem ter que ir para a rua bater minha carteira.

__Melhorem a educacao, eliminem a miseria, para acabar com a figura do micreiro que precisa dos 30,00, inda que seja um sub-empregado...Regulamentar profissao de informatica, ou ligada a ela, no nosso pais e pura utopia...Funciona exatamente como voce me disse: Na teoria!

__Num nivel absurdo de miseria, a regulamentacao some, e ate faxineiras viram medicas para atender o semelhante, como acontece em paises pobres na Africa. Isso e diretamente proporcional: Quanto maior a miseria de um pais, menos sentido em se regulamentar uma profissao. Temos de sair do buraco, sim. Mas primeiro as reformas estruturais, depois falamos em regulamentacao.

__Quanto ao que voce falou sobre TI, desculpe, mas nao sinto isso nas Universidades, o que vejo e que TI esta entre as areas disputadas a tapa nos vestibulares e poucas pessoas desistem durante o curso...Talvez seja uma experiencia no seu circulo de amizades, porque nao vejo isso. O que se pede em um curriculo para programacao, um bom curriculo, e tao absurdo que nao vejo como um aventureiro se dar bem: php, C++, apache, MySQL, JAVA etc...nao tem como, ou voce sabe ou nao sabe...Quanto a VIsual Basic, ou as IDES da Microsoft, sinceramente, e por causa delas, entre outras coisas, que sou contra a regulamentacao, pelo fato das empresas estarem correndo atras desses "profissionais" certificados pela Microsoft...Estudar de 3 a 5 anos para ser requerido nisso...
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de popolony2k
Arroubo Soberbo: "PS: Você entende o livro que citou ou é apenas mais um arroubo soberbo de sua parte ???"

Você deve ser matemático ou físico ou coisa do tipo, que em sua arrogância (nem todos matemáticos e físicos são assim, deixo claro aqui) se acham os únicos donos da capacidade de desenvolver teorias e estudos com base naquilo que estudou na universidade (isso não seria uma espécie de regulamentação, ainda que apenas comportamental ???)

Sobre sua pergunta acima, o que te leva a crêr que foi um arroubo soberbo de minha parte a citação do livro ? O Fato de eu não ter feito física ou matemática (se sim, viu como você é a favor de regulamentação em uma área de formação)? Ou você acha que eu queimo dinheiro gastando desenfreadamente com livros que são inúteis para mim e que jamais os usarei ??

Não, não é isso, é que eu gosto de ler livros incompreensíveis em pleno domingo até 2:30 da manhã, deve ser !!!

Aceite minha sugestão....compre o livro, é caro mas vale cada centavo.

Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Politics is showbiz for ugly people !
Comentário de popolony2k
Picolé de Xuxu Versus Analfabeto !!!: "PS1: preciso descansar...hoje tenho que cumprir meu dever, e ajudar a impedir que um certo chuchu se torne presidente..."

Pois é, você deve adorar o analfabeto.....daí a explicação pela sua apologia a não regulamentação, apologia contra o estudo/pesquisas e universidades.

País de terceiro mundo, povo de terceiro mundo....governantes de terceiro mundo, políticos de terceiro mundo.

Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Politics is showbiz for ugly people !
Comentário de popolony2k
Leia meu post anterior....: ...e verás o que acho dessa sua afirmação um tanto quanto arrogante.

"Esse livro de compressão de dados só deve ser usado depois de um treinamento matemático adequado ....."

Pois é, essa sua afirmação só reforça que a regulamentação deve ser implantada, pois quando tentei argumentar utilizando exemplos na sua área, você defendeu um treinamento matemático adequado e que só é possível em universidades de exatas, na maioria dos casos matemática e física .

Mas que vou ter que concordar em parte com você, pois quando fiz universidade precisei passar por todas as matérias matemáticas, inclusive parte de física, passando de equações diferenciais (calculo I, II, III, ...), Fisica I, ...., Mecânica clássica entre outras, e que acredito não sejam mais ministradas atualmente nas universidades de TI, o que não impede do caboclo comprar livros e estudar sozinho sobre o assunto. Vc não concorda, ou concorda apenas quando o termo autodidata é relacionado somente conhecimento na área de TI ???

Quanto ao livro não passar de um imenso Handbook, conclusão precipitada de quem não leu mas mesmo assim não quer perder a razão na discussão.

Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Politics is showbiz for ugly people !
Comentário de popolony2k
Por enquanto discordo mais ainda !: "Regulamentar so funciona em paises desnvolvidos, que contam com um alto nivel educacional, uma boa e inclusiva escola, um sistema de saude publica decente, bolsas etc.."

Bom, não posso dizer se funciona só em países de primeiro mundo, pois não vivo lá, não conheço sua realidade, suas leis etc...Você conhece profundamente sobre a realidade do primeiro mundo a não ser pelos filmes, jornais e TV ??? Pois é, vamos focar no Brasil.

"Vivemos num pais miseravel, e ate um infeiz de um micreiro que cobra 30,00 por uma instalacao de Win+Office+Norton ganha o dele sem ter que ir para a rua bater minha carteira."

Pense nisso na hora de votar hoje, pois do jeito que estamos não podemos ficar....10 milhões de empregos, só em discurso de político oportunista e corrupto.

Não jogue a culpa dessa situação em cima de pessoas que estudaram (a muito sangue, suor e lágrimas) e que desejam ver uma área com melhores chances para quem realmente investe nela. Gostaria de ver você competindo com esse cara do Norton que você citou acima e que cobra R$50,00/semana de trabalho, pois esse tipo nivela o profissional sério para baixo.

Quanto ao que voce falou sobre TI, desculpe, mas nao sinto isso nas Universidades, o que vejo e que TI esta entre as areas disputadas a tapa nos vestibulares e poucas pessoas desistem durante o curso....

E essa desistencia é ótima, pois assim filtra o caboclo bom do ruim já em sua formação acadêmica. Quantos estudaram comigo e sairam no meio do curso....não confunda, indeciso existe em qualquer lugar....a propósito, já se decidiu em quem votar hoje ??

Quanto a falta de acentos..desencana, o que vale é passar a opinião.

Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Politics is showbiz for ugly people !
Comentário de Morlock
Inodoro, Insípido e Incolor: Aka água...mas serve para o chuchu too...kkkkkkk
Devo confessar, detesto o PSDB, detesto aquele soberbo do FHC.
Mas é verdade, o "comunista" FHC possui formação, mas é imoral, toda a orientação que ele teve do finado Florestan Fernandes (conheci pessoalmente) não impediu que ele colocasse o nosso país (e por transitividade nós também) de quatro prá levar f... dos grandes impérios do planeta...
Meu voto no sapo barbudo é análogo à postura dos árabes: jordaniano detesta iraquiano, que detesta saudita, que detesta sírio...mas, basta alguém gritar "olha um judeu!"...a discussão acaba e todos vão para cima do judeu...
Eu sei como são os políticos, não gosto deles também...mas, no topo de todas as coisas desprezíveis está o PSDB...por isso, já fiz meu dever, votando no sapo barbudo...hehehe
Fiz universidade, mas o que conquistei foi por autodidatismo, se dependesse da universidade, sairia mais tacanho do que quando entrei, a universidade não estimula a criação e muito menos gosta de quem pensa.
Comentário de Morlock
Handbook mesmo: Li sim, mas em diagonal, possuo conhecimento suficiente para perceber rapidamente quando é ou não um livro texto, no caso, é um livro de referência, um resumão, como os artigos da wikipedia (nada contra a dita cuja ok ?)
Mas para um iniciante, não serve, já supõe muita coisa por parte do leitor...no caso de teoria dos códigos, um bom para iniciantes é esse aqui http://www.amazon.com/Coding-Theory-Essentials-Mathematics-Monographs/dp/0824786114/ref=sr_11_1/002-8581069-7621654?ie=UTF8
Comentário de popolony2k
Leu sim (mas em diagonal).....: ...hummmmmm sei ! Resumo !! hummm sei, respondeu tudo menos o que interessa,novamente !!!

Como é ler em diagonal ??? Deve dar dor no pescoço depois das primeiras 100 páginas. Nossa e eu ainda respondo isso.

Vais levar outro ininteligível.

Quanto a wikipedia, é bom saber que você tem uma admiracao reprimida pelos comentários aqui postados pela minha pessoa. :.p

Os pupilos desejam cativar a atenção, principalmente dos mestres.

Um abraço e até a próxima !

Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Politics is showbiz for ugly people !
Comentário de popolony2k
Radical....: .... e que não consegue vencer debates com palavras, bem típico de PeTistas...mas não vou levar para esse lado da discussão, mas vou aproveitar seu radicalismo para exortar a comunidade de SL a como não ser, pois ser energico é uma coisa, ser radical e partidário de causas que geram conflitos (inclusive físicos) é outra.

Como você espera convencer uma empresa a adotar soluções abertas com essa postura ortodoxa da qual você demonstrou em seu post ?

Por posturas como essa que nosso caminho é dificultado cada vez mais.

Completando.

"FHC possui formação, mas é imoral, ...

E o Lulla não tem formação, é analfabeto e é imoral, logo FHC está em vantagem.

Essa é a minha deixa.

Abraço,

Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Politics is showbiz for ugly people !
Comentário de bebeto_maya
No futuro, pode ser...agoa nao!: __Olha, da pra ver que temos pontos de vista discordantes...Eu n~ao estou competindo com o micreiro...Ele e micreiro, so sabe do Norton, do Windows e do Excel, ele nao me preocupa...Ele queima memorias com seus dedos carregados de estatica. Ele vive munido de um quite piratex da vida...Ele nao compete comigo, ele so quer comer!

__Sim, eu me revolto com os cursinhos "Gabriel Torres" da vida, que so ensinam o que vende a tratam informatica como Gugu Liberato trata entretenimento. Mas faz quem quer, eu me excluo.

__Talvez no futuro, mas no presente a regulamentacao nao e uma boa coisa.No futuro pode ser, porque nao engulo mesmo cursinhos estilo "Gabriel Torres". Mas essa e uma otica minha e eu tenho que respeitar quem pensa diferente.

__Ate mais, dou por encerrada essa discussao.
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de popolony2k
Finalmente concordo com você....: ...em que a discussão acabou, até mesmo porque esse tema é polêmico mesmo e gerou tantos pontos de vista variados quanto o similar e anterior, de duas semanas atrás

http://br-linux.org/linux/projeto_de_lei_exige_regulamentacao_do_profissional_de_ti

Total (162 posts Versus 104 posts do atual).

Bem, a mensagem está aí pra galera.

Abraço e sucesso,

Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Politics is showbiz for ugly people !
Comentário de nemesis
e quem se sobressaiu na: e quem se sobressaiu na indústria automobilística? Ford? Volkswagen? Fiat? Honda? Nissan? etc...

a M$ está aí hoje pq conseguiu convencer a IBM a colocar um sistema operacional que ela NÃO tinha no IBM-PC. é o que vinha dentro do computador e essa tradição continua até hoje...

ela não "se sobressaiu", ela só aproveitou a onda...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
"emacs, um editor de textos,: "emacs, um editor de textos, com status de sistema operacional, que serve melhor para qualquer outra coisa do que editar textos."

cara, tu é um pelassaco mesmo, né?

aposto que goza quando usa notepad...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de popolony2k
Méritos.....: ...deles, principalmente de conseguir enganar uma empresa de mais de 100 anos, ultra-poderosa e infinitamente maior que eles na época, ou você acha que o fato de 3 garotos ludibriando uma mega corporação não é de se tirar o chapéu.

Abraço,

Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Politics is showbiz for ugly people !
Comentário de nemesis
não vejo mérito nenhum na: não vejo mérito nenhum na M$ como empresa desenvolvedora de software. se eles próprios tivessem escrito o DOS, talvez.

vejo mérito nessa conquista deles como uma empresa de marketing, que é o que eles efetivamente são...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Morlock
Meu mestre ???: Não é possível que você tenha feito universidade, não sabe o que termo "leitura em diagonal" significa...
Ahhh meu caro...no dia em que um medíocre como você for meu mestre, cheguei ao fundo do poço, e a saída é me enforcar...
E você tá feliz né ? Deve ter sonhado com um paraíso cheio de chuchus...tenho absoluta certeza que você é daqueles que adora esse país desgraçado em que vivemos, entupido de Windows XuXa Park, e com um monte de infelizes, que você usa para limpar a sua casa e no final do mês paga menos de um salário mínimo. "Leidson"...isso soa como nome nordestino...felizmente, você é minoria por lá, o chuchu do apocalipse foi vitorioso aqui no sul/sudeste, a parte mais estúpida, mesquinha e canalha desse país filho da puta! Mas ainda não acabou...
Comentário de popolony2k
hummm...: ..falow radicalzinho !!!

E eu ainda respondo essa baboseira, sou um provocador mesmo.

Mas seu mestre lhe entende.

Vais levar outro ininteligível.

Complementando..Morlock soa como um nome típico americano,hummm...vamos pensar. vamos pensar, eles estão entre nós, disfarçados de P T istas.

Abraços,

Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Politics is showbiz for ugly people !
Comentário de popolony2k
Seu questionamento....: "aposto que goza quando usa notepad...", só seria verdadeiro se você trocasse o Notepad por VI, e diga-se de passagem tanto VI, quanto Notepad são mais úteis que o EMACS.


Abraço,

Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Politics is showbiz for ugly people !
Comentário de Haller Junior
reserva de mercado x qualidade: Sou advogado e li os projetos de lei em trâmite (tem dezenas tramitando, alguns desde 1995), e o que está em discussão não é a qualidade ou risco de software, mas sim a reserva de mercado.
Agora proponho ampliarmos o foco para tentar ver além do nosso próprio galho e enxergar a árvore toda: imagine se você montasse uma empresa na área de software e não pudesse administrá-la, por não ter diploma de administração.
E que tal ampliarmos mais os horizontes e contemplarmos não a nossa própria árvore, mas a floresta em que vivemos: imagine se as pessoas não pudessem abrir um restaurante, por não ter diploma de "chef"; ou se não pudessem ser agricultores, sem diploma de agronomia, etc.
Quem mais ganharia com isso? Pense. Claro! O setor de educação.
Assim é que o nosso Estado Brasileiro busca atender a interesses econômicos maiores sob pretextos (falácias) de melhorar a qualidade do serviço, etc..
Toda proposta e aprovação de lei tem como objetivo atender a algum setor que financia partidos e campanhas, ou angariar votos de uma categoria coletiva (o deputado apresenta o projeto na câmara a pedido do diretor de classe de uma categoria, que sai contando vantagem de sua atuação e pedindo o voto da classe para o deputado, sabendo ou não que esses projetos são apenas dezenas de cheques sem fundos que não saem das gavetas, a grande maioria feito às pressas em vésperas de eleição, cingindo-se a 2 ou 3 artigos ou parágrafos e com redação ininteligível).
Agora vejam o que ocorreu com a área jurídica: mesmo tendo a reserva de mercado, quando entrei na faculdade a quantidade de cursos jurídicos superiores era de aproximadamente 280, hoje já são mais de mil, e com turmas de 300 alunos. São faculdades públicas? Não. No geral as públicas continuam com o mesmo número de vagas!
E agora a OAB ficou com a missão de barrar a entrada dos novos profissionais no mercado (fiz exame de ordem e fui aprovado no primeiro, tenho minha carteira e atuo há 7 anos, mas nem por isso acho que a OAB deveria ter esse poder e que os novos formados são menos competentes do que eu).
Eu acredito que a reserva de mercado ("oligopólio") não melhora a qualidade do profissional, exemplo da advocacia, que sempre teve essa reserva e infelizmente não tem um conceito social excelente.
Precisamos ver mais além quando se trata de legislação, pois sempre há interesses econômicos setorizados em prejuizo da sociedade como um todo.
Notem: não se investe na escola pública, para fortalecer a escola privada; não se investe na saúde pública, para fortalecer os planos e hospitais privados; quebra-se a previdência, para abrir mercado à previdência privada, e por aí vai.
Brasileiros, abram os olhos!
Em tempo: não sou candidato a nada, só um brasileiro que vem apredendo com a vida.
Comentário de popolony2k
Pois é advogado.....: Faltou você analisar a árvore dos que fazem direito (advogados, juizes, ...) e depois me diga se para trabalhar como advogado eu não preciso ser formado ????

Tenho certeza que se eu começar a advogar em 2 meses serei preso.

Sem contar que nesse caso vão me exigir até OAB, mesmo porque os clientes que solicitam um advogado se sentem melhor com um que tem OAB, mentalidade essa decorrente de uma regulamentação que se fez necessária em algum momento da história na área de direito, não ?????

Faltou você analisar essa árvore antes de partir para a floresta inteira.

Sem contar a árvore dos engenheiros quimicos, e os civis, que requer um conhecimento técnico mais abrangente.

Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
Politics is showbiz for ugly people !
Alckmista X Mula - Debate I, II e III

http://blog.planetagol.com.br
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004