“Com a entrada da Oracle e da Microsoft no jogo das distribuições de Linux, não há dúvidas de que o tabuleiro inteiro vai mudar. E especificamente sobre o anúncio conjunto da Microsoft e da Novell divulgado ontem, ainda está longe de haver consenso sobre o que realmente ele significa para o quadro geral - e acho que é seguro afirmar que teremos que aguardar algum tempo até ficar mais claro quais serão as implicações práticas.
Na minha opinião, uma das melhores respostas até agora foi a da Red Hat, que naturalmente se apressou a dizer que levar a Microsoft a se comprometer ainda mais com a coexistência com o software livre não é uma vitória apenas para a Novell, mas sim para toda a comunidade. Ainda assim, a Red Hat procurou deixar claro que não considera fazer um acordo similar com a empresa de Redmond - embora a Microsoft tenha afirmado que está aberta a fazer acordos similares com outras distribuições.
O LWN também reuniu comentários de diversas fontes, para quem quiser entender melhor como está sendo a repercussão. Acrescento ainda o comentário de Eben Moglen e a análise de Bruce Perens.
O que eu me pergunto, de forma mais imediata, é o que isso tudo significa para o mercado da Red Hat e para a base de usuários do OpenSUSE. Será que a comunidade (incluindo os consumidores) vai apoiar a Novell, vai repudiá-la ou vai se dividir igualmente entre as duas possibilidades?”
oferecendo seu próximo-próximo SO de forma gratuíta (free as a free!)
Ou seja, se não ficar bem esclarecido muito bem esse acordo a Novell corre o risco de ser acionada judicialmente por violar a GPL e nenhuma outra distribuição poderá usar os supostos benefícios do acordo, sem contar que não ficou claro ainda se o OpenSuse terá essas tecnologias patenteadas ou se isso vai ficar restrito à versão enterprise, vendida a um preço igual ou superior ao do próprio windows.
------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil