Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Aprovado o projeto de Lei sobre ODF no Paraná - vai à sanção do Governador


“A redação final do Projeto de Lei 203/2007 sobre ODF no Paraná foi aprovado pelos Deputados Estaduais no dia 14 de novembro de 2007, agora vai à sanção do Governador do Paraná.

Esse projeto estabelece a adoção preferencial da ISO 26300 ODF OpenDocument Format (Formato de Documentos Abertos) por todos os órgãos governamentais do Paraná, sejam da administração direta, indireta, autarquias, fundações ou economia mista.

O Projeto de Lei vem reforçar o caminhar para uma consolidação da adoção de Software Livre no Governo do Paraná, segue abaixo alguns pontos favoráveis à sanção do Governador Roberto Requião:

1) O Projeto de Lei está em consonância com a Lei 14058/2003, sobre uso preferencial de programas abertos de computador.

2) O formato ODF – OpenDocument Format é um padrão aprovado pela Organização Internacional de Padronização (ISO). Um padrão aberto é um padrão acessível a todos os interessados, sem a necessidade de pagamento de royalties à sua utilização e é desenvolvido e mantido através de um processo transparente de decisão que permite a participação de qualquer interessado. Um padrão internacional é um padrão que foi avaliado e aprovado por diversos países, através de seus órgãos nacionais de normalização, como a ABNT no Brasil.

3) As principais vantagens do formato aberto consistem na garantia que o usuário possui de acesso a arquivos e documentos eletrônicos, por meio de qualquer sistema e a interoperabilidade que permite a abertura de arquivos em qualquer plataforma. O ODF possui ainda como característica fundamental a transparência no tratamento e armazenamento dos documentos, que garantem a longevidade das informações armazenadas.

4) ODF é o formato padrão da suíte de escritório BrOffice.org., o software já amplamente utilizado pelo Governo do Paraná sem custo de licença, conforme Lei 14058/2003.

5) Para a administração pública a utilização de padrões abertos garantem o controle e o gerenciamento direto de seus próprios registros, informações e documentos, sem o risco de perda de informações por incompatibilidade de versão do software ou por dependência tecnológica. As informações públicas armazenadas através do formato ODF possuem ainda a garantia de perenidade, pois o padrão é desenvolvido e suportado por uma extensa lista de empresas e organizações no mundo todo, não estando o seu futuro atrelado às necessidades comerciais de apenas uma empresa.

6) O projeto a ser sancionado estabelece uso preferencialmente de padrão aberto de documentos, ODF – OpenDocument Format - ISO 26300.”


Enviado por Vitorio Y. Furusho (furushoΘopenoffice·org) - referência (softwarelivreparana.org.br)..

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de julianommartins
Notícia Linda!: Isso só vem a ratificar que ODF ao contrátio de OpemXML veio para ficar.
Parabéns para os deputados estaduais do Paraná!
Comentário de Roger de Almeida
Agora resta aos demais: Agora resta aos demais Estados seguir o mesmo caminho. Parabéns ao Estado do Paraná pela iniciativa profissional.

Bem que o governo do Paraná poderia enviar uma mensagem aos outros Estados, informando-lhes que devem enviar documentos no formato ODF.

Roger()
Linux User# 350389

Comentário de Manoel Pinho
Outros estados: Ótimo para o Paraná e espero que espalhe por outros estados mas, como já vimos esse filme, aposto que os estados mais pobres serão os primeiros a adotar soluções M$ e virar "estudos de caso". A M$ perdoa algumas milhares de cópias irregulares do M$ Office 2007 e tudo continua como antes.
Comentário de edempoa
Bem, quem foi mesmo que: Bem, quem foi mesmo que disse que cada povo tem o governo que merece?
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004