Ao contrário do Helio Castro, que assina o texto abaixo, eu não acho que tenha havido um descuido por parte da organização da arena de programação: está na cara que eles fizeram isso como um "golpe de marketing" porque sabiam que a controvérsia iria gerar naturalmente o interesse do público (e já está dando certo), e amanhã eles irão lançar desafios adicionais.
Afinal, são pessoas conhecidas e integrantes da comunidade, e nenhum deles pensaria que usar um código em ROT-13 e incluir as frases dos desafios dos dias seguintes no mesmo programa, disponível a todos os participantes desde o primeiro dia e usando a mesma cifra adotada para o desafio em si poderia funcionar na prática, "contra" os desenvolvedores brasileiros. Tiro o chapéu para eles pela idéia criativa para promover a brincadeira, e aguardo os próximos desafios!
Segue o texto do Helio. Agradeço também aos outros 5(!) leitores que enviaram notícia sobre a mesma situação nas últimas 2 horas.
“Eu acredito que foi um descuido e durante a Arena eles vão fazer bem melhor que isso. Minha preocupação é que nivelando por baixo e tendo somente 40 vagas podemos ter rapidamente preenchidas as 40 vagas devido a facilidade de "descriptografar" a tarefa e isso não quer dizer que serão os melhores que entrarão nela.
A idéia da Arena é boa, a execução é que parece que não se acertou ainda. Se a meta da arena é encontrar nossos novos talentos de programação nacional, um pouco mais que um código Rot13 cifrado com Rot13 em javascript seria necessário.
Ainda mais porque as dicas que deveriam ser publicadas nos dias seguintes já estavam na página também, e podem ser lidas desde já.
Tudo descrito com calma aqui (é spoiler, se não quiser saber o resultado antes mesmo de tentar decodificar por si mesmo, evite esse link): http://www.kdedevelopers.org/node/2755 ”
Enviado por Helio Castro (helioΘkde·org) -
referência (kdedevelopers.org).
Não é a toa que o Brasil deve ter o maior número de publicações sobre o título de "Algoritmos e Estrutura de Dados". Coisa complicada né?