Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Arena de Programação do FISL: queremos desafios mais divertidos!

Ao contrário do Helio Castro, que assina o texto abaixo, eu não acho que tenha havido um descuido por parte da organização da arena de programação: está na cara que eles fizeram isso como um "golpe de marketing" porque sabiam que a controvérsia iria gerar naturalmente o interesse do público (e já está dando certo), e amanhã eles irão lançar desafios adicionais.



Afinal, são pessoas conhecidas e integrantes da comunidade, e nenhum deles pensaria que usar um código em ROT-13 e incluir as frases dos desafios dos dias seguintes no mesmo programa, disponível a todos os participantes desde o primeiro dia e usando a mesma cifra adotada para o desafio em si poderia funcionar na prática, "contra" os desenvolvedores brasileiros. Tiro o chapéu para eles pela idéia criativa para promover a brincadeira, e aguardo os próximos desafios!

Segue o texto do Helio. Agradeço também aos outros 5(!) leitores que enviaram notícia sobre a mesma situação nas últimas 2 horas.


“Eu acredito que foi um descuido e durante a Arena eles vão fazer bem melhor que isso. Minha preocupação é que nivelando por baixo e tendo somente 40 vagas podemos ter rapidamente preenchidas as 40 vagas devido a facilidade de "descriptografar" a tarefa e isso não quer dizer que serão os melhores que entrarão nela.

A idéia da Arena é boa, a execução é que parece que não se acertou ainda. Se a meta da arena é encontrar nossos novos talentos de programação nacional, um pouco mais que um código Rot13 cifrado com Rot13 em javascript seria necessário.

Ainda mais porque as dicas que deveriam ser publicadas nos dias seguintes já estavam na página também, e podem ser lidas desde já.

Tudo descrito com calma aqui (é spoiler, se não quiser saber o resultado antes mesmo de tentar decodificar por si mesmo, evite esse link): http://www.kdedevelopers.org/node/2755 ”


Enviado por Helio Castro (helioΘkde·org) - referência (kdedevelopers.org).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de John Smith
Isso! mais um desafio...: Isso! mais um desafio... Tipo algo realmente complicado como fazer XOR com uma chave escondida! Uau!

Não é a toa que o Brasil deve ter o maior número de publicações sobre o título de "Algoritmos e Estrutura de Dados". Coisa complicada né?
Comentário de Marcos Lazarini
Quanta esperteza: Poxa, o que o Hélio fez de surpreendente? Apenas converteu o código lá do html... mas sequer se deu ao trabalho de interpretar as pistas que ele decodificou.

Outra coisa: sem querer menosprezar, mas já havia comentários em outras páginas que davam exatamente as mesmas dicas que o Hélio achou só hoje (e porque alguém colocou de propósito lá, é claro). Certamente alguns já haviam descoberto e a velocidade com que as pessoas descobrem as pistas e resolvem o quebra-cabeça pode dar uma dica da competência e dedicação sobre elas.

Não acho legal essa de sair blogando por ai qualquer coisa sem meditar com calma sobre, só p/ ser o primeiro a tocar no assunto... as vezes, o efeito é contrário ao que se deseja.
Comentário de caio1982
Há males que vem pra bem: Releia o trecho sobre nivelar programadores por baixo e sobre só existirem 40 vagas. Talvez você reconsidere o que falou acima.
Comentário de Jose Pissin (pizza)
mais devagar gente..: Incrível como ninguém estimula positivamente nada.

É a primeira vez que isso acontece, é uma tentativa de atender a anos de solicitação de desenvolvedores, mas querer que logo de cara a coisa aconteça perfeita é pedir um pouco dem ais.

Críticas construtivas são sempre bem vindas, mas cada vez eu acredito menos nessa possibilidade.
Comentário de brain
devagar de todos os lados: Oi Pizza! Eu procuro estimular positivamente várias iniciativas da comunidade nacional, inclusive o FISL e a arena de programação. Conheço bastante gente que faz o mesmo (inclusive você), portanto acho que ainda é cedo para generalizações como estas, de que ninguém estimula nem faz críticas construtivas.

Agora neste caso das pistas para os candidatos ao desafio de programação, eu acho que se não foi de propósito (e agora está começando a parecer que não foi), não é uma questão de querer que as coisas aconteçam perfeitas logo de cara. Criptografar as 3 pistas com a mesma chave, e usar a mesma chave para criptografar o código que esconde as pistas, desafiar os programadores a quebrar a primeira das chaves ao mesmo tempo em que se mantém disponíveis no código as 2 outras pistas desde o primeiro dia parace para mim uma proposição incompreensível.

E não apenas pela questão da "quebra antecipada", como o Helio e mais um monte de gente mandaram a dica ontem mesmo. Tem o lado da ausência de desafio nos demais dias para quem já quebrou o código no primeiro dia, ainda que não tenha procurado no fonte do programa as respostas dos dias posteriores.

Eu continuo apoiando o FISL, a Arena, as árvores livres, as contribuições compulsórias para as sementes livres, e tudo o mais que o pessoal cria. Mas num caso destes, se a manobra com as pistas não foi intencional, acho que merece a crítica sim, porque ainda dá tempo de surgir com algum desafio mais interessante, instigante e sem possibilidade de quebra antecipada.

E para ser construtivo de uma forma mais óbvia, seguem algumas sugestões: se a idéia é quebrar códigos de transposição, usar cifras diferentes em cada um dos dias. Não deixar as pistas dos dias seguintes "chumbadas" no código desde o primeiro dia. Criar um desafio que não envolva cifras de transposição.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004