“Assisti ao filme "A Última Hora" recentemente, e levanto algumas questões sobre como podemos nos envolver com isso. Em relação ao Linux, aí vão alguns pontos:
- Trate com carinho a economia de energia em seus desktops, notebooks e servidores. Todo consumo inútil de energia é prejudicial.
- Só deixe seu computador ligado a noite inteira se for necessário.
- Já mencionei os recursos de economia de energia?
- ACPI, APM... Mesmo em desktops e servidores. Ah, já falei isso?
Em meu post no Minha Mãe Usa Linux Porque Pode, faço ainda uma resenha do filme, pra quem por acaso se interessar pelo assunto.”
Ponto 3
Reduzir o consumo de energia não significa vestir-se com pele de animais ou usar folhas para "esconder as vergonhas". Nós já temos tecnologia. Podemos reduzir o consumo construindo prédios mais eficientes no uso de energia, usando meios de transporte menos poluentes (quem me dera poder ir pro trabalho de bicicleta mas metrô tá bom) e, quando não for possível reutilizar, reciclar tudo que for possível.
Ou seja, ponto 3: a tecnologia atual permite toda a redução de consumo energético de que precisamos. Ninguém precisa andar pelado ou dormir ao relento.
Se deixássemos de gastar esse dinheiro todo com extração e refino de petróleo e instalássemos captadores de energia limpa (que vem do sol, direta ou indiretamente) e renovável, como a eólica, a solar ou a de maré, por exemplo, teríamos um gasto muito menor a longo prazo. Isso significa mais dinheiro para gastarmos em:
* Construção
* Pesquisa e desenvolvimento de novas formas de energia
* Serviços
* O que mais quiséssemos
Em suma, ponto 4: trocar o petróleo por fontes limpas de energia é bom®, e não ruim, para a economia.